Mozilla revela planos para o Firefox 3.2

20 Comentários

A Mozilla revelou hoje alguns dos seus planos para o Firefox 3.2, que, entre outras novidades, passará a integrar de raiz o projecto Ubiquity, actualmente disponível no Mozilla Labs em versão beta. O Ubiquity permite aos utilizadores controlar o web browser de forma semelhante a uma linha de comandos, digitando expressões ou frases que provocam determinadas acções no Firefox.

 

 

 

 

Para experimentar este projecto, basta instalar a extensão no seu Mozilla Firefox e pressionar Ctrl + Space para abrir o Ubiquity. Através dessa pequena janela, com os comandos certos, será capaz de calcular, converter, fechar separadores, pesquisar no Google e até no Pplware! No entanto, para simplificar ainda mais as coisas, a Mozilla planeia integrar o Ubiquity directamente na barra de endereço, a awesome bar.

Mike Connor, engenheiro arquitecto do Firefox, diz que planeiam desenvolver e experimentar funcionalidades mais ambiciosas e inovadoras para esta nova versão, “mesmo que não saibamos se vão funcionar”, afirma. Em entrevista exclusiva à PC Pro, referiu que estão a pensar “incorporar as funções que conseguirmos dos projectos Mozilla Labs”.

“Tudo aquilo que planeávamos incluir desde o início já está feito” disse Mike Connor, que trabalha no Firefox desde os tempos do Firebird. “E agora? Torná-lo mais rápido? Não é a resposta que procuramos.”

Mike Connor fez saber que a sua empresa ficou bastante surpreendida com o nível de aceitação e interesse em volta do Ubiquity. “Tem sido fantástico,” e continua “chegaremos a uma altura em que vão existir tantos comandos para o Ubiquity como extensões para o Firefox”.

Outras novidades
Para além disto, o Firefox 3.2 permitirá também uma espécie de lightweight theming, para personalizar o aspecto do browser sem instalar extensões, e ainda alguns elementos do Prism, outro projecto do Mozilla Labs.

 

Mozilla Prism

 

O Prism introduz assim uma nova função, semelhante ao que já existe no Google Chrome, que vem permitir a ponte entre as aplicações web e o nosso ambiente de trabalho. Assim teremos determinadas aplicações a abrir como se fossem executadas na nossa máquina, sem os elementos habituais de um web browser.

Uma das funções que a Mozilla não irá, definitivamente, copiar do Chrome é a capacidade de correr cada separador e plugin em diferentes processos. Segundo a Google, esta abordagem permite maior segurança e estabilidade – quando algo falha num separador, os restantes não são afectados – mas, aponta a Mozilla, cria uma utilização excessiva e desnecessária de memória RAM.

No entanto, o Firefox 3.2 poderá seguir também um novo modelo no que toca à distribuição de processos e utilização de recursos. Segundo Mike Connor, “poderão ser seguidos outros modelos, mais inteligentes, tais como utilizar um processo para todos os separadores do Gmail – criando um processo por domínio”.

Para quando?
A Mozilla, que neste momento concentra esforços em corrigir os vários bugs na versão 3.1, diz que não sabe quando poderão lançar o Firefox 3.2, nem mesmo se esta versão irá existir ou se passarão directamente para a versão 4.

Ainda assim, Mike Connor diz ser “pouco provável que o próximo lançamento seja do Firefox 4”. “Ainda estamos a decidir se vamos trabalhar para lançar essa nova versão este ano ou se será adiada para a primavera do próximo ano”.

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Almada
    Almada

    Sempre a crescer

  2. Avatar de racoq
    racoq

    O Ubiquity é uma paltaforma poderosissima, e se a mozilla a consegue implementar, vos garanto que deixa a concorrência a milhas a nivel de inovação. O Ubiquity, é tipo o quicksilver ou o gnome Do dos browsers, com mais funcionalidades e conceitos interessantes por cima.

    A concorrência que se cuide 😉 Pelos vistos não é tão depressa que vemos a tão anunciada “Morte” do firefox 😀

  3. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    Excelente!

  4. Avatar de Mehr Licht!
    Mehr Licht!

    Essa da “awesome bar” é legen…. (wait for it) …dary!

  5. Avatar de Felippe
    Felippe

    o ponto negativo sera o consumo de processador e memoria ram??

  6. Avatar de Marco Monteiro
    Marco Monteiro

    é por estas e por outras que o firefox anda sempre à frente da concorrência… Pena 50% das pessoas ainda não verem isso. e continuarem a usar o belo do Internet Explorer que esteve parado no tempo durante uns 4 ou 5 anos (basta ver o tempo que vai entre a versão 6 e 7…)

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Muito bom!
    excelente, e facilita muitas coisas,
    não sabia mas é que existia para o safari.

  8. Avatar de Marco Monteiro
    Marco Monteiro

    @Felippe

    estive a estar a coisa, e olha que o meu pc não é nada de especial e ele porta-se bem =)

    mas com muitas tabs pode chegar aos 137MB

  9. Avatar de João Cruz

    Excelente aplicação! Já o experimentei e funciona impecavelmente!
    Mozzila rocks x)

  10. Avatar de Pedro (outro)
    Pedro (outro)

    Parece poderoso, o problema é que hoje em dia o pessoal usa muito pouco as linhas de comandos… Nem os atalhos….

  11. Avatar de softclean
    softclean

    Ui… espero bem que isso seja opcional, porque não vou precisar nada disso 😛 Só uso os atalhos mais básicos das tabs e de copy/paste.

    E depois, o nosso amigo Firefox não irá ficar (ainda!) mais pesadote com tanta novidade?

  12. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Ter que decorar comandos é que deve ser um bocado chato se calhar.. Não haveria uma forma mais gráfica com ícones de chamar essas maluqueiras?

    Seja como for viva o firefox!!

  13. Avatar de Hugo Cura
    Hugo Cura

    Embora já tivesse ouvido falar do Ubiquity, nunca testei. Vai ser agora!
    Adorei o conceito.. vamos ver se pega

  14. Avatar de João Paulo Aragão Rochel
    João Paulo Aragão Rochel

    bom

  15. Avatar de Alexandre Pinto
    Alexandre Pinto

    Sinceramente não acredito no ubiquity como um grande trunfo do FF. Já uso a algum tempo e de todas as coisas que me permite fazer acabo apenas por utilizar os comando que eu proprio criei.
    Esta sim é uma grande inovação, mas como 90% dos utilizadores não tem conhecimentos para os criar, parece-me que não será uma ferramenta que se massifique. É a minha opinião.

  16. Avatar de paulf
    paulf

    Não uso nada disso…Colo o link e pronto, está feito. A pessoa recebe e abre a página, está feito 🙂
    O que quero dizer é que a vantagem não parece ser muito significativa ao ponto das pessoas deixarem os seus browsers. Como já foi dito aqui, não dará a vantagem que estão a dizer que dá. Além do facto inegável da maioria das pessoas apenas “surfar” na net.

  17. Avatar de BigLord

    Com todas as extensões que tenho no firefox agora (e motores de busca e afins) acho que substituí bem o Ubiquity… mas porra, isto é genial! Assim posso desinstalar muita extensão e em vez dela usar comandos do Ubiquity.

    *thumbs up*

  18. Avatar de Alain
    Alain

    FF é paixão pura,depois de ter usado o ff pela primeira vez,já faz alguns anos, eu nunca mais usei o IE (a não ser no serviço onde sou forçado)

  19. Avatar de Endrio Patrik

    Alain,
    Sorte minha que no serviço os computadores têm Firefox instalado.