O Edge também já está disponível de forma estável no Linux

25 Comentários

Quando apresentou a nova versão do Edge, o seu browser, a Microsoft mostrou que estava apostada em cobrir o máximo de plataformas possíveis. Para além das várias versões do Windows, apontava ainda para o macOS e o Linux.

As versões dedicadas ao sistema da Apple e até as do Linux foram vistas, ainda que numa versão de testes. Um ano depois de termos visto a versão de testes chegar ao Linux, surgem agora novidades importantes e que abrem este browser a esta plataforma.

Edge Linux browser Microsoft novidade

Está claro que a Microsoft quer trazer o Edge para o máximo de plataformas possíveis. Abandonou tudo o que tinha criado ao longo dos anos e apostou no Chromium como a plataforma base que passou a usar. As vantagens são óbvias e muito importantes.

Ao adotar esta plataforma da Google, abriu espaço para que pudesse desenvolver outras capacidades para o seu browser. O Edge ganhou assim o seu espaço e hoje está acima do Firefox, mas ainda assim bem longe do que o Chrome foi conquistando ao longo dos anos.

Edge Linux browser Microsoft novidade

Agora, e de forma muito discreta, a Microsoft passou a versão para Linux do Edge para uma estável. Cerca de 1 ano após as versões dev e beta, chega finalmente a versão estável, acessível a todos e simples de instalar, como qualquer outro pacote em Linux.

O mais caricato desta novidade está na forma como a Microsoft tem estado nesta situação. Apesar de a novidade estar disponível a gigante do software ainda não se pronunciou sobre esta chegada e como é importante para a empresa e os próprios utilizadores.

Edge Linux browser Microsoft novidade

A versão que está a ser distribuída como sendo estável é a 95 do Edge. Esta está nos repositórios com o nome “microsoft-edge-stable-95.0.1020.38-1.x86_64”, dando a entender que muito em breve será apresentada e anunciada como estado disponível para todos os utilizadores.

Este é um passo importante para o Linux e para a Microsoft. A gigante do software tem finalmente um browser presente no Linux e que pode ser usado por todos.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Reis
    Reis

    Boa agora so falta o linux ser estavel

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      O Linux é o sistema operativo mais estável que existe.

      1. Avatar de alt.menino
        alt.menino

        É um sistema que ajuda a desenvolver o conhecimento…..

    2. Avatar de Paulo Jaime
      Paulo Jaime

      O Linux há muitos anos que supera e de longe o Windows em estabilidade e segurança. Um comentário de quem desconhece o que está a falar. O Mundo é maioritáriamente gerido por Linux. Poderia dar dezenas ou centenas de exemplos mas limito-me a referir 2: Que S.O. gere o Departamento de Defesa dos USA e a Estação Espacial Internacional?

    3. Avatar de StormRider
      StormRider

      Claramente, não sabes do que falas.

    4. Avatar de EverlastingCunt
      EverlastingCunt

      Estável ou não tem muito a haver com o utilizador, já uso à uns 15 anos sem problemas.
      Básicamente o mundo sem linux parava!

  2. Avatar de Unknown
    Unknown

    Todos os linux users usam chrome por isso não e problema

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Por acaso uso o Firefox.

  3. Avatar de Unknown
    Unknown

    Todos os linux users usam chrome por isso não e problema

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Eis qual é a tua de usares o meu nick?

      1. Avatar de Vítor M.

        Já se resolve. Há trolls para tudo.

        1. Avatar de Samuel MGor
          Samuel MGor

          Obrigado!!

  4. Avatar de jedi
    jedi

    o caricato é no site do edge continuar a dizer ” not supported for linux” .

    LOOOOOOOOOOOOOOOOOL. 😉

    1. Avatar de Paulo Betti
      Paulo Betti

      Onde foi que vc viu isso?

      Acabei de baixar e tá normal, com opções para outros pacotes além do deb

      https://www.microsoft.com/pt-br/edge

  5. Avatar de jedi
    jedi

    Sobre esta frase “Ao adotar esta plataforma da Google, “,
    a plaforma é crhromium, free e open-source.
    Onde existe o browser com mesmo nome e outros browser que utilizam a mesma “plattaforma” como brave, opera, vivaldi e claro MS Edge.

    O correcto seria, pelo menos indicar o nome da “plataforma”.

    https://www.chromium.org

  6. Avatar de Antonio Teixeira dias Dias
    Antonio Teixeira dias Dias

    esta faltando office para linux, ai sim….

    1. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      Estas a falar do MS Office certo? O Linux já traz o LibreOffice!! Já agora ficas a saber que se pode instalar as fontes de texto do Windows no Linux.

      1. Avatar de alt.menino
        alt.menino

        Fontes de texto ?

        1. Avatar de Samuel MGor
          Samuel MGor

          Ok!! Vou por de modo a que entendas 🙂 Quando escreves um texto no word escolhes a fonte (arial, comic sans, etc) 🙂 Esse tipo de letra fora do word chama-se fonte de texto. Percebeste agora?

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Infelizmente as opções para Linux de Office (Open Office, Libre Office, WPS, etc) não são viáveis porque não são completamente compatíveis. Não há nada pior do que perderes umas horas no Excel para depois o colega que usa MS Office não consegue apresentar tudo da mesma maneira que fizeste ou o colega ter celulas no excel ligadas por formulas a outros ficheiros e depois as alternativas não trabalharem da mesma forma…

        No entanto, para um só utilizador as alternativas em Linux são bastante eficientes! 🙂

  7. Avatar de alt.menino
    alt.menino

    Gosto de ver tanta controvérsia á volta do Linux, o mais importante é o sumo que se retira de cada sistema, desde que ajude a desenvolver o conhecimento de cada um, é que importa….. todo o resto são novelas que retiram o foco.

  8. Avatar de sakura
    sakura

    O chrome não é “Open Source ” e como o Chromium era bom demais a google decide cortar-lhe as pernas…..
    https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=263023

    FF como fundação não lucrativa vamos usar MAC,s e para paga-los nada melhor que
    meter PUB no FF.
    Edge que por acaso é 100% “Open Source “, Hoje é o único browser em Linux que esta actualizado e não é do século passado, Chromium Base (opera,etc) aqui é que eu confio na MS os outros não sei quem são.

    1. Avatar de Gonçalvez
      Gonçalvez

      Edge não é Open Souce. É proprietário ou privativo. Não é pq 99% do código é aberto que o navegador inteiro é Open Source. Aquele 1% é privativo e o dono é quem chamou um dia que o “Linux é cancro/Cancer.”

    2. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      O Edge não é 100% Open Source só a base é 100% Open Source o resto é software proprietário da MS.

  9. Avatar de sakura
    sakura

    a Ms não tem culpa “Aquele 1% é privativo ” e vai continuar…. java, drm, etc
    Hoje como user gnu/linux so tenho que agradecer a MS pelo Edge e VScode.
    Vivem no mundo do “”YUPI”” Edge no linux android macos é para $$$$$$$$$$