Mais um browser que morre! Microsoft terminou o suporte ao Edge original

18 Comentários

A relação da Microsoft com os seus browsers tem sido quase de amor ódio. Se durante muitos anos manteve o seu Internet Explorer, mesmo com todas os seus problemas e falhas de segurança, por outro rapidamente criou e substituiu o Edge, em todas as suas diferentes versões.

É precisamente este que agora vê chegar o seu fim, ainda que de forma já anunciada. O Edge original acabou de perder o suporte e morrer assim, perdendo-se na história, com tudo o que conseguiu alcançar.

Edge Microsoft browser atualizações Chromium

Mais um browser que morre

Ao longo dos anos a Microsoft tem colecionado software que acaba por morrer e, muitas vezes sem deixar saudades. Em outros casos não se entende a posição da empresa, que faz assim desaparecer ofertas que os utilizadores se habituaram a usar.

Este cenário é similar nos browsers da gigante do software, com o IE e até o Edge a serem substituídos pela nova proposta. Esta baseia-se no Chromium e tem assim uma base alargada de suporte e, principalmente de desenvolvimento.

Já só falta 1 ano! Microsoft revelou quando vai descontinuar o IE 11 e Edge original

Edge original chegou ao fim de vida

Assim, o fim do Edge original era esperado e tinha até já sido anunciado pela Microsoft. No dia 09 de março de 2021 esta versão, lançada com o Windows 10, chegou ao fim da sua vida, perdendo todas as atualizações e qualquer manutenção que venha a ser necessária.

Desse momento em diante, a Microsoft recomenda que seja instalado o seu novo browser. A empresa irá também tratar da sua instalação automática no Windows 10, numa atualização obrigatória e que os utilizadores não vão poder recusar ou impedir de ser instalada.

Edge Microsoft browser atualizações Chromium

Microsoft foca-se agora no Chromium

A aposta no novo browser parece ser uma vitória da Microsoft. O Edge está agora a acompanhar os desenvolvimentos que a Google e a comunidade aplicam neste browser, libertando assim a empresa para se dedicar a outras áreas e até a melhorar o Chromium de forma geral.

É importante que os utilizadores que ainda estão a usar a versão original do Edge façam a atualização. A atual Patch Tuesday fará a sua remoção, mas até lá não existe nenhuma correção ou atualização para proteger em caso de problemas.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis
    Luis

    Epa supostamente ainda é o mesmo browser mas ok

    1. Avatar de Pedro Simões

      Sim, com mesmos problemas de segurança que tem hoje e que nunca mais vão ser resolvidos. Acabou, morreu, não vai ter mais desenvolvimentos, o que leva a que devam usar o novo, baseado no Chromium.

      1. Avatar de Tito
        Tito

        Mas o tal novo baseado no chromium vai ser na mesma internet Explorer ou Edge, ou vai ter um nome inteiramente diferente?

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          O novo baseado no chromium chama-se Edge e nada tem a ver com o Edge que é referido neste artigo.

          1. Avatar de nick
            nick

            Ou seja, será criado um Edge que nada tem a haver com o Edge (rizos)

        2. Avatar de Jorge
          Jorge

          Não, as primeiras versões do edge eram criadas com o motor Edge HTML e a partir de 2020 passou a usar o chromium, continua a ser o mesmo browser, simplesmente as versões com EdgeHTML vão ser descontinuadas. Dizer que são browsers diferentes é a mesma coisa que dizer que o Antigo Opera quando usava o motor Presto um browser diferente do opera que passou a usar chromium.

  2. Avatar de BB
    BB

    Escondam toda as evidencias de que terá alguma vez existido.

  3. Avatar de cross
    cross

    Estamos a caminho do monopolio do chromium na internet. Um dia os sites só irão funcionar nesta plataforma, o que será muito triste.
    Usem o Firefox.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Vai ser o novo IE para os programadores web.
      Por aqui também uso e recomendo o Firefox.

  4. Avatar de António
    António

    A Microsoft igual a ela mesma! É uma opção a evitar! (basta quando não podemos!)

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Isso quer mesmo dizer o quê ?

  5. Avatar de ThornC
    ThornC

    Opera – opera.com
    Pale Moon – palemoon.org

  6. Avatar de xico
    xico

    A Microsoft que se dedique ao Office que é a única coisa que faz de jeito.

  7. Avatar de jorge
    jorge

    A microsoft faz de jeito o ofice porque nao foi ela que o produziu, lhe o produziram e lhe o deram a explorar, é como o cabo ubs c foi a apple que o desenvolveu e o deu a explorar a uma outra empresa, por isso é que ela o introduziu em alguns dos seus aparelhos, nunca usei nenhum browser da microsoft, durante o tempo que tive windows usei netscape, depois logo passei a mac.

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Hum…Netscape…e que ideia tens tu do Windows hoje em dia ?

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      claro , a apple desenvolveu ….e porque são bonzinhos e não fazem as coisas por uma questão de lucros ao final do dia , desenvolveram e deram a explorar sem sequer ser mencionada. provas ? 0 , só teorias

  8. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Podia era remover o internet Explorer para o governo tratar de atualizar os portais que necessitam de java

  9. Avatar de informado
    informado

    eu continuo no Palemoon 🙂 eheh