Microsoft tenta afastar utilizadores do Firefox e dá o Edge como alternativa no Windows 10

63 Comentários

São bem conhecidas as formas que a Microsoft tem usado para tentar cativar os utilizadores do Windows a aderir às suas aplicações, em especial ao Edge, o seu browser.

Por norma foca-se no Chrome, o mais usado na Internet, mas aparentemente está também agora a visar o Firefox. Há mais relatos de novas tentativas, agora focadas na pesquisa.

Firefox Edge Microsoft browser Windows 10

Sendo um browser novo, o Edge tem já muitas das funcionalidades e tecnologias que os concorrentes têm apresentado. Apesar de ser já um browser maduro e estável, ainda não conseguiu cativar os utilizadores, como as estatísticas têm mostrado.

Agora, e segundo alguns relatos, a Microsoft voltou a tentar promover o seu browser quando os utilizadores procuram pelos seus concorrentes dentro do Windows 10.

O que está a ser relatado é que, para além de mostrar o resultado da pesquisa, apresenta ainda como alternativa o Edge, não mostrando claramente que é uma promoção ao seu browser.

Firefox Edge Microsoft browser Windows 10

Claro que o utilizador não tem de usar o Edge, uma vez que sabe bem o que quer usar, mas pode ser a forma de muitos migrarem para o browser da Microsoft, de forma quase natural.

Curiosamente, e segundo a imagem partilhada, até o velhinho Internet Explorer é apresentado como resultado da pesquisa, apesar de não te, aparentemente, nada a ver com o termo pesquisado.

Este caso, relatado por um utilizador do Reddit, junta-se a muitos outros que foram sendo conhecidos ao longo dos últimos anos, sempre mostrando uma tentativa clara da Microsoft de levar os utilizadores do Windows 10 a usarem o seu browser.

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    No meu caso se pesquisar “Firefox”, só aparece o Firefox. O mesmo caso com o Chrome. Só com o Internet Explorer é que só aparece o Edge e nada de IE. Windows 10 1803.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Penso que o título correto para o artigo seria mais ou menos este…”MICROSOFT TENTA ATRAIR CLIENTES DE OUTROS BROWSERs PARA O EDGE”! O que é perfeitamente normal…é o navegador do desenvolvedor do SO…é o que a Google faz quando entramos num qualquer site de sua “propriedade” com um navegador que não seja o Chrome! Vem logo a “publicidade” ao seu navegador…

  2. Avatar de André Fontes
    André Fontes

    Não sei como é que a Google levou nas orelhas da comissão europeia e esta malta continua por ai a reinar…

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Isso não tem nada a ver com o caso Google.
      A MS não te está a impor, está a prioritizar um produto seu.

  3. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Pedro Simões, fez o teste ou confiou?

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Como era o “bota abaixo” de um produto da Microsoft…não era necessário testar! Publica-se…

  4. Avatar de Dan
    Dan

    Eu uso ruindows por enquanto, mas sabem o que eu fiz? Baixei o programa winreducer, peguei a iso do windows 10 e removi completamente o edge, internet explorer, removi cortana, a loja do windows 10, removido tudo relacionado a falta de privacidade, removi o paint e transformei o windows 10 num windows 7 mais moderno.
    O uso de ram caiu de 1,5 megas pra 700 MB
    Se a M$ quisesse ela faria um Windows Lite. Mas boa parte dos usuários tão sendo abocanhados pelo Linux.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Boa parte dos utilizadores abocanhados pelo linux? ahahah Linux não é, para já, nem um competidor para a microsoft. Sejamos realistas.

      Qualquer utilizador de PC vai instalar o windows como primeira opção e não Linux. Sei que deverão argumentar com ‘Android’ etc…

      Windows 10 tem um excelente funcionamento. Quanto à sugestão do browser, basta aceder a qualquer site da Google, com um browser que não seja o Chrome, que vamos ter a recomendação para instalar o chrome. É uma simples recomendação!

      1. Avatar de Dan
        Dan

        > Boa parte dos utilizadores abocanhados pelo linux? ahahah Linux não é, para já, nem um competidor para a microsoft. Sejamos realistas.
        1. Sim, muita gente que tem computador ruim está migrando pro Linux pelas possiblidades e pelo fato de ser grátis. Não é necessário piratear e nem se livrar da sua máquina só porque não tem as specs ideias pra rodar a versão atual do Windows 10.

        > Qualquer utilizador de PC vai instalar o windows como primeira opção e não Linux. Sei que deverão argumentar com ‘Android’ etc…
        2. Android pode ser instalado no PC através do PhoenixOS. E para sua tristeza Android = Linux.

        > Windows 10 tem um excelente funcionamento. Quanto à sugestão do browser, basta aceder a qualquer site da Google, com um browser que não seja o Chrome, que vamos ter a recomendação para instalar o chrome. É uma simples recomendação!
        3. Excelente funcionamento em hardware atuais, sim. Basta aceder a qualquer site do Google? E daí? Você mesmo está a aceder site do Google, o que é bem diferente do próprio SO praticamente te obrigar a usar o Edge. Quanto ao Google, você tem a opção de não aceder, que tal?

        1. Avatar de Joao
          Joao

          O SO também não te está a obrigar a usar o EDGE. Está-te a RECOMENDAR. Só usa se quiser. É IGUALZINHO Á GOOGLE, sem tirar nem por.

          1. Avatar de Dan
            Dan

            Por isso prefiro usar Linux, pois ele não te obriga a usar nenhum browser.
            Sabia que posso remover todos os browser se me apetecer?
            Agora tente remover o Edge e Internet Explorer do seu Windows de modo total.

      2. Avatar de nop90
        nop90

        Sim, sejamos realistas, amigo. Cada vez mais vejo pessoas a migrar do Windows para Linux. Cada vez mais as distribuições estão user-friendly. Portanto, sejamos realistas, sim?

        1. Avatar de Dan
          Dan

          Pior que é verdade. Já caiu-se por terra aquela história de:
          Linux é só pra nerds
          Linux é só pra quem entende de compuadores
          Linux não pode ser usado por qualquer um
          Linux é difícil

        2. Avatar de Cortano
          Cortano

          Sejamos realistas:
          O market share mantém-se mais ou menos estável há anos e anos.

          E realistas é ter dados.

          Dados Netmarketshare:

          > Outubro de 2018:
          Windows: 88,05%
          MacOS: 9,10%
          Linux: 2,04%
          Chrome OS: 0,31%
          Unknown: 0,20%
          BSD: 0,01%

          >Novembro 2017:
          Windows: 88,39%
          MacOS: 9,05%
          Linux: 2,21%
          Chrome OS: 0,29%

          Esta é a realidade.

          1. Avatar de Dan
            Dan

            Netmarketshare não tem como saber com 100% de certeza, pois diferente do Windows que explora a vida dos seus usuários, o Linux não coloca coisas pra vigiar o usuário e se colocar é possível não participar, como no caso do Ubuntu.

            Não tem como saber com 100% de certeza quantas pessoas usam Linux, ainda mais no desktop.

            A pouco tempo tinha visto uma pesquisa dizendo haver 7% de usuários usando Linux no desktop, mas são só achismos, já disse não tem como saber.

            E não me importo com números e sim com a qualidade.

          2. Avatar de Dan
            Dan

            Netmarketshare não tem como saber com 100% de certeza, pois diferente do Windows que explora a vida dos seus usuários, o Linux não coloca coisas pra vigiar o usuário e se colocar é possível não participar, como no caso do Ubuntu.

            Não tem como saber com 100% de certeza quantas pessoas usam Linux, ainda mais no desktop.

            A pouco tempo tinha visto uma pesquisa dizendo haver 7% de usuários usando Linux no desktop, mas são só achismos, já disse não tem como saber.

            E não me importo com números e sim com a qualidade.

          3. Avatar de nop90
            nop90

            Continuemos realistas, se o sistema de protecção do Windows não fosse deliberadamente fácil de ultrapassar, e não houvesse tanto PC com Windows pirata (inicialmente, não estou a falar de licenças OEM) se calhar o marketshare era completamente diferente.

            Ou achas que a Microsoft se chateou no inicio com as cópias piratas? pelo contrário, agradece, assim usam em casa e depois na empresa querem usar o mesmo, mas aí sim, a pagar.

            Por outro lado, como utilizador de ambos os sistemas (excepto W10), a falta de uma interface simples e prática foi um grande problema na adoção de Linux.

            Se quiseres levar a conversa para o lado dos servidores, então o teu Windows fica a um canto, bem escondido. Mas isso é outra história.

          4. Avatar de Pedro
            Pedro

            Dan, até o google sabe isso. Quando entras no site eles registam tudo, incluindo o teu SO,browser ……

    2. Avatar de Antonio
      Antonio

      És um tipo esperto, a MS vai-te contratar, de certeza.
      O linux vai ter que abocanhar muito, a MS com uma quota de mercado superior a 80%, mas antes vai ter que abocanhar a Apple.

      1. Avatar de nop90
        nop90

        Apple usa BSD, deriva de Unix, donde derivou tb o Linux, portanto… para bom entendedor… mais valia estares calado.

    3. Avatar de Cortano
      Cortano

      Porque raio não instalaste a versão Windows 10 LTSB?

      1. Avatar de William
        William

        Que eu saiba essa versão é limitada a empresas e não ao usuário comum.

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Agora não tenho a certeza, mas acho que é possível aceder ao Windows 10 Enterprise (mas não sei também se consta a versão LTSB), através do Insider.
          Mas sim, acho que não é acessível ao mercado pessoal.

          1. Avatar de William
            William

            Não tem como, já tentei usar essa versão. É bem limitada. No máximo poderás ter acesso a isso e utilizar por um período de testes e ponto. Eu prefiro mais utilizar o Linux. Já removi completamente o Windows da minha vida.

          2. Avatar de Cortano
            Cortano

            @william: Ok. Se estás bem é o que importa. 🙂

  5. Avatar de Maria
    Maria

    Atualizei meu Windows e pra ultima versão, diz que não tem mais atualizações a se fazer e ainda não tem como ativar o modo preto no Windows Explorer.
    Que triste.
    Alguém me ajuda?

    1. Avatar de Joao
      Joao

      A atualizaçao que tras o explorer modo preto ainda não foi lançada. Foi adiada (a tal atualização de outubro). Essa versão está com problemas e ainda não saiu nem há data para sair (para já)

      1. Avatar de José M.
        José M.

        Eu tenho, e já há umas semanas.

  6. Avatar de Alex
    Alex

    O Edge é que nem o Internet Explorer, só serve pra você baixar outro navegador.
    Não adianta negarem. Essa é a função primária do browser da Microsoft.
    Queria ver se durante a instalação, aparece assim:

    1 – Qual navegador/browser você gostaria de instalar para ter acesso ao conteúdo na internet?
    A – Edge
    B – Firefox
    C – Chrome
    D – Opera
    E – Vivaldi

    Queria só ver se todo mundo iria escolher o Edge como navegador/browser primário.

    Claro que a Microsoft nunca faria isso, pois seria muita humilhação.

    1. Avatar de Jorge Azevedo
      Jorge Azevedo

      Por acaso a MS já foi obrigada a fazer algo desse gênero.

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Quero ver na prática isso ocorrer.

        Então veríamos se esse browser é tudo isso que diz ser.

    2. Avatar de Osmar
      Osmar

      Uso edge de boa no computador e no android que por sinal é mais liso que no próprio pc.

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Tem gente que come merda e gosta, quem sou eu pra questionar teus gostos obscuros.

        Até hoje tem gente que usa Internet Explorer.

      2. Avatar de José M.
        José M.

        Tem um uso no Android excelente, só perde para a versão do WM10, por não permitir mudar de separador com movimento para os lados. de resto é muito bom. Pessoalmente, recuso-me a usar o chrome, se puder, apago-o logo tal coo o faço com a maior parte dos serviços da Google, quando muito fica o motor de busca que de facto é o melhor! Nos meus pc’s só o Edge ou Firefox. Mas isto sou eu, há gente que prefere os serviços da Google.

  7. Avatar de Arkan
    Arkan

    A microsoft tenta igual vocês aqui do pplware, converter todo mundo, e o mundo para usar ios no lugar do android, tenta, mas de tentativa e bons conselhos o inferno ta cheio.

    no meu caso, nao uso edge porque é lento, é nao tem um bloqueador eficiente de propaganda como chrome e firefox.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      TODOS os bloqueadores de propaganda que existem para o Chrome e o Firefox existem para o Edge…e em termos de segurança e eficiência “dá 10 a 0” ao Chrome! Experimenta…depois comenta!

  8. Avatar de cassianojk
    cassianojk

    Vivaldi meu navegador padrão e não troco, por enquanto o mais rápido
    #BRASIL

  9. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Vamos la ver , Windows pertence a qual empresa ?
    O sistema operativo é da Microsoft eles fazem aquilo que eles entenderem , quem não gostam destas atitudes mude de sistema operativo .

    1. Avatar de Mateus
      Mateus

      Isso não é bem assim: se o Windows não fosse dominante tinhas razão, mas ao ser tem que deixar as portas abertas. É quase como comparar ditadura vs. democracia.

      No entanto não entendo o escândalo: a MS não faz um SO para os outros se aproveitarem dele e se sugere o Edge (que para mim é simplório mas é o mais fluído e que melhor funciona em modo tablet) mas deixa o utilizador escolher.

      No entanto o pplware e outros sites não salientam que o MacOS e iOS apesar de estarem em muitíssimos milhões de dispositivos e serem muito mais “ditadores”, ninguém implica com eles. Dois pesos, duas medidas.

      1. Avatar de Felix
        1. Avatar de pedro
          pedro

          se o windows é dominante é porque é bom há muitos anos !!! se fosse uma porcaria nunca tinha chegado onde chegou ….. a Microsoft não obriga a usar nada, desde o Edge a outras aplicações, apenas propõe … e isso parece-me muito razoável defender o que é seu !!!

          1. Avatar de Mateus
            Mateus

            Calma, a MS “propoe” agora e isso porque a UE multou e pressionou muito! Senao andavas a viver do Edge e WMP e MS Office…

            E ainda assim a MS, Apple, Google etc tem que melhorar muito nos seus SO! O correto seria na instalacao ou posteriormente poder (ou nao) desinstalar o IE, Edge, Media Player e algumas mais apps, assim como as respetivas nos outros SO. No W10 ou Android podes desativar algumas, mas continuam la a ocupar espaco e as vezes ate aparecem do nada. Espero que no futuro isso mude.

          2. Avatar de pedro
            pedro

            Caro Mateus, se tivesse começado a usar o Windows 3.0 como eu comecei, daria muito mais valor ás versões actuais, já para não falar no Wordperfect, Word 95, Lotus 123, etc, as versões actuais são fantásticas !!!! e claro que há sempre pequenas coisas a melhorar …. mas o Windows e as aplicações de produtividade, mail, net da MS já atingiram um “State of the art” ….

          3. Avatar de Mateus
            Mateus

            Caro Pedro, eu comecei com ZX Spectrum e mais tarde MS-DOS e disquetes de 5,25″ 😉 O Windows 3.x para mim ja era muito “a frente”… O que eu nao dou é valor a coisas mal feitas e o IE, WMP e outras atrocidades desenvolvidas pela MS…

            Mesmo em 2018 a MS teima em ter abominacoes a que denomina leitor de video, musica, modo tablet e outros que sao versoes super RASCAS de utilidades ou SO gratuitos e de desenvolvimento livre. Para a empresa gigante, eu prefiro um Mediaplayer Classic, Winamp ou modo “tablet” do Android que o mesmo no pago da MS.

      2. Avatar de pedro
        pedro

        ditadores são os da marca da maçã … nem uma ranhura para um cartão de memoria poem num iPhone e até puseram um chip T2 nas suas maquinas !!! poderia dizer muitos mais exemplos ….

      3. Avatar de Joao
        Joao

        +1 em iOS nem sequer se pode escolher o browser por default. Mas enfim…quando o proprio pplware afirma que “não é preciso”, está tudo dito.

    2. Avatar de Alex
      Alex

      Como se mudar fosse fácil. Ainda mais com o monopólio da M$

      Es tolo

      1. Avatar de Cardoso
        Cardoso

        Mas eles não obrigam ninguém a usar. No fim das contas, podes instalar e usar outro browser se te apetecer, sem qualquer entrave. Não vejo mal nenhum a Microsoft tentar publicitar ou recomendar os seus próprios serviços. No fim a escolha é tua.

        1. Avatar de Alex
          Alex

          Estou falando exclusivamente de mudar de SO, não de browser.

  10. Avatar de Pereira
    Pereira

    No da Apple é igual, pela pesquisa vou lá e meto Firefox, pergunta-me se não quero iniciar antes o safari e com tanta insistência descobri que o safari é mais rápido.
    não sei porque ligam tanto a isto, cada um faz o que quer e ponto

  11. Avatar de Filipe
    Filipe

    Mais um artigo a criar uma tempestade num copo de água… Em vez de carregarem na tecla windows (ou clicar no símbolo), e escrever, porque não colocam o ícone na barra de tarefas ou atalho no ambiente de trabalho? Assim já não vos aparecia o browser que só se usa para sacar o setup de outro.

  12. Avatar de Nildo
    Nildo

    Uso o opera desde o Windows Mileniun , ainda era pago na época, nunca larguei por nada, até tentei algumas vezes.

  13. Avatar de Leandro
    Leandro

    “Apesar de ser já um browser maduro e estável”, que piada, vamos todos finjir que se o edge crashar, o pc não crasha também.

  14. Avatar de Cássio
    Cássio

    O grande problema da Microsoft com o seu navegador foi não dar atenção para o desempenho, eficiência e rapidez ao navegador.
    Eles precisam retirar da marca internet Explorer essa palavra que vem a cabeça do usuário (internet Explorer é ruim). Rouba o tempo. Mudou para Edge mas, carrega a maldição do IE.

  15. Avatar de pedro
    pedro

    também não percebo esta polémica á volta do EDGE !!! a mim nunca crashou, é rápido, seguro, incorpora as tecnologias mais recentes, a interface é limpa, já tem algumas extensões importantes (ex. adblock, etc). O único defeito que lhe aponto é a forma de gestão dos “favoritos” … era melhor a forma como o IE fazia ….

  16. Avatar de engenheiro jose socrates
    engenheiro jose socrates

    mas quem utiliza esse atraso de vida Firefox nao deve bater bem da cabeca

    1. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      São opções…
      Tu, por exemplo, optaste por ser “engenheiro jose socrates” e ninguem disse mal

  17. Avatar de Álvaro Campos
    Álvaro Campos

    Isso aconteceu com que versão?
    Tenho Windows 10 Education, version 1809, OS Build 17763.55
    Quando pesquiso por Firefox o resultado é FIREFOX.
    Tenho uma máquina virtual Insider, estou a terminar a atualização para a Build 18277.1000 disponibilizada ontem se não me engano, e lá o resultado é o mesmo!

    O facto de estar no Reddit é, cada vez mais, sinal de desconfiança!
    Ultimamente aparece lá cada uma…..

  18. Avatar de Alucard
    Alucard

    A malta gosta de dizer mal do Edge só porque sim. Uso sem qualquer problema, acho que é o mais fluído em Windows 10.
    O Edge não é o Internet Explorer que usaram no tempo do Windows XP.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      A malta ouviu falar e como até a comunicação social insiste que o Edge é mau, as pessoas nem sequer se dão ao trabalho de testar e tirar as suas conclusões.

      Escrito no Microsoft Edge.

    2. Avatar de Cardoso
      Cardoso

      Eu pessoalmente uso Firefox (mais porque estou no Linux), mas mesmo assim não entendo o ódio em torno do Edge. Quando experimentei o Edge nunca tive problemas, mas mudei para o Chrome simplesmente por preferência ou por ser já familiar dos tempos de Windows XP e 7, não porque o Edge não conseguia fazer o que eu queria ou por ser lento. Mas pronto, cada um tem a sua experiência com o Edge. Talvez seja um dos 10% que não odeia o Edge.

  19. Avatar de João Luís
    João Luís

    E que tal a Micro$hit melhorar os produtos em vez de impingir m…. ?