Se o seu Mac não arranca a culpa é provavelmente do Chrome da Google

22 Comentários

Os browsers são uma parte importante dos sistemas operativos, mas podem também ser uma fonte de problemas. Esta não é uma ideia bastante propagada, mas que agora está a tomar novas proporções.

Quem mais se queixa são os utilizadores dos computadores Mac, que viram a mais recente atualização do Chrome bloquear o arranque. A Google já admitiu o problema e apresentou também a solução.

Chrome Google Mac problema atualização

O Chrome da Google trouxe um novo problema

Este problema começou há alguns dias. Sem qualquer razão identificada, um conjunto de computadores Mac deixaram simplesmente de arrancar, apresentando uma mensagem de erro. A causa inicial foi associada ao software Avid Media Composer.

O impacto foi maior porque os afetados foram equipas de produção de vídeo de televisões e de cinema. Isto fez de imediato disparar alarmes e a causa foi investigada para se descobrir a origem e de que forma podia ser contornado.

A Google foi envolvida e veio, entretanto, reconhecer ser a causadora do problema. Uma atualização do Google Keystone trouxe problemas graves e bloqueava as máquinas. A causa era também simples como foi vista. Havia uma corrupção do sistema de ficheiros e entretanto surgia o problema.

Chrome Google Mac problema atualização

Tudo começou numa atualização para o Mac

Do que é descrito, este problema afeta os utilizadores do macOS Mojav e anteriores. É ainda necessário que o SIP (Software Integrity Protection) esteja desativado. Este último passo é necessário para correr as extensões do software Avid Media Composer.

Entretanto, a Google oferece já a solução para este problema. Os Mac devem ser iniciados em modo de recuperação e depois ser acedido o Terminal, que está no menu Utilidade. Há depois que executar os comandos apresentados abaixo e posteriormente reiniciar.

chroot /Volumes/Macintosh\ HD   # "Macintosh HD" is the default
rm -rf /Library/Google/GoogleSoftwareUpdate/GoogleSoftwareUpdate.bundle
mv var var_back  # var may not exist, but this is fine
ln -sh private/var var
chflags -h restricted /var
chflags -h hidden /var
xattr -sw com.apple.rootless "" /var

Chrome Google Mac problema atualização

A atualização foi parada para evitar problemas

Para impedir que o problema alastre ainda mais, a Google interrompeu a distribuição desta atualização. Esta será retomada assim que o problema seja resolvido e o novo código esteja integrado no Chrome.

Mais uma vez é um elemento estranho a causar problemas ao sistema operativo. A Apple é alheia e a culpa está mesmo na Google e no Chrome. É um elemento essencial, mas tem de conseguir ser independente para não causar problemas.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luisa
    Luisa

    Esse povo não aprende nunca, com o Safari e o povo querendo se render a Google com seu Chromebugado…
    É igual instalar Windows e usar Edge, por favor, né pessoal?

    1. Avatar de JCFB
      JCFB

      Mas o safari é uma procaria, e eu sei porque corro hackintosh. Bem o chrome tmb. não é mto. melhor, por isso uso o firefox

      1. Avatar de nuno a
        nuno a

        “…o safari é uma procaria, eu sei porque corro hackintosh.” !!facepalm!!

      2. Avatar de André
        André

        “o safari é uma procaria, e eu sei porque corro hackintosh”
        O Android é uma porcaria, e eu sei porque comprei um de 50€.

        1. Avatar de Douglas
          Douglas

          O Android nn é nn

      3. Avatar de Luisa
        Luisa

        Se corres hackintosh não tens os verdadeiro Apple dentro de ti… Vá corres e compra tu um verdadeiro iMac ou Macbook, de preferência versões Pros!!!

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Usar Edge em Windows é o equivalente em Utlizar o Safari no Mac…..

      1. Avatar de Luisa
        Luisa

        Usar Edge em Windows o mesmo que utilizar Internet Explorer.
        Não adianta, a Microsoft pode fazer de tudo, mas o browser deles nunca vai ser o padrão. Só usam para baixar o Chrome, no caso do Windows.
        Safari é outra história.

  2. Avatar de Miguel Porto
    Miguel Porto

    Estranho, um programa bloquear assim o sistema operativo. Demonstra a fragilidade do sistema.

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Imagina se fosse Unix …

      Abc

  3. Avatar de Miguel Costa
    Miguel Costa

    Qualquer utilizador de Iphone e Mac sabe que usar browsers fracos dá nisto. O Safari é o melhor browser do mundo. Chega para 1800% de tudo o que está disponível e é um produto Apple, portanto, à prova de bugs e que corresponde ao que os clientes precisam. Removam os outros browsers e usem o melhor… é para isso que pagam 1300 euros pelo telemóvel e 3000 pelo computador.

    1. Avatar de Inocencio
      Inocencio

      o Melhor browser do mundo é o firefox, é fácil dizer que qualquer um é o melhor do mundo, como também posso dizer que o sistema operativo da maçã é uma porcaria assim como o safari é uma grande porcaria, o melhor software do mundo é o Linux mas não o uso prefiro ao windows e não gosto da Mac usei muitos desses mas o PC bate em tudo basta ter um bom PC e fica muito mais barato, o sistema operativo mais usado do mundo, e o que tem mais software do mundo é o Windows.

      1. Avatar de Valter Pinho
        Valter Pinho

        Adoro quando vou a uma loja da Apple…tipo a GMS do Almada Fórum…e tipo…é só mac’s…e tu vais à caixa, e a senhora da caixa ou o senhor…depende…tem um macbook pro a correr o Windows…imagina porquê…por causa do software de facturação!

        Mau, então não dizem à boca cheia que o MacOS é o sistema mais avançado do mundo? Então porque é que não fazem um software de facturação compatível para Mac? Já que os aplicativos da Adobe por exemplo existem para Windows e para Mac…

        Aeroportos, terminais MB (aquelas máquinazitas que tu usas pra levantar guito), etc etc…só usa Windows!

        1. Avatar de Vítor M.

          Mas não quer dizer que não tenhas software de gestão a correr num MAC 😉 porque vê este aqui: http://bit.ly/2mo9lH0 na verdade o que vês é um Mac que corre melhor o Windows que máquinas dedicadas a correr o sistema operativo da Microsoft. Como deves saber, a Apple e a Microsoft desenvolvem em conjunto firmaware para que o Windows corre de forma irrepreensível num Mac… e de facto é verdade 😉 portanto, se usam software a correr em cima de um Windows a correr num Mac… vê bem a capacidade destas máquina 😉

          1. Avatar de Filipe
            Filipe

            Não vejo o que há de especial. Não há grande diferença entre o hardware de um mac e um PC. É claro que se consegue correr qualquer um dos sistemas operativos num e noutro hardware

          2. Avatar de Vítor M.

            Num qualquer PC podes ter tantas combinações, ser necessário tanto driver de diferentes fabricantes que, mesmo sendo estável, nunca é tão estável como ter apenas aqueles e dentro do controlo da Apple. Por isso é que não é de agora que se diz que a melhor máquina para correr Windows é um… Mac 😉 os outros também são fantásticos, sem dúvida.

    2. Avatar de AqueleGajo
      AqueleGajo

      Eu dantes chegava a aprender qq coisa neste blog, agora nada.

  4. Avatar de Douglas
    Douglas

    Eu tenho Mac e nn tô com esse projeto não!!!

  5. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    Tenho um Mac e uso quase sempre o Opera, uso muito pouco o Safari, o Safari nao vale quase nada.

  6. Avatar de polo
    polo

    Chrome num Mac? Se ainda fosse o Firefox

  7. Avatar de Athylla
    Athylla

    Novo Edge baseado no Chromium é na minha opinião o que está se destacando diante dos outros browsers