Mesmo com a ajuda do Windows 10, Edge perde terreno

39 Comentários

O Edge é o browser que promete conseguir fazer esquecer o Internet Explorer e todas as más experiências que este trouxe aos utilizadores do Windows.

Incorporado no Windows 10, este novo browser teria tudo para ser um sucesso, mas a verdade é que ainda não conseguiu chegar longe, estando mesmo a perder utilizadores.

edge_1

O Microsoft Edge tem tudo o que será necessário para se tornar um caso de sucesso. Este novo browser, com as mais recentes tecnologias e preparado para receber em breve melhorias, agradou a todos os utilizadores do Windows 10 quando o testaram nas primeiras versões.

Mesmo com a sua juventude e alguns problemas associados, a opinião geral apontava para que o Edge em breve destronaria outros concorrente, nem que fosse apenas graças à sua presença no Windows 10 e a ser o browser standard deste sistema operativo.

A verdade é que os mais recentes dados mostram que o Edge está a perder terreno e que está muito longe de conseguir aproximar-se de qualquer um dos seus principais rivais.

Desde Julho que o Edge tem ganho terreno de forma expressiva, tendo conseguido chegar a um máximo de 2,88% do mercado.

O estranho é que recentemente, mesmo no final do ano, existiu uma queda significativa, que o colocou a par com números que tinha em Agosto.

edge_2

Não há uma causa directa para esta diminuição da utilização do Edge, mas tudo parece apontar para o atraso da Microsoft em colocar no mercado uma versão do Edge com as novidades que há muito se esperam. Prometido para breve estão, por exemplo, a chegada das extensões do Edge, algo que aumentará a sua utilização.

Até que esse momento chegue, o mercado dos browsers continuará a ser dominado pelo IE 11, com 25,57%, seguido do Chrome 47, com 15,68%, do IE9 e do IE8, com 8,95% e 6,67% do mercado. Estes são números fornecidos pela Net Applications.

Com o Windows 10 a ter já 10% de mercado e com o Edge a ser o seu browser exclusivo, esperava-se que o novo browser da Microsoft tivesse uma quota muito maior.

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Migael
    Migael

    Uso o Edge no Windows 10 como browser standard assim como no Windows 10 mobile. 5 estrelas.

    1. Avatar de Rita
      Rita

      O problema é que a malta não geek com vida usa Safari ou chrome, o resto principalmente tudo da ms não serve para nada pois é lixo tirando o Excel.

      1. Avatar de JVC
        JVC

        Não é exactamente assim. Olha que eu de geek tenho pouco, percebo muito pouco de computadores e a actual ms está muito acessível. É plug and play! Windows 10 e Win 10 mobile estão muito bem concebidos. Já pensei como tu, aliás deixei de usar Apple por isso mesmo.

  2. Avatar de vidrago
    vidrago

    sem extençoes nao se safam quero traduzir uma pagina e fico a aprender ingles.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      que não é uma má coisa…

    2. Avatar de rui pedro
      rui pedro

      Aprende que te faz muito bem.

  3. Avatar de João
    João

    Ainda não consegui experimentar o edge, nem nenhuma app do windows, quando tento abrir aparece sempre uma msg para verificar a ligação à internet, apesar de estar ligado já que com o IE e o chrome não tenho problemas. Isto já vem desde o windows 8.

    1. Avatar de Ars
      Ars

      João, por acaso tens o serviço de “Cliente de DNS” desactivado? (como era recomendado ter para o windows XP/Vista se não estivesse associado a um domínio).
      Tanto no windows 8/8.1 como no 10 este serviço tem mesmo de estar ligado para o Edge e as “windows apps” funcionarem.
      De qualquer forma parece que este serviço já não tem o impacto negativo que tinha.

  4. Avatar de JC
    JC

    Mal saia o suporte a extensões troco. O browser é excelente mas há algumas que tenho no Chrome e não posso abdicar.

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Também tenho esse “problema”…
      A minha solução: Tenho 3 browsers instalados: Edge, Firefox, Chrome…

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        E acho que não pagas mais por isso. 🙂

        1. Avatar de Luís
          Luís

          e esqueci-me do IE (sim, o w10 traz o IE, só não está muito “acessível”)

      2. Avatar de Vladimir Putin
        Vladimir Putin

        esqueceste-te do Internet Explorer que vem escondido no Windows 10.
        na barra de ferramentas em procurar no windows escreve Internet explorer e pronto

        1. Avatar de Luís
          Luís

          lê o que eu disse no meu comentário anterior
          ps à equipa do pplware: volto a insistir na edição de comments, para quando?)

          1. Avatar de Vítor M.
  5. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    Eu uso o Edge, mas tem coisas que preciso abrir o Chrome que está logo ao lado.

  6. Avatar de ddtc
    ddtc

    esse é o grafico do pessoal a desinstalar o Windows 10.

  7. Avatar de Bruno
    Bruno

    Eu usei o Edge para instalar o Firefox. São muitos anos a usar as extensões e sessão de administrador em utilizador windows sem permissões. Uso em Windows 10 no trabalho e em OSX em casa, sempre com tudo sincronizado por xmarks e lastpass.
    Não creio vir a mudar tão cedo pois benchmarks a mim não me dizem nada se depois não consigo ter o que o Firefox me permite.

  8. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Nos meus dispositivos eu observei um elevado consumo de memória Ram, por isso resolvi utilizar o firefox; mas o Edge parece um navegador promissor…
    Em um ativ book 9 plus o consumo era tão elevado que acionava os coolers até na home do google.

    1. Avatar de Artur
      Artur

      Só consome muita RAM quando tens muitas abas abertas

  9. Avatar de Vitor
    Vitor

    No W. 10, uso o Edge mais rápido e o Chrome para traduzir.

  10. Avatar de jesus jones
    jesus jones

    the edge não e aquele dos u2

  11. Avatar de Manuel Azul
    Manuel Azul

    Edge: Muito pouco… muito tarde…

  12. Avatar de Full
    Full

    Isto resolve se fácil. Adição de plugins, e tudo muda. Porque na realidade é um excelente browser.

    1. Avatar de Ha cada um...
      Ha cada um…

      Mas para isso ha uma factor muito grande em ter em conta….
      Adicionar tecnologia Google visto que as extensoes serao a base do chrome…
      E depois me pergunto… Sera que depois com o suporte a extencoes nao se tornara ainda mais pesado que o chrome, que esta mais que preparado para tal?

  13. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Comecei a usar o edge e gostei bastante! Mas nao consigo realizar um drag and drop para o browser que me da bastante jeito e consome ram quanta tem disponível! Acabei por voltar ao firefox

  14. Avatar de Maxim
    Maxim

    Enquanto não tiver suporte para addons e mais opções de personalização podem esquecer, e aquela coisa de fazer apontamento numa página web?!?! aquilo devia ser opcional pq a grande parte dos utilizadores nunca vai usar isso.

  15. Avatar de Magfa
    Magfa

    Extenções como Ad-Blocker são mesmo necessárias para que o browser consiga andar para a frente. Tirando isso penso que está bastante bom.

  16. Avatar de vaderstarlight
    vaderstarlight

    Eu uso o edge e o opera

  17. Avatar de Kabuki@gmail.com
    Kabuki@gmail.com

    O sucesso do edge depende de três fatores.
    1 Extensões
    2 Integração no Android com sincronização
    3 Integração no Ios com integração

  18. Avatar de Alucard
    Alucard

    O Edge não devia ser exclusivo do Windows 10, querem mais adopção do mesmo, comecem por torná-lo multiplataforma e lancem para tudo o que for SO de PC e móvel.

    1. Avatar de SérgioV
  19. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Extensões, Extensões, Extensões estão a demorar muito…

  20. Avatar de Kikoengeplus
    Kikoengeplus

    Com a notícia de que MS usa dados dos clientes, agora só falta o windows 10 também começar a regredir. Quanto ao EDGE, acho pior que o IE, porém é mais moderno, mas as vantagens disso são só para a MS, que ainda não aprendeu que o CLIENTE é quem manda…….

  21. Avatar de Benchmark do Surface Book
    Benchmark do Surface Book

    Quem mandou lançar no mercado um browser pra lá incompleto?

  22. Avatar de JMCS
    JMCS

    Hoje pelas 9:45 lá tive de reiniciar o PC do trabalho porque encravou.
    Não tinha acontecido uma coisa destas ao Windows 10 em 2016, aínda…

  23. Avatar de nm3k
    nm3k

    Como é que se pode confiar num browser que cuja e simplesmente… não auto-apaga o histórico do browser quando se fecha a ultima janela ?! WTF was MS thinking…?!?!?!

  24. Avatar de Tiago
    Tiago

    O pessoal é do tipo, “Ah, mas eu já tou habituado”, eu até gosto mais da interface do Edge do que dos outros, fora o Edge só mesmo o Firefox, Chrome pra mim já foi à história.