Microsoft vai acabar de vez com o Internet Explorer em fevereiro de 2023

16 Comentários

O tema não é novo e a Microsoft tem tentado terminar de vez com o Internet Explorer. Já anunciou o seu fim por diversas vezes mas aparentemente será desta vez que um dos mais antigos browsers da Internet vai mesmo chegar ao fim.

A nova data está marcada e provavelmente será agora que o browser da Microsoft verá o seu fim chegar. Os utilizadores agradecem e a Internet finalmente ficará livre desta fonte de problemas que deixou de ter suporte da sua criadora.

Microsoft Internet Explorer browser Edge Internet

O Internet Explorer é, sem qualquer dúvida, um dos mais importantes browsers da Internet. Ajudou a massificar o acesso a esta fonte de informação quase infinita, mesmo com todos os problemas que fi trazendo ao longo dos anos aos seus muitos utilizadores.

Com uma quota de mercado que era invejável, chegou ao seu fim, abrindo caminho para que outras propostas chegassem a este mercado cada vez mais apelativo. A própria Microsoft em agora o Edge, que procura marcar a Internet com as suas normas e funcionalidades.

Microsoft Internet Explorer browser Edge Internet

A grande novidade agora é que a Microsoft marcou finalmente o fim do Internet Explorer, com o dia 14 de fevereiro a ser a nova meta. Nesse dia a Microsoft lançará uma atualização que irá bloquear de vez este browser, removendo-o do Windows e de todas as áreas onde ainda está presente.

Para antecipar este momento, a Microsoft aconselha que todos façam a migração para o Edge o mais depressa possível. Esse movimento irá garantir uma transição suave para o novo browser, garantindo entretanto que a segurança está aplicada e livre dos problemas que o Internet Explorer possa ter.

Microsoft Internet Explorer browser Edge Internet

A Microsoft já antes tinha marcado este momento no passado mês de junho deste ano. Nessa altura iniciou o processo de eliminar o seu browser mais antigo e abrir a porta para a massificação do Edge, fazendo-o de forma gradual e limitada, para assim garantir uma transição suave.

Chega então ao fim, esperamos, um dos browsers mais icónicos da Internet, ainda que nem sempre pelas melhores razões. Sempre esteve presente no Windows e só isso garantiu-lhe uma quota de utilizadores muito elevada, algo de que o Edge está já a beneficiar.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Álvaro Campos
    Álvaro Campos

    Irá terminar, também, o IE Mode?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Não. Nesse ninguém vai tocar até pq faz falta a muita gente

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Então fica tudo na mesma

        1. Avatar de windows
          windows

          Não fica, pois o IE é uma plataforma datada, o IE Mode é um plugin para operar sobre o novo Browser Edge que permite abrir as paginas antigas com java.

          O vai acontecer é que as antigas plataformas é que tem de evoluir para os novos formatos, já se passou +20 anos e andamos ainda a aceder a sistemas obsoletos e sem segurança com coisas importantes só porque não se quer gastar dinheiro e melhorar os sistemas.

        2. Avatar de Rui
          Rui

          Eu diria que, pelo menos para já, vai ficar pior para quem executa desenvolvimento e/ou manutenção de javascript em aplicações antigas.

          É que este IE Mode do Edge, não permite aplicar as suas próprias ferramentas de desenvolvimento nos tabs que estejam em IE Mode mas também não consegue usar as ferramentas do IE.

          Suspeito que a MS acabe por permitir por mais alguns tempo a utilização do IE desde que em redes empresariais.

          1. Avatar de windows
            windows

            A MS já deu muitos anos para as empresas e estados se atualizarem, acabou-se o tempo…

            A única forma de forçar a evolução é mesmo cortar definitivamente o suporte. enquanto deixarem andar ninguém mexe uma palha nesse sentido.

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Duvido que o façam de forma tão definitiva, pelos menos em computadores empresariais.

    Existem ainda muitas aplicações, que até podem ser executadas no Edge via EI Mode, mas às quais é impossível realizar debug de javascript, dificultando o desenvolvimento de novas funcionalidades e a manutenção adequada das mesmas.

  3. Avatar de robin
    robin

    Vai parar muita aplicação do estado.

    1. Avatar de João
      João

      Eh eh eh eh eh.
      Primeiro entrou o SNS em colapso.
      Agora vai ser o próprio estado!!! Eh eh eh eh eh

      Vai ser lindo.

      A nossa guita é só ir para o bolso dos gulosos e dps é o que se vê…

      Estamos mesmo em que posição na lista de países corruptos??? Alguém sabe???

  4. Avatar de secalharya
    secalharya

    Já devia ter terminado há décadas.

    1. Avatar de AJ
      AJ

      nunca devia ter existido, até o Netscape era melhor.

    2. Avatar de iDroid
      iDroid

      Décadas é plural, o que pressupõe que deveria ter terminado em 2002. Faz sentido? Não.

  5. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Não uso IE há 2 ou 3 SOs atrás…. 🙂 …… Boas festas para todo o PPLWARE… 🙂

    1. Avatar de Tó Jó