A Microsoft não quer que instale o Chrome ou o Firefox no Windows 10

83 Comentários

A posição da Microsoft sobre o Windows 10 revelou uma faceta que muitos desconheciam desta empresa. Se por um lado procurou forçar a atualização para esta nova versão, por outro, tem tentado que os utilizadores usem o seu software de todas as maneiras possíveis.

O mais recente caso vem do seu browser, o Edge, que parece estar prestes a ser imposto aos utilizadores que tentam instalar o Chrome ou o Firefox.



Com a build 1809 do programa Insiders do Windows 10 a Microsoft parece ter decidido que o Edge é o browser a ser usado. Não está a impedir a instalação dos seus concorrentes diretos, mas arranjou uma forma de tentar bloquear os utilizadores.

O que acontece é simples e parece procurar empurrar os utilizadores para este browser. No fim da instalação dos outros browsers, é mostrada uma janela que apresenta o Edge como um browser mais rápido.

Para além disto é dada a possibilidade de abrir diretamente o Edge, afastando os utilizadores dos novos browsers e procuram que estes não o usem.

Esta não é a primeira vez que a Microsoft tenta esta abordagem para fazer destacar o seu browser face à concorrência, enaltecendo as suas qualidades.

https://twitter.com/SeanKHoffman/status/1039573136168169475

Não se sabe se a Microsoft decidirá manter esta notificação na versão final da próxima grande atualização do Windows 10 ou se é apenas um teste que fica reservado a todos os que estão no programa Insiders.

A Microsoft parece ter escolhido este caminho para destacar os seus produtos dentro do seu sistema operativo, que muito em breve receberá a próxima grande atualização. Este impulso poderia ser uma ajuda preciosa para o Edge, que está a perder mercado face à concorrência, mas dificilmente seria bem recebido pelos utilizadores.

Comentários

83

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JCFB
    JCFB

    Não querem eles, mas quero eu.
    firefox ftw

    1. Avatar de Arkan
      Arkan

      concordo, edge nao me ajuda em nada.

      1. Avatar de Luís
        Luís

        só a ler PDFs xD

  2. Avatar de AJCS
    AJCS

    Lá está a Microsoft a fazer m….a

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Não é no fim da instalação do browser, mas sim no início.

    Obrigado Microsoft por me teres mostrado o caminho para o linux. Obrigado.

  4. Avatar de D4rkw3b
    D4rkw3b

    Estranho… E o Safari?
    Ou é só a Microsoft que quer os users a usar o que é deles?

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      A percentagem de users que usam o Safari é tão pouca, que a propria MS nem considera o Safari um browser mas sim um utilitário de pesquisar coisas na net.

      1. Avatar de D4rkw3b
        D4rkw3b

        Eu refiro-me á marca da maçã trincada… Ao que parece, usar o Safari é quase uma obrigação.

        1. Avatar de EC
          EC

          Utilizo MacOS há muitos anos e só abri o Safari para sacar os outros browsers.

        2. Avatar de Jorge Rodrigues
          Jorge Rodrigues

          Eu elucido-te….
          Os X que eu uso desde 2007 portanto desde o Leopard.
          Apenas abri o Safari para sacar outros browsers, nunca tive o Sistema a encaminhar-me para o Safari.
          Deve ser porque na predefinição tenho outro browser do meu agrado.

        3. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Ao que parece… parece-te mal. Porquê falar do que não se sabe? Irra, que está grosso a mente desta gente.

    2. Avatar de Tomás
      Tomás

      Uso o safari no mac, porque se tens mac, iPhone, iPad… acaba por fazer todo o sentido, e é bem mais rápido, ainda assim tenho chrome e firefox instalados e o sistema nunca me disse para eu usar antes o safari, nao percebo onde vêm essa obrigação no mac…
      Já para não falar que o Edge é mau, o safari (pelo menos em mac) está muito longe de mau

      1. Avatar de Eduardo
        Eduardo

        Safari é um navegador que já tem tradição, enquanto o Edge tenta se desvencilhar da má fama do Internet Explorer, por que os leigos acham que o Edge é o IE.

    3. Avatar de Jose
  5. Avatar de hommer
    hommer

    a Microsoft bem pode tentar Google Chrome all the way…

  6. Avatar de Bruno
    Bruno

    Eles não obrigam ninguém é apenas um pop-up como em outros softwares com alternativa própria.
    Podem avançar com a instalação ou alterar a apresentação dessa mensagem nos settings do windows ( está lá apresentada a opção ).
    Não percebo tanto alarido por causa disto, mais 5-10 segundos para instalar e é um drama :/

    1. Avatar de Simples
      Simples

      é o equivalente a teres um senhor da pepsi no supermercado a julgar-te por comprares coca-cola.
      é concorrencia desleal. Os menos informados a quem lhe recomendam chrome ou firefox vão ler isto e desistir e manter com o edge.

      1. Avatar de Far
        Far

        Exato. Para quem sabe o que faz segue e soma. É só mais um pop-up (desnecessário). Para quem não sabe muito bem o que é que aquilo significa lê “mais rápido” e “mais seguro” e deixa-se ficar. Quem é que não quer que o seu computador fique mais seguro e mais rápido? E sobretudo se for o teu computador / sistema a dizer-te então é porque deve ser verdade.

        E assim já foste.

    2. Avatar de Jose
      Jose

      Mas claro, afinal uma empresa não pode propor no seu sistema os serviços que são dela? Essa é boa! é a única a fazê-lo? Não é. Portanto não vejo qual é a polémica! Eu uso o Edge por que é mesmo bom e o Firefox por hábito, ninguém me impediu de instalar este outro browser! Só leio histeria com a Microsoft, quando os outros fazem de tudo “para matar” os serviços desta empresa! A Microsoft, como todas empresas tem excelentes serviços e péssimos, dependo do utilizador optar por aqueles que servem as sua necessidades, e não cair em “campanhas” estúpidas de desinformação!

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Logo aí dás a resposta. Se é uma “campanha estúpida de desinformação”, então é desleal fazerem-no.

  7. Avatar de Duarte2121
    Duarte2121

    Também nao era preciso tanto, o edge realmente é bom, deixei de usar todos, até no telemovel instalei o edge e deixei o chrome.
    Com o edge dá a sensação que tudo é mais rápido, só me queixo mais do youtube, de resto até nem puxa tanto pelo meu processador como o chrome ou Firefox e é simples e rápido.
    Apesar de terem colocado as extensões que odeio e nao uso o browser dá 10 a 0 aos outros

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Também o uso em todo lado. Só no pc mantenho o Firefox mais por hábito do que necessidade.

  8. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Não sei qual o problema de fazerem isso… Sempre que entro na página da Google para realizar uma pesquisa, a Google tenta sempre “forçar-me” a instalar o Chrome! Não entendo este tipo de artigos, então a Google pode “forçar” a instalação do Chrome mas a Microsoft já não pode fazer o mesmo com o Edge???

    1. Avatar de Far
      Far

      Isso também é chato q.b.. Por acaso não sei se chegou alguma vez a ser referido aqui no pplware mas trata-se exatamente do mesmo: usar o seu “espaço de domínio” para aliciar / influenciar as pessoas para (um dos) o seu produto.

    2. Avatar de Pedro Simões

      Uma coisa é publicidade numa página, que até podes ignorar por ser um simples banner. Outra coisa é teres o sistema operativo a parar para te mostrar que existem outros browsers.

      A Microsoft faz o mesmo que a Google e, no Bing, também te convida a usar o melhor browser do mundo, através de um banner que é mostrado.

      Qualquer dia estás a escrever no LibreOffice e aparece-te um pop-up a perguntar se já viste o Microsoft Office e as suas qualidades!

      1. Avatar de Jose
        Jose

        E qual é o problema? Não sabe optar? Se conhece as vantagens da concorrência não deve ser um problema para si! O facto é que temos que ser cautelosos até para instalar ums simples programa para evitar ter o Crome por exemplo sem querer! Eu não gosto do Crome nem quero nada com tal navegador, por que razão no sistema operativo da concorrência tenho que estar com “mil olhos” para evitar ter este browser no meu computador? O Joaquim tem toda a razão, seria o mesmo que o senhor comprar um Mercedes que legitimamente faz publicidade ao que é seu, e obrigarem a colocar um motor da BMW, ou vice-versa!

      2. Avatar de met
        met

        O que a Google fez (nunca mais vi isso) era igualmente mau. E acho que foi multada por isso. Calha bem a Microsoft ir pelo mesmo caminho, pode tornar se a forma de financiara união europeia

      3. Avatar de maxim
        maxim

        “é teres o sistema operativo a parar para te mostrar que existem outros browsers” lol
        é muita rage contra a MS, é um trend que muita gente segue e pouca gente sabe porque segue…

        1. Avatar de Pedro Simões

          Zero raiva contra quem seja. Não é por ai que a coisa funciona. Agora tens de convir que não podes estar a parar a utilização do SO para veres publicidade ou “conselhos” de melhoria do sistema, recorrendo a apps do próprio. Se o browser está lá é por decisão minha, logo, se a coisa correr mal, é responsabilidade minha.

          A questão muitas vezes passa por ai. Carregam o SO com tudo e mais alguma coisa que fala luzinhas e depois queixam-se que o Windows 10 anda mais lento…

          Resumindo, meu PC, sistema operativo comprado por mim e gerido por mim, logo, o browser que eu quiser. Se me querem vender algo mais, conversamos fora da hora de utilização da máquina.

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            É muito pior no Google, porque está sempre a chatear-me com a mesma coisa (e são mentirosos quando dizem que o Chrome é o mais rápido quando isso tem muito que lhe diga) e em todos os serviços (motor de pesquisa, gmail, photos, etc) sempre sempre a impor os seus produtos.

            Ao menos na MS só tens de dizer que não uma vez (quando vais instalar o browser alternativo)…

  9. Avatar de Rui Pedro
    Rui Pedro

    Estão à espera de passar mais um cheque à CE.
    Não troco o Firefox.

  10. Avatar de carlitos
    carlitos

    percebi isso após a ultima atualização de Abril.
    não só bloqueava o acesso ao Firefox, como empurrava o Edge ao máximo.
    acho natural que a Microsoft faça o seu marketing, mas não assim.
    enfim, conseguiram que eu conhecesse o Edge e não desgostei.

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Um SO com este tipo de carácter e ética é algo que nos conforta… LOL Quem queira viver bem consigo mesmo migra para uma distro linux.

    2. Avatar de Jose
      Jose

      Que grande treta, nunca vi isso em lado algum e tenho 5 pcs, todos com o W10 em casa! Sempre tive acesso ao Firefox sem problema algum! Já agora nunca deve ter reparado que o Firefox também “pede” para se tornar no browser do sistema? essa deve ter-lhe escapado!

      1. Avatar de Napoleon Bonaparte
        Napoleon Bonaparte

        E se fosse só esse a perguntar se se pode configurar como o browser padrão…!

  11. Avatar de MACnista
    MACnista

    … e dormir com a milha mulher, posso?

    1. Avatar de Conde Montanelas
      Conde Montanelas

      se os outros podem, tu tb podes 😛

      1. Avatar de Far
        Far

        Comentário super javardolas, mas fez-me esboçar um sorriso. 😛

        Abraço Conde

      2. Avatar de MACnista
        MACnista

        … só que os “outros” esquecem-se quando estão a minha já eu estive com a deles!!!, topas LOLOLOL

    2. Avatar de censo
      censo

      Só quando ela não tiver em minha casa

  12. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    O Chrome faz o mesmo quando se entra no site da Google pelo Edge.

    1. Avatar de Simples
      Simples

      fake.
      Entrei no google, google drive, google maps e nenhum me propos o chrome.
      Nenhuma publicidade ao chrome.

      No entanto continuam a ser coisas diferentes. O google promover os seus produtos a clientes que estão a usar os seus websites é totalmente legitimo, tu escolheste usar um serviço és um candidato aos demais.

      O que a MS fez aqui foi, um cliente escolhou produto da concorrencia, e antes de deixar-te usar-lo, faz publicidade ao deles diminuindo a imagem do novo produto com linguagem forte, falsa e influenciadora.

      1. Avatar de Alucard
        Alucard

        Ao usares o Windows, escolheste usar um produto da Microsoft. Eles só te querem promover os demais.
        Sei lá, se gostam tanto da Google, usem o Chrome OS.

      2. Avatar de Joaquim
        Joaquim

        Se entrares nesses sites com o Edge mas se já tiveres o Chrome instalado no Windows, nada te é perguntado… Se não tiveres o Chrome instalado, lá te aparecem as sugestões… Topas? É que a Google também tem coockies que leem o que tens instalado no PC…

  13. Avatar de cmariano
    cmariano

    Todo mundo enlouquece quando a Microsoft encontra maneiras de recomendar os utilizadores sobre o Edge no Windows 10, mas quando o Google constantemente exibe esse lembrete noutros browsers, incluindo o Edge, quando se acede às propriedades é como ¯ \ _ (ツ) _ / ¯

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Isso para os “santos” da casa são “detalhes”.

    2. Avatar de Carlos1
      Carlos1

      Existe uma grande diferença o W10 é pago, os produtos da Google são gratuitos, por outro lado se pagaste por um produto deverias ser tratado com respeito e ética, alguém que vai instalar o Chrome por opção, não deveria ser colocado nesta situação , para finalizar afirmar que o Edge é o melhor navegador é no mínimo abusivo , lá vai a Microsoft outra vez ter de puxar pelo livro de cheques para pagar mais umas multas há UE.

    3. Avatar de William
      William

      Uma coisa é você aceder um sitio e aparecer a recomendação, outra é a recomendação está dentro do seu próprio SO. Não sejas pateta, defendendo a M$ com unhas e dentes ganhas o que fanboy?

  14. Avatar de Álvaro Campos
    Álvaro Campos

    Olha o roto a falar do rasgado!
    Acabei de aceder ao YouTube, com o Edge, e que é que me aparece?

    Watch YouTube videos with Chrome
    Google recommends using Chrome, a fast and secure browser. Try it?
    YES | NO THANKS

    E com o Firefox acontece o mesmo….
    Cada qual puxa a brasa à sua sardinha!

    1. Avatar de Simples
      Simples

      é totalmente diferente. Estás a usar o youtube, da google. um serviço/produto da google e eles fazem publicidade dentro do seu espaço aos seus outros produtos/serviços, totalmente legitimo.

      1. Avatar de Moneldr
        Moneldr

        😀
        E o Windows não é da Microsoft? Não estão a fazer publicidade “dentro do seu espaço”?

        1. Avatar de Carlos Segurado
          Carlos Segurado

          Só que o Google é grátis, e a Microsoft é paga (ou devia de ser) se pago a licença uso o que quero não o que Eles querem.

          1. Avatar de Far
            Far

            O Google (ou qualquer serviço por eles fornecido) não é grátis. Você não faz uma transferência de dincheiro para a Google mas acredite que paga o serviço de outra forma.

            Nada é gratuito. (profundo, eu sei :P)

          2. Avatar de Jose
            Jose

            Ainda há ingénuos neste mundo, que lindo!

          3. Avatar de maxim
            maxim

            grátis? Fica mais barato pagar com dinheiro mesmo. Quando pagas a licença do windows pagas o Windows, o edge é um software à parte e não mexe com o sistema (acontecia com o IE), quem sabe o que faz istala o firefox/chrome na mesma, quem não sabe o que faz…se calhar o melhor é mesmo ficar pelo edge.

          4. Avatar de William
            William

            Nem todo mundo paga a licença do Windows.
            Ninguém merece ter que aguentar ads dentro do próprio SO.
            Num sitio qualquer podes mudar.
            Dentro do SO é irritante.
            Podes utilizar o Linux que não tem essas frescuras.

  15. Avatar de Alucard
    Alucard

    Experimentem abrir qualquer página do Google pela primeira vez num browser que não seja o Chrome. Aparece uma recomendação da Google para instalar o Chrome, porque é “mais rápido e melhor”. Isso dizem eles…

    A Microsoft só está a responder na mesma moeda.

  16. Avatar de ivan
    ivan

    Tanto alarido para uma cena que demora 5 segundos…creio que é normal uma empresa querer que uses o produto deles além disso o Edge não é assim tão mau. Não estou a dizer isto porque o uso (já usei) antes de comprar o meu telemóvel mais recente mas não creio que fique assim tão atrás de chromes e firefoxes (não tanto como no início). mas pronto isto não obriga ninguém mas sim aparece um popup obrigar era se não pudesses abrir ou instalar

  17. Avatar de Vitor
    Vitor

    Tanto “alarme e alarido” porque a Microsoft resolveu fazer a MESMA COISA QUE A GOOGLE FAZ À ANOS…basta entrar com o Edge num qualquer site Se for ga google pior ainda) e aparece a “sugestão” de instalar e navegar com um browser “mais leve e mais rápido” que será o Chrome. Quando se usam “palas” nos olhos nada a fazer!

  18. Avatar de Luis Timóteo
    Luis Timóteo

    Isso mesmo pessoal vamos deixar de usar o chrome e o firefox, vamos começar a usar o opera e o vivaldi

    1. Avatar de OSVANDER
      OSVANDER

      Eu já uso o opera a anos, e sou muito fan dele, não troco por nenhum outro.

  19. Avatar de censo
    censo

    A Microsoft a mostrar porque é actualmente a melhor empresa do mundo

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      LOL este comentário é mesmo para trolar, mas não vou morder o isco 😀

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Ele já “trolou” mais acima! Anda mesmo à pesca!

  20. Avatar de Cortano
    Cortano

    “We’ve tested this functionality with Insiders only – The Windows Insider Program enables Microsoft to test different features, functionality and garner feedback before rolling out broadly. Customers remain in control and can choose the browser of their choice,” the Microsoft spokesperson explains.

    Esclarecidos?

  21. Avatar de benji
    benji

    Além de que na realidade o Edge é realmente mais rápido e mais fluído, principalmente quando as páginas usam tecnologias mais recentes.

    Outra vantagem do Edge é para quem vê Netflix no browser, o Edge suporta até 4K, enquanto que os browsers restantes somente 720p em Windows.

  22. Avatar de Miguel
    Miguel

    Azar! Eles não querem, mas eu quero! O computador é meu…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      BTW uso sempre o Edge para descarregar o Firefox, Chrome e Opera em segurança xD
      E também para ver os eventos da Apple em direto…
      De resto, não obrigado.

  23. Avatar de F Gomes
    F Gomes

    Eu quero que a M$ se f”#$#”%& com o que quer ou não quer! No 10 tenho o Edge (por defeito), o Firefox, o Waterfox, o Opera, o Avast, o Epic, o Brave, o Pale Moon e o Tor. Tenho por onde escolher quando pretendo navegar em águas agitadas ou calmas.

  24. Avatar de VaGNaroK
    VaGNaroK

    Usar um sistema que fica com spam na tela por eu usar outro browser e tentando mudar minhas próprias escolhas?? NO THANKS!!

    1. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      Mas quando são outros já é YES THANKS??
      Olha para o exemplo do acesso ao YouTube com um browser que não seja o Chrome… Vê a mensagem que o YouTube dá 🙂

      1. Avatar de William
        William

        Sério que ainda usas youtube em 2018?
        No meu Linux, não tem propaganda de nada =)

  25. Avatar de gr33n bits
    gr33n bits

    Ainda bem, eu já só uso Edge mas á anos.
    Inovate, don’t stagneite.

  26. Avatar de Altino
    Altino

    estes titulos matam-me… desde quando é que sugerir o software da empresa é igual a não querer que os utilizadores usem outros softwares?

  27. Avatar de Pedro
    Pedro

    Prevê-se novamente um financiamento milionário da União Europeia, aka, multa

  28. Avatar de Pedro
    Pedro

    Uso Windows 10 desde o lançamento e sempre usei outro navegador, a muito tempo uso o Opera, mas depois da última atualização , não consigo mais navegar, nem pelo Opera, nem pelo Chrome, apenas o Edge funciona, formatei o pc e tudo voltou ao normal até o Windows atualizar novamente e tudo se repetir. É um absurdo, podem defende o quanto quiserem mas o que a Microsoft está fazendo é impondo, tirando minha liberdade de escolha e se não corrigem vou procurar uma boa versão do Linux e manda-los para PQP.

    1. Avatar de Marden Ofugi
      Marden Ofugi

      Eu já mandei. E não me arrependo.

  29. Avatar de daniel
    daniel

    existe algum truque ou forma de poder instalar o opera ou Chrome?
    isso dava muito jeito saber como dar a volta e esta proibiçao-
    obrigado .
    podem enviar resposta pra dfcamara@sapo.pt

  30. Avatar de F Gomes
    F Gomes

    No que me toca e para as minhas necessidades, tenho 3 versões do Opera (Normal, Developer e Beta) por causa da VPN e porque comecei a gostar deste browser, o Firefox Quantum e o Edge que abro de vez em quando. Sem qualquer problema.