Microsoft prepara o programa Insiders para testes ao novo Edge baseado no Chromium

8 Comentários

A decisão da Microsoft de alterar o Edge e passar a criá-lo de raiz com base no Chromium é arriscada, mas ao menos tempo a mais lógica, segundo muitos analistas. Agora que este é um passo certo, é hora da empresa começar a trabalhar neste sentido. Para isso prepara-se para ter um programa Insider para testar os seus desenvolvimentos.

Edge Chromium Microsoft Insider

Os planos da Microsoft para o novo Edge são claros. A empresa quer usar o Chromium como base para o seu novo produto, aproveitando assim todo o trabalho que a comunidade tem feito e tendo uma base mais que provada.

Com o Chromium a Microsoft consegue aproveitar o que de melhor este browser tem, garantindo a atualização constante, o acesso aos novos standards da indústria e até a todas as extensões que existem.

Um novo programa Insider para o Edge

Claro que há agora muito trabalho a ser feito e a Microsoft quer contar com todos os que estejam dispostos a testar e a validar o que for sendo apresentado. Para isso a empresa conta com a sua experiência anterior do programa Insiders e abriu agora um programa destes para o Edge.

Edge Chromium Microsoft Insider

O que vai trazer o Edge baseado no Chromium?

Com este programa a Microsoft consegue separar o novo Edge do Windows 10 e focar-se no seu desenvolvimento, não tendo de esperar por atualizações deste sistema, algo que pode demorar semanas ou meses a serem lançadas para os utilizadores.

Há ainda vantagem de poder criar versões de teste para outros sistemas operativos, como o Windows 7 ou o macOS, onde se espera que o novo Edge também tenha presença, tal como acontece hoje com o browser da Google e outros que têm a mesma base.

Edge Chromium Microsoft Insider

A Microsoft abriu o programa de testes do Edge

Para aderir ao novo programa Insider dedicado ao Edge, os utilizadores só necessitam de se registar nesta página, fornecendo o seu nome completo, o email e o país de origem.

Quando a Microsoft tiver as primeiras versões disponíveis, os utilizadores são ser contactados para instalarem a nova versão.

Apesar do desconforto de muitos, que entendem que a diversidade no mundo dos browsers está a deixar de existir, a verdade é que a mudança do Edge para o Chromium vem libertar a Microsoft para desenvolver outras áreas do seu browser.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Me
    Me

    A emel vai oferecer 5€…

  2. Avatar de Falcão Azul
    Falcão Azul

    Inscrevi-me mesmo agora.Excelente artigo,Pedro Simões,como sempre,e muito obrigado pela dica. 🙂

  3. Avatar de Paulo
    Paulo

    Eu sei que é empírico mas os sites que uso em trabalho funcionam melhor em FireFox
    De qualquer maneira, é triste que a maior casa de software do planeta não consiga fazer um browser decente.

    1. Avatar de Pedro H.
      Pedro H.

      Creio que o problema com o Edge foi mesmo falta de investimento e manutenção nessa divisão. Onde a Microsoft investiu mais foi sempre nos produtos Windows e Office, deixando o browser quase de lado ( pelo menos é o que deu a entender ). Pessoalmente penso que tenha sido uma boa decisão, embora preferisse que eles tivessem ficado com o Quantum do Firefox. Parece que promete muito sem penar pela memória que o Chrome come. Mas a ver vamos. Vejamos se a Microsoft consegue vender o Edge a todos aqueles utilizadores que ainda usam o IE <= 11 xD.

      1. Avatar de Jorge Santos
        Jorge Santos

        Temos ainda aplicações que infelizmente só funcionam com o IE, por isso no nosso caso mantemos.

  4. Avatar de nacho vidal
    nacho vidal

    eu uso o brave browser, não sou um produto. 😉

  5. Avatar de informado
    informado

    LOL mas se é baseado no Chromium precisa testar pra quê? LOL

  6. Avatar de ACMSeBr
    ACMSeBr

    Obrigado. Ótima noticia.