Microsoft já está a testar um Edge muito mais seguro

17 Comentários

A constante procura por uma browser que seja realmente seguro e imune a ataques na Internet tem levado as grandes empresas a testar soluções mais ou menos inovadoras. A Microsoft, que tem no Edge o seu mais avançado browser, quer agora conseguir o que ainda não foi encontrado.

O Edge vai em breve passar a ser mais seguro, recorrendo a uma ideia que não é nova. Este browser passará a correr numa máquina virtual para se proteger a si e aos utilizadores.

Microsoft Edge

Esta nova solução que a Microsoft vai agora abraçar para o Edge não é nova e já muitos a usam há vários anos. Ao conter o browser dentro de uma máquina virtual, este consegue estar isolado do sistema operativo e assim evita transmitir qualquer problema para este e para os utilizadores.

Apresentado em Setembro do ano passado como a futura forma de garantir a segurança máxima no Edge, chegou agora às versões de testes do Windows 10, onde pode ser já usado por quem está no Insiders Preview.

Segundo a Microsoft, o Application Guard vai garantir um isolamento completo do browser no sistema operativo, correndo de forma quase externa a este e não tendo acesso ao armazenamento dos dados e a outro hardware que possa transmitir problemas.

https://videos.sapo.pt/Z6692Br7sKlb9wgKTGUs

Depois de ativado o Application Guard, adicionando-o como uma nova funcionalidades do Windows, este passará a estar no menu iniciar e ao ser executado abre uma janela do Edge, que estará já a correr numa máquina virtual, mas integrado no próprio Windows 10.

Claro que esta segurança adicional traz algumas desvantagens, mas que a segurança adicional compensa. O Edge ficará mais lento e, por estar isolado e não ter acesso ao disco, sempre que o Edge for terminado, todos os dados do utilizador vão desaparecer.

Esta parece ser uma medida inteligente e que trará a segurança que os utilizadores do Windows 10 precisam. A segurança do Edge será elevada e permitirá estar isolar o PC da Internet e de todos os problemas que esta pode trazer.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de 111111a
    111111a

    a segurança depende mais do que está entre a cadeira e a maquina, do que propriamente de software.

    1. Avatar de Torres
      Torres

      Verdade
      Mas também temos de ver que nem toda a gente percebe do assunto… Tal como eu não percebo de medicina também há médicos que não percebem de segurança no PC

    2. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      A conversa do costume… eu poderia dizer que o problema está nos geeks que na sua ideia todos os utilizadores são adultos jovens com conhecimentos informáticos e experiência em reconhecer as manhas ou perigos. Não é a Microsoft (ou outras) que são super zelosas, são pessoas com esse pensamento como tu que deixam desprotegidos 90% dos utilizadores.

  2. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    EM GNU/Linux , já temos a appimage , snappy , ou ainda melhor chroot , mas para os utilizadores do windows ainda há uma solução a bash GNU , que através se pode instalar a versão do Firefox para Linux em Windows .

  3. Avatar de Aj
    Aj

    Um edge onde é possível editar um url de um favorito? Ou será que é ainda função avançada de mais ?

    1. Avatar de alb
      alb

      Abres o url e adicionas aos favoritos, DIFÍCIL….

  4. Avatar de Kabuki
    Kabuki

    Sem presença no IOS e Android, não é atrativo. É útil ter à mão, mas nada mais.

    1. Avatar de Vitor Correia
      Vitor Correia

      Concordo! Enquanto não for multi-plataforma não será o meu browser principal. A sincronização de dados entre dispositivos é essencial hoje em dia para um browser que chamemos de primário na utilização. Gosto do Edge, no dia em que esteja disponível no Android, passa a ser o meu browser primário. Até lá, mantenho o Firefox….

  5. Avatar de SergioM
    SergioM

    Não sei que computador tens mas em nenhum que eu uso ele laga.

  6. Avatar de SergioM
    SergioM

    Sim, porque ninguém neste mundo usa Windows num computador…

  7. Avatar de Rui Afonso
    Rui Afonso

    Acho que disse tudo… Ainda ontem fui a http://imsatv.imsa.com/ tentar ver umas corridas em streaming (sinal aberto e legal): no edge não dava nada; no IE com Flash Player activo o circulo andava à volta a carregar, e 5 minutos depois não passava daquilo; fui ao Chrome e funcionou de imediato! O meu Edge com o Creators Update ainda ficou pior, não funciona em sites que anteriormente funcionava.
    Parece aqueles anúncios de banha da cobra: “Com este filtro não inspira coisas indesejáveis!” OK, posso nem conseguir inspirar, seja muito ou pouco, logo morro por falta de ar, mas assim não inspiro nada de indesejável…

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Todos os browser tem os seus falhanços, tanto é que tem um par de sites que só funcionam a 100% no Firefox e Opera, no Edge e Chrome não dão.

      No entanto os meus browser diários são o Edge (PC) e Chrome (smartphone) e não me posso queixar de nenhum: abro sites oficiais de streaming, banco, empresas, lojas, jornais, etc e ambos 5 estrelas.

      O Chrome para PC esse sim parece uma baleia, muito mais pesado que qualquer outro.

    2. Avatar de SergioM
      SergioM

      Não conheço esse site, mas acabei de carregar e o Edge abriu a stream sem problemas.

    3. Avatar de poio
      poio

      Tens noção que existem sites que só funcionam no internet explorer?

  8. Avatar de José
    José

    O quê? Alguma coisa deve estar mal! Nos meus computadores é super-rápido.

  9. Avatar de sakura
    sakura

    podem usar o chrome mas no windows 10, o edge é de longe o mais seguro. chrome old tek.

  10. Avatar de Antero Ferreira
    Antero Ferreira

    A última atualização para o Office dá sempre erro…alguém sabe alguma coisa?