Parabéns Firefox pelo 5º aniversário!

37 Comentários

Faz hoje precisamente 5 anos que a versão 1.0 do Firefox era colocada na Internet!

Nos primeiros 4 dias de publicação mais de 1 milhão de pessoas descarregou e instalou o novo browser. Em apenas 5 anos esse numero cresceu para mais de 330 milhões. Praticamente um quarto dos utilizadores da Internet escolheu o Firefox.

Hoje em dia o Firefox está disponível em mais de 70 idiomas e oferece mais de 7000 plugins para ajudar os utilizadores a melhorarem a sua experiência de navegação na Internet.


Dave Hyatt e Blake Ross, que deram início ao projeto Firefox, diziam acreditar que a utilidade do navegador Mozilla estava comprometida com os interesses comerciais da Netscape (que os patrocinava), bem como a inclusão de funções pouco usadas. Foi então que criaram um navegador separado, o qual visava substituir a suíte Mozilla. Atualmente, Ben Goodger (recentemente admitido pelo Google) comanda a equipa que desenvolve o Firefox.

O nome “Firefox”, muitos julgam que se refere ao Panda-vermelho ou Panda-pequeno – também conhecido como raposa-de-fogo ou gato-de-fogo, é um pequeno mamífero arborícola e a única espécie do género Ailurus.

Pertence à família Ailuridae, mas já foi classificado nas famílias Procyonidae (guaxinim) e Ursidae (ursos). No entanto, segundo o próprio autor do logotipo, Jon Hicks, o animal não passa de um conceito apropriado, além de não ser conhecido: “Um firefox é na verdade um atraente panda vermelho, no entanto ele realmente não traz à mente o imaginário correcto. O único conceito, dos que fiz, com o qual me senti feliz foi este, inspirado pela visão de uma pintura japonesa de uma raposa”.

Muitas derivações incorretas da escrita original do nome têm aparecido, como por exemplo Fire fox, Fire Fox ou ainda FireFox. Porém, o nome oficial do browser é escrito apenas numa palavra e com o segundo F minúsculo: “Firefox”.

Caso queiram participar na grande festa de aniversário do Firefox sigam as instruções dadas no site Firefox Party. Se pretenderem saber um pouco mais sobre tudo o que se passou desde o dia 09/11/2004 podem consultar o site de aniversário do Firefox.

Da parte do Pplware só no resta desejar um feliz aniversário ao Firefox e que esteja durante muitos e bons anos presente na Internet.

Partilhar:
Tags:

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao C
    Joao C

    Parabens! eu uso o firefox

  2. Avatar de Paulo Ribeiro

    achei piada quando a uns anos meti firefox no pc da minha mae, ela nao entendia muito de informatica muito menos de web e estava a dar os primeiros passos. no dia seguinte disse-me “este navegador é mais rápido e viável” e ela pouco percebia.
    ta dito 🙂

  3. Avatar de A friend
    A friend

    Bem o tempo passa a correr….

    Antes do Firefox, já andava de olho no projecto Mozilla e o Netscape, browser este que até curtia bastante… e claro lá desapareceu e o Firefox entrou em alta.. e já lá vão 5 anos..!…

    Para quem não souber, Mozilla era o nome de código do Netscape Navigator, que mais tarde se tornou open-source e lá nos apareceu esta excelente “Raposa em Chamas!” 🙂

  4. Avatar de Martins
    Martins

    pronto, lá vêm mais comentários de comparação com o internet explorer.. (como a tua mão soubesse lá agora o que era um browser ser mais viável, realmente).. jÁ cheiram mal com essa conversa… dasssee…
    windows Vs linux.. Internet explorer Vs Firefox… epá digam o que há de bom no que querem enaltecer, sem dizer é mais do que.., é melhor do que… é por essas e por outras que a cota do windows se mantêm…

    1. Avatar de @JoTa
      @JoTa

      E tu é que começas-te.

      1. Avatar de Martins
        Martins

        @oh amigo, acho que começou quem estava acima de mim…. não deves saber ler bem, ou então só ves o que queres..

    2. Avatar de Alk
      Alk

      Aprende a escrever e ler primeiro rapaz… E depois lê melhor os artigos do Pplware, as qualidades e defeitos são todas acusadas em todos os artigos.

      1. Avatar de Martins
        Martins

        então, aqui o nosso amigo usa a figura de estilo REPETIçÂO para dar uma resposta???… então respondes repetindo o que disse… ando aqui à mais tempo que tu, portanto se queres dar sermões, fá-los em tua casa .. aliás a resposta nem era pra ti, por isso nem percebo porque te meteste..

        1. Avatar de Alk
          Alk

          Pois mas sermões parece que tu és o expert. Deixa-te das hormonas rapaz.

    3. Avatar de Ivo Mota

      Não o vi falar em internet explorer sequer… muito menos em “mão”, talvez quisesse dizer “mãe” não??

      Parece que quem falou em comparação foi apenas você!!

    4. Avatar de Paulo Ribeiro

      se te mete nojo mete na beira do prato. eu nao gosto de caracois e nao como

  5. Avatar de @JoTa
    @JoTa

    Uso e recomendo

  6. Avatar de Nuno Jorge
    Nuno Jorge

    Não foi há cinco anos que apareceu o Firebird?

    1. Avatar de Nuno Jorge
      Nuno Jorge

      Bem, fui pesquisar um bocado e parece que não…

      1. Avatar de Alk
        Alk

        Acho que foi em 2000

  7. Avatar de Jorge Salvador
    Jorge Salvador

    Era o meu browser de eleição até a muito pouco tempo(talvez 1 Mês), agora estou a adorar a experiência com Google Chrome.
    1 abraço.

    Jorge Salvador.

  8. Avatar de killer
    killer

    Usei desde a versão 1.5 praticamente, agora bem, tornou-se um “bixo” difícil de sustentar. Foi ai que descobri o opera, pode-se dizer que já não quero outra coisa….

    Mas Parabéns raposa (=

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Pois eu uso o Firefox desde a versão 2.0, pode-se dizer que realmente o Firefox não é nem o browser mais rápido nem o mais leve… Mas com todos os seus plugins torna-se claramente o browser mais completo no mercado… Pelo menos é a minha opinião… Sei que o Opera e outros browsers também têm plugins mas nenhum se compara ao fantástico Firefox…

      1. Avatar de killer
        killer

        Bem, para o meu uso diário, chega perfeitamente. Claro está cada um tem as suas necessidades.
        Mas, para quem usa o Firefox para ter aqueles plugins mais básicos (tais como o ie tab,etc,etc) o opera 10 já traz isso tudo….e até mais…mas cada um usa o que gosta.

  9. Avatar de Costa
    Costa

    As primeiras versões é que eram boas.
    Agora sinceramente, come cada vez mais memória. Qualquer dia tenho de ter só 4 gigas de memória só para o FF.

    Bom, mas claro que não é só o FF, mais um anito ou outro preciso de um PC com mais de 60 gigas de RAM.

    Duh!

    1. Avatar de A friend
      A friend

      Ele de facto é um glutão de memoria… mas também não é nada por ai além, tendo em conta a quantidade de RAM que hoje em dia é banal… O meu, com plugins e addons, está numa média de 160MB com 10 janelas abertas.

      Não é nada que se possa dizer:
      O meu Firefox pos-me o computador a passo de caracol.

      Mas pondo numa balança, esta “falha” versus virtudes (segurança, estabilidade, performance, extras, simplicidade) acho que continua a fazer dele o browser mais completo de todos… seguido do Safari e Chrome.

      Opera é um excelente browser, mas nunca me cativou e existe algo na interface que parece instavel.

      A parte boa é que temos browsers para dar e vender a toda a gente, e para os menos exigentes acho que ficam bem servidos com o Safari e Chrome.

      1. Avatar de killer
        killer

        Opera para mim, de instável não tem nada (=

        Por minha experiência, em largos meses, crashou umas 3 vezes se tanto….ou sou um gajo com muita sorte…ou tu és muita azarado! (;

        1. Avatar de a friend
          a friend

          Nunca me crashou do tempo que usei, falei instavel em termos de interface apenas. Provavelmente não deve tar bem programado nessa area. As vezes para fazerem uma interface funcionar mais rápido comete-se certas falhas no mesmo…

          Estilo, sabes que existem temporizadores em Microsegundos para abrir cada pagina da interface? Provavelmente eles meteram tudo no minimo. Esses mesmos temporizadores são configuraveis no Firefox, About:config … e se meteres mo minimo vais ver igualmente a interface a ficar com uma velocidade superir mas faz o Firefox parecer menos “suave” ou como se usa o termo “smooth” na abertura de paginas. Parece as diferenças no Linux, entre KDE e Gnome…se é que me percebes (a nivel de velocidade/suavidade do GUI) 😉

          1. Avatar de Ecchin
            Ecchin

            De que opção é que falas? Sabes o nome dela? Gostava de brincar um bocado com isso, se possível 😉
            O que me faz não conseguir largar o firefox é a sua absurda capacidade de personalização, de longe inexistente nos outros browsers. Uns têm skins, uns começam a der addons, mas quando puder ter a mesma experiência que tenho no FF num dos browsers mais leves, então aí vou fazer a transição. Por enquanto, o Chrome tá ali de reserva para correr applets java. Se for para mudar, é mesmo para o Chrome.

  10. Avatar de LUIS FREIRE
    LUIS FREIRE

    Ola , todos falam do FIREFOX como um glutao de memoria e o plugin FLASH ou JAVA???.

  11. Avatar de LUIS FREIRE
    LUIS FREIRE

    Muitos devem-se lembrar quando iam aqueles sites (coisa e tal) abriam tantas janelas pop up que o computador parava por completo e tinhamos como solução carregar no reiniciar Windows e isso foi tantos anos sem nenhuma evolução do Internet explorer e claro que não devemos comparar os browsers o que e certo e que se o Firefox não existisse talvez ainda não haveria as abas e entre outras coisas com uma simples skin , mas como tudo … ate o muro de Berlim foi abaixo!!! Viva o firefox pois e nosso e feito por nos.

  12. Avatar de Gustavo Santos
    Gustavo Santos

    Usei desde o início até à bem pouco tempo. Fiquei fartinho do consumo de memória do bicho… Enquanto não melhorarem não vou voltar. Na minha opinião o Opera e o Google Chrome estão a dar cartas.

    1. Avatar de Jorge Salvador
      Jorge Salvador

      Concordo na medida em que o Google Chrome é que está a dar cartas.

      1 abraço.

      Jorge Salvador.

  13. Avatar de tijó
    tijó

    Apesar de usar outro, reconheço que o FF foi o único a dar luta(ao monopólio) e a conquistar por mérito próprio o lugar de destaque que tem actualmente,com segurança e uma panóplia enorme de plugins

    Parabéns Raposa

  14. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Há 5 anos que o Firefox acabou de vez com a ditadura do IE da Microsoft. Porque era o navegador que vinha embutido no Windows. Correto. A Microsoft não ia pôr mais nenhum navegador web que não fosse o seu.

    O Linux faz a mesma coisa. No Ubuntu já traz o Firefox enbutido tal como a Microsoft fez com o IE.

    A diferença é que é software livre. Mais nada.

    Parabens Firefox!!! O meu browser de eleição!!!

  15. Avatar de Ivo Mota

    Parabéns Firefox!!

    A cerca de 2 anos e tal decidi experimentar o Firefox, depois de ver no pc da minha namorada este browser e até ter achado engraçado! Depois de o ter testado, de o ter conhecido melhor e ter descoberto os fantásticos plugins não quis outra coisa, e até hoje aind ae o meu browser de eleição, mesmo gostando do chrome e o firfox sendo mais lento a arrancar, não me consigo me livrar dos plugins, da simplicidade, da excelente interface, e na minha opinião continua a ser dos mais rapidos a abrir as paginas que visito mais regulamente…

  16. Avatar de F. Gomes
    F. Gomes

    Uso Firefox já há bastante tempo, e não tenho queixas.
    Como não posso com monopólios e prepotência, foi o motivo pelo que deixei o IE e passei para o Firefox, (no meu pc pessoal)do mesmo modo como deixei de usar o Windows, e passei para o Linux, assim como dou preferência pela AMD em vez da Intel.
    Mas a verdade é que não perdi nada com essas mudanças, entes pelo contrário, só ganhei.
    Parabéns ao Firefox, ao opensource e a todos os que lutam contra a corrente.

  17. Avatar de n3XXuS
    n3XXuS

    “Atualmente, Ben Goodger (recentemente admitido pelo Google) comanda a equipa que desenvolve o Firefox.”

    Actualmente sff :X

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      O acordo ortográfico é para se usar. Tens 6 aninhos para aprender 😉

  18. Avatar de nicolly
    nicolly

    oi firefox quero lhe desejar um feliz aniversario♥♫

  19. Avatar de wishmaster
    wishmaster

    OPERA!!!!! 😀

    O melhor!!!

    Firefox? Comunidade muito arrogante…Tornou-se algo arrogante e isso dispenso…

    Usei desde a versão 1.0 até quase à 3.0 (penso que a deixei definitivamente a meio da v2.0 e a partir daí apenas actualizei para a 3.5, nunca mais usei efectivamente).

    Sempre “evangilizei” o FF, mas de uma forma saudável, sem estar sempre em cima do IE como a comunidade Firefox faz, foi essa atitude que me deixou um bocado triste e desconfortável no uso do FF…paciência…

    Por exemplo, quanto ao Opera, a Opera Soft tem vindo a demonstrar uma atitude que não me agrada muito…falo da queixa apresentada contra a MS no âmbito da inclusão do IE no Windows…têm acusado a MS por causa disso e a MS vai quase dar o rabi**o, ou seja, qualquer dia tiram-lhe o Sistema operativo todo!!! Enfim…

    Então que façam queixa da Apple por incluir o Safari, etc, etc…

  20. Avatar de ponrsio
    ponrsio

    Parabens a voces pelo belo trabalho,da mais tranquilidade ao navegar com voces na rede adoro este navegador,felicidades e evolução sempre….