Mozilla Firefox 3.7 ALPHA 2 – O que se espera do novo Firefox?

33 Comentários

A Mozilla lançou novo esboço (Mozilla Developer Preview) para programadores do novo Firefox, o Firefox 3.7, numa versão Alpha. Vimos aqui alguns possíveis estudos gráficos e ficaram no ar algumas novidades que se esperam determinantes para este browser se firmar como líder de uma mercado em constante erupção.

A versão ainda não acrescenta muito à versão Firefox 3.6 Final, embora este “estado ” alpha possa não suportar alguns plugins, mas pode tentar usar esta ferramenta para driblar o possível problema.

O Firefox 3.7 Alpha 2 Gecko 1.9.3 introduz várias novas funções que podem ser testadas usando este Mozilla Developer Preview.

Fica no entanto a lista de novidades em modo de desenvolvimento:

  1. Suporte para transições CSS. Este suporte ainda não está completo: Ainda não foram implementados os suportes para animação.
  2. Suporte para Animações SMIL em SVG. Suporte para animação de atributos SVG que ainda estão e desenvolvimento.
  3. Suporte para WebGL. Estão desligados por omissão mas podem ser ligados alterando as preferências.
  4. Suporte para os métodos getClientRects e getBoundingClientRect.
  5. Suporte para a API mozMatchesSelector.
  6. Suporte para o os métodos setCapture e releaseCapture nos elementos DOM.
  7. Suporte para HTML5. Suporte para métodos History.pushState() e History.replaceState().
  8. Suporte para valores the-moz-image-rect() e value for background-image.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux
Download [win]: Mozilla Firefox 3.7 ALPHA 2 en-US [8.03MB]
Download [mac]: Mozilla Firefox 3.7 ALPHA 2 en-US [17.95MB]
Download [linux]: Mozilla Firefox 3.7 ALPHA 2 en-US [10.31MB]
Homepage: Firefox

Partilhar:
Tags:

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Alguem me sabe dizer como sacar um video do site do tvi24?

    cumps

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      desculpem o off topic (a)

      1. Avatar de Deus
        Deus

        Tás perdoado.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          afinal sempre existes!

          1. Avatar de patCRUZ
            patCRUZ

            LOOOOOOOOOOOOOOOOOL
            brutal! xD

          2. Avatar de jmtdstoc
            jmtdstoc

            LOOOOOL LOOOOOOOL.

            Bem reparado. Vocês os dois criaram, sem querer, uma situação muito engraçada 🙂

          3. Avatar de Mário
            Mário

            Hehehe

            Mesmo muito bem aplicada!=D

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        nao deu :s
        diz: no url found

    2. Avatar de Paulo39
      Paulo39

      A forma mais fácil é abrires o vídeo no browser, indo de seguida à pasta de ficheiros temporários do browser. O vídeo estará lá e basta copiá-lo para onde quiseres.

      É uma coisa muito simples.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        aparece em q tipo de ficheiro?

        1. Avatar de terrible
          terrible

          Instala o Download Helper http://www.downloadhelper.net/
          E tenta a ver se consegues

  2. Avatar de omgwtfbbq
    omgwtfbbq

    Uma coisa que podia mudar era o aspecto, agora com os netbooks com ecrãs pequenos, dá jeito ter um interface que aproveite ao máximo o espaço de visualização da página. É já por coisas destas que tenho a barra de menu iniciar na lateral.

    Offtopic:
    Por falar em browsers, saiu o Opera 10.50 😀

    1. Avatar de Cruz
      Cruz

      Totalmente de acordo, dá para ter tudo na menu bar, também se pode personalizar o menu de contexto. O que acho mesmo desnecessário é a barra de titulo, totalmente desnecessária.

      Arrastem tudo da navigation bar para a menu bar, instalem a extensão tiny menu, juntem uns botões, desmarquem a navigation bar e a bookmark toolbar, juntem a extensão menu editor e ganham 2 linhas no ecrã, desliguem a status bar e têm mais uma linha. Se com o tema do chrome extrairem o titulo do navegador são 4 linhas.

      É isto que não percebo, cabe tudo numa e enchem o ecrã com barras.

      1. Avatar de Alexandre Pinto
        Alexandre Pinto

        qual é que é esse tema do chrome?
        só encontrei um mais não dá na versão 3.6.

        1. Avatar de Cruz
          Cruz

          Dá a parte do tema, mas a extensão que fica nos extras ainda não foi actualizada. Esperemos que em breve actualize, mas tenta desligando a compatibilidade de extensões, talvez funcione. Quando o firefox avança por vezes acontece as extensões não acompanham e chegamos a ter de procurar alternativas, mas percebe-se.

          1. Avatar de Cruz
            Cruz

            Desculpa, chromifox basic e a extensão cuja instalação é automática é a chromin frame, é a extensão que retira o titulo mas por enquanto é incompatível.

          2. Avatar de vis
            vis

            tens que usar night tester tool, esta extenção permite instalar qualquer extenção sem problema em qualquer versão… 🙂

    2. Avatar de bigkax
      bigkax

      O opera 10.50 já vai na versão beta 2 e já teve direito a 2 posts no pplware.

      Mas mesmo assim toda publicidade é pouca.

      Já agora o que quer dizer bbq no teu nickname?

      1. Avatar de GoN
        GoN

        A versão final do Opera 10.50 já foi lançada.

        1. Avatar de bigkax
          bigkax

          Vinha agora reparar o meu comentário, já não faz sentido, não tinha reparado que a versão final já tinha saído. Um final no offtopic não custava e evitada confusões.

  3. Avatar de Greenplastic
    Greenplastic

    Que acham do browser da Comodo ? o Comodo Dragon.
    Tive a utilizar e até curti. Acho que é baseado no Chromium.

    1. Avatar de Cruz
      Cruz

      Apelativo, boa combinação da cor, a simplicidade é o tom.

      O Opera 10.50 também está bom, interface e rapidez. O chrome ? rápido

      A grande vantagem do firefox é o facto de ser muito costumizável. Perde na velocidade e no consumo de memória.

      Este da comodo é algo a ver com atenção mas cumpre a 1ª regra básica, boa interface, e de seguida não defrauda a 1ª impressão, só talvez um pouco mais lento que o chrome.

      1. Avatar de Greenplastic
        Greenplastic

        Até o achei um pouco mais rápido que o Chrome, quase não se nota, mas achei.
        Também andei a fazer testes em vários sites e não lhe vi nada de mau, p’ra já, a apontar. Só mesmo o scroll é que notei assim uma atrapalhação. Mas de resto para primeira versão até tá bastante bom.
        Mas lá está, com o tempo é que se vê.

    2. Avatar de bigkax
      bigkax

      O Comodo Dragon achei um chrome com um tema e icon diferente. Inclusive vem com a galeria de temas do chrome ma lista de sites mais visitados, pelo menos trocaram o google pelo site deles.

      1. Avatar de Joaquim
        Joaquim

        Eu uso o chrome e acho-o enes de rápido.

  4. Avatar de Granada
    Granada

    Aqui, o sunspider diz-me que.

    Opera 10.50 dá ratada a Chrome 4
    e que opera e chrome dao ratada a firefox, de longe

    1. Avatar de Greenplastic
      Greenplastic

      Tive a experimentar o Opera 10.50, gostei.
      Epá o browser que menos gosto actualmente, para ser sincero é o Firefox. É a minha opinião, não quer dizer nada em relação à realidade dos outros. É a minha.
      O que uso de padrão, é o Chrome, por ser rápido e limpo no visual e lá está o espaço de visualização de uma página web.

      1. Avatar de jmtdstoc
        jmtdstoc

        Em Mac OS X o Firefox é horrível. Só o uso por causa do add-on “NoScript”.

        Instalei a versão beta do Opera 10.50… gostei logo da página inicial e do aspecto geral, mas quando inseri um endereço para começar a navegar crashou de imediato. Resultado: teve direito a ser desinstalado 🙂 . Talvez quando sair a versão final…

    2. Avatar de jmtdstoc
      jmtdstoc

      Em termos de velocidade pura, sem dúvida alguma.

  5. Avatar de kekes
    kekes

    Para quando o FF4? E que agora só uso o FF por causa do Greasemonkey, senão era full time opera.

  6. Avatar de JoseM
    JoseM

    Gosto do aspecto visual do Opera, rapidez e já com muitas ferramentas embutidas. O problema é mesmo a incompatibilidade. Uma simples pagina de uma determinada pagina em flash, fica todo baralhado… ainda não é desta que largo o google chrome.

  7. Avatar de Cruz
    Cruz

    Pois esse é o problema do opera, por agora.