Microsoft Edge baseado no Chromium poderá chegar ao Linux

15 Comentários

A Microsoft, desde o lançamento do Windows 10, que passou a dedicar-se ao Edge como o seu browser predilecto. Este, de momento, está em duas linhas de desenvolvimento. Uma delas é baseada no Chromium e poderá em breve chegar ao Linux.

A empresa de Redmond continua assim o seu investimento em plataformas concorrentes. A sua nova abordagem, especialmente focada nos serviços, leva a uma abordagem mais aberta com o seu software.

Microsoft Edge Chromium


A Microsoft, nos últimos anos, mudou completamente a sua abordagem perante os concorrentes e as plataformas. Outrora fechava quase todos os seus serviços no Windows, mas o paradigma mudou nos últimos anos. Um desses serviços é o Edge, o browser da empresa de Redmond.

Depois de ter chegado ao Android, a versão do Edge baseada no Chromium está a chegar ao Linux. Quem o diz é Sean Larkin, gestor do programa técnico do browser. O executivo deu a conhecer as intenções da Microsoft e ainda pediu o feedback da comunidade para a melhor forma de instalar o Edge nestes computadores.

Apesar de o Edge estar a ser desenvolvido para Linux, a conotação dada pelo gestor dá a entender que o projeto está ainda numa fase muito embrionária. Para além disso, foi colocado um formulário no tweet para recolher o feedback dos utilizadores.

Após ter chegado ao Android e iOS, o atual browser predileto da Microsoft está já em testes no macOS. Não obstante, a empresa de Redmond irá alargar ainda mais a sua presença. A próxima plataforma será assim o Linux, seguindo a tendência que a empresa adotou nos últimos anos.

Experimente já o novo Edge que é baseado no poderoso Chromium

Experimente já novo Edge que é baseado no poderoso Chromium

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lucas
    Lucas

    Inútil, mais do mesmo. Outro browser baseado no Chromium com motor blink… Já temos o próprio Google Chrome, a versão open source Chromium, Vivaldi, Opera, Brave e tantos outros…
    Façam algo diferente.
    Quer algo que realmente faz falta no Linux? Principalmente pra quem vem para do Windows? MS Office. Se a Microsoft amasse realmente o Linux (e não abusasse do mesmo pelo fato de ser grátis) dava um jeito de trazer o MS Office, nem que fosse via containers (a nova modinha do momento).

    1. Avatar de Marcos
      Marcos

      Eles dão mil desculpas, mas nunca colocam o MS Office no Linux, agora esse Edge que ninguém quer, ninguém pediu, estão preocupadíssimos em fazer um port.

      1. Avatar de Tuaregue
        Tuaregue

        Porque o port do Edge Chromium, é bem mais fácil de fazer, uma vez que ele já está feito na sua maioria. Usa o mesmo motor/framework do chrome.

        Qt ao Office para haver um port para linux teria de haver um port de toda a UI e de funções internas o que não é fácil uma vez que há partes que dependem de chamadas a API’s do Windows, o mais fácil seria pegar no office para Android ou até para MAC e converter para Linux, mas ai vocês iam dizer que o Office para Linux não estava tão completo qt o do Windows.

        1. Avatar de Marcos
          Marcos

          A Microsoft é uma empresa bilionária, esse port seria o menor de seus problemas. O que é fato é que ela caga e anda pro Linux.
          Interessante que roda com Wine sem problemas, mas a galera quer de forma OFICIAL.

          1. Avatar de Tuaregue
            Tuaregue

            Sim é bilionário pq soube gerir bem os recursos. Já agora quanto é que estarias a pagar pelo Office no Linux?

          2. Avatar de Marcos
            Marcos

            Eu nada, mas muitos pagariam uma boa bagatela, pode apostar. Afinal, esse maldito Office é o impeditivo de muitos a usar Linux, assim com toda suíte da Adobe.

          3. Avatar de Tuaregue
            Tuaregue

            Se tu nada, das duas uma, ou n irias usar, ou irias piratear e aí está a razão para a MS n investir dinheiro numa versão para linux. Os utilizadores de Linux não querem o port. Qd mostrarem que querem realmente o Office, o Visual Studio aí eles investem. Basta ver o que aconteceu com o SQL Server, as empresas pediram eles tb precisavam por causa do Azure, então foi feito o port,

    2. Avatar de Peferreira98
      Peferreira98

      Tanta vez que fizeram diferente e tanta gente que se queixa tanto webdevs como normal users. O edge normal é rápido e excelente mas teve sempre a mesma ‘popularidade’ do ie.

  2. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Nem no Windows 10 uso o Edge. Firefox é o UNICO browser… :mrgreen:

  3. Avatar de Daniel
    Daniel

    Firefox até a morte, podem falar mal o quanto quiser.

  4. Avatar de Carlos Henrique
    Carlos Henrique

    Muito bem servido com meu Vivaldi e Firefox como secundário

  5. Avatar de Olhos azuis
    Olhos azuis

    Gosto muito deste browser! Força MS!

  6. Avatar de informado
    informado

    nunca instalarei o que quer que seja que venha da Micorsoft