Safari tem mais falhas que os browsers concorrentes juntos

30 Comentários

É muito normal que existam problemas de segurança nos browsers. Estes estão em constante contacto com a Internet e por isso expostos a todo o tipo de ataque e problemas.

Uma avaliação recente do Project Zero da Google mostrou que o Safari, o browser da Apple, tem mais falhas que todos os seus concorrentes juntos.



Foi Ivan Fratric, um investigador de segurança do Project Zero da Google, que revelou o número de falhas recentes encontradas nos principais browsers que podemos usar.

Para estes testes, Ivan Fratric recorreu à aplicação Domato, que, de forma automática, testa vários parâmetros de segurança nos browsers. Após 100.000.000 interações, as falhas dos browsers surgiram.

Os números não são, no geral, preocupantes, mas os valores obtidos pelo Safari terão de requerer uma atenção especial da Apple. Nos testes descobriu-se que o Chrome tem 2 vulnerabilidades de segurança, o Firefox e o Internet Explorer têm 4, o Edge 6 e, por fim, o Safari tem 17.

Existem no entanto alguns pontos que devem ser considerados e que foram apontados pelo próprio Ivan Fratric. Dada a escala dos testes, não foram usadas máquinas reais e todos os browsers foram carregados para o Google Cloud, que tratou do processamento. Isto levou a que o Safari não fosse executado em hardware Apple.

Para conformar as falhas, os testes específicos, e que revelam os problemas, foram repetidos numa versão recente do Safari e num Mac, voltando a serem comprovadas.

Dado o crescente interesse dos atacantes nas plataformas da Apple, é preocupante o números de falhas que agora surgiram no Safari. A Apple deverá urgentemente corrigir estas falhas, sob pena de colocar os seus utilizadores em risco.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis FA
    Luis FA

    A Apple é cada vez menos uma companhia de software e cada vez mais uma joalheria de design hightech

    1. Avatar de UmRevoltadoComOMundo
      UmRevoltadoComOMundo

      “Mas o design é o mais importante em um equipamento!” Cof Cof
      A apple é uma das melhores empresas tecnológicas simplesmente é uma das únicas em que as pessoas aceitam as manias da marca e ainda celebram. A maior parte das pessoas preferem um iphone fino do que com muita bateria, para mim não faz o mínimo sentido mas ok…

      1. Avatar de Alexandre Norte
        Alexandre Norte

        A maioria das pessoas prefere um smartphone fino, isso não é só nos clientes da apple.
        Puxem lá um pouco pela cabeça.
        É assim que o mundo é. Também não concordo e gostava de ver maior autonomia, mas é o que há.

    2. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      E mesmo isso já está a ir de encontro a todas as outras, todos os equipamentos tendem a se unificarem em termos de design. Está a ficar cada vez mais complicado justificar uma campanha tão promissora a preços tão ridículos por equipamento igual em imagem a todo o resto, com muito mais limitações, e aparentemente falhas também. E volto a perguntar: Apple porquê? Preferia dar 1500 euros por um Note 8 que 500 por um iPhone, seja ele qual for.

  2. Avatar de Alexandre Norte
    Alexandre Norte

    É interessante a notícia, mas falta 1 dia para sair o novo OS que traz updates ao safari.
    Porreiro seria avaliar a nova versão.

  3. Avatar de censo
    censo

    Quem o conclui, é alguém que trabalha na Google…

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Está tudo dito… Google, daqui a muito pouco tempo dona de tudo o que nos rodeia, e… dona de nós…
      Continuem a não ver…
      Como diz a Princesa Sofia… Nem desconfio.

      1. Avatar de Joel Reis
        Joel Reis

        Sim, de facto a a Google até é maior que a Apple… Lol!

    2. Avatar de Joel Reis
      Joel Reis

      “Para estes testes, Ivan Fratric recorreu à aplicação Domato, que, de forma automática, testa vários parâmetros de segurança nos browsers”

  4. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Só que esqueceram de referir que todos esses já foram corrigidos , o que foi uma oportunidade perdida.

    Abc

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Achas que era importante, dizerem que o deles estava igual, ou pior? Claro que não. O Safari (que eu por acaso muito pouco uso) é um alvo… Como os outros concorrentes deles.
      Faz-me lembrar o FC Porto a fazer queixinhas do Benfica… LOL

    2. Avatar de Joel Reis
      Joel Reis

      So que não estão.

      1. Avatar de Alexandre Norte
        Alexandre Norte

        Como sabes que não estão? Ou ele sabe que estão?
        Só amanhã saem os updates…

        1. Avatar de Jorge Carvalho
          Jorge Carvalho

          Vei ver os ID que ele reportou e vê o estado e o Safari 11 já saiu …

          Abc

      2. Avatar de Alexandre Norte
        Alexandre Norte

        Além de que, como diz no artigo, isto foi avaliado sem estar a correr num sistema MacOS.

        1. Avatar de Alvaro Campos
          Alvaro Campos

          Devias ter lido mais um parágrafo…
          “Para conformar as falhas, os testes específicos, e que revelam os problemas, foram repetidos numa versão recente do Safari e num Mac, voltando a serem comprovadas.”

          1. Avatar de Alexandre Norte
            Alexandre Norte

            Eu li esse parágrafo, mas também li a fonte da notícia e ele não diz que comprovou os resultados.

            Ele diz “…each crash was verified against a nightly ASAN WebKit build running on a Mac.” Confirmou numa nightly, ou seja martelou aquilo e siga.

  5. Avatar de ze ninguem
    ze ninguem

    mas alguem usa o safari ?

    1. Avatar de Hugo Gomes
      Hugo Gomes

      Eu utilizo quando vou a Africa lol

    2. Avatar de Alexandre Norte
      Alexandre Norte

      É o melhor para Mac. Toda gente que conheço usa safari e chrome.

      1. Avatar de Rafael Saavedra
        Rafael Saavedra

        Uso Opera 😀 motor chrome. Não consigo usar o Safari, não é prático para mim. Mas isto é para mim… para outros pode ser bom.

  6. Avatar de Porfirio
    Porfirio

    Safari é o novo Internet Explorer para os developers….
    Então no iOS ainda pior!

    Existem montes de funcionalidades que já existem noutro browsers há anos e no safari nem velas.
    E depois, como o safari vem com o sistema, dispositivos mais antigos ficam obsoletos em termos de browser.

    Ao menos isso a Google fez melhor….

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Por exemplo ?

      Abc

    2. Avatar de Pedro S
      Pedro S

      O Safari é usado unicamente no Ios e Mac os
      Podias explicar no Ios, um browser com mais funcionalidades que o Safari?
      E no Mac os?

      1. Avatar de Rafael Saavedra
        Rafael Saavedra

        Opera, no Mac, o Opera sem dúvida. Em termos de funcionalidade e practicabilidade.

      2. Avatar de Marco
        Marco

        Chrome, Opera.

  7. Avatar de Joao reis
    Joao reis

    Se lerem a Noticia toda entendem o porque dos testes, foram testar em maquinas virtuais e não em hardware Apple onde ele corre…..fail test
    Safari é de longe o browser mais seguro usado em telemoveis pelo menos, em Windows já entendo que nao consigam controlar devido as mudanças de hardware possiveis. Windows uso Chrome, em iOS o Safari.

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Ai agora o código do software muda caso esteja instalado em hardware diferente? Porra, a Apple é mesmo boa, já tem machine learning + AI no safari 😉

  8. Avatar de Mastertek
    Mastertek

    No meu caso, de facto o Safari é mais vulnerável que o Edge. Nos smartphone, os IE e Edge nem os uso…

  9. Avatar de Guilherme Gomes
    Guilherme Gomes

    Poderiam voltar com a versão Windows, era interessante uma opção totalmente distinta das demais que copiam algumas características do Google Chrome