Mozilla Firefox 4.0 Beta 5 – A caminho da estabilidade…

57 Comentários

Está numa fase de bastante consistência e estabilidade, este novo Firefox. São raros os problemas que ocorrem nas últimas versões beta, o que aponta para uma versão final dentro dos prazos estipulados.

Esta versão já permite uma maior compatibilidade com os muitos add-ons existentes para o browser da Mozilla, embora alguns nomes mais sonantes ainda não estejam acessíveis.. Mas o facto de não haver grandes diferenças estruturais face à versão anterior, já é um bom pronuncio.

O Firefox 4 Beta é baseado na plataforma Gecko Web 2.0. Esta versão Firefox 4 Beta é considerada estável e segura para ser usada na web diariamente, embora as características e o seu conteúdo possa mudar antes do lançamento do produto final, como é óbvio.

Mais formas de mantê-lo seguro

Mantê-lo seguro enquanto navega é uma das mais importantes prioridades para a Mozilla. Promover o anti-phishing e outras tecnologias anti-malware adicionadas. Promover a navegação sem deixar rastos, com a adição da navegação privada e o método “esqueça este site”… tudo boas práticas para garantir segurança e privacidade.

Um tamanho não serve para todos

As pessoas têm formas e hábitos diferentes, quando navegam na Internet, logo um browser não cobre todas as necessidades. No entanto podemos personalizar o novo Firefox para que este se adpte a nós, à nossa forma de navegar e aos nossos métodos de proteger as nossas visitas à web. Tudo está devidamente pensado nesta nova versão. São mais de 6.000 complementos para ajudar cada um dos utilizadores a personalizar o Firefox.

Avançando na Web

Nota-se muito trabalho nesta versão do Firefox. No entanto somente faz a diferença quem leva ao utilizador, formas modernas de navegar. Para isso a Mozilla apresenta uma browser mais leve em termos de aspecto gráfico, mais agradável e optimizado aos novos conceitos introduzidos nos mais recentes sistemas operativos.

Mas haverão mais novidades sobre esta versão. A Mozilla ainda não desvendou o que alterou, além da correcção de alguns bugs reportados. Vamos acompanhar esta versão até à sua versão Final. Pode ver na versão anterior as novas e algumas inovadores funções que a Mozilla já disponibiliza nas versões Beta.

Licença: MPL, Tri-licença MPL/GPL/LGPL
Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux
Download [win]: Firefox 4.0 Beta 5  pt-ptpt-breng-us [10.6MB]
Download [mac]: Firefox 4.0 Beta 5   pt-ptpt-breng-us [24.0MB]
Download [mac 64bits]: Firefox 4.0 Beta 5   pt-ptpt-breng-us [14.8MB]
Download [linux]: Firefox 4.0 Beta 5 pt-ptpt-breng-us [13MB]
Homepage: Firefox

Partilhar:
Tags:

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Óh Victor, esse texto está um bocado esquisito. Nem é português nem é brasileiro… Vê por exemplo:
    “Como resultado, Web como e-mail sites de fotos, e seu redes sociais vai se sentir snappier e mais responsivo.”

    Estranho não? Revê lá isso…

    1. Avatar de Rafael

      É pra nóis brasucas aqui!! (eu)

    2. Avatar de Vítor M.

      Porra, realmente esse parágrafo estava estranho, meti para ali várias ideias no meio de um parágrafo que me passou. Obrigado pelo reparo.

      Na verdade o que estava ali frisado, havia já sido dito no post anterior, na Beta 4, é escusado repetir esse ponto. Ao tentar acrescentar, depois de não encontrar as alterações à versão, esqueci-me de o remover. :S

      1. Avatar de Filipedgb
        Filipedgb

        Estava mt fixe! 😉

      2. Avatar de o_unico
        o_unico

        Olha o linguajar, filho… 😀

  2. Avatar de Rafael

    Seguindo em frente Mozilla! 🙂

  3. Avatar de Tiago Matias
    Tiago Matias

    Jeez, quem diabo se lembra de fazer um atalho para abrir um novo separador com a combinação Command+Q? No mac versão PT é claro…

    Enfim, essa combinação é para fechar o programa!! (ou devia ser!)

    1. Avatar de FDAD
      FDAD

      No Windows (FF4 Beta 4) já era assim, também me custou a habituar..

  4. Avatar de João Silva
    João Silva

    E que tal falar do IE9, já anda por ai a ultima beta, teve acid3 teste
    95/100.
    Ou não interessa por ser da marca das janelas?

    1. Avatar de Nuno S.
      Nuno S.

      Interessa, mas ainda não saiu.

    2. Avatar de Cognitivo

      Realmente o IE9 promete…

      Mas se tratando o “bom e velho” IE, é melhor esperar para ver se cumpre as promessas mesmo 😉

  5. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    FF4.0b4 “Não há actualizações disponíveis” 🙁

    1. Avatar de vitor
      vitor

      O meu ff tinha actualização disponivl. tenta agora

  6. Avatar de fox88

    alguém já experimentou seleccionar um pouco de texto e depois arrastar esse texto para uma caixa de introdução de texto (ou barra de endereço, é igual)?

    ao arrastar, abaixo do cursor é possível ver o texto que seleccionámos e estamos a movimentar/copiar! ^^

    1. Avatar de João Silva
      João Silva

      LOL, bem usas computador à 2 dias ou quê?

      1. Avatar de Tiago Matias
        Tiago Matias

        Na versão 3.6 não existia isso!

        1. Avatar de Hugo Pimentel
          Hugo Pimentel

          Eu tenho a última versão estável (3.6.8) e quando arrasto texto consigo ver o que estou a arrastar por baixo do cursor…

      2. Avatar de Tiago Matias
        Tiago Matias

        Acontecia apenas nas imagens, e não no texto!

        1. Avatar de Alexandre Pinto
          Alexandre Pinto

          Nop… no meu 3.6.8 tb se ve o texto! 🙂

  7. Avatar de luminoso
    luminoso

    Este GUI parece-me sempre algo roubo do opera.

    1. Avatar de Vítor M.

      Bom isso já foi dito várias vezes. Mas nessa ordem de ideias, os browsers são todos cópias uns dos outros.

  8. Avatar de Ta
    Ta

    Alguem pode me ajudar a instalar no Ubuntu ?

    1. Avatar de Alexandre Pinto
      Alexandre Pinto

      Não me leves a mal, mas é por estas e por outras que nao compreendo como podem dizer que o ubuntu é mais simples que windows…

      1. Avatar de Jose
        Jose

        As pessoas que complicam, é só seguinte, seguinte e seguinte.

        Quem não sabe instalar o Ubuntu, não sabe instalar o Windows 😉

        1. Avatar de Alexandre Pinto
          Alexandre Pinto

          Parece-me que ele quer instalar o firefox e nao o ubuntu.
          Infelizmente tb não o consigo ajudar…

          1. Avatar de Jose
            Jose

            Ja vem instalado de origem.

            Caso tenha desinstalado, basta ir ao gestor de pacotes.

    2. Avatar de Ricardo Elias
      Ricardo Elias

      sudo sh -c ‘add-apt-repository ppa:ubuntu-mozilla-daily/ppa && apt-get update && apt-get install firefox-4.0’

      No menu, o Firefox 4.0 aparece com o codename ‘Minefield’ e o icon e’ diferente.

      Usando o ficheiro bz2:

      1. Descompacta o ficheiro para a tua area (normalmente em ~/bin)
      2. Entra na directoria (~/bin/firefox) e executa o run-mozilla.sh
      3. Cria atalho

      Fiquem Bem!

  9. Avatar de Emannxx

    “Mas o facto de não haver grandes diferenças estruturais face à versão anterior, já é um bom pronuncio.”

    Um bom pronuncio?? NÃO! É um MAU pronuncio!
    Significa que o Firefox vai continuar a levar eras para iniciar em computadores menos potentes!!!!

    Estava com esperança que a Mozzila fizesse uma espécie de milagre com a versão 4 do browser… que desilusão :S

    Parece que vou desinstalar o FF definitivamente do meu desktop velhinho…

    1. Avatar de vitor
      vitor

      aproveita e instala o ie 6

      1. Avatar de joratis
        joratis

        não, aproveita e instala o Opera… quer dizer o Safari, não esse também não dá, só mesmo o Chrome…

  10. Avatar de Paulo Ferreira
    Paulo Ferreira

    Boas,

    alguém depois de instalar a versão do firefox 4.0 beta5, ficou com o texto nas barras estranho e no conteúdo das paginas? a mim aconteceu-me isso, acho que vou voltar a beta anterior em que o texto era perceptível 🙁

    1. Avatar de Hugo Pimentel
      Hugo Pimentel

      Também reparei nesse aspecto do texto, parece que fica desvanecido…
      Além disso descobri que a home page não funciona bem, qualquer que seja a que tenho escolhida, mesmo a default, quando inicio o browser aparece uma página em branco com o título “Custom Value”.
      Esquisito, mas acho que a beta anterior tinha menos problemas…

    2. Avatar de Nuno S.
      Nuno S.

      Esse efeito no texto é provocado pela aceleração Direct2D que agora é utilizada na renderização das páginas. Também deves notar melhorias na velocidade do scrool!

  11. Avatar de LMSS
    LMSS

    Beta 5 só agora aqui?
    Já há o beta 6 há uns bons tempos….

    1. Avatar de Hugo Pimentel
      Hugo Pimentel

      No site da Mozilla diz que a versão beta mais recente é a 5 e saiu no dia 7 de Setembro, que é hoje.

    2. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      Manda lá o link do FF4b6 LOLADA!

      P.S.: Saiu hoje a b5

  12. Avatar de Jose
    Jose

    Quando é que eles desistem?

    O topo pertence a IE9 e Chrome. O resto é conversa o:

      1. Avatar de FDAD
        FDAD

        XD Deixa-o lá Vitor, o pc dele deve pertencer a uma botnet e o rapaz não sabe o que diz 😉

  13. Avatar de a Friend®

    Em Windows, alguém notou diferenças nas letras?

    Estilo “meio desfocadas” e como se tivessem sem ClearType?…

    1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      Nada aqui.

      Win7 64 // FF4b5

      Apenas umas alterações no menu FF e nas extensões foi o que vi de mais relevante.

      ———–

      This is the latest beta version of Firefox 4. Some of the more notable changes include revisions in:

      D2D (on by default, Windows 7 and Vista only)
      Add-ons Manager
      Theme
      Panorama
      OOPP

    2. Avatar de Hugo Pimentel
      Hugo Pimentel

      Notei, ao fim de algum tempo habituei-me mas têm de resolver isso…

    3. Avatar de a Friend®

      Provavelmente será do D2D vir activo por pré-definição…

      Não se deve estar a dar bem com os meus drivers.. ou então não sei. Mas antes quando tinha isso desactivado estava tudo perfeito.

      Vou ter que desactivar no “about:config” até resolverem o problema, já que os drivers e directx tenho-os actualizados.

    4. Avatar de Satoshi
      Satoshi

      Notei esse efeito nas Platform Previews do IE9 também. Embora o Direct2D seja um melhoramento, precisam de refiná-lo para que não aconteçam estes precalços (presumo que o sejam).

    5. Avatar de a Friend®

      Para quem tiver problemas como eu que abra o Firefox e escreva:

      about:config (na barra de endereço)

      “filter” -> gfx.direct2d.disable

      e defina para “True”

  14. Avatar de Nuno S.
    Nuno S.

    A maior novidade para mim é mesmo a aceleração pelo GPU através de Direct2D / DirectWrite. Notei grandes melhorias na velocidade de scrool.

  15. Avatar de Kayn
    Kayn

    francamente aqui não notei nada de especial.. em relação ao browser todo. já estou a usar praticamente desde que saiu. Voltei ao chrome. Ainda é o mais rapido a abrir. Mas definitivamente, o que me fez não o usar nem foi uma característica do firefox.

    Eu uso IMENSO o logmein. praticamente 80% do meu trabalho mete logmein duma maneira ou de outra. Ainda não é compatível com FF4. Logo volta ao 3. E se tenho que voltar ao 3 (o plugin do logmein ainda nao é compativel com o chrome tambem), então para tudo o resto uso o Chrome que em minha opinião pessoal bate aos pontos o FF3 (e, independentemente de características por trás dos bastidores que não consigo saber, até o 4 pelo que vi).

    Uso 2 portáteis, um T7500 com uma nvidia 8600GS wXP e um T5800 com uma intel onboard w7 ambos com 2Gb de ram. A experiencia no FF4 foi identica.

    Pode ser que para a frente…

    1. Avatar de Jose
      Jose

      O Mozilla falha nisso a anos.

      A primeira vez que usei, voltei logo ao IE.

      Desempenho para mim é o principal 😉

      Agora uso o chrome, limpo, rápido, leve, eficaz.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        O desempenho é o mais importante e usas o IE???

        Explica isso como se a Micro$oft não tivesse admitido que os browsers deles (anteriores ao IE9) são do mais lento que há!

        http://ie.microsoft.com/testdrive/benchmarks/sunspider/default.html

  16. Avatar de Filipe Rodrigues
    Filipe Rodrigues

    voltei ao anterior, porque os plugins que uso ainda não são compatíveis…. -.-

  17. Avatar de JuaaO
    JuaaO

    só não gostei,parece estár “desfocado” as letras ficam embaçadas,isso faz doer minha vista!

    1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      Ve o comentário a cima do @a Friend®

  18. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    Alguém já tem uma solução para colocar as extensões a dar decentemente no b5 ou outra qq beta?

    1. Avatar de Cognitivo

      Eu uso o “compatibility reporter” e tem funcionado muito bem, a maior parte das extensões funciona sem problemas… ( https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/15003/ )

  19. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Deviam por o FF4 beta no Ubuntu 10.10!!

  20. Avatar de Rui Silva

    Pela página oficial de download da Mozilla como posso ver se estou a descarregar a versão mac 64bits ou a normal?

    Alguém me pode elucidar?