Memory Restart – Controle a memória gasta pelo Firefox

18 Comentários

Como já tive a oportunidade de referir em outros artigos, o Firefox continua a ser o meu browser de eleição (pelo menos é o que mais uso). É um browser estável, bastante completo mas, assim como outros browsers, o firefox não é perfeito.

Quem usa o firefox certamente que conhece o “tão popular” problema de consumo a nível de memória. Apesar de já terem sido realizadas umas melhorias significativas, o “problema” continua a existir.

Haverá alguma forma de controlar o consumo de memória RAM por parte do firefox?

ffox_00

Um dos meus add-ons preferidos para o firefox é o Memory Restart. Através podemos definir a quantidade de memória a ser usada pela firefox, antes de ser emitido um alerta visual e de ser feito um restart ao browser.

ffox_01

Além de podermos definir a quantidade de memória, o Memory Restart permite ao utilizador visualizar, em tempo real, a quantidade de memória RAM em uso pelo Firefox.

ffox_02

Para quem usa diariamente o firefox, o Memory Restart é sem dúvida um excelente add-on para controlar a quantidade de memória consumida pelo browser.

Mais extensões para o firefox

Download: Memory Restart 1.1
Homepage: TeamExtension

Partilhar:
Tags:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Gouveia
    Carlos Gouveia

    Chrome é várias vezes mais rápido do que qq browser…

    1. Avatar de Nuno J
      Nuno J

      Mas várias vezes… às vezes ainda estou a pensar onde vou e ele já abriu um separador com isso antes de eu o escrever… lol!

      Sim, é possivelmente o mais rápido mas daí até ser várias vezes…

  2. Avatar de Ruaben
    Ruaben

    é engraçado, o programa, e curiosamente no mesmo site que tens na imagem(o preferido do povo 😛 ) não ultrapassa os 100 mb

  3. Avatar de carlos
    carlos

    Problemas de memoria nunca tive, agora tenho de CPU…

  4. Avatar de Miguel Ferreira

    Bem eu pessoalmente posso dizer que mesmo que as vezes o meu FF derrete 3 gigas de memoria, continua sempre fluido (isto acontece quando tenho umas centenas de tabs abertos) nunca me incomodou que ocupe mais que o Chrome, este ultimo apenas o uso caso tenho uma maquina de recursos limitados, pois não o considero minimamente estavel, seguro e eficiente (no uso que dou), mas mesmo assim qualquer um desde é muito melhor que o IE 7… Embora adorei o IE6, sempre é mais leve 🙂 mas já o 8, tive o desgosto de o instalar por erro meu e arrependi-me cada segundo que o deixei no meu portatil, pesado, lento, usa tudo e mais alguma coisa e não faz nada…

    Resumindo
    FF -> optimo (a ram que usa é identica aos outros e não bloqueia tanto)
    IE -> m***
    GC -> come-se em maquinas mais pequenas

  5. Avatar de rodasp
    rodasp

    É verdade que o consumo de memória RAM é elevado… mas o Chrome também não fica atrás… tem aquela coisa do multi-processo… que somando cada um.. não fica muito diferente do FF.

  6. Avatar de Antonio Pereira

    Desde a última actualização que o Mozilla Firefox “crasha” quando arranca com o flash activado. Só com este desactivado é que consigo utilizar o browser. Com pena minha mas a minha última opção tem sido o Google Chrome. Tenho gostado da experiência. Alguém sabe como resolver este problema com o Mozilla? Tenho o Windows 7 Ultimate 64 bits com o SP1.

    1. Avatar de Tiago Branco
      Tiago Branco

      Tenta correr o FF em modo de Administrador (clicando com o direito do rato). Se funcionar define nas propriedades com atalho para arrancar sempre assim.
      Tive esse problema com o Flash e foi assim que o resolvi. 🙂 O senão é que cada vez que arrancas o browser tens a UAC a pedir permissão. 😛

      1. Avatar de Antonio Pereira

        Infelizmente não resolveu. Obrigado pela dica.
        Relatório de erros:
        Add-ons: {75656794-AB59-4712-BFBC-5D816D56F3BC}:1.1.7,bkmrksync@nokia.com:1.0.0.736,{972ce4c6-7e08-4474-a285-3208198ce6fd}:3.6.15
        BuildID: 20110303024726
        CrashTime: 1300700000
        EMCheckCompatibility: true
        FramePoisonBase: 00000000f0de0000
        FramePoisonSize: 65536
        InstallTime: 1300064697
        ProductName: Firefox
        ReleaseChannel: release
        SecondsSinceLastCrash: 375513
        StartupTime: 1300699968
        Theme: classic/1.0
        Throttleable: 1
        URL: http://www.jn.pt/paginainicial/
        Vendor: Mozilla
        Version: 3.6.15

        Este relatório também contém informação técnica sobre o estado da aplicação falhou.

  7. Avatar de canelas
    canelas

    de facto isto é muito bom. FF na versão 3.6 consumia mt memoria face ao chrome.

  8. Avatar de Nuno F.
    Nuno F.

    O meu Firefox depois de estar aberto durante um bom tempo gasta tanta memória que chega a um ponto que estagna completamente, pelo que não carrega mais nenhum site. A unica opção é fazer o restart ao mesmo…

    Já perdi a conta das vezes que tive de fazer isso, vou passar a usar o chrome e acabou!

    1. Avatar de Thiago
      Thiago

      Comigo é a mesma coisa, poia abro mais de 15 abas.
      No trabalho já estou usando o chrome.

  9. Avatar de pikax
    pikax

    o máximo que o FF gastou-me de RAM foi 2GB com prai 200 tabs abertas.

    E normal um browser com centenas de tabs abertas, consuma muita memoria, seja qual for o browser, não há milagres.

    Utilizei o Chrome poucas vezes, porque enervava-me, quando ele começava-me o download sem eu pedir.

    Na minha opinião o firefox é melhor porque as toneladas de add-ons que tem, melhora muito a experiencia que se tem no browser.

    Quem me tira a raposa, tira-me o acesso a paginas de internet.

  10. Avatar de SergioJP
    SergioJP

    Para quem estiver com problemas de fonte borrada em vez de desabilitar a aceleração por hardware instale o addon anti-aliasing-tuner que pode ser baixada aqui, https://addons.mozilla.org/pt-br/firefox/addon/anti-aliasing-tuner/
    com ela voce pode configurar a renderização de fontes, é experimental mas funciona que é uma beleza.
    Abraços….

  11. Avatar de Bruno P.
    Bruno P.

    Abra o FF, chame o painel de controle digitando about:config na barra de endereço.

    Botão direito, new / boolean. Abrirá uma caixa de diálogo. Coloque o nome:

    config.trim_on_minimize

    Quando clicar OK, ele pedirá um valor, True ou False. Coloque True.

    Feche o Firefox, abra de novo e experimente.”

    Esta faz o firefox trabalhar com pouca memória quando estiver minimizado.

    No caso do g_killzone, o firefox dele está mesmo com problemas, mas o seu nem tanto assim. Você deve levar alguns fatores em consideração:

    Páginas que necessitem do FlashPlayer tendem a consumir mais memória;
    Java consome mais memória;
    O número de páginas (abas) é o que mais influencia no consumo de memória.

    Espero ter ajudado.

    Abraços.

  12. Avatar de odio
    odio

    o unico problema dessa extensao é que a quantidade de RAM exibida é DIFERENTE do gerenciador de tarefas do Windowns.

    O MemoryRestart sempre mostrar um valor MENOR.