IE e Edge perderam 40 milhões de utilizadores no último mês

30 Comentários

A chegada do Windows 10 trouxe, para a Microsoft, um novo rumo no que toca aos browser e à navegação na Internet. O Edge passou a ser o browser padrão e o Internet Explorer foi descontinuado.

Mas com esta mudança os utilizadores parecem ter optado por explorar as restantes ofertas do mercado, ignorando Edge, e hoje o domínio está cada vez mais longe da Microsoft.

IE Edge

As guerras dos números no campo dos browsers têm estado muito calmas nos últimos meses. A Google, com o Chrome, conseguiu a tão almejada liderança e a concorrência está já muito longe. Este browser tem já 55% da quota de mercado.

Mas mais importante que esta liderança está a quebra constante que os browsers da Microsoft estão a ter. Segundo os dados da NetMarketShare, só no mês passado mais de 40 milhões de utilizadores abandonaram o IE e o Edge.

O IE tem vindo a perder utilizadores de forma constante, atingindo agora 23,13%, depois de ter estado nos 25,63%. O Edge tem um comportamento inverso, crescendo de forma muito lenta. No mês passado atingiu os 5,26%, tendo crescido 0.1% dos 5,16% do mês passado.

O curioso dos números do mês passado vêm do lado do Firefox. Foi este o browser que mais cresceu, estando agora nos 11,14%. Ao contrário do esperado, foi o Firefox que conseguiu absorver a maior parte das perdas dos concorrentes.

Está claro que a apostada Microsoft para o Windows 10 e o seu browser não está a resultar. Depois de muitos anos em que o IE foi rei e senhor, é agora hora de outros ocuparem esta posição, sem que se veja qualquer alteração possível.

O controlo do Chrome é total, com mais de metade do mercado, mas possivelmente nunca conseguirá o domínio que o IE teve noutras alturas, em que era praticamente o único browser usado.

NetMarketShare

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RF
    RF

    Eu nao percebo o que se passa com microsoft, em tempos foi rainha senhora em termos que tudo que criava era tendência e a malta ate adotava e acima de tudo gostava, ultimamente so vejo uma Microsoft a perder terreno em tudo que criou outrora, e das coisas novas que cria, ninguém usa e todo o mundo odeia. Eu sou utilizador dos sistemas das três grandes, alias smpartphone principal da Microsoft, mas não tenho favoritismos, o que eu não percebo é tanto ódio a Microsoft ultimamente, alias se a Microsoft fosse um ser humano ate iria ter pena deles 🙂

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Muito simples. O mundo tem estado a mudar e a M$ tem feito de tudo para impedir essa evolução, basicamente, se retirarmos aos interesses corporativos a ética e a moral fica o lucro. A M$ é um dos rostos desse lucro selvagem e do mal no mundo, há outros…. Se podem mudar? Podem, mas, não o fazem… A percepção dos utilizadores só mudará se a M$ deixar de ser obscura, adoptar o open source e uma postura de ética e moral… a ver vamos… “adapt or die!”

      1. Avatar de José
        José

        Diga lá quais são as grande empresas que não fazem isso? Estou imensamente curioso.

      2. Avatar de P
        P

        Adoptar o open source vai mudar a percepção da MS? Não me parece.

        Nenhuma das outras empresas que vende Software, Google incluida, faz open source fo seu core business.

    2. Avatar de khidreal
      khidreal

      o problema é o modelo organizacional da MS e as suas carateristicas, assim como pensamentos, valores, entre outros.
      a MS não se atualiza a si propria, está sempre igual, no seu core. esse é o problema. para a MS ser amada novamente, será preciso uma reestruturação da empresa. o grande problema da MS é que não coloca os seus utilizadores acima de si propria, coloca a entrada de dinheiro. por isso outras empresas ou organizações cada vez ganham mais terreno. basta olhar para o mundo linux, pouca gente o usa, mas cada vez se ve mais gente a usar. porque? porque no mundo linux, nao todas, mas maioria das organizações respeitam e dão valor aos utilizadores. já outras pessoas vão para o premium e escolhem Apple. a apple tbm não quer saber dos utilizadores, mas quer saber do futuro e está disposta a se atirar de cabeça nele. isso foi mais recentemente visivel com o USB C e outras carateristicas.
      essas são as diferenças. a MS tem o pior modelo organizacional, ele só funciona porque os seus produtos são os mais populares, o que faz a MS andar ali na corda bamba. mas lá está, a MS sabe que esse modelo organizacional vai funcionando, por isso é que aposta nele. mas funcionará por quanto tempo? eu cá acho que daqui a 10 anos a MS vai ter os seus utilizadores reduzidos para 75%, pelo menos se continuar assim. daqui a 20 anos pode até já nem haver MS… quem sabe, ja existiram outrora empresas que num ano estavam a fazer milhoes e noutro estavam a ter prejuizo e passado pouco tempo fechavam…

    3. Avatar de ralk2
      ralk2

      acredito q esse “ódio”, talvez aversão seja uma palavra que se encaixe melhor, contra a microsoft é por causa do passado. A microsoft não foi uma das empresas mais justas, sei q no mundo corporativo a maioria não é, mas a ms era uma das melhores em ser ruins.
      Para começar a entender, pode começar assistindo:
      * “Guerra dos navegadores” é um documentário muito bom, assim q vc começar a assistir não vai parar
      * “Piratads do vale do silicio” – conta um pouquinho a historia de como a microsoft e apple foram criadas
      acho q os dois estão disponiveis no youtube

  2. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    A resposta é simples: o mundo tem vindo a mudar e a M$ tenta travar essa evolução por todos os meios. Se retirarmos ao interesse corporativo varíáveis como ética e moral fica só o lucro. A M$ é um dos rostos desse lucro selvagem, da luta pelo poder. Os utilizadores, mais do que saberem, sentem esse “mal no mundo” e não querem colaborar ou simpatizar com ele, por isso, têm vindo a mudar os seus hábitos. O mundo só mudaria essa percepção se a MS adoptasse o open source e uma postura ética e moral, basicamente, fazer o que está certo! Todos ganharíamos com uma presença corporativa no mundo mais focada na civilização e não no vil metal ($€…). As pessoas já estão fartas deste ciclo vicioso que, ora alterna, entre um raio de esperanção para depois irmos direitos ao abismo, é um cansaço, chega! A ver vamos se têm lá alguém visionário para fazer esta transição… “Adapt or die!”

  3. Avatar de GRUNHO
    GRUNHO

    FF forever!!

  4. Avatar de pedro
    pedro

    para mim os melhores browsers da actualidade: EDGE e OPERA (a partir da v41) que deve estar incluído nos “others” ….

  5. Avatar de Vitor
    Vitor

    Penso que o que está a acontecer com o IE e o Edge é perfeitamente normal. Ao mesmo tempo que a adoção do Windows 10 vai sendo incrementada…deixamos de utilizar o IE e passamos para o Edge que vem instalado de forma nativa! Aliás é isso mesmo que se nota nesse gráfico…o único browser (além do Chrome) que “sobe” TODOS os meses de forma sustentada é o Edge!! E nem sequer acredito nos números que são apresentados do Chrome…o que vejo e leio no dia a dia “desmente” a conclusão do artigo!!

    1. Avatar de khidreal
      khidreal

      vitor, tbm à força que a MS anda a fazer… agora até publicidade aparece no ambiente de trabalho, sempre que sai atualizações o edge é reposto como browser predefinido, etc.

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        Khidreal, NUNCA me apareceu qualquer tipo de publicidade no ambiente de trabalho e NUNCA uma atualização me alterou os programas pré-definidos no Windows 10! Mas pelos seus comentários acima…a sua “ambição” é ser contratado pela Microsoft para os “ensinar” o que é um “modelo organizacional” a sério! Envie o curriculum…mas acho que para criticar e nada saber fazer já lá devem ter muita gente!!

        1. Avatar de LuisMAsantos
          LuisMAsantos

          O mesmo aqui ,mas já não posso dizer o mesmo do chrome que de vez em quando aparece pop ups para o instalar .
          Uso o edge porque serve bem os meus propósitos ,mas se tivesse de usar outro seria o firefox ,o chrome nunca gostei .

      2. Avatar de PeFerreira98
        PeFerreira98

        Sempre que entro no gmail ou google também nao sou bombardeado com cenas de instalação do Chrome deixa la…
        O único que se safa nesta coisa é mesmo o firefox.

        1. Avatar de Josué
          Josué

          Há montes de aplicações ao serem instaladas que no final pede para instalar o chrome e torná-lo pré-definido.

      3. Avatar de censo
        censo

        Essa é nova! Nunca tinha ouvido tal coisa, mas lá deves saber!

    2. Avatar de José
      José

      O Edge ainda está a crescer, é de facto muito bom e de todos os que experimentei o mais seguro e rápido, mas sem comparação. Continuo também a usar o Firefox mais por hábito, no Crome nunca confiei não gosto. Usei, e uso de vez enquanto para testar mas desisto é sempre uma porta aberta para lixo.

  6. Avatar de dumitru
    dumitru

    Mais um post a la pplware, no inicio dizem que ie e edge perdem 40 milhões mas depois vão dizer que afinal o edge cresceu com 0.1%. Porque mencionam os ambos que perderam utilizadores se depois dizem que so 1 perdeu

    1. Avatar de Pedro Simões

      Somados os ganhos e as perdas o valor são 40 milhões, isso não há volta a dar. Quanto ao ganho do Edge, comparado com os restantes, o valor é marginal, muito próximo do zero.

      Quanto ao agrupar os browsers da Microsoft, faz todo o sentido porque é a oferta que eles têm no mercado. Não vez o Chrome ou o Firefox a ser separado por versões, como tal o IE e o Edge têm de contar como um todo.

      1. Avatar de Malamen
        Malamen

        Porquê, se são dois browsers completamente diferentes?

      2. Avatar de Bruno Coimbra
        Bruno Coimbra

        Pedro é o mesmo que fazeres um titulo ”Edge e Firefox sobem o numero de utilizadores” porque realmente subiram os dois, a mania de juntar dois mundos diferentes IE e Edge é muito bom para se poder fazer estes titulos ainda me has de explicar como o Edge subindo 0,1% (marginal mas subida) perde utilizadores…

  7. Avatar de bola
    bola

    E vão perder mais ainda, enquanto os motores de javascript e design user friendly dos concorrentes for melhor, nada a fazer. Se Bem que o Edge está no bom caminho, mas enquanto o projeto chromium inovar é um bocado difícil a curto prazo bater essas soluções alguma que até mudaram de bases proprietárias para esta base (exemplo Opera).

  8. Avatar de bola
    bola

    E vão perder mais ainda, enquanto os motores de javascript e design user friendly dos concorrentes for melhor, nada a fazer. Se Bem que o Edge está no bom caminho, mas enquanto o projeto chromium inovar é um bocado difícil a curto prazo bater essas soluções alguma que até mudaram de bases proprietárias para esta base (exemplo Opera).

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Nr 1 Firefox, nr 2 chromium e opera desde que passou para o controlo chin3s é para esquecer…

  9. Avatar de Josefin
    Josefin

    Logo agora que voltei ao Edge… Muito boa a página inicial!

  10. Avatar de Nitro
    Nitro

    Uso o Edge habitualmente e estou bastante satisfeito. Só regresso ao IE quando necessário por motivos profissionais.

  11. Avatar de dminister
    dminister

    Uso windows10 e para mim, é o melhor sistema operativo. Até pode existir alguns problemas de privacidade(não percebo porque a crítica sobre isto, quase todo o software recolhe dados do pc), mas a maioria até se resolve com uns simples cliques.
    Uso e abuso de Edge, tenho o Chrome, só para sites que não me deixa utilizar o Edge(sites do governo, que me obriga usar outro browser –).
    Dizer que o Edge não é user friendly, é ser injusto. Quem utiliza o Chrome, utiliza muito bem o Edge. O problema está mesmo na mentalidade das pessoas que têm sempre medo de mudanças e de ser diferente. (Temos de estar na moda, não é?!)
    Posso dizer que uso quase tudo software da Microsoft no w10, até recentemente deixei de utilizar anti vírus de terceiro, e não tenho motivos para mudar.
    Sempre preferi o w7, como muita gente, mas depois de dar um tempo para o w10 crescer, o w10 é simplesmente o melhor. A malta é que tem de abrir os horizontes e não ter medo de mudanças. (Para quem tem problemas, fazer uma instalação limpa do w10, resolve 99℅ dos problemas :))
    Atenção, que não tou aqui a criticar ninguém. Estou apenas a dar a minha opinião sincera, e por isso, espero que a respeitem, como respeito a vossa 🙂

  12. Avatar de Sujeito
    Sujeito

    Um reparo, no artigo lê-se “A apostada da Microsoft” .

  13. Avatar de dezenho
    dezenho

    porque nao fazem um artigo onde a legibilidade de texto é muito melhor no firefox

    1. Avatar de dezenho
      dezenho

      correcção
      porque nao fazem um artigo onde a legibilidade é muito melhor no firefox