Mozilla Firefox 3.7 Alpha 5 – Mais um passo para o Firefox 4.0

21 Comentários

A Mozilla tem apresentado algumas possíveis alterações para a versão final da próxima versão do Firefox. Além da aparência mais fresca e mais apurada, foram introduzidas nesta versão preview do Firefox 3.7 Alpha 5 algumas funcionalidades em estreia.

Esta não será certamente a nomenclatura da próxima versão, visto a Mozilla estar a trabalhar arduamente no Firefox 4.0. No entanto, estes são tubos de ensaio que nos vão orientando e informando.

Uma das novidades que salta logo à vista é o novo formato de apresentação da janela de add-ons. Agora mais perceptível, com um menu dos elementos do lado esquerdo e os conteúdos dissecados na parte central. Esta mecânica permite assim o abandono das tradicionais janelas de informação sobre o navegador, dando lugar, como já conhecemos de outros browsers, a um separador para apresentar esta área.

O tamanho da letra foi aumentado para uma leitura mais fácil. Estas pequenas novidades ao nível estético, mostram um browser mais e melhor organizado face às versões  anteriores, que mantiveram durante todo o sempre aquela estrutura ultrapassada e rígida.

Firefox 4.0

Entretanto a Mozilla apresentou também o que será a grande novidade dos últimos dias, vinda de Mountain View: o roadmap para a versão Firefox 4.0.

Ainda não é uma informação confirmada mas tem sido veiculada a data de 27 de Junho como provável data da apresentação da primeira versão beta do Firefox 4.0 e Novembro como altura para a versão Final.

A Mozilla tem apostado bastante nalgumas importantes características que marcarão o próximo Firefox.

Entre elas destacam-se os seguintes pontos:

  • Velocidade – Será um browser “super rápido”
  • Robustez – Suportará “HTML 5 e seguintes”
  • Versatilidade – O utilizador terá total controlo sobre o seu browser, sobre os seus dados e sobre a sua experiência a navegar
  • Renovação – Esta nova interface permitirá total personalização do grafismo
  • Segurança – Esta nova versão será mais segura e estável
  • Dinâmica –  Possibilidade de instalar add-ons sem necessidade de reiniciar o browser
  • Expansividade – Fornecerá melhores ferramentas para os programadores
  • Integridade – Esta nova versão será mais integra e disponibilizará suporte para sistemas a 64-bit, além disso o utilizador irá contar com dinâmicas no browser suportadas por aceleração de Hardware
  • Modernidade –  Suporte para multi-toque (Multitouch)

Estas são, então, linhas mestras do que poderá contar na próxima versão do Firefox. É imperativo que assim seja, pois temos visto um poder criativo significativo por parte do Internet Explorer 9 e uma tendência de crescimento avassaladora do Google Chrome. Além disso e por motivos sobejamente conhecidos, o Opera tem estado muito mais activo.

Não está fácil a vida neste segmento, onde somente os mais audazes conseguem captar preferências em massa e não pequenas franjas com pouco significado. Vamos esperar com ansiedade por mais novidades, tentando esquecer uma imagem de constante “remendar e corrigir o Firefox” que a Mozilla tem deixado nos últimos tempos.

Licença: MPL, Tri-licença MPL/GPL/LGPL
Sistemas Operativos: Windows, Mac, Linux
Download [win]: Mozilla Firefox 3.7 Alpha 5 Preview [8.14MB]
Download [mac]: Mozilla Firefox 3.7 Alpha 5 Preview [24.57MB]
Download [linux]: Mozilla Firefox 3.7 Alpha 5 Preview [10.62MB]
Homepage: Mozilla Firefox

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Está a ir pelo bom caminho mas queremos mais. Se fizeram o que prometem posso reconverter-me ao FF, até lá ficarei a toca.

  2. Avatar de Simões
    Simões

    Gráficamente, acho que está a ficar parecido ao Chrome. . .

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      Eu acho que é mais Opera.

      1. Avatar de -_-'
        -_-‘

        Estão todos a convergir para o mesmo paradigma. Por isso, essa comparação não vai levar a lugar nenhum.

        1. Avatar de Rammy
          Rammy

          Ora nem mais.

      2. Avatar de Vitor
        Vitor

        Seja parecido com Opera ou Chrome não me interessa, desde que seja para melhor.

  3. Avatar de Ryan
    Ryan

    Nao parece mau. Esta um pouco mais rapido. Graficamente esta um misto de Chrome com Opera. Realmente esperava melhor graficamente. Ja que o Chrome e coisa de que nao gosto. Fico a espera da versao final. Espero que valha a pena apesar de saber que no mundo da informatica nada e perfeito

    1. Avatar de Rammy
      Rammy

      Aquela especto é o do alpha. O Firefox 4 final vai ser muito diferente do que ali está… Não há “esperar” pelo aspecto de um alpha, olha para os mockups do Firefox 4 e vê o que achas:

      https://wiki.mozilla.org/Firefox/Projects/3.7_and_4.0_Theme_and_UI_Revamp/Direction_and_Feedback

  4. Avatar de kekes
    kekes

    Para utilizadores linux fica aqui o PPA das releases diarias da Mozilla:

    https://launchpad.net/~ubuntu-mozilla-daily/+archive/ppa

  5. Avatar de xoranex
    xoranex

    mais um imitaçao do google chrome, o primeiro foi o opera a copiar, agora a mozilla, depois a google quando tiver finalmente feito o google os, o opera faz o opera os e de seguida mozilla os.

    Opera e mozilla sejam originais nao tentem imitar os outros, mas mesmo assim prefiro o google chrome sem duvida alguma, aposto com voces como o google chrome ira passar os liders dos browsers, mas ate la aguardamos

    1. Avatar de Rammy
      Rammy

      O Google Chrome é um triste comparado com o Firefox 4. Sem funções nenhumas nem nada… Olha para o que tema final vai ser:

      https://wiki.mozilla.org/Firefox/Projects/3.7_and_4.0_Theme_and_UI_Revamp/Direction_and_Feedback

      Mais ou menos, claro. Estás a ver o botão para a homepage? Vai funcionar de uma maneira nunca antes vista, genial mesmo. E já para nem falar da integração com o Weave, e das novas extensões out-of-process e sem necessitarem de reiniciar o browser (as extensões tradicionais continuam, claro, porque têm sempre muito mais potencial).

      E duvido muito que o Chrome ultrapasse o Firefox. Está a crescer muito mais devagar que o Firefox. Mas de longe. O Firefox em 9 meses chegou a 8%, o Chrome já lá vai quase dois anos e ainda nem a 7%…

      1. Avatar de Jose
        Jose

        O Google Chrome um triste?

        Que eu saiba o Mozilla Firefox sem Addons, nem aos pés do Internet Explorer chega 😉

        Enquanto que o Google Chrome, sem nenhum Addon, consegue ser o Browser mais rápido, leve e seguro que existe até hoje.

        Acerca do crescimento, pelo que se fala em muitos lados, é sim uma grande possibilidade que o Google Chrome chegue ao topo.

        Visto que tanto o Mozilla como o Internet Explorer, têm vindo a perder fãs, e o Chrome a subir.

        1. Avatar de Rammy
          Rammy

          Falar do Firefox sem add-ons é como falar do Chrome sem tabs. Os add-ons são uma parte integrante do Firefox. Ao contrário do Chrome.

          E o Firefox por defeito é muito mais poderoso que o Chrome ou o Internet Explorer. E mais leve também. Caso não tenhas reparado, o Chrome é o browser mais pesado. Ora vê: http://lifehacker.com/5457242/browser-speed-tests-firefox-36-chrome-4-opera-105-and-extensions

          E o Firefox não tem vindo a perder fãs, onde é que viste isso? Nas estatísticas mais “pessimistas” tem estabilizado, noutras continua a crescer. O chrome é que mostra sinais de estar a abrandar este mês, do crescimento contínuo que tem vindo a ter, o que é uma mau sinal para ele. O Firefox só abrandou o crescimento pela primeira vez nos 12% de cota de mercado, quando tinha um ano de idade… O chrome já vai para dois anos e ainda vai a metade dessa cota.

    2. Avatar de Equilibrium
      Equilibrium

      Não te esqueças que o Chrome também foi buscar features ao Firefox e outros browsers. A ver bem andam todos atrás do Opera, mas bem sabemos que não ficam com os louros…

      1. Avatar de Varsal Jr.

        Ora, neste momento o Opera, é pelo menos o mais inovador.

        Pelos testes efectuados, também é o mais rápido e fica “no meio” dos browsers a nível da memória usada.

        Para mim, o melhor browser do momento, é sem dúvida, o Opera.

  6. Avatar de Greenplastic
    Greenplastic

    Como meteram o tema, que aí tá nas screens ?
    Branco com aquela árvore ali no canto superior direito .

    1. Avatar de alberto
      alberto

      é um “persona”, recurso já presente no 3.6.

      1. Avatar de Greenplastic
        Greenplastic

        Fixe, nem sabia disto ; )
        Obrigado aí alberto.

  7. Avatar de Joni costa
    Joni costa

    27 de Julho, o dia do meu aniversário 😀

    to desejoso para ver essas inovações no meu PC com o meu browser favorito

  8. Avatar de aiaiai
    aiaiai

    Realmente um anúnciozito à la google não fazia mal.

    Mal posso esperar pelas novidades, ou não, porque estou contente com a versão actual

  9. Avatar de Vasco
    Vasco

    Parece o Chrome –‘

    Eu é que não troco o meu Chrome pelo FF!