Microsoft reage à “falsa app” do Chrome na loja do Windows

36 Comentários

Durante esta semana, a Google publicou o seu famoso browser Google Chrome na loja do Windows (Windows Store).

Dado que a loja da Microsoft não tem a melhor seleção de apps para os utilizadores, o facto de a Google perder tempo a desenvolver uma aplicação do Chrome de propósito para a loja do Windows, parecia mais uma pequena vitória por parte da Microsoft… mas a Microsoft acabou por removê-lo. Saiba porquê!


Tudo não passou de uma grande “brincadeira” de mau gosto por parte da Google. A dita aplicação do Chrome na loja do Windows apenas abria uma página para fazer o download do navegador no site oficial da Google.

Assim, nas poucas horas em que a dita aplicação esteve disponível foi alvo de críticas e reclamações por parte dos utilizadores do sistema operativo da Microsoft.

Fazendo a única coisa que podia, a empresa fundada por Bill Gates considerou a ação da Google uma ofensa à loja do Windows e removeu a aplicação da loja.

Removemos a aplicação do instalador do Google Chrome da loja da Microsoft, dado que violava as regras da loja. A Google é bem-vinda para desenvolver uma aplicação para a loja da Microsoft que respeite as regras.

Porta-voz da Microsoft

As aplicações que estão disponíveis na loja do Windows podem correr em qualquer computador com Windows, incluindo aqueles que correm o Windows 10 S, a versão mais light do Windows. O Chrome, por outro lado, não pode correr em computadores com Windows 10 S, e a Microsoft nunca o permitirá porque pretende que os utilizadores utilizem as aplicações nativas do Windows 10, como por exemplo, o Edge.

Segundo foi reportado por outros sites que tentaram contactar a Google, procurando mais informações acerca do que aconteceu, a empresa de Silicon Valley recusou-se a comentar sobre o assunto.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de eu
    eu

    Querem o browser deles na loja da MS mas não se deram ao trabalho de fazer uma dedicada conforme as regras, nem sequer uma versão convertida, utilizando a ferramenta de conversão.
    Isto vindo de uma das 10 maiores empresas de software do mundo, é de muito baixo nível.

    Por outro lado, todos estão a bater na Google mas foi a Microsoft que tapou os olhos e deixou que isto acontece-se.
    Se fosse um programador independente era logo barrado mas com veio da Google, tudo bem.
    Deu barraca e sacudiram o capote.

    1. Avatar de Napoléon Bonaparte
      Napoléon Bonaparte

      em português escrevesse: “que isto acontecesse…” !

      1. Avatar de Martins
        Martins

        Oh the irony…

      2. Avatar de fm
        fm

        em português escreve-se “escreve-se…”!

      3. Avatar de celso
        celso

        Em português, escreve-se.

      4. Avatar de johny
      5. Avatar de Wandscheer
        Wandscheer

        Primeiro corrija-se, depois considere apontar os erros alheios.

  2. Avatar de Mário
    Mário

    Esta Google é muito parva realmente! Mais valia estarem quietos!

  3. Avatar de Adolfo Dias
    Adolfo Dias

    Uns brincalhões.
    Era agora a Microsoft desenvolver uma App para Android, para instalar o Windows 🙂

  4. Avatar de ah e tal...
    ah e tal…

    esta treta das apps é uma palhaçada!

    1. Avatar de AqueleGajo
      AqueleGajo

      Sendo eles donos da store acabam por poder monopolizar o que outros podem lá meter ou não. No futuro só as maiores empresas terão mercado enquanto que as pequenas tentam entrar por via destas stores.
      Acho bem terem uma store com aplicações que são testadas e tem de passar por uns standarts mas existe sempre a possibilidade de os conteudos serem filtrados pelos donos dessas stores.

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    “O Chrome, por outro lado, não pode correr em computadores com Windows 10 S, e a Microsoft nunca o permitirá porque pretende que os utilizadores utilizem as aplicações nativas do Windows 10, como por exemplo, o Edge.”

    “Nunca o permitirá”?! WTF?!

    A única coisa que a MS exige é a utilização de um dado motor de renderização, tal como a Apple faz na App Store (exigência essa que a Google respeitou ao lançar para iOS o Chrome a correr o motor do Safari).

    Isto é apenas mais um episódio triste protagonizado pela Google relativamente à MS (basta pegar no caso do Youtube e ver o que foi feito com o Windows Phone e é feito hoje com a Xbox).

    Triste ver estas atitudes a ser praticadas por pessoas crescidas.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      E fizeram o mesmo ou pior no iOS. São uns brincalhões são. Sem escrúpulos.

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Era fazer uma app para o Firefox (correcta), para mostrar a google come se faz.

  7. Avatar de CS
    CS

    Pode ser uma brincadeira de mau gosto mas também pode ser uma espécie de protesto contra a Microsoft por não permitir o Chrome na Store.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      A Microsoft permite… mas tem de seguir as regras da Store.
      Assim como a Google segue as regras da AppStore e a propria Microsoft segue as regras da AppStore e da Google Play.

    2. Avatar de Toder
      Toder

      e porque iria de o permitir? se a google quer trazer o seu browser para a store então tem que o fazer com o motor da ms tal como a apple exige e tal como a ms fez o seu edge browser para android baseado no chromium, não que a google exigiu mas so dei o exemplo

  8. Avatar de Eric Mac Fadden
    Eric Mac Fadden

    É praticamente uma afronta à M$, da mesma maneira que fizeram com o app do YouTube para o WP….

  9. Avatar de Joao
    Joao

    E alguem usa apps no windows? Usem ipad se querem apps de jeito e windows ou mac para programas x86. Windows sempre foi uma tristeza em apps como comprova o falhado windowsphone e os seus users inexistentes

    1. Avatar de Victor F.
      Victor F.

      Eu ainda existo e olha, para fazer chamadas é espetacular! Ainda se faz disso nos telemóveis de 900€?

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Não me referi a palermas..para chamadas qq um de 20euros serve n e preciso lumias de 500

        1. Avatar de Victor F.
          Victor F.

          Chamas-me palermas mas és o tal que diz “falhado windowsphone e os seus users inexistentes” tal como “n e preciso lumias de 500” … posto isto só me resta rir à gargalhada com a tua ignorância

    2. Avatar de Hugo Gomes
      Hugo Gomes

      Eu tenho um lumia 630 e ate é porreiro so sinto falta é de algumas apps mas para o que faço no dia a dia tenho tudo. So tenho aqui instalado o whatsapp e o ppleare mais nada o resto ja vem com o sistema

    3. Avatar de JJ
      JJ

      Sim usa-se…
      Do calendário, do correio, da metrologia. Por vezes as das noticias. E ainda o OneNote. Também o Word/Excel Mobile no tablet Windows.
      E talvez mais uma ou duas…

  10. Avatar de TekMan
    TekMan

    Com isto a Google reconhece que é importante estar na loja Windows (tal como a Microsoft percebeu há muito a importância de estar na Google Play).
    São mais de 600 milhões de máquinas Windows 10 (mais as Windows 8 e 8.1), portanto é natural que a Google venha a lançar apps a sério na loja e quem ganha com isso são os utilizadores.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      A google está bem melhor do que a Microsoft nesse aspeto. Não precisam da Store e é isso que lhes estão a dizer. Já a Microsoft não consegue arrancar com a Store como gostaria.

      1. Avatar de Toder
        Toder

        no dia de hoje sim tens razão, mas para o futuro nope! não sei se reparaste mas o windows 10s não aceita aplicações fora da store, portanto serão utilizadores sem poder utilizar o chrome, agora imagina todas as maquinas bloquearem o chrome, coisa que não vai acontecer claro mas imagina, o chrome é o mais utilizado browser no windows, portanto a google não pode ignorar, tal como a ms ignorou o android e agora viu-se

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Eu penso que a Microsoft está em maior alhada que o Google nesse aspeto.

          A ideia deles em só permitir Apps da Store (no windows 10 S) vai sair-lhes pela culatra e não ter grande adesão. A maioria dos compradores não sabem desse pormenor e sentem-se enganados/limitados num dispositivo que é bem caro para a atualidade.

          A ver vamos, é deixar passar uns anitos e vemos o resultado da coisa.

          1. Avatar de Toder
            Toder

            Eu tambem nunca iria optar pelo windows s quando posso ter o pro, mas agora o windows s pode sair-se bem nas empresas onde muitas empresas so querem que seus trabalhadores utilize determinadas ferramentas e nao lhr permitir instalar outras coisas, isto poderia ser bom ou não veremos. num laptop não faz muito sentido tambem, mas olha para o chrome pc da google da-se bem nas escolhas, outra area onde o s pode sair-se bem pois limitam o que os alunos podem instalar. outro ponto mais forte de todos seria um surface phone com esse windows s e nao windows mobile, ai a coisa poderia mudar muito, mas sim veremos nos proximos anos

        2. Avatar de stealth
          stealth

          e achas que o windows com mais alergia a seguir ao vista e millennium sai por cima?! boa sorte

  11. Avatar de Luis Santos
    Luis Santos

    Gostava de saber qual era a reação da google se a MS fizesse o mesmo com as apps que disponibiliza na play store .
    Infelizmente fui “obrigado”a migrar para android ,devido a uma queda do meu 950xl .Quem diz que o android é simples e o Wm10 é complicado ,devia de ser fuzilado .
    Nunca vi um sistema tão confuso como o android (oreo ) .A user interface do WM10 bate a anos luz o user interface android

    1. Avatar de stealth
      stealth

      a minha avo diz a mesma coisa do 3310

  12. Avatar de sakura
    sakura

    leva a que é impossível instalar o Firefox 64 na ultima fast build (17063)pro…….
    pelo menos na minha maquina.

  13. Avatar de zé tuga
    zé tuga

    uma brincadeira engraçada, mas da minha perspectiva, isto é tudo uma factochada entre os grandes, e a meu ver o windows 10s vai ser outro fracasso por depender unicamente da store, já tentaram anteriormente e ninguém quis uma versão limitada, e acabaram com a dita, e esta vai acontecer o mesmo…

  14. Avatar de Roberto
    Roberto

    Parece me que a Google pela as últimas atitudes, deve ter sido comprada pelos russos. lol

  15. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Windows 10 e afins, para quem precisa de um pc para trabalhar é simplesmente o pior de sempre, nem millenium e muito menos o “subavaliado” Vista são tão maus… Cada actualização no W10 é ter que perder horas para recuperar chaves pagas dos programas profissionais para poder trabalhar de novo. Conclusão, comprei pc com Windows 7 e tudo funciona sem espinhas, o novo portátil vou prepara-lo para o vender