Tem um PC mais antigo? Chrome pode deixar de funcionar corretamente em breve

12 Comentários

Sendo o browser mais usado na Internet, o Chrome está presente num leque de plataformas muito grande, indo dos smartphones até aos desktops, cobrindo praticamente todos os sistemas operativos. Esta proposta da Google não se fica por aqui e é também a base de muitos browsers.

A sua versatilidade é grande e suportada por quase todo o hardware disponível. Este cenário vai em breve mudar e o Chrome, e outros browsers, vão perder o suporte para PCs mais antigos, deixando simplesmente de receber atualizações da Google.

Chrome browser Google processadores funcionar

O fim do suporte para o Chrome

Apesar de ser um browser que corre em praticamente em todo o lado, a Google vê-se na obrigação de estabelecer alguns limites. Estes prendem-se maioritariamente com o suporte por algum hardware, que não acompanhou a evolução esperada e necessária.

Assim, e como anunciou num dos seus documentos de políticas, este browser da Google vai em breve perder o suporte para um conjunto de processadores mais antigos. Falamos em concreto das
propostas x86 que não tenham um suporte mínimo para SSE3 (Supplemental Streaming SIMD Extensions 3).

Google mudou as regras do seu browser

O SSE3 é um conjunto de instruções para os processadores que começou a ser implementado de forma abrangente pelos grandes fabricantes, a AMD e a Intel, em 2005. Neste cenário, apenas os processadores lançados nos últimos 15 anos vão ficar imunes a este problema e vão continuar a poder usar o Chrome.

No entanto, e a partir da versão 89 do Chrome este suporte vai cair e deixar de fora máquinas mais antigas e que tenham um processador deste. O problema é relativamente menor, pois falamos de máquinas que tenham já uma vida útil de pelo menos 15 anos.

Chrome browser Google processadores funcionar

Mais propostas vão deixar de funcionar

Outro problema associado a esta mudança está na disseminação do Chromium como base de outros browsers. Sendo uma mudança de base, vai afetar também todas as diferentes versões que usam esta proposta da Google como a sua base. Vamos assim ver o Edge, o Opera, o Vivaldi e muitos outros terem o mesmo problema.

Apesar de ser uma questão importante, deverá ter um impacto mínimo junto dos utilizadores. Apenas máquinas com mais de 15 anos vão ser afetadas e ficar sem acesso ao Chrome. Há, no entanto, a questão interessante da dependência dos restantes browsers face ao que a Google faz na sua proposta.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Estou enganado ou pelo post ele indica que é o sistema 32bit que está em causa, e não o 64bit?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Correto. É a razão pela qual se deve ficar restrito ao Windows. A maioria dos restantes sistemas já deram o salto e obrigam a que sejam usados os 64bits.

      1. Avatar de Sabichao
        Sabichao

        Ele não disse exactamente isso. O que disse foi que não impactava o Mac porque não havia Mac 64bits que não suportassem o SSE3. Se é possivel extrapolar para todos os CPUs de 64 bits… Os primeiros AMD Athlon 64 não tinham SSE3.

  2. Avatar de Manuel
    Manuel

    Não me parece nada que o impacto seja minimo.
    Máquinas com mais de 15 anos com win7? Quantos Milhões?

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Tens razão, mas também já são mais de 15 anos…

  3. Avatar de Vidal
    Vidal

    A cáca é sempre a mesma, se todos fossem magnatas como é a Google, não havia problema em ter sempre as melhores e mais recentes máquinas atuais, o problema é que a maioria são pobres e com PCs mesmo que tivessem 20 Anos para uso exclusivo serviam muito bem, mas assim esses magnatas não subiam tanto, então resovem deixar para trás quem muitas vezes mal tem para comer quanto mais ter para se manter atualizado nessas marquices.

    1. Avatar de manu
      manu

      VIDAL ; faço das tua palavras as minha…

  4. Avatar de António
    António

    A Google pensa o Edge treme logo! Vê-se no que dá a dependência…Firefox, pela qualidade e independência!

  5. Avatar de john f. ram b.o.
    john f. ram b.o.

    Opera, Firefox, Edge, Brave, UC Browser….o que não falta são opções para navegar na internet.

    1. Avatar de nimboos
      nimboos

      John, o problema é que alguns dos browser que mencionaste (Opera, Edge, Brave) tem por base o Chrome/Chromium. E por isso estes também são afetados por alterações feitas pela Google. 🙁

  6. Avatar de informado
    informado

    Como sempre a minha alternativa para 32 bits e também 64 bits é Palemoon >> https://www.palemoon.org/ NÃO FALHA ! EHEHEHEHE