Poucos recursos no PC? Microsoft deixará escolher a RAM que quer gastar no Edge

9 Comentários

Ainda que dependa do Chromium, a Microsoft resolveu dar ao Edge o máximo de funcionalidades úteis e que podem ajudar os utilizadores no Windows. Este é o browser padrão deste sistema e a sua integração vê-se agora, com o Edge a deixar escolher a quantidade de RAM que quer gastar.

Microsoft Edge RAM recursos browser

Os browsers são um dos elementos do PC que mais recursos gastam. Esta é uma realidade que todos conhecem e que pedem há vários anos que seja corrigido ou, pelo menos, que controlado e menos exigente neste campo.

A Microsoft poderá ter a solução que muitos esperavam no Edge, ultrapassando assim a Google. A gigante do software parece ter desenvolvido uma novidade para o seu browser que dará um controlo completo aos utilizadores desta proposta para navegar na Internet.

Como pode ser visto já na versão Canary do Edge, passou a existir um controlo sobre os recursos consumidos. Os utilizadores passam a poder indicar a quantidade de RAM que o browser pode usar, indo do mínimo de 1 GB até ao máximo presente no PC.

O controlo dado vai ainda mais longe e os utilizadores podem definir quando este controlo é ativado. Por agora estão disponíveis as opções para quando estiver a jogar no PC ou Sempre. Dependerá do utilizador escolher a forma a aplicar.

Microsoft Edge RAM recursos browser

Este controlo dado aos utilizadores tem uma particularidade. Ao escolher a RAM disponível para o Edge, a Microsoft alerta que definir apenas 1 ou 2 GB pode causar constrangimentos e restrições no browser e na navegação na Internet. Ainda assim, estes valores podem ser escolhidos e usados.

Esta será uma excelente adição que a Microsoft traz para o Edge. Dá aos utilizadores o controlo sobre os recursos que o browser consome a assim permite que este possa definir o que quer gastar, alocando o resto para outras partes do sistema, onde tem um controlo muito menor.

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Ao escolher a RAM disponível para o Edge, a Microsoft alerta que definir apenas 1 ou 2 GB pode causar constrangimentos e restrições no browser e na navegação na Internet…Isto diz tudo!!!

    1. Avatar de Marco L
      Marco L

      Quem e o cromo que tem problemas de ram para navegar na net? Ate um mini pc que comprei para plex server vem com 32gb de ram e custou 200 euros

      1. Avatar de Professor
        Professor

        Bem a resposta e simples, muitos, e porquê? tem maquinas muito datadas com pouca ram 4 e 8gb e querem de certa forma manter-se a usar software atual e exige mais do que o hardware pode dar.

      2. Avatar de João
        João

        Podes dizer-me qual foi o que compraste? Estou a neste momento a escolher um também para Plex Server.

        1. Avatar de luis
          luis

          Vê na Amazon espana , tem lá um com N95 Intel e 16gb ram 512gb ssd por 159 euros. O N95 aguenta bem 4k streaming transcode pois é 12th gen intel

    2. Avatar de Professor
      Professor

      Naturalmente que vai causar problemas, pois uma coisa era se conseguir usar apenas 1 a 2gb de ram no seu todo, mas não é possível, hoje em dia a internet é o mundo em meia dúzia de separadores já vamos com mais do dobro do consumo de ram. basicamente esta medida de pouco ou nada serve.

  2. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Aqui já optei por fazer o Edge gastar zero de RAM ao desinstalá-lo.

    1. Avatar de Pedro António
      Pedro António

      Acho que não é necessário a desinstalação! Deixá-lo estar! Não é pior que os outros! Por acaso tenho o Edge, mas só uso o Firefox.

      1. Avatar de luis
        luis

        E péssimo! Chrome sempre! O resto não serve para nada a menos que tenhas um Mac e nesse caso o Safari e uma opção superior