Mozilla Firefox 3.5.3

29 Comentários

Não sei se é por hoje (ainda) ser 09/09/09 que a Mozilla disponibiliza mais uma versão do browser mais “badalado” da blogosfera. Ora primeira pergunta: Outra versão do Firefox, quais a novidades?

Bem, pelo que pude experimentar até agora reparei que o Firefox possui agora um modo privativo (inspirado no IE)….mas há mais !!!

– MODO PRIVATIVO

O objectivo de navegar no modo privativo, é que nenhuma informação/dado fornecido pelo utilizador é guardado no computador. Este modo de funcionamento é ideal para navegar quando estamos fora da nossa máquina.

– LIMPEZA PERSONALIZADA DO HISTÓRICO

Com esta opção, o utilizador pode definir para que período de tempo deseja eliminar o seu histórico (Ex: Última hora, últimas quatro horas, hoje, tudo…)

– “GEOLOCALIZAÇÃO DO UTILIZADOR”

Esta novidade presente nesta versão, permite informar a localização da sua máquina no mundo. Basicamente o Firefox 3.5.3 pode informar aos sites visitados onde se encontra  localizado no mundo para que eles possam fornecer informações mais relevantes e úteis. Mais informações aqui.

A Navegação ciente de localização é sempre opt-in no Firefox 3.5, ou seja, nenhuma localização será enviada sem a sua permissão. Se você quiser desactivar esse serviço completamente, siga os seguintes passos:

  • No campo de endereços, digite about:config
  • Digite geo.enabled
  • Clique duas vezes na preferência geo.enabled
  • A Navegação ciente de localização foi desactivada

– OPÇÃO DE VER VÍDEOS SEM A INSTALAÇÃO DE PLUGINS – ver aqui

– SUPORTE PARA O PADRÃO HTML5

Mais novidades, ver aqui

Licença: MPL, Tri-licença MPL/GPL/LGPL
Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux
Download [win]: Mozilla Firefox 3.5.3 Final pt-pt | pt-br| en-us [7.70MB]
Download [mac]: Mozilla Firefox 3.5.3 Final pt-pt | pt-br | en-us [17.55MB]
Download [linux]: Mozilla Firefox 3.5.3 Final pt-pt | pt-br| en-us [9.42MB]
Homepage: Firefox – MozillaWiki-Shiretoko

Partilhar:
Tags:

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de aalmeida
    aalmeida

    Boas pessoal…bem já actualizei o meu ff3…uma simples pergunta. Andei a verificar como funciona isso do “GEOLOCALIZAÇÃO DO UTILIZADOR” e não é o que mais me agrada… pelo que li as minhas informações não serão passadas somente a minha localização para ajudar numa simples procura de algum serviço ou assim

    estou certo?

    cumps

    1. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      Geo-localização é óptimo… para sacar a morada a miúdos, com scripts e tal, no msn e afins, então, deve ser insuperável… o w7 também tem isso, nem sei porque o ff não usa essa.

      1. Avatar de Tiago Sá

        A geolocalização só funciona se o utilizador disser que sim. Se nunca vos apareceu nenhum aviso a dizer que um site está a pedir a vossa localização, então não têm a geolocalização ligada.

        Além disso, em termos de privacidade, é absolutamente igual a darem a conhecer o vosso endereço IP. Tal como neste caso, há casos em que a localização não é exacta. O meu IP, por exemplo, anda sempre por volta de Santo Tirso, enquanto eu sou da Maia.

  2. Avatar de Tozé dos Youtubes
    Tozé dos Youtubes

    lindo

  3. Avatar de JMV
    JMV

    O modo privativo e a limpeza personalizada do histórico, pelo menos, já estavam disponíveis há algumas versões atrás.

    1. Avatar de JPedrosa
      JPedrosa

      porra, na mesma hora, no mesmo minuto, quase a mesma mensage, qual é a probabilidade disso?

      1. Avatar de Wilson Silva
        Wilson Silva

        Wawawiwa 😀

      2. Avatar de jr
        jr

        Joguem no Euromilhões

  4. Avatar de JPedrosa
    JPedrosa

    o modo privativo e a limpeza personalizada e a geolocalização, estão tal e qual estavam na 3.5.2.

    pelo menos no meu …

  5. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Tipo… Todas as novidades colocadas no artigo estavam também nas versões 3.5, 3.5.1 e 3.5.2 … XD

    E ainda por cima eskeceram-se da verdadeira novidade! Agora o FF verifica a versão do Flash Player que está instalada, no combate aos atakes feitos através do flash….

  6. Avatar de dc
    dc

    já desabilitei o Geolocalização… não me faz falta e é mais uma coisita para o BigBrother que já existe por ai.

    Nahh

    1. Avatar de Ramiro
      Ramiro

      Cada vez que um serviço tentar aceder a essa informação é pedida autorização ao utilizador, logo o “BigBrother” só existe se os utilizadores o quiserem e permitirem e não porque o browser se lembra…

  7. Avatar de Alexandre Pinto
    Alexandre Pinto

    Eu acho um grande abuso esta opção da geo-localização estar activa por defeito. E ainda por cima não ter a opção para a desactivar directamente no menu das opções, o que é o mais lógico.
    Parece-me um pouco de abuso de confiança nos consumidores… Pelo menos é como me sinto por ter usado isto durante algum tempo sem saber…

    1. Avatar de dc
      dc

      Ela vem activada por defeito, mas nunca transmite sem tu dares permissão.
      É tal como os Pop-Ups, ou o Gestor de Passwords, só se tu aceitares (aparece uma barra extra por baixo da barra de marcadores) é que então é transmitida tal informação.

      Mas isso até com o IP, chegávamos lá, não com tanta precisão, pelo menos em Portugal e aberto ao domínio publico.

      Pessoalmente eu desabilitei, para não dar hipótese a uma futura falha de segurança e é uma coisa que não necessito.
      É tal e qual como configurar um SO, se á uma “porrada” de serviços que não uso e só consomem recursos, desabilitasse e previnem-se leaks futuras, tão simples quanto isso.

      1. Avatar de Ramiro
        Ramiro

        Se fores ao Google maps e testares esta tecnologia irás verificar que a precisão não é o forte desta implementação.

        De facto isto não passa de uma detecção de ip mais sofisticada e com umas cores mais garridas.

        Depois de testar verifiquei que apenas consegue apontar a cidade onde moro (!!!?); desconfio, contudo, que quanto mais perto te encontrares do teu fornecedor ISP mais precisa será esta aplicação.

        De qualquer forma convém não esquecer que um browser não é um GPS…

  8. Avatar de TOTILMAN
    TOTILMAN

    Já me arrependi de a instalar e voltei à 3.5.2 novamente.
    Congela constantemente :@

  9. Avatar de paulf
    paulf

    Google no seu melhor… lol

  10. Avatar de fran
    fran

    como se faz para abrir uma aba em modo privado?
    como se activa o modo privado? ha atalhos?

    1. Avatar de Mr_Cooka
      Mr_Cooka

      Ctrl+Shift+P

  11. Avatar de Hell_Shoot
    Hell_Shoot

    Apenas uma pequena correcção.

    “Bem, pelo que pude experimentar até agora reparei que o Firefox possui agora um modo privativo (inspirado no IE)….mas há mais !!!”

    Não terá sido inspirado no Safari? Ou no Google Chrome que o popularizou?!

    Data -> Browser -> Sinônimo

    29 April 2005 -> Safari 2.0 -> Private Browsing

    11 December 2008 -> Google Chrome 1.0 -> Incognito

    19 March 2009 -> Internet Explorer 8 – >InPrivate

    30 June 2009 -> Mozilla Firefox 3.5 -> Private Browsing 3.5.3

    De resto, bom trabalho.

  12. Avatar de paz
    paz

    Estou usando esta versão desde o dia 03-09-09, quando foi disponibilizada em outros ares.

  13. Avatar de RF
    RF

    Já me chateia tanta actualização.
    Mas se não tivesse actualizações também estaria chateado.

    Que dilema…

  14. Avatar de Wilson Silva
    Wilson Silva

    Está aqui um link para uma versão do site da Mozilla em pt-BR sobre a geo localização, e eu estava intrigado a pensar o autor tinha utilizado a versão pt-BR porque não havia uma versão pt-PT.

    Então substitui o url:
    http://pt-br.www.mozilla.com/pt-BR/firefox/geolocation/
    por
    http://pt-pt.www.mozilla.com/pt-PT/firefox/geolocation/
    Guess what? Olhem para os erros ortográficos:

    “O Firefox 3.5 pode dizer aos sítios web aonde é que *voçê* está para que possa *encontra* informação mais relevante e mais útil. Tem tudo a ver com tornar a *webmais* inteligente – e é feita de uma maneira que respeita a sua privacidade. Quero experimentar!”

    Vergonhoso 😛

    1. Avatar de viperbruno

      Isso é PT-pt?! Nunca vi tanto erro, é o mal do open source pois nos programas pagos (ou suportados por empresas que vendem produtos) eles tem tradutores certificados enquanto que a mozilla poderá não ter dinheiro para pagar a um tradutor certificado de cada Idioma. Mas, eu não quero culpar a mozilla fundation, mas sim empresas do género Ahead (produtora do Nero) que tem dinheiro para mas que chamam ao Português do Brasil de “Brasileiro”.

    2. Avatar de Hell_Shoot
      Hell_Shoot

      Para dizer a verdade o pt-BR da Mozilla parece mais pt-PT e o pt-PT parece pt-BR.

  15. Avatar de orlando
    orlando

    Geo-localização influencia quando queremos ver videos online restritos ao nosso pais ?

    1. Avatar de ALL
      ALL

      Nop, nesse tipo de situações eles vêem logo a tua localização via IP, logo n será por desactivares o modo Geo q iras ter a oportunidade de ver vídeos que estão indisponíveis no nosso pais, uma vez q eles barram-te a possibilidade devido ao teu IP. Há aplicações para contornar essa situação.

  16. Avatar de iL caPo
    iL caPo

    Olá, tenho uma questão acerca do Firefox no Win7, está-me sempre a dar erros de javascript, não consigo abrir páginas ou instalar os extras. O que deixa muito piurço!!!!!
    Quando instalei o Win, fiz um restore profile com o mozbackup, não sei se foi isso!! Já desinstalei e reinstalei o Firefox e nada. Mas mantive os dados pessoais.
    Alguém tem o mesmo problema??

    Obrigadoss

  17. Avatar de test
    test

    Uma dúvida: retornei ao FF 3.0.#, por não ser possível, pelo menos até à versão 3.5.2, a navegação pelas abas utilizando a combinação de teclas Ctrl+tabulação ou Ctrl+shift+tabulação.
    Alguém sabe como corrigir a situação, ou se há a necessidade de mexer no about:config?