Microsoft Edge é 112% mais rápido que o Google Chrome

59 Comentários

O Google Chrome é actuamente o browser mais popular de acordo com o site StatCounter. No entanto, segundo a própria Microsoft, o Edge promete ser bastante superior ao Google Chrome no que diz respeito à performance o que poderá levar muitos utilizadores a trocarem de browser brevemente.

De acordo com a últimas informações, o Microsoft Edge é 112% mais rápido que o Google Chrome.

Windows10_edge


O novo browser da Microsoft, o Edge, prepara-se para chegar e fazer esquecer tudo o que de mau o Internet Explorer teve durante anos. Em Maio apresentamos aqui alguns resultados de testes realizados ao nível do JavaScript e o Microsoft Edge conseguiu superar a concorrência directa, mais concretamente o IE11, o Firefox e o Chrome.

Passados dois meses, além da disponibilização da última versão de testes do Windows 10, Gabe Aul revelou também algumas estatísticas relativamente ao Microsoft Edge. Segundo o que foi publicado no Blog do Windows, a equipa responsável pelo novo browser tem vindo realizar optimizações para melhorar a performance, tendo conseguido, mais uma vez, bater o Chrome e Safari nos benchmarks realizados ao nível do Javascript.

Resultados Obtidos

  • WebKit Sunspider: Edge é 112% mais rápido que o Google Chrome
  • Google Octane: Edge é  11% mais rápido que o Chrome
  • Apple JetStream: Edge é 37% mais rápido que o Chrome

A confirmarem-se tais valores pelos utilizadores finais, o Microsoft Edge será certamente a escolha de muitos utilizadores do Windows, tendo em conta a performance e considerando que este até poderá ser um dos browsers mais seguros.

Tem ideias de abandonar o seu browser actual e passar a usar o Microsoft Edge?

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno
    Bruno

    Eu tenho usado desde que tenho o windows 10 e tenho gostado muito, e nota-se bem que é mais rápido que o chrome mas também não esquecer que ainda não tem extensões…

    Só noto de vez em quando uns slowdowns e quando um separador crasha ele abre outra janela em separado e isso irrita.

  2. Avatar de Xoxota
    Xoxota

    Antes queria voltar a usar o windows95 do que usar windows 8x e 10x
    O ambiente gráfico é simplesmente um nojo.

    1. Avatar de Lopes
      Lopes

      Deixa lá, primeiro estranha-se depois entranha-se. É como muita coisa na vida…

    2. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Alguém te impede?

      1. Avatar de Rui Carriço
        Rui Carriço

        pensei no mesmo…

    3. Avatar de rui pedro
      rui pedro

      O teu nome diz tudo do teu comentário: ironia no seu melhor.

    4. Avatar de Adamastor
      Adamastor

      eu tb queria que voltassemos a usar perucas e tacões de fivela e ter o meu coche a ser puxado por 8 cavalos…. -_-

    5. Avatar de Paulo Pires
      Paulo Pires

      Já viste bem o absurdo que disseste? Preferir usar antes o Windows 95 do que o Windows 8.1 ou 10? Isso é ainda pior do que ir de cavalo para burro!

  3. Avatar de rui pedro
    rui pedro

    O problema vai ser sempre o mesmo: assim que tiver suporte a extensões, acontece o mesmo que chrome e firefox (e os outros): instala-se adblock e mais 1 ou 2 extensões e fica pior que lento.

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Eu uso o Windows 8.1 (e brevemente o fantástico 10) com o Firefox e um par de extensöes e add-ons, e o sistema está super rápido e fluído, mesmo num Tablet com um Atom Z3745 + 2GB RAM.

      Com o Chrome isso sim, ficava bem menos fluído: usa recursos como um louco (mesmo tendo a permissäo de correr em background e add-ons desligada). Posso dizer que até num i5 + 8GB RAM + SSD a diferenca Chrome vs. Firefox com um par de páginas era bastante notória (o Firefox é leve, fluído, etc). Eu gosto/gostava do Chrome, mas até agora é chupador de recursos sem razäo para tal.

      Para mim num futuro breve a questäo será mesmo Edge vs. Firefox, e qual deles dá mais gosto no dia-a-dia (partilha de favoritos, acesso às janelas, etc). De momento em ambiente Windows o Firefox é a minha eleicäo até experimentar a versäo final do Edge.

    2. Avatar de Cromo
      Cromo

      Nesse caso o problema não é do browser, ou é?

      Ainda não percebes-te que são as extensões que causam o problema?

      Duvido que o adblock plus cause problemas, ou o no script.

      1. Avatar de raul leal
        raul leal

        as extensões sao instaladas no browser, nao no SO, logo e o browser que embarreta-se todo.

    3. Avatar de Xoxota
      Xoxota

      Este comentário foi removido.

      1. Avatar de Adamastor
        Adamastor

        há uns anos, que mania que esta gente tem em não usar o H.

        1. Avatar de Rui Miguel Costa
          Rui Miguel Costa

          Daqui a pouco, nem escrevem, com a mania que com o novo (des)acordo ortográfico tudo desaparece…..

        2. Avatar de Inteligência
          Inteligência

          A sério que foi só no “h” que reparaste!!?? o “percebes-te” não te disse nada??…….. assim vai o nosso país….Descansa em paz Fernando Pessoa, Saramago!

  4. Avatar de Jorge Gabriel
    Jorge Gabriel

    Sou só eu a achar que aqueles 112% são um bocado puxados. Eu testei o edge na build 10166 e sou sincero em comparação com o chrome não achei assim nada do outro mundo e lembro que o meu chrome tinha ja algumas extensões ativas.
    Os resultados da Google Octane (Edge é 11% mais rápido que o Chrome) e Apple JetStream (Edge é 37% mais rápido que o Chrome) admito que possam ser possíveis mas o da WebKit Sunspider (Edge é 112% mais rápido que o Google Chrome) desconfio muito

    1. Avatar de jota
      jota

      yup … também fiquei na duvida … 112% vezes mais rápido? não será 12% mais rápido?

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Informações da própria Microsoft.

        1. Avatar de Jorge Gabriel
          Jorge Gabriel

          Pois …. cheira-me é a 1120% de financiamento…. a quem fez o estudo como é óbvio

  5. Avatar de okapi
    okapi

    Pode ser até muito bom , mas vou continuar com o Firefox .

  6. Avatar de JBM
    JBM

    Como é que continuam a tentar comparar com o Safari se a última versão no Windows é de 2012?

    1. Avatar de ze
      1. Avatar de JBM
        JBM

        a comparação não é feita com o OS X!

  7. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    O facto de ainda não ter suporte a extensões é a único motivo que me faz não adoptar já – porque a nível de performance, é espetacular – no entanto sem adblock, zenmate, url shortener etc … é dificil.

  8. Avatar de Eugénio
    Eugénio

    No meu pc o windows 10 está a portar-se lindamente e liga em 6 seg com ssd claro e o edge é uma maravilha de browser 😀

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Tanto tempo?

      1. Avatar de okapi
        okapi

        Pois , o normal são 1 a 2 segundos. 🙂 😉

        1. Avatar de Sílvio Santos
          Sílvio Santos

          Tanto tempo? Deixa ligado!

        2. Avatar de Eugénio
          Eugénio

          1 a 2 seg só se for com ssd`s por PCi express

      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        Depende do SSD, se forem dos antigos, quando ficam mais cheios lá se vai a velocidade…

        1. Avatar de Eugénio
          Eugénio

          O meu está vazio 🙂

          1. Avatar de okapi
            okapi

            6 seg. vazio e contados até pores a PW. Porque se tiveres programas a carregar e com 50% ocupados demora no mínimo uns 15 segundos.

  9. Avatar de Johnny
    Johnny

    Mais do mesmo, continuarei a usar mozilla.. Sou fiel ao mozilla 🙂

  10. Avatar de Mota
    Mota

    e agora uma pergunta pro pplware:

    “Têm ideia de acabar com os videos na m*** do sapo?!”

    Quanto ao edge? Prefiro o firefox. Obrigado.

    1. Avatar de Mr.Captain
      Mr.Captain

      De acordo!

    2. Avatar de Ricardo Vieira
      Ricardo Vieira

      +1 aos videos sem ser no sapo…

  11. Avatar de Sílvio Santos
    Sílvio Santos

    Alguém sabe se o Edge tem agrupador de tabs como o firefox?

    Obrigado

    1. Avatar de irlm
      irlm

      Enviei um feedback a microsoft na build 10166 e não acrescentaram o “pin tabs” no Edge na versão 10240, como a concorrência.

      1. Avatar de KingDi
        KingDi

        E sabes que o feedback funciona com “upvotes”, certo? Ou seja, não é só porque tu queres ver algo no Windows, que eles vão implementar no sistema/programa. Há que ter votos, que não devem de ser poucos, para eles darem “ouvidos”.

  12. Avatar de Trambulhao
    Trambulhao

    É bem possível que isso possa ser verdade! afinal, um navegador que não emprega muitas das funcionalidades mais recente do HTML 5, CSS e Javascript tem a vantagem de não precisar carregar os mesmo…

    1. Avatar de LOL
      LOL

      O que estas por ai a falar ?

    2. Avatar de JmanPT
      JmanPT

      Tens de explicar essa um bocadinho melhor…

  13. Avatar de David S.
    David S.

    Isso não passa de puro markting 🙂

    1. Avatar de KingDi
      KingDi

      LOL??? Já fizeste os testes para estares a dizer que não passa de puro marketing?

  14. Avatar de Bruno
    Bruno

    Eu não acho, pelo menos por agora. Não o acho nada fluido em paginas como o Facebook e o youtube por exemplo, e tem alturas em que levo com a mensagem ” A pagina não esta a responder”, para ja, prefiro utilizar o Firefox.

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      O dia em que o Facebook for fluído eu lanço uma festa. Seja em que browser for, essa rede antissocial tem demasiadas coisas em tudo quanto é canto e exige demasiados recursos do PC e também bandwidth – eu que o diga com a minha Banda Larga móvel.

  15. Avatar de Ismael Guimarães AJ
    Ismael Guimarães AJ

    Eu uso o Google Chrome por várias coisas, nomeadamente o ecossistema Google. Quando abro o Google Chrome, se tiver mensagens do Google+ sou logo avisado. Isto basta-me para nunca mudar de browser.

    Atualmente utilizo 2 browsers: Chrome com a conta principal e o Firefox com o meu email das aulas. Se o Gmail permitisse integrar outras contas Gmail numa única conta Gmail, tal como permite o Outlook.com com os aliases, nem precisaria de usar mais nenhum browser.

    1. Avatar de Nuno Rafael Figueiredo
      Nuno Rafael Figueiredo

      Em vez de dois navegadores, pode usar um Chrome “diferente” para cada utilizador, bastando para isso “Alterar Pessoa” nas definições ou no botão com o seu nome no topo direito. Abre uma nova janela com direito a nova identificação de utilizador mantendo a versão anterior aberta. As várias versões não se incomodam entre si.

  16. Avatar de Realista
    Realista

    Eu uso o Chome, mas se o Edge for rápido não me importo de trocar… Até porque ter tudo no mesmo sítio tendo eu windows Phone é uma mais valia enorme 😉

  17. Avatar de not gamer
    not gamer

    Alguém sabe se o windows 10 ocupa muito no pc e que o meu pc tem muito pouca memoria e sei se depois ira influenciar no seu desempenho.

    1. Avatar de JmanPT
      JmanPT

      Os requisitos base são os mesmos do Windows 7

  18. Avatar de Kendimen
    Kendimen

    Utilizo casa vez mais o Edge e menos o Chrome, além de andar a dar umas voltas no Vivaldi 🙂

  19. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    Eu utilizo o Safari no mac e nem quero outro.

  20. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    Acabei de testar no PeaceKeeper é metade do Firefox.

  21. Avatar de Filipe
    Filipe

    Depois de atualizar para o win 10 quando ia começar a utilizar o “edge” sempre que abria um video o meu portatil passado segundos bloqueava, só desligando e voltando a ligar o pc, acontece o mesmo quando quero reproduzir musicas ou vídeos pelos reprodutores automáticos do windows 10
    Alguém consegue uma solução para este problema?

    Obrigado

  22. Avatar de José
    José

    112%? Impossível, é realmente ligeiramente mais rápido, mas nunca 112%. Realmente estou de acordo, que assim que forem instalando extensões, esse mais rápido tenderá em descer, talvez essa a razão, porque a Microsoft, tarda, em mexer, atualizar o Edge. De qualquer maneira, acho o Windows 10, um ótimo SO. Quando foi do 8, e 8.1, experimentei, e esses sim não me cativaram, continuei, usando o Win 7, que também continuo dizendo, que até à data, foi e ainda é, um também ótimo SO. De qualquer maneira, a opinião final, só mesmo quando o Win 10 estiver finalizado, sendo depois as habituais atualizações do costume. Aí sim poderemos dizer de nossa justiça, se as expetativas, de agora, serão melhores que o WIN 7