É o fim? Internet Explorer cai 50% em apenas um ano

31 Comentários

Com o Windows 10, a Microsoft apresentou também o seu novo browser, preparado para melhorar e fazer esquecer o que o Internet Explorer foi durante muitos anos.

Embora pareça que os utilizadores se recusam a abandonar o Internet Explorer, continuando a usá-lo no dia-a-dia, este está a caminhar para o fim, tendo registado uma perda de mais de 50%.

ie_1

Os mais recentes dados da Net Market Share mostram que, no mundo dos browsers, muito anda a ser mudado. Não vamos falar do domínio absoluto do Chrome, que é hoje um dado adquirido e que parece que se manterá ali por muitos anos.

Falamos sim do, tantas vezes vaticinado, fim do Internet Explorer que, mesmo com várias acções da Microsoft, se recusa a desaparecer e a deixar de ser usado.

Os dados apresentados mostram que, no último ano, o Internet Explorer perdeu mais de 50% da sua quota, estando agora nos 20,84%, isto depois de começar 2016 com 43,82%.

No caso do Edge, de quem se esperava muito mais por estar nativo no Windows 10, o cenário é ligeiramente melhor. Este browser não perdeu terreno face aos meses anteriores, estando agora com 5,33% de quota de mercado, tendo começado 2016 com 3,07%.

Tanto o Chrome como o Firefox continuam a crescer, com o browser da Google a reclamar já mais de metade do mercado. Estes browsers apresentam 56,43% e 12,22%, respectivamente.

A Microsoft tem tentado mostrar aos utilizadores que o Edge é o browser que necessitam, nem sempre com o sucesso esperado, mas, mesmo assim, este não tem conseguido cativar.

Fonte: Net Market Share

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ssx
    ssx

    pode ter defeitos mas uso o chrome. agora o windows 10 ter ainda 2 browsers incluídos não sei porquê. melhoravam mais o edge e matavam de vez o ie

    1. Avatar de Neli9 jesus
      Neli9 jesus

      O ie esta tao penetrado no sistema que sera praticamente impossivel remover a certo prazo

      1. Avatar de pg
        pg

        para trabalhar em sites como o das finanças é o melhor.

        1. Avatar de FP
          FP

          Para mim o firefox substitui bem o ie.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      E depois usavas o IE nos sites que precisas de que forma?

      1. Avatar de Mario
        Mario

        O problema esta nos sites que apenas suportam o IE!

    3. Avatar de asasas
      asasas

      o bom é que a Microsoft dá sempre um tiro no próprio pé, a política de não ouvir os programadores e seguir os suas obsoletas ideias ultrapassadas esta a ter os resultados

    4. Avatar de Cortano
      Cortano

      Porque o IE tem certas dependências e e funcionalidades que a MS não quer meter no Edge. O Edge é futuro, o IE é passado. Como os sites atualmente ainda existem muitos no passado, o IE tem de continuar a existir.

    5. Avatar de Yurih Oliveira
      Yurih Oliveira

      Na verdade, se você for em Configurações, Aplicativos, Aplicativos e Recursos, Recursos Opcionais, você vai ver IE e o WMP que são dois apps que podem ser desinstalados

  2. Avatar de Charlie Lima
    Charlie Lima

    Olá, Sou Charlie Lima, brasileiro, 30 anos, e recente mas muito fã de Linux (meu comentário não tem nada a haver com o post em questão), mas gostaria de saber quando pretendem continuar com o tutorial “Linux pra Totós”?????? – Mencionam que iria até o número 100, mas só encontrei até o número 32, por favor, deem continuidade ao projeto.

  3. Avatar de ICavalera
    ICavalera

    Alguma previsão para modernizar a app Android do pplware? Até mesmo ver vídeo e coisas assim. Abraço

    1. Avatar de Jokam
      Jokam

      Já agora, também a de w10M

  4. Avatar de Dope
    Dope

    Mesmo “morto” tem no mínimo o triplo de users que o safari tem….

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Se considerarmos mobile e desktop, o safari tem uma quota de quase o dobro do IE. Lembro que em novembro de 2016 a navegação na internet em dispositivos móveis ultrapassou a utilização em desktops sendo por isso actualmente mais relevante (statcounter).

      1. Avatar de Dope
        Dope

        Nesse caso sim, mas mesmo assim o safari continua a ter uma cota inferior a 2%

        1. Avatar de Alex
          Alex

          Não.
          O safari tem uns 15% de share global, pois é muito usado em tablets e smartphones.

          O ie tem os dias obviamente contados, o Edge tem o futuro periclitante – quase todo o terreno perdido pelo ie parece estarem a ir para Firefox e principalmente chrome.
          O crescimento do Edge tem sido um erro de arredondamento.
          Atendendo a que algumas coisas funcionam com o ie apenas (Silverlight por ex), não me espantava que na prática o Edge desapareça primeiro que o ie – o que seria estranho mas na minha opinião possível.

  5. Avatar de asasas
    asasas

    Até q em fim a morte muito desejada pela maioria dos programadores

    <! —

  6. Avatar de GGomes
    GGomes

    Eu uso o Chrome no W10 e notei que as vezes esta travando. Entro no Edge e funciona. Acho que o Windows 10 esta sabotando o Chrome para tentar empurrar o Edge.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      A Google é que se está a auto-sabotar… azares,,,

  7. Avatar de Vasco Silva
    Vasco Silva

    Uso o Edge, e a nível geral está muito bom.
    Apenas precisa de umas alterações aqui e ali, e fica perfeito. Chrome só em ultimo recurso quando algo não funcione no IE ou Edge, o que é raro

  8. Avatar de Victor F.
    Victor F.

    Mudei para o Edge à coisa de 3-4 meses e agora é impensável mudar para o Chrome ( a não ser que algum website assim o obrigue).
    Edge está longe de estar completo ainda falta muita mas mesmo muita coisa que o Chrome tem, nomeadamente:
    – Selecionar textos precisamente com Shift + setas
    – Ecrã Completo
    – Abrir Imagens em Novo Separador
    – Performance de Múltiplos Separadores (é comum criar uma nova janela quando se quer mover um separador)
    – Personalização (considero os ícones demasiado grandes, o que sem a funcionalidade Fullscreen torna a visibilidade do conteúdo na janela, menor – para quem tem monitores de baixa resolução)
    – Fluidez

    Mais importante de todas falta a SINCRONIZAÇÃO em tempo real com o telemóvel! Sincroniza quando lhe apetece.

    Posto isto, a diferença que notei foi que o Edge parecia mais lento com o Chrome a abrir as páginas mas fiz uns testes caseiros e vai tudo dar ao mesmo, só que enquanto no Edge demora uns meros segundos extras mas carrega a página completa, no chrome aparece de imediato a página mas só depois vão sendo carregadas as imagens .

    7/10

    1. Avatar de Mario
      Mario

      Entao quais sao as vantagens do Edge em relacao ao Chrome.

      1. Avatar de Victor F.
        Victor F.

        – Mais separadores abertos sem quebrar a performance (Não confundir com o que escrevi acima que acontece quando se tenta organizar os mesmos!)
        – Vista de Leitura!
        – Desenhar/Escrever em qualquer página com as notas Web.
        – Sincronização com o telemóvel (Sim nem sempre funciona, mas funciona lol)

        Mais importante: Qualidade de imagens e vídeos inacreditavelmente melhor em relação ao Chrome.

        Está longe de ser um produto acabado e já me dá imensas garantias, portanto quando atingir o patamar de produto acabado não tenho dúvidas que irá rivalizar com o Chrome.

  9. Avatar de Cortano
    Cortano

    Mas o objetivo da ms é mesmo acabar com o IE, onde está aqui a novidade? O Edge vai ganhando terreno aos poucos.
    Curioso é o facto do Safari ter perdido mais de 1% na sua tão reduzida quota… que eu saiba a Apple não o quer “matar”.

  10. Avatar de Iran
    Iran

    Opera é o mais seguro! Utilizo Firefox e Chrome também.

  11. Avatar de Taverna
    Taverna

    Tendência é ele cair de uso mesmo ao longo dos próximos anos a MS quer motivar o uso do EDGE

  12. Avatar de Lisbon lover
    Lisbon lover

    Opera Windows, Chrome Android.

  13. Avatar de joao c
    joao c

    A noticia também podia ter sido Edge cresce quase 100% num ano 🙂

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Poder podia, mas seria pouco informativo e enganador, porque uns 95% dos utilizadores que abandonam o ie não vão para o Edge.
      Na prática o ie está a desaparecer em velocidade acelerada, o Firefox tem aguentado, o Chrome domina e o Edge é pouco mais do que o grupo dos outros (ao qual pertence o browser onde escrevo isto).

      1. Avatar de André
        André

        Se dissessem que o Edge creseu 73% num ano não seria enganador.

    2. Avatar de luislelis
      luislelis

      Nem os comentadores estão interessados.