Mozilla lança Firefox 34 já sem o Google como motor de pesquisa

37 Comentários

…apenas para alguns países

Tal como anunciámos aqui, a Mozilla preparava-se para abandonar o motor de pesquisa da Google (que era o motor de pesquisa por omissão). Obviamente que esta é uma decisão arriscada, visto que o motor da Google é sem duvida o mais completo.

Depois de 10 anos de parceria, a Mozilla deixa cair a parceria com a Google e adopta o Yahoo, Yandex e Baidu de acordo com o país onde o utilizador estiver. Os restante países vão ter à disposição cerca de 61 motores passíveis de serem usados.Search_hr_wlogo


Como estava definido, o primeiro dia de Dezembro iria trazer novidades ao browser da Mozilla. A partir de hoje, com o lançamento do Firefox 34, os utilizadores Norte Americanos vão passar a ter o Yahoo como o motor de pesquisa pré-definido. Esta mudança vai também ter impacto na Rússia, onde o Yandex será o motor de pesquisa, e na China, onde passará a ser o Baidu.

firefox_01

Além desta novidade, o Firefox 34 traz também um novo tema, melhorias na barra de pesquisa, Firefox Hello (para comunicações em tempo real), etc. Conheça todas as novidades aqui

Tal como já informamos, para a Google esta mudança terá também algum impacto pois, e segundo a Mozilla, são mais de 100 mil milhões as pesquisas que os utilizadores do Firefox fazem por ano.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/ Mac/ Linux
Download: Escolha aqui a sua versão
Homepage: Firefox

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SPCM
    SPCM

    Ainda tenho o google como motor de pesquisa

  2. Avatar de MM
    MM

    Em quê concretamente o Google “é sem dúvida o mais completo”?

    1. Avatar de Kabindas
      Kabindas

      É melhor ires pintar o cabelo para tirar essa cor loura …

  3. Avatar de Johnny
    Johnny

    Yahoo a sério? Porcaria.. Não valia mais por o DuckDuckGO como buscador oficial? Enfim.

    1. Avatar de Sérgio V.V.
      Sérgio V.V.

      A Google, há um ano ou dois (não me recordo bem), pagou mil milhões de dólares para que o motor de busca padrão do Firefox o Google. Portanto, presume-se que o contrato tenha acabado e que a Yahoo se tenha chegado à frente abrindo os cordões à bolsa. Digo eu.

    2. Avatar de Mark
      Mark

      Back to the 90’s 😀

    3. Avatar de Bahh
      Bahh

      A pessoa pode escolher. É só a opção por omissão (se não fizer nada).
      Claro que tem haver com um contrato $$$ que a Mozilla fez com a Yahoo (e outros, em outros países)… porque alguém tem de pagar as contas… que nem toda a gente trabalha à borla, e tem servidores para pagar, entre outras despesas.

      1. Avatar de Edson
        Edson

        Eu também preferiria algo como o DuckDuckGo! Ou Bing… talvez até fosse viável utilizar o Yahoo, mas depois de uma ótima reforma. O algorítimo e o design dele dá enjoou só de pensar.

        1. Avatar de Bahh
          Bahh

          Quem preferir Google, DuckDuckGo ou outro qualquer é só mudar… a Mozilla não impede nada, só selecionar a opção pretendida e está a procurar em outro motor de busca.

  4. Avatar de Tavares
    Tavares

    Bem…desses alguns Países fomos um deles.kkkkkkkk

  5. Avatar de marcio
    marcio

    mas pelo o que percebi o motor de busca google não vem por omissão mas é só uma questão de selecionar o que se quer sendo que se pode escolher o google certo, ou errado !?

  6. Avatar de Fábio
    Fábio

    O firefox não deixará de ter o Google, nem o DuckDuckGo, nem nenhum outro que já teve previamente, simplesmente o Google deixará de ser o motor de pesquisa por omissão.

    Se as notícias fossem transcritas corretamente…

    http://www.theguardian.com/technology/2014/nov/20/yahoo-replace-google-search-firefox-us

    1. Avatar de joao g.
      joao g.

      Tens razão Fábio. O artigo precisa de revisão. Da a entender que não vai ser possível fazer pesquisas através do google no firefox.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Boas João,

        Eu penso que se entende bem. Obviamente não haverá uma restrição para acesso ao motor de busca da Google ! Aquilo que aconteceu, como está explicado, é que o Google deixou de ser o motor de busca, por omissão, do Firefox (em alguns países).

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Nestes últimos tempos aqui pelo Pplware o autor entende sempre bem aquilo que escreve mas o leitor pode não ter a mesma sorte!

          E outra coisa: então se o Firefox continua a incluir o Google na mesma mas este apenas não está definido por omissão, para quê o título?

          Verbos também tem sido para o tecto, anunciamos em vez de anunciámos (como se a notícia relacionada tivesse sido escrita no mesmo dia que esta) mas pronto, entende-se bem pelos olhos do autor…

          1. Avatar de Monica
            Monica

            Vamos a ver, o titulo pode ser enganador sim, mas apenas quem não sabe como a internet funciona é que pode pensar que um browser vai bloquear o acesso a um site em particular…

            O google pode ser usado por qualquer browser logo o firefox não vai bloquear acesso nenhum,

          2. Avatar de Pedro Pinto

            Subescrevo as palavras da Monica

  7. Avatar de fernando marques martini
    fernando marques martini

    mais aterrorizante foi ler …. “BAIDU”

  8. Avatar de Filipe
    Filipe

    É normal que desde a versão 33.1 algumas partes do firefox não estejam em português, nomeadamente na parte do novo separador estar em inglês (na versão 33.1 estava em português do Brasil)e na personalização aparecer “forget” e “themes”.?
    Obrigado

  9. Avatar de irlm
    irlm

    Há sempre as extensões como solução.

    1. Avatar de Bahh
      Bahh

      Não é preciso extensões… é só selecionar na caixa da pesquisa do motor de busca a opção de motor de busca e já está. E para já na versão de Portugal continua o Google.

  10. Avatar de CarlosCalmi
    CarlosCalmi

    “Mozilla lança Firefox 34 já sem o Google como motor de pesquisa”

    Mentira, eu ainda continuo com o Google como motor de pesquisa e ainda bem, senão, bay, bay Mozilla.

  11. Avatar de Aljubarrota
    Aljubarrota

    Eu costumava usar o Mozilla para abrir sites mais complicados e até certa altura funcionava a 100%,abria tudo,mas desde á um ano deixou de funcionar como antes,alguem sabe de algum que continue a abrir tudo como o Mozilla firefox antigo?

    1. Avatar de Bahh
      Bahh

      Continua a abrir tudo normalmente. Houve uma altura que não abria algumas coisas, mas é das EXTENSÕES! Por exemplo o NoScript até à pouco tempo interferia com o calendário do Google num web site. O AdBlock é conhecido por esconder a publicidade, e às vezes também escode conteúdo legítimo (não publicitário, no sentido convencional de estar a anunciar outros web sites).
      Por tanto: desative todos os extras e verifique se já abre bem.
      Em caso de dúvida, faça uma cópia de segurança dos favoritos e tudo o mais que possa precisar, e desinstale por completo o Mozilla Firefox e todos os dados pessoais relacionados com ele. Depois reinstale de novo. Em caso de dúvida instale em outro computador diferente e compare… se der bem em outro e não no seu… já sabe que é algo no seu.

      Não é tão normal, mas plugins também podem interferir com a experiência de utilização… por exemplo: convêm manter os plugins atualizados em especial o Shockwave Flash (da adobe), Java (da Oracle)… este eu evito ter ativo no browser, só o tendo quando sei que preciso mesmo, entre eventuais outros que possa precisar para as suas navegações.

      Um caso particular é o Mega (serviço de partilha), não conseguia nunca que abrisse, até que descobri que não dava por que utilizam uma cifra chamada RC4_MD5 que eu tinha explicitamente desativado no about:config e era por isso que não dava… se não tivesse mexido teria sempre funcionado bem! Continuo a desativar essa cifra, mas reativo quando vou a esse web site.

  12. Avatar de João Silva
    João Silva

    Actualizei o Fire para a v. 34 e tenho um menu para gerir motores de pesquisa, sendo que o Google está como primeiro…

    1. Avatar de Bahh
      Bahh

      Parabéns! Não tem nenhuma das versões onde tal modificação se deu 😉

  13. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Entretanto e logo em cima saiu a versão 34.0.5

    1. Avatar de Bahh
      Bahh

      Pensei que era uma piada do José Gaspar, mas é mesmo verdade: ftp://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/releases/34.0.5/win32/pt-PT/

  14. Avatar de Albano
    Albano

    Bem tanta coisa e como se costuma dizer a montanha “pariu” um rato, por acaso a nova versão coincidiu aqui com a formatação da minha máquina estive a instalar agora o Firefox de raiz e para meu espanto, e ao contrario do que acontecia até aqui não foi de todo preciso instalar o dito flash player para assistir a vídeos por exemplo no youtube ….isto sim parece me que é uma boa noticia ..

  15. Avatar de Pedro Costa
    Pedro Costa

    Não vejo problemas alguns…desde sempre:

    Ferramentas»Opções»Geral»

    -Quando o Firefox Inicia: Mostrar a minha página inicial

    -Página Inicial: http://www.google.pt

    Siga…

  16. Avatar de MM
    MM

    Já instalei/update e não tive de mudar nada, ficou o Bing na mesma 😀

  17. Avatar de Tiago
    Tiago

    Estas coisas só são noticia porque as pessoass não param 2segundos para usar os neurónios que ainda vão tendo na cabeça. Se não mexerem por omissão poderá ser um dos outros motores de busca sem ser o google, mas podem sempre colocar o google, ou qualquer outra, como sempre!

    Deixem de fazer dramas em relação a isto e usem a cabeça!

  18. Avatar de Pedro
    Pedro

    Respondendo ao comentário da Monica que está mais acima (o botão para responder não aparece)…

    Pode estar a fazer confusão entre o website do Google com o mecanismo de pesquisa do Google que é incorporado nos navegadores da web porque a página inicial do Firefox não é o website do Google mas sim uma página personalizada que incorpora o mecanismo de pesquisa do Google; são coisas completamente diferentes mas que pode por vezes confundir tanto quem percebe como quem não percebe 😉

  19. Avatar de J. Dias
    J. Dias

    A actualização para a V.34 mantém as configurações do utilizador, sem mais delongas!!!

    Nota: Já agora, aqui pratica-se a “moderação dos comentários”, ou seja, censuram-se os comentários que não interessam ao sr. Pedro Pinto. Até quando o lápis azul vai funcionar caro senhor? Responda, se tem coragem e/ou capacidade! O sr. não é o dono da verdade, nem nós uns pobres nécios. Mais um comentário para o seu “lápis azul”, deve sentir-se orgulhoso e importante com tanto poder!!!