Mozilla cumpriu mais uma meta! Firefox chegou à versão 100 com muitas novidades

17 Comentários

Ao longo dos últimos anos a Mozilla mudou muito no Firefox. Este é ainda essencialmente o mesmo browser, mas tem agora novas funcionalidades e apresenta-se como uma das poucas alternativas que não depende da Google e do Chromium.

Com este papel importante em mãos, a Mozilla chegou agora a um marco histórico. O Firefox atingiu a versão 100 e traz muitas novidades, que os utilizadores podem explorar imediatamente e que irá elevar ainda mais este browser.

Mozilla Firefox 100 novidades browser

A Internet tem olhado para o Firefox de forma pouco interessante. As opções têm recaído noutras propostas, que estão a ganhar espaço no mercado dos browsers. A Mozilla quer contrariar este cenário e isso é visível agora na versão 100 deste navegador.

Para comemorar a mudança, a Mozilla traz agora as legendas no modo Picture-in-Picture no YouTube, Prime Video e Netflix. Basta ativar as legendas nestes serviços e estas vão surgir naturalmente no modo PiP. Este modo agora também suporta legendas de vídeo do formato WebVTT (Web Video Text Track).

Mozilla Firefox 100 novidades browser

A somar a isso, e ainda no campo do vídeo, o Firefox 100 traz suporte a vídeo HDR no macOS e vídeo AV1 acelerados por hardware no Windows. Além disso, os utilizadores das versões de Linux e Windows têm agora por padrão barras de scroll mais finas que não ocupam espaço.

Para ajudar os utilizadores, e durante a primeira execução do Firefox 100, o browser verificará se o idioma corresponde ao idioma do sistema operativo. Ai oferecerá a opção de mudar para o pretendido. Assim fica mais simples fazer esta alteração.

A verificação ortográfica do Firefox agora verifica a ortografia em vários idiomas. Estes devem ser habilitados no menu de contexto dos campos de texto. Claro que a Mozilla se focou ainda na resolução de vários problemas que as versões anteriores deste browser apresentavam.

Cerca de 1 mês depois de a Google e o Chrome ter atingido esta mesma versão, é agora a vez deste ícone da Internet atingir este marco importante. Os desenvolvimentos vão continuar e muito mais vai certamente ser apresentado pela Mozilla, para tornar o Firefox ainda mais interessante.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    Firefox always

    1. Avatar de Joao Luis
      Joao Luis

      Amen to that !!!

  2. Avatar de rSP
    rSP

    Convém avisar aos menos atentos que se alguma página não abrir ou não funcionar corretamente reportem a Mozilla e aos próprios donos do site (se possível) porque a versão 100 alguns websites entendem como versão 1.0 e não como 100e poderá haver incompatibilidades

    A culpa não é da Mozilla em si, mas sim da forma como os sites foram programados e se estão adaptados para isto tipo de versões. Já existe um documento oficial da Mozilla (pesquisem no blog deles) acerca da versão 100 e onde falam disto..

    Deixo isto para os menos atentos e não pensarem que o browser não está a funcionar! Quando está. E o problema pode estar mesmo do lado do site e se volto a reforçar SE os mesmos quiserem corrigir caso contrário dificultam o processo em si.

    Fica o aviso aos menos atentos.
    Firefox sempre! Fiel a este maravilhoso browser.

      1. Avatar de rSP
        rSP

        Sim, mas não custa nada deixar o alerta novamente… Nos comentários.

        Porque há gente menos atenta. Ou nem sempre lê as notícias.

        Eu uso o Firefox desde sempre tenho o Chrome como backup mas mal o abro.. o Firefox tornou-se num browser especial para mim tem ferramentas que são excelentes em relação ao Chrome.

        E isso dos segundos é uma treta. O Chrome pode abrir milisegundos mais rápido mas não é perceptível ao olho humano falo por mim que já testei ambos.

        Firefox sempre a frente. Gosto da proteção que eles implementaram. Entre outros. É um browser de eleição.

        O Edge só está a crescer porque é da Microsoft e já vem como default. Dá um Boost enorme mesmo tendo ou não qualidade.

        A mesma coisa com o Chrome..

  3. Avatar de Carlos Santos
    Carlos Santos

    Todos os verdadeiros entusiastas da internet e defensores de uma internet livre usam firefox. A monocultura blink (Chrome, Chromium, Brave, Vivaldi, Opera, Edge) está lentamente a matar e é uma ameaça à internet.

    É responsabilidade de todos usar o Firefox

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Concordo.

    2. Avatar de Joao Luis
      Joao Luis

      Amen to that !!!

  4. Avatar de Octávio
    Octávio

    Melhor browser e ecossistema. Pena a Mozilla ter acabado com o lockwise.

  5. Avatar de Luis
    Luis

    Pena é ter deixado de utilizar há 2 semanas!
    Deixei de conseguir anexar ficheiros no outlook.com. No Chrome e no Edge funcionava bem. Acabei por substituir o Firefox pelo Edge.

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Ja nao uso MozillaFirefox so pelo facto de conter trackers, o que por exemplo vivaldi e brave nao tem por enquanto, ja foi o meu preferido.

  7. Avatar de secalharya
    secalharya

    Firefox continua a ser o melhor browser.

  8. Avatar de João Antunes
    João Antunes

    falta só os workspaces do Opera, e os webpanels do Opera/Vivaldi 🙁

  9. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Para informar os web sites que quer que respeitem os seus dados pessoais, não os partilhando com terceiros, nem que siga você pela Internet.
    Alguns web sites irão respeitar esta indicação se forem forçados a tal pela legislação local.
    about:config
    globalprivacycontrol.enable
    mudar para: true
    privacy.globalprivacycontrol.functionality.enabled
    mudar para: true

    Pode verificar que foi correctamente activado em: https://globalprivacycontrol.org

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Boa dica,meu caro. 🙂

  10. Avatar de António
    António

    Uso o Firefox há anos. Para mim é o único que merece ser a alternativa aos grandes!