Já pode atualizar o browser do seu PC! Chegou o Firefox 76 com mais proteção

26 Comentários

O mercado dos browsers tem estado animado e muitas novidades têm surgido de vários quadrantes. Se por um lado temos a Google e o seu browser a controlar, por outro temos uma verdadeira guerra entre o novo Edge e o Firefox.

É precisamente este último que agora voltou a trazer novidades. A versão 76 do browser da Mozilla chegou e as novidades são muitas. O foco é na segurança, mas existem mais melhorias presentes.

Firefox browser Mozilla password segurança

Mais segurança no Firefox

Apesar de toda a confusão que a COVID-19 tem causado, as equipas da Mozilla não pararam de desenvolver o Firefox. Assim, temos agora a versão 76 lançada e pronta para ser instalada por todos os que usam este browser.

A maior novidade que esta versão deste browser traz está relacionada com a segurança e com a gestão de passwords. O Lockwise, o gestor de passwords do Firefox passa a ser mais seguro e mais inteligente.

Firefox browser Mozilla password segurança

A Mozilla quer gerir melhor as passwords

A partir de agora, este gestor irá alertar os utilizadores sempre que uma das suas passwords for descoberta numa das muitas fugas que ocorrem. Irá pedir que esta seja trocada por uma mais segura. Também a geração destas automaticamente está agora disponível.

Outra novidade neste campo está no acesso às mesmas passwords. Caso não exista uma geral e de administração, o Firefox passa a pedir a identificação do utilizador para que esta seja mostrada.

Firefox browser Mozilla password segurança

Browser da Mozilla tem mais novidades

Por fim, e no campo das novidades, temos a chegada do Picture-in-Picture de forma mais rápida aos vídeos. Esta funcionalidade, com um simples duplo clique, permite ter os vídeos a correr fora da janela do browser, dando ao utilizador a possibilidade de continuar a trabalhar.

Claro que esta versão do browser da Mozilla tem também a correção de algumas falhas que existiam. Se quiserem testar, esta nova versão está já disponível para atualização diretamente no Firefox ou para instalação aqui.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    O Lockwise,o gestor de passwords do Firefox,é excelente.Muito bom,mesmo. 🙂

  2. Avatar de Jota
    Jota

    …”Por fim, e no campo das novidades, temos a chegada do Picture-in-Picture nos vídeos”??? Isto já tinha na versão 75

    1. Avatar de Jota
      Jota

      Esperemos é que desta vez consuma muito menos recursos do computador!

    2. Avatar de Pedro Simões

      https://www.mozilla.org/en-US/firefox/75.0/releasenotes/
      Diz que não. Poderia estar, eventualmente num estado mais embrionario ou em testes controlados.

      1. Avatar de Jota
        Jota

        “Fartei-me” de usar isso enquanto a Rádio Comercial esteve em direto no Facebook , quando estiveram em teletrabalho, durante o período do Estado de Emergência!

      2. Avatar de Peace
        Peace

        Tb já uso à algum tempo, não sei a partir de que release…

        1. Avatar de Peace
          Peace

          Cá está, desde a versão 71. Devem ter introduzido alguma melhoria na versão 76, mas não é clara qual.

          1. Avatar de Jota
            Jota

            Esperemos que seja a de consumir menos recursos!

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Este browser em termos de privacidade é o pior que pode existir.
    Quem ler o User agreement vê que a única coisa que o Browser não guarda é o mail e a identidade do dono do mail porque toda a informação restante (navegação em sites, configurações de hardware) é recolhido pela companhia que programa o Fixefox.
    Acho inclusive o acordo de licença tão mau ou pior que o do Chrome

    1. Avatar de Luís
      Luís

      É pôr isso que não uso! Então com gestão de password!, vai parar tudo aos chineses!!
      Eu prefiro o Edge

      1. Avatar de Tó

        @Pedro
        > Este browser em termos de privacidade é o pior que pode existir.
        @Luís
        > Eu prefiro o Edge

        Gostos não se discutem.
        No entanto, dizer que é o pior é uma mentira descarada, seja por ignorância pretenciosa, ou por haver interesse do Pedro em difamar o Firefox, seja por que razão seja.

        Se o Firefox fosse o pior, não era incluído em quase todas as versões do linux. E antes que digam que não há alternativas, existe o Chromium, que é a base open-source e com menos telemetria do Google Chrome, além de browser derivados do Firefox com funções extra de privacidade (p.ex. Iceweasel).

        O Firefox inclui por defeito bloqueio de rastreadores e um adblocker simples que pode ser ativado nas opções. Testou durante uns tempos usar motores de pesquisa mais cuidados com os dados dos utilizadores, e permite a alteração dos motores de busca prédefinidos. Tem a melhor e maior lista de plugins para segurança e privacidade de todos os browsers.

        O Firefox tem piorado com o tempo em termos de pré-definições, mas o que se vê no ‘user agreement’ é relativo a funções secundárias que usam recursos da Google, como a verificação de segurança de sites (que pode ser desativada se se usar um bloqueador de dominios como o uBlock com listas para sites).
        Até em relação à telemetria, pergunta se o utilizar deseja participar antes de ativar a opção, e os relatórios de erro só são enviados após confirmação, ao contrário de outros browsers.

        Agora, apesar de ser um browser que não recolhe mais dados que os que necessita, nada na internet é “privado”. Quem pisar o risco é seguido através dos dados dos ISP, que guardam os metadados por longos períodos.

        A privacidade no contexto do utilizador é saber que não é distribuida a informação da sua navegação por mais entidades que as autoridades do seu país, e o sites que o utlizador visita.

        > É pôr isso que não uso! Então com gestão de password!, vai parar tudo aos chineses!!

        Outra deixa que revela ignorância extrema ou agenda.
        A Firefox é americana. Não que seja melhor ou pior, mas os dados que possam ser reportados são a servidores norte-americanos.

        1. Avatar de Tó

          “A Firefox” era para ser “A Mozilla”, mas percebe-se.

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Há muitos,mas muitos anos,através de um rapaz que tinha o nickname aqui no Pplware de “Emanxx”(acho que era este nome),em que ele me sugeriu usar o Pale Moon,um browser/navegador que era novo na altura(mas que era um fork do Firefox da Mozilla),que eu nunca mais na vida deixei de o usar !! Nunca mais !! Para mim,é o melhor browser/navegador que existe,e embora digam que não se pode instalar extensões nele,isso é mentira.Há uma extensão(sim,uma extensão,não estou a brincar),própria que através dela podemos instalar os add-ons que quisermos,embora sejam “legacy”,se me faço entender.Chama-se Classic Add-ons Archive versão 2.0.2b2.Tenho,neste momento,se não me engano,instaladas através dela as extensões-(ColorfulTabs/Flagfox/HTTPS Everywhere/IDM integration module for Pale Moon/Thumbnail Zoom Plus e o uBlock Origin).Através delas o Pale Moon está fantástico !! Tenho extensões para colorir espectacularmente os separadores das janelas,para saber o local do site que estou a visitar,para me livrar dos anúncios perturbadores e para navegar sempre em HTTPS,e finalmente uma extensão que amplia todas as imagens em todos os websites de uma maneira genial.Por isso eu digo,FTW Pale Moon. 🙂

  5. Avatar de Informático Amador
    Informático Amador

    Em termos de capacidade de parametrização e segurança é do melhor – basta pensar, como já foi dito – que a maioria dos Linux o trás de base e o browser TOR o usa como base. Agora, em termos de fluidez/velocidade… Experimentei o novo Edge e pareceu mais rápido. Agora à custa do quê… Isso não sei.

  6. Avatar de AM
    AM

    A barra de informação da navegação que aparece em baixo (tooltip) a preto e que num tema claro fica mal, alguém sabe como mudar a cor dessa barra de urls?

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    Basta colar este endereço na barra do Firefox e carregar em “Enter” e selecionar a informação que queremos partilhar

    about:preferences#privacy

    Mais transparente é impossível, e tudo no mesmo local.

  8. Avatar de Nuno
    Nuno

    E apesar de o Edge para Android ter “embutido” o Adblock, ainda deixa passar muitos anúncios e notificações irritantes. E o Chrome para Android nem deixa instalar extensões!
    Em Android o Firefox + as extensões “Ublock Origin” e “I dont care about cookies” é imbatível para uma navegação limpa, mas à custa de uma ligeira lentidão a abrir sites. A privacidade torna a navegação um pouco mais lenta. É um pequeno sacrifício para não haver publicidade e notificações irritantes.

  9. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    «…Apesar de toda a confusão que a COVID-19 tem causado, as equipas da Mozilla não pararam de desenvolver o Firefox…»

    Seria possível explicar qual é base que sustenta esta afirmação acima transcrita, de que um vírus ou a doença do coronavírus covid-19 possa interferir no desenvolvimento de um «software» para navegação na Internet?

  10. Avatar de António
    António

    Firefox uso-o em casa. No trabalho uso outros. Mas o Firefox é imbatível, vindo de uma comunidade independente. O Chrome e o novo Edge, e muitos outros, são baseados no Chromium, que recolhe o maior nº de dados! Ou como acham que a Google sabe tanto sobre vocês, através da privacidade?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Já leste o user agrement em especial a parte da privacidade do Firefox? Lê
      O Firefox é igual ao Chrome, a unica coisa diferente é que um recolhe para a google e o outro para a sua companhia que tambem é Americana da California. Alias Penso inclusivemente que é mais intrusivo o Fiferox que o Chrome.
      Existem alternativas melhores em privacidade, inclusive alguns recolhem os mesmos dados mas para companhias europeias, como o caso do Vivaldi (eu não estou a dizer que este é o supra sumo em privacidade)

  11. Avatar de Ilhéu
    Ilhéu

    Experimentem o browser UR, é mais seguro e bem mais rápido do que o Chrome.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      O problema do Chrome nunca foi a segurança mas sim a privacidade.

  12. Avatar de António
    António

    O UR é mais um clone do Chrome (usa o chromium)! Qualquer dia só temos chromium! Quem recorre a isto é porque não sabe fazer nada bem sozinho, foi isso também que fez a Microsoft!