Mozilla Firefox 3.6 Beta 2

20 Comentários

Após a comemoração do quinto aniversário do Firefox e na continuidade do trabalho desenvolvido com o novo Firefox 3.6, a Mozilla lança a beta 2. Esta beta aparece pouco tempo depois do lançamento oficial da beta 1, ambas atrasadas tendo em conta a agenda de lançamentos, conforme podemos ver aqui. Mas o que há de novo?

null


O Firefox 3.6 Beta é construído sobre a plataforma de renderização web Mozilla Gecko 1.9.2. Este novo motor de renderização está em desenvolvimento há vários meses e contém vários melhoramentos favoráveis tanto a quem programa como para o utilizador comum. Foi também conseguida uma maior resposta e uma maior rapidez por parte do browser, valores mais interessantes que os obtidos na versão anterior.

Além disso ainda foi optimizado para poder correr em pequenos dispositivos com sistemas operativos Windows CE e Maemo.

Quais as novidades sonantes?

  • Esta versão beta veio corrigir mais de 190 erros existentes na última beta..
  • Os utilizadores podem agora mudar a aparência do seu browser apenas com um clique, graças à ferramenta Personas, já falada aqui.
  • Firefox 3.6 irá alertar os utilizadores para plugins desactualizados, fazendo uma prevenção pró-activa visando a segurança da navegação e a integridade do browser.
  • Os vídeos nativos podem agora ser visualizados em full screen.
  • Suporte para formatos fonte WOFF.
  • Melhorias na performance do JavaScript melhorando a resposta do browser assim como tempos de arranque.
  • Suporte para as novas tecnologias web: CSS, DOM e HTML5.

São algumas das melhorias que o utilizador poderá contar. Além destas melhorias foram inseridas tecnologias que irão desempenhar tarefas até hoje deixadas a ferramentas de terceiros. Poderá ver aqui mais informações relevantes.

Licença: MPL, Tri-licença MPL/GPL/LGPL
Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux
Download [win]: Firefox 3.6 Beta 2 pt-ptpt-bren-us [8.01MB]
Download [mac]: Firefox 3.6 Beta 2 pt-ptpt-bren-us [18.54MB]
Download [linux]: Firefox 3.6 Beta 2 pt-pt | pt-bren-us [9.71MB]
Homepage: Firefox Namoroka

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de thesweetchild
    thesweetchild

    Gostei muito..
    Mas so nao percebi se o add-on personas ta incluido

      1. Avatar de thesweetchild
        thesweetchild

        Ok. Obrigado pela informaçao. Mas tambem ñ costumo usar o personas. (tenho o all-glass e gosto mais do visual)

  2. Avatar de Alexandre Pinto
    Alexandre Pinto

    É versões e mais versões e eu nunca consigo aperceber-me do que mudou realmente…

    Converti-me ao Firefox sensivelmente á um ano e sinceramente até já tenho saudades do tempo em que usava IE e não ficava uma eternidade á espera que browser abrisse. Não fossem alguns plugins e já tinha saltado para o chrome/opera…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @Alexandre Pinto

      Esse é um problema de todos nós :)…se não fosse os plugins…

    2. Avatar de alberto
      alberto

      O Firefox demora mais para abrir que o IE, mas pra mim não faz muita diferença. Eu abro o Firefox uma vez e ele fica aberto por dias…

      1. Avatar de Vítor M.

        Ui se eu fizesse isso…. com a actividade constate do browser, tenho (tinha) alturas do Firefox me estar a consumir mais de 200MB. Claro que se estivesse só no Firefox era pacífico… mas com editores de imagem abertos, aplicações a correr a máquina por vezes fazia uma ginástica brutal.

        Solução?

        Firefox com plugins apenas de produção (que uso esporadicamente) e Chrome para o dia a dia.

        Mas de facto o Firefox tem de mudar de vida!

        1. Avatar de José Gaspar
          José Gaspar

          Podes crer. A brutidade do Firefox a consumir memoria leva a malta a usar o Chrome para o dia a dia.

          Aquilo parece um boi a comer erva no que se refere a consumir RAM.

          1. Avatar de higuita
            higuita

            Se pesquisares na net pela utilização de memoria do firefox, chrome, safari, opera e IE, vais ver que o firefox 3.5 e’ o que consome menos ram de todos. o firefox anterior ao 3.0 tinha MUITOS problemas de memoria, mas depois do 3.0 as coisas melhoraram muito.

            o maior problema continua a ser o flash, que come MUITA ram e cpu, pelo que recomendo o flashblock

        2. Avatar de alberto
          alberto

          Bem, no meu computador é o Firefox que consome menos RAM e devolve melhor a RAM ao sistema quando necessário. Safari é o pior.

          Claro que há anomalias relatadas, como consumir 1GB com poucas páginas. Mas pra mim nunca ocorreu. 🙂

          De qualquer forma no Firefox 3.7 haverá um espaço separado de memória para plugins e no 4.0 a divisão de tabs em processos, como no IE e Chrome.

  3. Avatar de Nuno Peralta

    Alguém sabe se já existe Firebug que funcione com esta versão?

    Geralmente esqueço-me que o Firebug não vai funcionar, e então tenho que desinstalar depois de instalar -.- não vivo sem ele 🙂

  4. Avatar de GoN
    GoN

    Notei algumas diferenças desta versão 3.6 para a anterior 3.5, nomeadamente ao nível da rapidez de arranque e dos problemas que tinha com clipes do Youtube… havia ali qualquer coisa que não funcionava bem.

  5. Avatar de Raicuparta

    Não tinha reparado, e não sei se mais alguém reparou:
    No Windows 7, os sites abertos em separadores do Firefox aparecem como janelas agrupadas. Não sei se aparecem como janelas separadas nos outros SO. Mas inda podem integrar mais, com a barra de downloads a aparecer na barra de progresso da barra de tarefas, ou aquele sub-menu no menu iniciar do windows 7.

  6. Avatar de Felippe
    Felippe

    experimentem o flock
    ele é melhor que o firefox e igual praticamente
    eu ja esqueci o firefox,,,

    1. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      “Flock Speaks Your Language” – no it doesn’t…

  7. Avatar de Paulo C.
    Paulo C.

    Já ando por cá há tempo suficiente para poder aconselhar o seguinte:

    usem o que gostarem mais. Não há melhor nem pior, há diferente. Um browser que pode ser muito bom para um é de certeza menos bom para o vizinho do lado. O mesmo browser pode ser rápido numa máquina e lento noutra dependendo de factores que nada têm a ver com o browser em si. Experimentem todos os browsers que existem actualmente no mercado e depois escolham o que vos agradar mais. Ponto. E sejam felizes!

  8. Avatar de CarlosMC
    CarlosMC

    Acabei de fazer a actualização para a última nigthly (3.6b3pre) e não a instala – alguém também lhe acontece isso?

    1. Avatar de CarlosMC