Mozilla conseguiu libertar-se da dependência da Google

23 Comentários

A dependência que a Mozilla tinha da Google sempre foi grande. A maior parte do seu financiamento vinha da gigante das pesquisas e do acordo que tinham para a utilização deste motor de pesquisa no Firefox.

Mas depois de terem terminado a sua parceria, a Mozilla consegui manter-se bem sustentada, mesmo sem a entrada de todo o dinheiro da Google.

mozilla_1

A prova de que a Mozilla pode passar bem sem o montante elevado que recebia da Google está nos resultados financeiros que apresentou agora e que mostram que a sua receita continuou a subir, da mesma forma que aconteceu em anos anteriores.

O grande ponto a ser destacado este ano é que o peso da Google nestas contas está muito menor, tudo graças aos novos contratos que a Mozilla assinou com outros motores de pesquisa.

Quando há cerca de um ano a Mozilla resolveu alterar os motores de pesquisa do seu browser, muitos vaticinaram que este seria um passo em falso e que a dependência da Google era tão elevada que a Mozilla se veria obrigada a alterar a sua posição.

Para ocupar o lugar da Google em mercados estratégicos foram estabelecidas novas parcerias e assim o Firefox passou a ser instalado com a Yahoo nos Estados Unidos, o Yandex na Rússia e o Baidu na China. No mercado Europeu, curiosamente, a Google manteve-se como o motor de pesquisa padrão.

Os resultados que a Mozilla apresentou agora mostram que a sua receita aumentou, fruto da presença de novos motores de pesquisa e de uma maior confiança dos utilizadores na sua utilização.

mozilla_2

Foi há cerca de um ano que a Mozilla decidiu que a sua ligação à Google teria de ser diferente e abrir mais o leque dos utilizadores a outras possibilidades.

Na altura essa parceria foi renegociada e a Mozilla decidiu optar por outras alternativas, dando aos utilizadores uma maior abertura e a utilização de motores de pesquisa locais, ao contrário do que acontecia até agora que tinham apenas uma única global.

Claro que associados estão outros factores como a existência do browser da Google, o Chrome, e a possibilidade da empresa de pesquisas alterar os resultados das buscas em seu favor.

Havia também uma vontade grande da Mozilla de alargar o seu leque de parceiros para que existisse concorrência e a necessidades destes melhorarem os seus serviços.

mozilla_3

Com uma quebra grande nos seus números de utilização, a Mozilla necessita de elevar a qualidades do Firefox e cativar novamente todos os utilizadores que lhes fugiram para o Chrome e outros novos browsers.

Com uma vasta equipa, presente em todos os cantos do planeta, a Mozilla tem conseguido manter-se bem acima da linha de água e é uma fundação que tem sabido diversificar a sua oferta, procurando atingir nichos de mercado e áreas onde sabe que pode ter sucesso.

Um ano depois, e sem a presença da Google, a Mozilla mostra que está bem e que dificilmente terá necessidade de financiamento da mesma forma como tinha antes.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de joao
    joao

    Uso mac e gostava que quando uso firefox a temperatura não subisse tanto, normalmente acontece quando vejo alguns vídeos no youtube mesmo em html5 e a ventoinha dispara.
    Para mim com uma optimização dessas trocava pelo Safari que por enquanto é o melhor browser para OSX

    1. Avatar de João
      João

      Pasta térmica diz alguma coisa? Secalhar está na altura de um repaste porque andar no Firefox não puxa nada pelo cpu..

    2. Avatar de Rudi
      Rudi

      Problemas de drivers, codec h264 e aceleração por hardware, acontecia-me o mesmo no Linux.

    3. Avatar de ruca
      ruca

      o problema não é do firefox, tanto no safari como no chrome o meu mac aquece de forma extrema que a minha ventoinha dispara a ver videos no youtube. o problema é dos mac mesmo.

      1. Avatar de Miguel Duque
        Miguel Duque

        Que mac tens?
        Eu sofria do mesmo problema no meu macbook pro early 2011 e não era por falta de recursos tinha 16GB de RAM e um ssd de 360GB, agora nos meus 2 atuais air mid 2012 e macbook pro mid 2014 deixei de ter esse problema. Para mim o problema consiste em 2 aspectos, cpu ser de 2º geração e má ventilação da maquina.

  2. Avatar de me and me
    me and me

    gostava que eles fizessem um browser menos guloso de recursos…
    ter 250mb de ram comidos por ele, so por abrir a pagina do sapo por exemplo, acho um grandessíssimo exagero

    1. Avatar de int3
      int3

      Chrome consome às vezes 2GB de RAM (juntando os 40mil processos que às vezes tem).

      1. Avatar de john
        john

        Pois, deves ser como eu … abas e janelas abertas por todo lado …

    2. Avatar de Fox
      Fox

      O browsers modernos deixaram de ser leitores de html à muito tempo, com o advento do HTLM5, passaram a ser a base das aplicações web.
      Por exemplo Html5 pode usar base de dados do próprio browser: http://goo.gl/Gxj8gf
      O browser será tão pesado como as páginas/aplicações que carregamos neles.
      Há sempre optimizações que se podem fazer, mas no fundo depende das aplicações/páginas que usamos na web.

  3. Avatar de João
    João

    Eu realmente não percebo é como é que alguém argumenta que Chrome é melhor em consumo de recursos… A sério!!!

    Isto só demonstra uma profunda falta de conhecimento e um profundo “fanboyism” pela Google…

    90% dos programadores e especialistas de informática com quem privo – e que não são poucos – usam Firefox e todos eles se interrogam disto mesmo: “porque é que alguém argumenta que Chrome é melhor???”
    É que ainda por cima estas comparações estão espalhadas pelas noticias em todo o lado………………………………….

    enfim… é só um desabafo…

    1. Avatar de john
      john

      Pura prova empírica. Certamente é grande a concentração que usa FF com quem privas. Na minha experiência é 50/50 do pessoal dentro do ramo. Talvez ligeiramente mais utilizem o Chrome que FF. Quanto a utilizadores comuns, o Chrome é o mais utilizado sem qq dúvida. Quanto ao ser “melhor” ou não ser, creio que a questão não passa por aí. São os dois excelentes e o resto é uma questão de gosto.

    2. Avatar de Vlad
      Vlad

      É muito dificil por parte da Mozilla de vir a destronar o Chrome. Existem muitos computadores que já vêm com o Chrome instalados, também existem muito programas ao serem instalados instalam o Chrome no computador, e a página inicial da Google também faz propaganda ao Chrome.

  4. Avatar de Arcanjo_Gabriel
    Arcanjo_Gabriel

    Firefox, simplesmente o melhor para mim.

  5. Avatar de Marquito do Ratinho
    Marquito do Ratinho

    Faz tempo que estimulo meus clientes a abandonar tudo que for da Google devido a invasão de privacidade. O Firefox deu um passo importante, parabéns !!

  6. Avatar de okapi
    okapi

    Firefox e não quero outro. Quanto à noticia ainda bem que assim é, e que continuem por mais uns tantos anos.

  7. Avatar de goncalo santos
    goncalo santos

    o firefox é bom o problema é que ocupa muita memoria chega a ocupar 2,5 GB e tive de desenstalar tenho 8 GB de RAM

  8. Avatar de Joao
    Joao

    O problema continua no Firefox, eles deveriam colocar cada separador a ter o seu próprio processo, assim a sua memória virtual atribuída poderia ser libertada, com o encerramento desse separador.
    Não consigo usar o firefox, porque vai acumulando memória virtual e quando chega a 1,5/ 2GB de memória virtual, o Firefox deixa de responder, e nem encerrando os separadores liberta a memória virtual… é sempre inevitável em especial em páginas com muitas fotos em vários separadores que o Firefox acabe por bloquear e ter de ser reiniciado, umas vezes a bem, outras a mal, e outras vai-se abaixo sozinho.
    É por isto que tenho de usar o Opera baseado no Chrome… e não uso o Google Chrome porque todas as vezes que guardo qualquer coisa no computador aparece aquela barra enorme e horrível em baixo que tem de se clicar no X para fechar e reaparece toda a vez que se descarrega algo de novo… tanta preocupação com o espaço no ecrã e depois metem aquele monstro em vez de uma indicação discreta como no Firefox ou no Opera (que no caso do Opera ainda é um bocado intrusiva pois não desaparece sozinha tem de se clicar algures na página para desaparecer, mas sempre é mais aceitável).

    1. Avatar de Murkdum
      Murkdum

      Tens extensões para ajudar a libertar memória assim que fechas o separador. De qualquer forma, o e10 está quase aí, e com ele a separação dos processos no firefox

  9. Avatar de Kaynrath
    Kaynrath

    Integração com Android é muito útil. Fica tudo sincronizado entre o chrome do desktop e o do smartphone. Se a Mozilla conseguir algo semelhante seria um passo importante.

    1. Avatar de Murkdum
      Murkdum

      Zé em que ano vives? Firefox tem sincronização com desktop e telemóveis desde que versão 20 ou pouco mais, estamos na 42

      1. Avatar de Kaynrath
        Kaynrath

        Boa.
        Obrigado pela dica 🙂

        1. Avatar de Murkdum
          Murkdum

          Na boa. E agora como já há para ios também, podes ter o desktop, android e dispositivo com ios a sincronizar entre eles, apenas com user e password

  10. Avatar de borderline
    borderline

    firefox x86_64