Mozilla Firefox 3.6 RC2 – Correcções, melhorias e retoques!

18 Comentários

Nova versão do Firefox 3.6, desta feita foi a Realease Candidate 2 a sair a público. Caso esteja a acompanhar e a utilizar este browser, faça a actualização para esta a RC2.

Esta versão vem no seguimento do que a Mozilla traçou: limpa alguns bugs e afinar pequenos pormenores ligados à gestão e integração dos add-ons.

São sempre grandes as expectativas quando está em causa um novo browser. Há quem apelide os browsers como a porta para a maior invenção dos tempos modernos, a Internet. Certamente ainda se lembra do Mosaic.

A novidade que a Mozilla desenvolve, para um futuro próximo, é o Firefox 4.0. Contudo, a Mozilla está já a pensar num plano de desenvolvimento futurista e desenvolve tecnologias para a versão 3.6 do seu Browser.

A versão 4.0, alvo de desenvolvimento actual, está a atingir já alguma forma, algum sentido prático. Há algumas novidades, como já mostramos. Novidades ligadas ao interface… e à optimização do próprio browser.

Firefox 3.6 Namoroka
Esta versão foi já confirmada e se bem se lembram, mostramos aqui a primeira versão do Firefox Namoroka. Espera-se que esta nova versão, seja lançada em meados de 2010.

Contudo, um dos factores de preocupação actual dos browsers é a performance e esta será uma preocupação para o Namaroka, tendo como especial alvo de optimização o tempo de arranque e resposta do mesmo.

O novo browser, irá acentuar ainda mais o fosso entre os seus browsers concorrentes, ao nível da personalização. Nesta área prevê-se que comecem a existir a diferença entre addons tradicionais e leves, classificando assim os seus requisitos.

Personas
Ainda na mesma área o mecanismo de addons será alvo de uma evolução, que irá permitir, que os addons sejam instalados e possam ser imediatamente usados, sem que o Firefox seja reiniciado. Fontes junto do projecto, acreditam que um pilar importante na mudança da interface do Firefox, passará pelo projecto Personas.

Será certo que os programadores da Mozilla não se ficarão apenas pela parte visual, estando no presente a conceber em mais detalhe aspectos do interface, baseando-o na história de navegação do utilizador e outra informação que vai sendo recolhida pelo browser ao longo do tempo. Um exemplo importante de alguns destes avanços, pode ser visto no novo protótipo do separador da Mozilla labs.

Ubiquity
Outras mudanças são esperadas como por exemplo, um novo paradigma de navegação inspirado numa navegação por tarefas, que permite ao utilizador agrupar e gravar separadores aumentando a interacção com serviços web, por intermédio de uma interface orientada em comandos, largamente influenciada pelo projecto ubiquity.

Prism
Outra nova funcionalidade aclamada, será a possibilidade de existir um quebra de barreiras entre a Web e o ambiente de trabalho de um utilizador, apostando numa integração baseada no projecto Prism.

A Mozilla no lançamento da sua versão 3.5, trouxe grandes melhorias ao nível da experiência do utilizador, tendo sido uma versão fundamental no crescimento da quota de mercado deste browser, pese o facto de terem já sido lançados dois updates de segurança.

Promete ainda interessantes melhorias para utilizadores e programadores de extensões, na versão 3.6 onde o plano de desenvolvimento será obrigatoriamente muito mais ambicioso.

Veja aqui o changelog desta mais recente RC.

Licença: MPL, Tri-licença MPL/GPL/LGPL
Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux
Download [win]: Firefox 3.6 RC2 pt-pt | pt-bren-us [7.95MB]
Download [mac]: Firefox 3.6 RC2 pt-ptpt-bren-us [18.55MB]
Download [linux]: Firefox 3.6 RC2 pt-ptpt-bren-us [9.68MB]
Homepage: Firefox Namoroka

Partilhar:
Tags:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Sá

    O ubiquity pelo menos não se encontra integrado nesta versão pois não? Que se passa?

  2. Avatar de 3biz
    3biz

    pena continuar a demorar 122392x mais tempo abrir que o chrome

    …e javascript 2838x mais lento que o V8

    1. Avatar de djx
      djx

      E como eu gosto da minha deliciosa privacidade uso o Opera 😛

      1. Avatar de Ganondorf
        Ganondorf

        O firefox tb tem modo privacidade…

  3. Avatar de A.S.

    ja ta na versao 3.7 -.-

    1. Avatar de Melech
      Melech

      A versão 3.7 foi descontinuada, para se concentrarem na 4.

  4. Avatar de A.S.

    err meu desculpem 😛

  5. Avatar de Ryan
    Ryan

    Desde que este browser chegou à minha máquina tenho experimentado outras coisas mas até agora nenhum melhor do que o Firefox. Precisa de alguns bons melhoramentos. Há funcionalidades que gostava imenso que voltassem mas mesmo assim continua a ser o meu browser de eleição

  6. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    Ultimamente, tenho andado um bocado passado com o Firefox.
    (Este que sempre foi o meu browser de eleição)

    Por exemplo, quando abro multiplas TABS com galerias que contenham muitos “thumbnails” ele simplesmente começa a perder performance e faz dos 100% aos ZERO num instante.

    Não chega a “Crashar” mas grande parte das vezes tenho que forçar o seu encerramento! Já fiz mesmo até testes sem qualquer plugin e nada, continua na mesma…

    Até à saida da versão 4, vou usar o Safari e Chrome, visto terem mais calibre em grandes processamentos, face ao Firefox…

    Ando ultimamente a “brincar” com o Chrome 4 beta, e os plugins têem-me deixado muito surpreendido mesmo…

    1. Avatar de japgraca

      Como aqui refere, “este que sempre foi o meu browser de eleição”

      Faço das suas as minhas palavras 🙂
      É pena é que o Firefox tenha realmente exagerado na quantidade de plugins e blá blá pois o Chrome, em relação a isso tem superado as minhas expectativas! Leve, rápido e acima de tudo simples 🙂

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      Pois, ultimamente também tenho tido uns stresses com ele, nada de muito grave, nem crashes nem nada, mas uns overloads que irritam sinceramente… só não o deixo pois estou mesmo habituado a ele 😛 e para casos e casos tenho aqui o opera à porta 🙂

  7. Avatar de João Marques
    João Marques

    Tentei usar o Chrome mas não me consegui habituar. Para além de abrir um processo no Gestor de tarefas por cada aba que se abre no browser não consegui adaptar-me á sua interface.

    Estou agora a dar os primeiros passos no Safari e também já passei pelo Opera. De todos estou mais habituado ao Firefox que foi o que mais usei. Vou agora ver como se porta o Safari, embora pelo que vi de performance também “come” bastantes recursos no gestor de tarefas.

    Cumprimentos

    1. Avatar de Wilton ns
      Wilton ns

      A versão final 3.6 não sai agora até o final de janeiro?

  8. Avatar de ZeTolas
    ZeTolas

    Vitor M.

    Só um aparte… cuidado com os verbos no passado… p.e. “…como já mostramos…” é presente, tem que se acentuar para se ter o verbo no passado, “…como já mostrámos…”!

    Uma correcção de Português fica sempre bem!

    Um abraço e parabéns pelo excelente trabalho!

    1. Avatar de Ganondorf
      Ganondorf

      Por acaso foi bem visto… Mas tb esqueceste-te de que, Zé tem acento no “E” lol.

  9. Avatar de Yuy
    Yuy

    No meu caso esta e a versão anterior do firefox 6.0 (RC 1 e RC2) deram-me um problema, não conseguia imprimir páginas onde fizesse selecção… como corrigi o problema? Tomei nota dos nomes dos extras que necessitava, fiz uma cópia de segurança dos marcadores (favoritos) e depois desinstalei o Mozilla Firefox completamente incluindo as personalizações (como favoritos, plug-ins e tudo mais) e instalei de novo, ficou tudo a funcionar de novo (depois de instalar tudo) e agora já funciona a impressão.

    Esta dica serve para o caso de alguém ter este ou outro problema… desinstalar tudo completamente (depois de ter feito a cópia de segurança dos marcadores e isso) e voltar a instalar de novo tudo deve resolver.
    Saliento que isto me aconteceu depois de ter feito um upgrade sem ter removido tudo (deixei os add-ons e os marcadores) só tinha removido a versão 3.5.6 que tinha na altura. Em caso de problemas removam mesmo tudo. E instalem de fresco.