Mozilla acaba de lançar o novo Firefox 29.0

79 Comentários

…com a nova interface Australis 

O Firefox continua a ser um dos browser preferidos dos utilizadores. Depois da versão beta, a Mozilla lançou finalmente a versão final para os vários sistemas operativos, onde se destaca a “nova” interface Australis que tem vindo a ser testada ao longo do últimos anos. Há também novidade na ferramenta de sincronização.

Esta nova versão está disponível para Windows, MacOS e Linux.

firefox_29_00

O novo Firefox 29 está mais “clean” e mais rápido. As principais funções do browser  (Nova Janela, Histórico, Imprimir, Desenvolvedor, etc) estão agora concentradas e bem organizadas numa única interface, facilitando assim a interacção com o utilizador.

firefox_29_01

 

Mas a interface de opções não é estática. Através da função personalizar, o utilizador pode definir que funcionalidades pretende nesse menu.

firefox_29_02

A Mozilla decidiu também redesenhar a nova interface da ferramenta de sincronização. Para criar uma conta para efeito de sincronização, o utilizador apenas necessita de indicar o e-mail e uma password, um processo simples, que a Mozilla acredita que irá levar muitos utilizadores a fazê-lo.

firefox_29_03

Ao nível das ferramentas de programador há também algumas novidades.

firefox_29_04

O novo Firefox já está disponível para actualização via Ajuda > Sobre o Firefox. Caso pretendam instalar de raiz, basta que façam o download através do link seguinte.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/ Mac/ Linux
Download: Escolha aqui a sua versão
Homepage: Firefox

Comentários

79

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vítor I

    Alguém me sabe dizer como instalo manualmente no Linux Mint? Apesar de ter o Ubuntuzilla ainda não me aparece a atualização.

  2. Avatar de Ruaben
    Ruaben

    Um novo look.
    A ultima vez que mudaram foi no update 4 certo?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Agora é mesmo na versão final do firefox. Como referimos, esta interface já tem vindo a ser testada há algum tempo.

      1. Avatar de André Viana
        André Viana

        ja tenho usado este look quando estava no UX channel. Um longo caminho, mudou muito, para o melhor

  3. Avatar de jrgaugusto
    jrgaugusto

    …29 ou 28, no link só me aparece o 28 source…estou com o “24.3 esr” diz-me que está update.

  4. Avatar de Bruno
    Bruno

    Nova versão Australlis? E aquele menu com 3 linhas horizontais? Ops… parece-se com o browser C*rome! Olha que interessante… O pessoal do Firefoca andou reutilizando idéias do seu rival Krome. Não é preciso ter QI muito alto pra perceber isso hahaha!

    1. Avatar de peduxe
      peduxe

      sim… que começe a guerra de patentes
      não me parece que tenha sido a Google a inventar as tais três barras de que me falas.

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Cheira-me que a primeira foi a Adidas

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Ainda não foste a Foz Côa, pois não? Já lá há barras dessas há 20000 anos!

      2. Avatar de juca
        juca

        90% das extensões “úteis” do Chrome são portadas do Firefox (e por sinal funcionam muito mal no Chrome). Abas/tabs já eram utilizadas no Firefox e Opera quando Chrome nem existia. peduxe, você deve ter entrado no mundo da internet mês passado. Baka metido a sabido.

    2. Avatar de Marco
      Marco

      Antes disso tivemos o Safari com tal ideia, ao que uns e outros chamaram a Apple de idiota e mais não sei o quê e passado uns anos, olha tabs on top no chrome e no firefox, olha tabs on top já é fixe.

  5. Avatar de R
    R

    Excelente, sem duvida alguma o meu browser de eleição, alem disso dispenso ter a google a fazer-me tracking (chrome)…

    1. Avatar de Bruno Jesus
      Bruno Jesus

      Também eu… Mas tenho android…

  6. Avatar de Jon
    Jon

    no meu about:accounts não funciona. Menu “Personalizar” não funciona :\ Queria colocar os marcadores do lado direito e o menu normal do lado esquerdo…
    Nota: a velhinha google toolbar funciona!

  7. Avatar de Sergio
    Sergio

    Se ao invés de se preocuparem com o visual, tratassem de resolver a famosa fuga de memória que vem desde a versão…hmmm…deixa cá ver… 9(?!?!) já teriam ganho mais adeptos!

    20 versões depois, o bug perdura… mas o principal é ter a interface “metro-like”! 🙂

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      As versões mais recentes do Firefox consomem menos RAM que o Chrome. O Chrome actualmente usa imensos recursos, resumidamente, está-se a tornar naquilo que o Firefox era há uns 2 3 anos atrás.

      Mas há funcionalidades no Chrome que o Firefox deveria ter, como carregamento individual de tabs, caso uma crash, as outras continuam a funcionar normalmente.

      Há um problema que todos os browser têm. Quando fechamos uma tab, essa tab fica na memória na mesma (apesar de consumir menos recursos), para o caso de a querermos reabrir.

      Penso que para uma melhor gestão de recursos, deveria ser guardado em cache ou noutro sitio mais adequado, o URL e o ID (por ordem de termino). É um facto que desta forma ao reabrirmos ela iria demorar mais tempo, mas penso que seria melhor para poupança de recursos.

      Teoricamente se fechamos uma tab é porque não precisamos dela, logo ela não fica a fazer nada na memória, só a roubar recursos.

      Tudo bem que da forma como é feita actualmente, é mais rápido recuperar, mas também consome recursos desnecessários que para PCs mais modestos isto é um pesadelo.

      1. Avatar de zeca
        zeca

        é como os macs!

    2. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Nota-se logo a quanto tempo tu não utilizas o Firefox. Neste momento o Firefox consome bem menos RAM que o Chrome.

  8. Avatar de Orlando
    Orlando

    Boa noite, fiz o download e aparece-me a versão 28, porque será….??

  9. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    Os haters ignorantes vão dizer que copiaram do chrome, mas na verdade a Mozilla está a desenvolver este interface desde o Firefox 4.

    Se pecam pela demora? SIM! Mas foi a Google que viu os rascunhos da mozilla e utilizou no chrome!

    Por isso informem-se antes de falar. Os créditos da interface que hoje conhecemos do chrome são da mozilla.

    1. Avatar de Pedro Leal
      Pedro Leal

      Google Chrome foi lançado em 2008 pouco tempo depois do lançamento do Firefox 3. Agora não são apenas os outros que parecem “haters ignorantes”.

      1. Avatar de daiquiri
        daiquiri

        Perdão. Tem razão. O desenvolvimento do UX que hoje conhecemos como a cara do chrome foi ANTES do firefox 4, utilizando a informação recolhida pelo Test Pilot. 😉

  10. Avatar de Tiago Correia

    Parece-me muito, mas muito melhor esta nova versão.
    Bom design e muito mais leve em nível de recursos.

    Alguém sabe como exportar favoritos do chrome para o firefox nesta nova versão?

  11. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    Já descobri diversos bugs. Se quero sair da personalização tenho que usar o Gestor de Tarefas e Terminar a Aplicação

    1. Avatar de Ricardo Gaio
      Ricardo Gaio

      Não tenho esse problema… E não é uma instalação de raíz.

  12. Avatar de panhonhas
    panhonhas

    Horrivel, mudam sempre para pior, agora até retiraram a barra dos extras que ficava em baixa e que me fazia tanta falta quando era preciso desactivar o adblock em alguns sites. E ficava com uma melhor organização, agora é os extras todos lá em cima :O .

    1. Avatar de AC
      AC

      Sempre foi possível mover o botão do ABP (e de outros extras)para a barra do topo, através da personalização das barras de ferramentas. Assim evita-se ter mais uma toolbar a roubar espaço útil.

      1. Avatar de panhonhas
        panhonhas

        Pois mas nesta versão, agora tenho que usar a barra de menu para aceder ao que eu quero com maior facilidade, visto que tiraram o botão firefox do canto superior esquerdo o que é uma estupidez. Tudo para ficar parecido ao chrome, já não há originalidade nem inovação, é tudo cópia um dos outros. Tanta coisa com a personalização, e não permite adicionar outra vez o botão firefox ou a barra de extras, desiludiu me muito esta versão.

    2. Avatar de panhonhas
      panhonhas

      Ainda para acrescentar, desde há muitas versões anteriores, não precisava de usar isto, mas agora sou obrigado a usar nesta versão 29 que é a barra de menu. Firefox morreu, vou voltar a usar o meu querido IE9.

      1. Avatar de okapi
        okapi

        Até tem solução sim, esta é uma versão altamente configurável , melhor que as anteriores, para os mais sépticos e do bota abaixo, a Mozilla alguma vez ia deixar os credito por mão alheias. Claro que não, esta é a melhor versão e não foi por acaso que deram ao litro durante muitos anos para que chegasse aqui.

        1. Avatar de panhonhas
          panhonhas

          A sério, então diz-me lá como é que faço nesta nova versão para ter outra os ícones + texto ou só texto? Já andei ás voltas e não consigo encontrar essas configurações, eu precisava de ver os ícones + texto, e não só os ícones. Só falta a mozilla optar também pelo motor do chrome como fez o opera.

      2. Avatar de Márcio José Andrade Dias
        Márcio José Andrade Dias

        NOOB… a tecla “alt”..

        ahhh mas carregarna tecla xpto não dá muito jeito e é cansativo.. és maneto por acaso??? hum..

        1. Avatar de Tiago Santos
          Tiago Santos

          LOL 😀 nice tip 😛 não é que faça muita falta mas … ty 😉

        2. Avatar de panhonhas
          panhonhas

          Não sei porque carga de água sou obrigado a sempre que preciso desse menu ter que decorar teclas ou combinações de teclas, se antes tava lá sempre estático.

          1. Avatar de Eu
            Eu

            Da para fixar a barra de menu…botão direito do rato na barra das TABS e seleccionar Barra de Menu…simples.

          2. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Se é este o teu problema clicas em “Alt” depois é só ir a opção Ver->Barra de ferramentas->Barra de menu.

            E tu estás a dizer que vais voltar ao IE, quando neste, os menus por defeito estão escondidos e só são mostrados quando clicas em “Alt”, exactamente como o Firefox.

            O IE também não tem barra de extras.

          3. Avatar de panhonhas
            panhonhas

            Eu tava me referir ao botão firefox que tirarm, que era onde acedia mais vezes sem ter que ir á enorme barra de menus. Pois mas no IE tem aquela barra de estado que andoro ver num browser, manias lol.

  13. Avatar de lol2012
    lol2012

    não gosto do visual… está muito parecido com o chrome. mas assim é mais fácil roubarem os utilizadores ao chrome… de qualquer forma preferia que mantivessem o visual

  14. Avatar de Filipe
    Filipe

    Aquele estilo de separadores e icone para opções é totalmente igual ao Chrome. Podiam ter sido mais originais mas atentendo ao grande sucesso do Chrome, é normal que queiram optar por um design simples de sucesso.

      1. Avatar de José Leite
        José Leite

        Filipe,compreendi perfeitamente o que quiseste dizer.Sem dúvida(mas não só !!)que é por ter um design simples e prático que o Google Chrome arrasa.Agora,se fiquei admirado com este design(o Australis),com as tabs(separadores),etc.,muito a copiar o Google Chrome,sem dúvida que fiquei !! Vindo de quem é a maior concorrente da Google(em termos de browsers/navegadores para internet),isto é um render de armas !! Para a Mozilla,isto é uma derrota !! Mas é só no capítulo do visual,porque fora isso está muito melhor !! O Firefox é um excelente browser,altamente configurável !! Agora,que fiquei decepcionado(porque julgava que eles não iam para a frente com a interface do Australis),claro que fiquei !! Se muita gente critica porque existem quase duas dezenas de browsers que são em tudo forks(ramificações)do Chromium(software livre,de código aberto),e com a aparência em tudo do Google Chrome,e se até o Firefox não resistiu a isso,o que dizer ?? Por isso é que uso a 100% o Pale Moon,o meu browser de eleição. 🙂 🙂

        1. Avatar de zeca
          zeca

          o pale moon é um “fork” do firefox!

  15. Avatar de José Leite
    José Leite

    Se quiserem instalar o Firefox 29(seja para Linux,Mac ou Windows)eis o url:https://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/candidates/29.0-candidates/build1/

  16. Avatar de okapi
    okapi

    Para quem quer saber um pouco mais e conhecer a versão Firefox Australis então siga o link abaixo.

    http://tinyurl.com/klsdykr

    Para quem quer personalizar a ficar parecido com o anterior instale este addon
    http://tinyurl.com/qdwnogu

    Se alguma coisa correr mal ou não gostam da personalização o que podem fazer nesta versão é restaurar o Firefox sem perder as informações principais.

    1. Avatar de Carlos Suarez
      Carlos Suarez

      Grato Okapi, com este addon consegui voltar a antiga interface do firefox 28.

  17. Avatar de Linux
    Linux

    O Google Chrome já vem com Flash Player. No FF é só tralha.

    1. Avatar de zeca
      zeca

      ya flash desactualizado. tralha? entao o k e k chamas as traquitanas da google k vem agarradas ao chrome? cromo…

  18. Avatar de Joel Pinto
    Joel Pinto

    e como esta isto a nivel de consumos de memoria ??

  19. Avatar de Luís
    Luís

    Personalização o caraças. Até hoje tinha o firefox só com uma barra com tudo o que precisava. Agora lembraram-se de pôr uma das características do chrome que sempre me irritou profundamente. Obrigam-me a ter 2 barras, uma para os separadores e outra com a barra de endereços. Grande personalização, foram pôr para pior no meu caso.

  20. Avatar de Alexa
    Alexa

    Gostei de saber que o Mozilla iria permitir sincronizar entre diferentes devices.. Pena foi quando verifiquei que não é possível instalar a App no iOS pk n existe ainda para iPhone. 🙁

    1. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      A Mozilla já permite sincronizar entre vários dispositivos desde 2007. Não funciona no iOS porque não existe o Firefox para o iOS. E este nunca existirá enquanto as políticas da Apple referente ao uso do motor de javascript não mudarem.

      Antes existia o Firefox Home em que podíamos utilizar para consultar os bookmarks,… no iOS, mas a app foi removida.

  21. Avatar de Mus
    Mus

    É uma boa altura para quem não tem utiliza o DuckDuckGo o experimentar no seu browser, pois é um motor de busca eficaz e seguro.
    Não tem nada a ver com os tipos da Google, que entre outras coisas são especialistas em espiar o que fazemos, em vender a nossa informação e em fugir ao fisco, após conseguirem lucros astronómicos baseados na utilização moralmente indevida de dados privados…

    1. Avatar de Alvaro Costa
  22. Avatar de alforreca
    alforreca

    BEHOLD !!!!

    the new chrom…. hmmm… firefox 😛

  23. Avatar de Miguel Madeira
    Miguel Madeira

    Entretanto, no site da mozilla voltou a estar a versão 28…

  24. Avatar de João Torres
    João Torres

    Fui utilizador Firefox por mais de 10 anos e à poucas semanas dei uma chance ao Chrome……..resumindo…….não volto ao Firefox com muita pena minha 🙁

    1. Avatar de q
      q

      mais um que a google vai passar a fazer tracking….looooool

  25. Avatar de Red
    Red

    Bem, até a propria mozilla voltou atrás e no site deles apenas dá para descarregar a versão 28, que é a anterior.
    Acho que vou esperar para ver o que se passa com a versão 29… Para a terem deixado de disponibilizar alguma coisa se passa…
    Digo eu…

    1. Avatar de Muleta
      Muleta

      acabei de actualizar para a 29.
      credo….. e agora que desapareceu a seta para avançar, quando navegamos em várias páginas num site ou em vários sites!!!! só dá para andar para trás….. coisa estranha

      1. Avatar de Alvaro Costa
        Alvaro Costa

        Mantém o rato clicado em cima da seta para trás 🙂
        É, eu sei é estranho… mas depois entranha-se!

        1. Avatar de Muleta
          Muleta

          desculpa, mas é um verdadeiro disparate……. não faz sentido nenhum…. é mesmo andar para trás..

          1. Avatar de Bla
            Bla

            A seta para avançar já era ocultada caso não houvesse nenhuma página para avançar para, desde à muitas versões para cá.
            Está a estranhar pois, tal como eu, devia estar a usar ícones pequenos no menu, que com esta versão 29 desaparecem, e por defeito os ícones padrão/grandes são-nos impostos.

            Com ícones pequenos, tanto a seta para voltar como a seta para avançar estavam sempre visíveis, mas com ícones padrão/grandes não, a seta para avançar era automaticamente ocultada quando não fazia sentido, e isso não é desta versão.

  26. Avatar de Alvaro Costa
    Alvaro Costa

    Para quem realmente quer a versão 29.0 e está a ter problemas no download via HTTP, tentem por FTP:
    ftp://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/29.0/
    Depois é só escolher a plataforma….

    Para meter mais lenha na fogueira, uso o Firefox Nightly 64bit que está na versão 32.0a1 (2014-04-29) com o Australis há bastante tempo e além de estar bastante estável (para uma versão nightly entenda-se!) é bem mais leve em termos de recursos que o IE11 ou o Chrome nas suas versões estáveis (tenho um Core i7 com 8GB de RAM a correr Win8.1 Update).
    Por questões de trabalho tenho de ter vários browsers instalados e como tal consigo ter opiniões bem formadas sobre cada um dos 3 grandes e neste momento por nada trocaria o Firefox (mesmo sendo a versão nightly!!!).
    Gosto do interface e sim tem colagem do Chrome mas não estou no Firefox pelo UI mas sim pelas capacidades dele e da segurança mais que comprovada.
    A questão das 3 barras é muito complicada mas se calhar, e como já alguém escreveu, a Adidas ainda se vai queixar de roubo de patentes!!!! LOL

    Quem quiser testar o Firefox 64bit numa versão estável pode usar o Waterfox (http://www.waterfoxproject.org/). De notar que a Mozilla não tem versões 64bit oficiais para Windows (http://wiki.mozilla-x86-64.com/Main_Page)

    Divirtam-se e andem com a velha Raposa de Fogo 🙂

  27. Avatar de CC

    Está engraçado. Por acaso, o browser Light já tinha uma desenho muito semelhante e ocasionalmente ando a alternar entre os dois.

    O backtrack é que também não é muito transparente à primeira vista.

  28. Avatar de Alex
    Alex

    Firefox desde o início que é janela para o mundo aqui, e vai continuar sendo mas… não gosto para já da nova sincronização porque não me deixou desactivar o sincronismo das senhas guardadas; e preferia a barra de separadores por baixo da barra de endereços, coisa que não se altera em personalizar e não sei ainda como o fazer…

  29. Avatar de fornost
    fornost

    comecei a testar hoje… não sei o que achar (geralmente acho péssimas todas as mudanças de tudo, sou CHATO mesmo e demoro a me adaptar), mas como já estou acostumado com esse visual no chrome eu não acho (ainda) a mudança ruim nem acho que vou demorar muito a me acostumar… dessa vez estou positivo qto ao update (finalmente kkk) 😀

    ps: uso FF desde que me entendo por gente…apesar de ter chrome e opera instalados no PC sou fã de carteirinha do FF…só não o uso no celular porque não posso (low-end)

  30. Avatar de public
    public

    Aproveito e tenho aqui uma pergunta:
    Eu sempre usei o opera ate a uns 3 meses atrás: ate ao 12: quando deixou de ser actualizado e passou para o opera 15, que é uma copia do chrome, eu passei a utilizar o firefox.
    Ate ao opera 12, nos sites de tv online, quando se carrega para apagar a publicidade, o site tenta abrir os links dessa mesma publicidade mas acontece que esses link ficam a disposição de abrir numas pequenas janelas no canto inferior direito, e se nós carregarmos nessas mesmas janelas a publicidade abre se não carregarmos a publicidade não abre: não é oi mesmo que utilizar o adblok, porque muitas vezes os sites não trabalham com o adblok activado:
    Eu não entendo nada de programação, mas dá a sensação que opera, finge que o site tem acesso ao sistema do browser mas que na realidade os links de publicidade ficam disponíveis apenas dentro dum compartimento que por sua vez está dentro do browser.
    Existe algum extra para o firefox que faça o mesmo?
    -eu ainda não experimentei o novo ff29. Mas desejo que esteja mais facil a questão de adicionar favoritos aos marcadores, em que não adicione somente o link mas sim também o nome:
    Bem aja a todos

  31. Avatar de www
    www

    Lembra o Mercury p/ iOS

  32. Avatar de Daniel
    Daniel

    Não tenho quase nada contra esta mudança, excepto que antes podia ter o “Retroceder” e o “Avançar” à vista e não escondido/inserido no campo da hiperligação. O mesmo acontece para o “Actualizar” e “Cancelar” em que não posso ter os dois visíveis simultaneamente e também não os posso ter fora do campo da hiperligação.
    De resto é e sempre foi o meu browser de eleição.

  33. Avatar de Miguel Madeira
    Miguel Madeira

    Fiz o download, e afinal não vejo problema nenhum (só umas ligeiras mudanças estéticas).

    Mas costumo usar os menus, não os botões – se calhar é por isso que não vejo diferenças.

  34. Avatar de incomodado
    incomodado

    Quando eu actualizei o meu Firefox 28 foi para actualizar e NÃO PARA MUDAR O MEU UI E TUDO O RESTO. ACHO ABOMINÁVEL A MOZILLA TER FEITO UM CLONE DO CHROME. FALTA DE RESPEITO E UM ABUSO ENORME. NÃO QUERO ESTE NAVEGADOR. O MEU NAVEGADOR ERA O FIREFOX 28. JÁ TENHO A SOLUÇÃO ENCONTRADA. PASSEI A USAR O SEAMONKEY. CASO MUDEM O SEAMONKEY JÁ TENHO ALTERNATIVA PENSADA. ISTO FAZ LEMBRAR O QUE A MICROSOFT FEZ AO MUDAR DE WINDOWS 7 PARA WINDOWS 8. É CLARÍSSIMO QUE ESTAS MUDANÇAS TEM A VER COM OS TOUCHSCREENS, TABLETS, SMARTPHONES ETC.. MAS A MOZILLA EU NUNCA IMAGINEI QUE FIZESSE SEMELHANTE..

  35. Avatar de Barão
    Barão

    Alguem sabe se nesta nova versão ainda dá para meter para mostrar os icones mais o texto..?