Microsoft vai mudar o Edge baseando-o no Chromium e lança também para macOS

26 Comentários

A notícia surgiu a meio desta semana e dava conta que a Microsoft estaria a preparar o fim do Edge, passando a usar o Chromium como a base para o seu novo browser.

A ideia poderia parecer estranha, mas a verdade é que a Microsoft já veio a público confirmar esta ideia e apresentar outros planos.

Microsoft Edge Chromium macOS browser

A ideia original apresentada dava conta de que a Microsoft estaria prestes a terminar os desenvolvimentos no Edge, abandonando o EdgeHTML. A alternativa a ser tomada era mesmo o Chromium, o motor open source que a Google e uma vasta comunidade desenvolvem.

A Microsoft vai mudar o Edge para o Chromium

Se a dúvida existia, acabou por desaparecer agora, com a confirmação da Microsoft de que este é mesmo o seu próximo passo natural no campo dos browsers.

O Edge vai ser alterado e passar a usar como base o Chromium, libertando os programadores da Microsoft para criar outras novidades para este browser.

O empenho da empresa nesta mudança de filosofia do seu browser será de tal forma grande que levará a que o Windows 7 receba também uma versão do Edge, já baseado no Chromium.

Microsoft Edge Chromium macOS browser

Outra das razões para esta mudança é dar a quem desenvolve páginas web uma plataforma ainda mais alagada e baseada em standards que já conhece. Na prática é menos um browsers a ser tomado em consideração nestes momentos.

 

Uma nova forma de atualizar o Edge

Também foi alterada a forma como serão tratadas as atualizações do Edge. No futuro, a empresa irá separar o lançamento de atualizações do seu browser com as do próprio Windows.

Essa alteração vai garantir que as atualizações e as melhorias que vão surgir sejam disponibilizadas de fora mais rápida e direta, conseguindo dar aos utilizadores mais novidades e correções mais rápidas.

Microsoft Edge Chromium macOS browser

 

O Edge vai também chegar ao macOS

Outra novidade que hoje foi anunciada é a chegada do seu browser ao macOS. Aproveitando a mudança, a Microsoft quer chegar também ao sistema operativo da Apple e assim alargar a sua área de atuação, bem para lá do Windows.

Infelizmente não existe nenhuma previsão da Microsoft para a chegada das primeiras versões de testes de qualquer uma destas novas versões, mas a Microsoft comprometeu-se a iniciar em breves a mudança radical que vai aplicar ao Edge.

Outro ponto positivo desta mudança, ainda que de forma indireta, é a contribuição que a Microsoft vai fazer com código para o projeto Chromium. Tudo o que a empresa criar acabará por ser devolvido para a comunidade, aumentando o empenho da empresa nesta sua nova vertente.

Microsoft vai substituir o Edge por um novo browser baseado no Chromium

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Basicamente, acabam por ficar apenas 2 browsers nativos para Windows, o Chrome e o Firefox.

    1. Avatar de Paulo g.
      Paulo g.

      Será que serão nativos em Linux?

  2. Avatar de Josh Magarev
    Josh Magarev

    So o safari faz concorrencia ao chrome. Em macs e ios devices so uso safari, chrome e bom para windows mas em ios e inutil

    1. Avatar de toninho
      toninho

      Olha que giro tanto no macOS e no iOS só uso o chrome para ter tudo sincronizado, com os pc’s e com os androids.
      Com o safari não consigo nada disso.

      1. Avatar de Pjs
        Pjs

        O chrome é tão bom no ios que neste próprio site a pagina do pplware não dá para fazer zoom…

        1. Avatar de Josh Magarev
          Josh Magarev

          Com safari fazes zoom sem problema. Safari no mundo Apple e perfeito, agora no windows o chrome e talvez a unica alternativa de jeito

        2. Avatar de Toninho
          Toninho

          Pois….
          Só que o problema não é do Chrome mas sim do site do pplware que fixa o viewpoint não deixando fazer o zoom.
          O Chrome noutros sitios podes fazer zoom à vontade….

          Já agora é uma coisa que me irrita quando estou no iPad não poder fazer zoom no pplware e noutros sitios consigo.
          Nem no android se consegue.
          Talvez esta linha explique tudo:

          1. Avatar de Toninho
            Toninho

            A linha é esta:” “

          2. Avatar de Toninho
            Toninho

            a linha não há for ma de aparecer…

            ……… content=”width=device-width,initial-scale=1.0,maximum-scale=1″
            Isto impede o zoom e está no código da pagina do pplware.

    2. Avatar de Alex
      Alex

      Tu ao menos sabes que o Safari é um Chromium também? Pode fazer concorrência mas o sistema é o mesmo

  3. Avatar de JV
    JV

    Não será má notícia para quem usa Mac, mais não seja porque daqui a 10 anos (quando o Governo atualizar os seus sites para o novo browser) já poderemos aceder através do nosso próprio computador sem problemas de maior nem instalações de certificados manhosos

  4. Avatar de Bruh
    Bruh

    A apple está já a apressar-se a criar código para os seus equipamentos, que reduza o desempenho dos mesmo cada vez que o edge seja iniciado. Vocês sabem, da mesma maneira que o faz para iphones antigos, para forçar as pessoas a comprarem um equipamento mais recente.

  5. Avatar de Alucard
    Alucard

    São más noticias para a Internet. Agora passa a existir apenas uma alternativa independente da Google, o Firefox com o motor de rendering Gecko/Quantum. Mas até quando?

    O Chrome é o Internet Explorer dos nossos dias.

  6. Avatar de João
    João

    Basicamente vamos ficar com 2 browsers Firefox e Chrome!

    Tudo o resto é mais do mesmo (Safari é quase a mesma coisa que o Chrome visto que o Blink é um fork do WebKit)

    1. Avatar de João
      João

      POR OUTRO LADO… para quem usa o Chrome vai passar a ser completamente desnecessário instala-lo no Windows porque ele já passa a vir nativamente ahahah

  7. Avatar de D
    D

    E o que vai acontecer com o Chrome que também é baseado no projeto Chromium?
    É capaz da Google tentar fazer de tudo pra “bugar” o novo browser da Microsoft.

    1. Avatar de Jhonatan
      Jhonatan

      O Chromium é código-aberto, a contribução sobre o código é feita por todos envolvidos, basicamente o que a MS fizer e a Google fizer todos saberão porque a biblioteca é livre. Isso explica porque mesmo rodando o mesmo motor do Chrome, o Opera e Vivaldi diferem tanto.

  8. Avatar de Lumia
    Lumia

    E no Windows mobile 10?

    1. Avatar de Carlos Mariano
      Carlos Mariano

      Tendo em conta os 0.01% de dispositivos no mercado, duvido seriamente que o Windows 10 Mobile esteja incluído no roadmap para ter o Edge versão Chromium.

      Essa aposta está feita já no Edge para Android e o focu da Microsoft é o Edge versão Desktop….

    2. Avatar de gabriel
      gabriel

      isso tá morto

      1. Avatar de Josh Magarev
        Josh Magarev

        Lumia 640 ainda bomba e melhor que mtos topo de gama android que nem updates tem

  9. Avatar de Arkan
    Arkan

    Eu so quero ver como ficara maioria dos apps que usam o iexplorer, edge, como os de camera….vcr.

    embora o chrome, nao seja tao bonzinho assim. MAS graças a ele modificou se a internet como a viamos, ja que o netscape depois q foi para aol ficou horrivel, e o firefox tinha tudo para ficar bom e nao fica, e o opera mais ainda.

  10. Avatar de JL
    JL

    Sempre que faço algum HTML/CSS tenho sempre de ter atenção ao Edge pois falta-lhe sempre algo que já existe nos outros browsers. Em termos de Javascript, espero usar menos polyfills, e assim obter melhor performance.

  11. Avatar de CT
    CT

    Embrace, extend, and extinguish

  12. Avatar de sakura
    sakura

    para que 3 office online? edge chrome safari. uma chega e se nem é preciso pagar ao programadores $$$$ i love MS.