Microsoft volta ao ataque! Edge quer roubar os seus dados do Google Chrome

12 Comentários

A Microsoft tem sido muito agressiva quando se trata de tentar fazer com que os utilizadores do Chrome troquem para o Edge. São várias as situações conhecidas e uma nova parece estar a ganhar força. Há agora um enorme novo pop-up que tenta fazer com que os utilizadores deixem o Edge copiar dados do Google Chrome.

Microsoft Edge Chrome Google dados

Edge quer roubar dados do Google Chrome

Quem usa o Windows, poderá encontrar o Edge a abrir automaticamente ao ligar o PC. Nessa altura o browser da Microsoft vai apresentar um enorme pop-up a solicitar uma nova permissão. A gigante do software quer que o utilizador “melhore a sua experiência de navegação com o Copilot no Microsoft Edge”.

Neste cenário aparentemente inócuo, há uma caixa de seleção pouco visível que, marcada por omissão, permite ao Edge “trazer os seus dados de outros browsers regularmente”. Este novo comportamento já foi detetado em várias situações e a Microsoft referiu que “existe uma opção para o desligar”.

Efetivamente existe um “X” muito pequeno para fechar o pop-up no canto superior direito, mas não é propriamente fácil de ver. O único outro botão que os utilizadores podem usar para avançar é “Confirmar e continuar”, e não existe a opção “Não, obrigado”, como seria de esperar ver num pop-up como este.

Microsoft Edge Chrome Google dados

Microsoft volta ao ataque em mais um caso

Esta não é a primeira vez que o Edge insiste em tentar roubar os dados do Google Chrome e de outros browsers. Em 2022, a Microsoft lançou uma funcionalidade que importaria automaticamente os dados do Chrome para o Edge, mas era totalmente opcional na altura.

No início deste ano, o Edge estava a roubar os dados do Chrome essencialmente sem permissão, aproveitando esta funcionalidade e ativando-a durante uma atualização do Windows. Mais tarde, a Microsoft reverteu e possibilitou que os utilizadores cancelassem o serviço antes de os dados serem copiados. Quando a permissão for concedida para esta funcionalidade, o Edge copiará os dados mais recentes disponíveis no Chrome, como os favoritos e até mesmo os separadores abertos.

Não é claro até que ponto a última tentativa da Microsoft está a ser implementada de forma alargada, mas é apenas a mais recente de uma longa lista de incidentes. A Microsoft aproveita o Windows para tentar que todos utilizem o Edge.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    O Chrome/Edge é o pior que se pode usar.

    Para mim aqui fica o Top 3
    1°- Firefox
    2°- Mullvad Browser
    3°- Brave

    O Brave é muito bom no entanto consome quase o dobro dos recursos do Firefox.

    1. Avatar de cK
      cK

      É isso e usar o Samsung Internet no telemóvel

  2. Avatar de Aragão
    Aragão

    Não adianta a MS querer “roubar” users do Chrome ou seja lá que de browser for. O Edge continuará sendo uma porcaria de browser. Não troco os meus browser que uso pelo Edge de maneira nenhuma. Deixa eles chorarem de raiva.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      O edge é basicamente o Chrome com outra cara e features que levam a experiencia do windows para o browser.

  3. Avatar de FernandoS
    FernandoS

    Utilizador de Firefox aqui. Depois de usar chrome por 10 anos…e não me arrependo nada.

  4. Avatar de VITORSIMOES
    VITORSIMOES

    PEÇO POR FAVOR GOOGLE CHROME DEIXE ESTAR SEM VÍRUS NOS MEUS DADOS AGRADEÇO VÓS RESOLVAM…

    1. Avatar de FernandoS
      FernandoS

      Que é que anda aqui a fazer este boot de IA? LOL

  5. Avatar de Zé

    Nem chrome nem edge. Problema resolvido há mais de 10 anos.

  6. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Negacionistas…. Não presta, não gosto, não uso há mais de 10 anos ,,,,não percebo, contudo, são de longe os dois mais usados em todo o mundo!

  7. Avatar de jorge
    jorge

    Um dos melhores browsers sao safari e firefox, sao dos mais seguros , depois cada um usa o que mais gosta.

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Importar não é roubar.

  9. Avatar de uxatodocrl
    uxatodocrl

    O edge é muito melhor que o google chrome… tirem essas vendas dos olhos!