OneLiner – Uma barra única no Firefox

22 Comentários

As interfaces dos browsers estão a mudar. São cada vez mais minimalistas e agrupam funções para que ocupem o mínimo espaço. Desta forma conseguem-se interfaces mais limpas e mais simples de usar. O início desta pequena revolução foi dado pela browser da Google, com a criação da Omnibar, mas depressa se estendeu aos restantes e hoje é uma realidade, quer seja de forma oficial ou através de extensões ou add-ons.

A Mozilla tem vindo a desenvolver o Firefox de forma acelerada e está também a alterar a interface do seu browser. Disponibilizou agora de forma oficial uma extensão que pode mostrar o que será uma realidade dentro de pouco tempo. Falamos do OneLiner e agrupa a caixa de pesquisa com a barra de endereço.


Esta extensão foi desenvolvida pela Mozilla e pretende alterar a interface do Firefox, tornado-a mais simples de usar e com o espaço mais bem aproveitado. Ao fundir a barra de endereço com a caixa de pesquisa consegue-se ganhar espaço útil, para além de se concentrar todas as funções num só local.

Ao fundirem estas duas barras algumas alterações tiveram de ser aplicadas. Passam a poder escrever ou o endereço que pretendem aceder ou o termo que pretendem pesquisar e em função do que escolheram devem ou carregar no Enter para o endereço ser carregado ou devem carregar no botão de pesquisa. Ao escolherem a segunda opção são encaminhados para o motor de pesquisa com o termo a pesquisar já preenchido na caixa de pesquisa.

O OneLiner altera ainda o comportamento da barra de tarefas, tornado-a adaptativa. Desta forma sempre que estiverem a navegar a barra passa a ocupar o mínimo de espaço possível, por forma a que tenhamos mais espaço para os separadores. Se clicarem na barra de endereço ela aumenta o seu tamanho para o máximo possível para facilitar a introdução dos termos de pesquisa ou dos endereços.

Outra alteração que o OneLiner traz é o esconder dos botões de avançar ou recuar, sempre que estes não estão a uso. Desta forma consegue-se ganhar mais algum espaço na interface do Firefox.

Existem alguns atalhos que podem ser usados e que permitem que a utilização do OneLiner seja ainda mais simples. A sequência Ctrl + K permite que abram directamente a pesquisa com o texto que tenham na clipboard do vosso computador.

Esta extensão é uma aproximação ao que poderá vir a ser a interface do Firefox num futuro próximo. Aproxima a interface do Firefox ao que tem estado a ser prática nos browsers da actualidade.

Se são apreciadores de interfaces simples e minímalistas então devem testar o OneLiner. Está disponível para o Firefox desde a versão 4 até à mais recente 8.0a1.

Download: OneLiner 2
Homepage: OneLiner

Partilhar:
Tags:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Serva
    Serva

    Boa noite ,

    Tenho vindo a acompanhar a evolução dos browsers outra área que está ao rubro , quase sempre usei O firefox e algumas vezes uso o Opera que está muito interessante , o Chrome tinha uma única coisa que me atraía era de facto o podermos fazer a pesquisa na barra de endereços o que dava o jeitaso , agora que o Chrome nestas últimas versões tem mostrado muitas novidades tenho usado mais vezes e confesso que me tem surpreendido , com este novo ADD ON a luta volta a ficar de novo equilibrada até ao próximo round

    Cumprimentos

    Serva

  2. Avatar de EmanuelP
    EmanuelP

    Muito bom!!

  3. Avatar de Gabriel Queiroz

    Sou mais conservador nesse quisito, pra min a versao 3 está muito bom.
    eu gosto de ter a Barra de Tarefas, Barra de Ferramentas, Barra de Status.

  4. Avatar de Visitante
    Visitante

    Existe este tipo de aplicação para o Google Chrome?
    Obrigado desde já.

    1. Avatar de Pedro Simões

      E para que precisas tu de isso no Chrome?

      Foi precisamente aí que se foram inspirar para criar esta extensão…

      1. Avatar de Visitante
        Visitante

        e fica igual? não…

      2. Avatar de jrk
        jrk

        No Chrome, como faço para colocar a URL e tabbar na mesma linha?

        No Firefox “normal”, sem essa extensão, bastaria arrastar os outros elementos pra tabbar… No Chrome, não vejo tal possibilidade.

        1. Avatar de Visitante
          Visitante

          lá está, era isso que eu gostaria de saber…

  5. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
    Arcadiy Kulchinskiy

    Olha, parece tal e qual IE9.
    Lá no fundo até os do contra conhecem um bom produto 😉

    1. Avatar de Elements
      Elements

      Não quererás dizer uma interface interessante num mau produto?

  6. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Por acaso fica bonito.

    Um pouco á imagem do Chrome. Para quem gosta recomendo.

    1. Avatar de jrk
      jrk

      Está mais para IE9.

      1. Avatar de José Gaspar
        José Gaspar

        Sim, tens razão.

        Tá mais á imagem do IE9 sim.

  7. Avatar de roliveira
    roliveira

    estranho! Instalei no ubuntu e o botão do menu fica precisamente no meio entre a barra de endereços e as tabs.

    É suposto ficar assim? Se for normal a posição do botão de menu fica um pouco feio.

  8. Avatar de Sky
    Sky

    Ja instalei e já removi, então se quiser alterar o search entre IMDN, google, wikipedia, etc… não dá.
    E depois perdi o botão de “home” e já estou mt habituado a ele. Assim não gosto

    1. Avatar de Jota
      Jota

      Podes dizer-me como conseguiste desinstalar ?
      não gosto pelas mesmas razões!
      E, pior, este add-on não consta dos extras! :S

      Grato
      JC

  9. Avatar de Fernando
    Fernando

    Se o IE 9 é bonito, deve e merece ser copiado. Boa sugestão

  10. Avatar de Ecchin
    Ecchin

    http://tinypic.com/r/315l47a/7
    Eu gosto de meter o firefoc a meu gosto e não ha addons nem temas suficientes pra me satisfazer. Por isso decidi edita-lo. Já o faço há uns largos meses e o único addons que uso é um para juntar a barra de search com a de endereço. É muito útil e para quem quer estar a alternara entre motores de busca, basta definir chaves para cada um, por exemplo
    “YT nyan cat” procura no youtube por nyancat.

  11. Avatar de Serva
    Serva

    Bom dia ,

    Eu também instalei no Ubuntu e nao tenho esse problema de layout , de facto a aparencia está mais para IE9 que para o Chrome , eu gosto e já está a bombar , resta dizer que eu estou com a versão Aurora que é a versão de desenvolvimento do firefox em Linux e todos os dias tenho actualizações , tenta adicionar nos repositórios a chave para esta versão (http://ppa.launchpad.net/ubuntu-mozilla-daily/ppa/ubuntu) , espero ter ajudado .

    Cumprimentos

    Serva

  12. Avatar de Serva
    Serva

    @Gabriel Queiroz ,

    Boa tarde , não sei se reparaste a uns 2 meses uma noticia aqui publicada no Pplware que anunciava que a Google iria de deixar de dar suporte a versões antigas de browsers , nas quais se incluía a 3 , sei que foi um marco é um browser robusto eu usei desde sempre , mas chega a uma altura que temos de mudar , olha que te vais adaptar bem a estas novas versões que estão sobretudo bem mais rápidas .

    Cumprimentos

    Serva

  13. Avatar de Serva
    Serva

    Olha e esqueci-me já temos aqui a noticia que já saiu a 6 estável e em Português .

    Cumps

    Serva

  14. Avatar de LC22
    LC22

    IE9 sem por nem tirar… Qualquer dia são todos iguais, excepto o nome…