Portugueses criam extensões do Chrome que rouba dados de utilizadores do Facebook

13 Comentários

Dois programadores portugueses estão a ser processados pela dona da maior rede social do mundo, por terem criado extensões para o Chrome, com o objetivo de roubar dados dos utilizadores do Facebook.

As extensões estão associadas à empresa Oink and Stuff.

Portugueses criam extensões para browser que rouba dados de utilizadores do Facebook


Portugueses processados pelo Facebook

O Facebook entrou com uma ação hoje em Portugal contra dois portugueses por desenvolver extensões de navegador que roubam dados de utilizadores da rede social.

Segundo se pode ler no comunicado, o Facebook Inc. e o Facebook Ireland entraram com uma ação legal em Portugal contra duas pessoas por roubar perfis de utilizadores e outros dados do site do Facebook, em violação aos seus Termos de Serviço e à Lei de Proteção de Banco de Dados de Portugal.

Através da empresa “Oink and Stuff”, sediada em Coimbra, os programadores desenvolveram extensões de navegador e disponibilizaram-nas na loja do Chrome.

Portugueses criam extensões do Chrome que rouba dados de utilizadores do Facebook

Assim, ludibriaram pessoas para que instalassem as extensões com uma política de privacidade que afirmava que eles não recolhiam qualquer informação pessoal.

Roubo de dados pessoais através de extensões para o Chrome

Quatro das suas extensões – Web for Instagram plus DM, Blue Messenger, Emoji keyboard e Green Messenger – eram maliciosas e continham código oculto que funcionava como spyware.

Quando as pessoas instalaram essas extensões nos seus navegadores, estavam a instalar então um código oculto projetado para recolher dados pessoais associados ao Facebook. Além disso, as extensões recolhiam também informações dos navegadores dos utilizadores, neste caso, não relacionados com Facebook.

Segundo o Facebook, eram recolhidos dados como Nome, ID do utilizador, sexo, estado de relacionamento, faixa etária, entre outras.

A rede social avança ainda que o objetivo deste processo é obrigar a empresa a apagar todos os dados recolhidos que estejam na sua posse.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de gr33nbits
    gr33nbits

    Olha os Tugas a codar para o Chrome.
    Bom acho bem que o Facebook os faça apagar os dados todos que minaram e de caminho apaguem também tudo o que está nos servidores próprios, é quase ladrão que rouba ladrão tem cem anos de prisão.

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Mas o facebook roubou dados a quem ?

      1. Avatar de Vilna
        Vilna

        a ninguém, foram gentilmente cedidos pelos seus utilizadores.

    2. Avatar de australopithecus
      australopithecus

      cem anos de prisão? Ou perdão?

  2. Avatar de miguel
    miguel

    Ai que despautério em ficar com o “Nome, ID do utilizador, sexo, estado de relacionamento, faixa etária”, então não sabem que só o facebook pode ser a maior base de dados do mundo e saber tudo sobre nós?
    Malandros estes tugas 🙂

    Agora fora de brincadeiras, ficar com esses dados sem autorização é mau mesmo que seja tirados a facebook.

  3. Avatar de Vitor
    Vitor

    Resultado do confinamento…demasiado tempo livre leva a maus pensamentos e a péssimas ações!A culpa é do “Costa”…

    1. Avatar de Reis
      Reis

      Votaram nele. Aguentem o palhaço!

      1. Avatar de SSD
        SSD

        O governo podia dar uma responsabilidade bem melhor em alguns aspectos isso é certo mas este podemos agradecer ao Zé Povinho que teve uma oportunidade para mostrar que sabia ser responsável e este é o melhor que tem para mostrar

  4. Avatar de Polo
    Polo

    Simplesmente bastava colocarem lá nos termos os dados que recolham e já não havia problema

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Para a próxima mandam o CV para o Facebook e aí já podem roubar dados à vontade!

  6. Avatar de jorge
    jorge

    Que metam esses tugas no forte de elvas ou em caxias, quiseram brincar, logo com quem eles se meteram, os meus dados nao roubaram, 1º nao uso facebook, 2º uso safari, quanto vale um serviço fechado, vale muito.

  7. Avatar de Vereda
    Vereda

    Simples: usar o Edge.

  8. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Green Messenger… 😀 😀 😀