Hora de mudar de browser? Firefox conseguiu bater o Chrome em velocidade pela primeira vez

26 Comentários

Desde que o Chrome chegou à Internet que o Firefox tem perdido a sua força e muitos utilizadores. Muitos queixam-se que este browser perdeu qualidade e ganhou problemas, algo que não se esperava. Agora, e num teste, o Firefox conseguiu bater o Chrome em velocidade pela primeira vez.

Firefox Chrome browser velocidade Internet

O Firefox conseguiu bater o Chrome

Com cada vez mais propostas de browsers na Internet, o Firefox tem estado a ser preterido por muitos utilizadores. Este era o seu browser padrão e o escolhido, com argumentos bem definidos e que faziam desta a proposta mais acertada para navegar.

Depois de muito tempo a acumular problemas, e a perder espaço para o Chrome, o cenário do Firefox parece ter finalmente mudado para melhor. E é que nos últimos testes de velocidade do Speedometer chegaram à conclusão de que, pela primeira vez, o Firefox é um browser mais rápido que o Chrome.

O teste é realizado simulando situações e interações reais do utilizador para determinar a velocidade de resposta do browser e outros recursos relacionados à velocidade. Os resultados deixam claro que o Firefox é atualmente um navegador mais rápido que o Chrome.

Firefox Chrome browser velocidade Internet

Browser com melhor velocidade na Internet

Este resultado deverá ser confirmado em breve com outros testes da Mozilla para o seu browser. Certamente que a Google irá reagir e procurar acelerar o Chrome, para assim voltar a dominar o mercado e a Internet, como acontecia até agora.

É interessante ver este crescimento do Firefox face ao Chrome, ainda mais quando falamos de puro desempenho. Esta era uma queixa recorrente nos últimos anos e que parece agora estar resolvida com este resultado único e que acontece pela primeira vez neste universo.

No entanto, o aumento da velocidade do Firefox pode não ser o suficiente para convencer a mudar para este browser. Afinal, o Chrome tem muitas outras vantagens graças à sua integração com o ecossistema do Google, como gerenciamento mais fácil de senhas ou favoritos em qualquer dispositivo, maior número de extensões disponíveis e muito mais.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fernando Jorge
    Fernando Jorge

    “Afinal, o Chrome tem muitas outras vantagens graças à sua integração com o ecossistema do Google, como gerenciamento mais fácil de senhas ou favoritos em qualquer dispositivo, maior número de extensões disponíveis e muito mais.”

    Gerenciamento? Isso é uma expressão importada do brasileiro.
    Em Portugal, o mais correcto seria algo como:
    “Afinal, o Chrome tem muitas outras vantagens graças à sua integração com o ecossistema do Google, tal como a gestão mais fácil de senhas ou favoritos em qualquer dispositivo, maior número de extensões disponíveis e muito mais.”

    1. Avatar de moleque
      moleque

      O chatgpt ainda não sabe pt-pt 🙂

      1. Avatar de José
    2. Avatar de Raposao
      Raposao

      chola mais

    3. Avatar de O Burro Sou Eu
      O Burro Sou Eu

      Chora mais. E já agora, senha do quê? De atendimento no SEF? Em Portugal usa-se palavra-passe. É que nem os termos corretos sabem na vossa própria língua e depois vêm destilar ódio.

  2. Avatar de DR
    DR

    Firefox sempre foi melhor que o chrome em termos de segurança e privacidade, agora em velocidade não estava a espera, simplesmente incrível o trabalho que a Mozilla tem feito no Firefox nos últimos anos, sempre serei fiel ao Firefox!

    1. Avatar de F M
      F M

      Mudei do Chrome para o Firefox por haver certos sites que necessito por questões profissionais e que abrem no Firefox e não no Chrome. Para além disso, tem bloqueador de ads e pop ups que efectivamente funciona. Contudo há uma funcionalidade do Chrome que acho bastante funcional e que o Firefox podia implementar, que é o agregar de vários separadores numa janela. A nível de gestão de separadores confesso que o Chrome está muito melhor.

      1. Avatar de Zé

        Não tenho a certeza de ter percebido a tua questão, mas se é isto : OneTab , que está disponivel nos “extras”, Cumprimentos

  3. Avatar de Carlos Manuel
    Carlos Manuel

    Nunca utilizo o Chrome e o Firefox foi sempre o meu browser de eleição, versão após versão. Como não ando a fazer corridas de velocidade na Net, o Firefox é e sempre foi um excelente browser.

    1. Avatar de José
      José

      Para mim também. Nunca tive problemas alguns.

  4. Avatar de Luis
    Luis

    Por aqui…
    Opera como principal
    FF como secundário

    1. Avatar de AJ
      AJ

      large o opera dos chineses e experimente o Vivaldi 😉

  5. Avatar de Pedro Antunes
    Pedro Antunes

    “Afinal, o Chrome tem muitas outras vantagens graças à sua integração com o ecossistema do Google,…”
    Trabalho com o ecossistema do Google (email, drive, fotos, classroom) e o Firefox é ótimo com ele! Qual é o problema? O Firefox é o mais abrangente, seguro e o menos monopolista! Só de pensar que o Edge e o Chrome são colaboradores me arrepia!

  6. Avatar de Santos
    Santos

    Sempre usei o Firefox e nunca tive problemas, aliás basta pensar que é o browser que vem por defeito nas distribuições linux.
    O Chrome usa muitos recursos do sistema, o edge nem se fala, com o FF nunca tive problemas nem chatices. Se o site abre em 10 segundos dos ou 15 é irrelevante.

    1. Avatar de Rambo
      Rambo

      Pelo visto, usuario comum, ninguem deve dar doacoes de dinheiro para o Firefox. Entao, quem deve sustentar eles deve ser a microsoft e o google. Sendo assim deve ser muito perigoso a manipulacao das bigtechs.

      1. Avatar de helloworld
        helloworld

        Vi recentemente uma entrevista do criador de Javascript, que esteve envolvido em praticamente todos os browsers independentes (Netscape, Mozilla, e actualmente, o Brave), e a fonte de rendimento principal dos browsers é o motor de busca principal que o utilizador usa.
        Por isso, sim, podem ser pagos pela google ou microsoft, mas isso não significa que fazem parte do jogo sujo das bigtechs.

  7. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    Mudar? O Firefox sempre foi o melhor.

  8. Avatar de Captn
    Captn

    Firefox crew for over 10 years

  9. Avatar de Luis
    Luis

    Sempre usei o Firefox, houve tempos onde pensei mudar para o Chrome mas mudei de ideias assim que vi os recursos que consumia, RAM consome e muito, CPU nem se fala. Só o tenho como secundário para coisas básicas como mails de formaçâo. O resto é tudo no Firefox!!

  10. Avatar de Andre Andrade
    Andre Andrade

    Firefox forever. Ah, w o thunderbird tambem . Dois programas de excelencia da Mozilla.

  11. Avatar de TiagoR
    TiagoR

    Firefox 115.0.2 mais rápido com certeza agora foquem-se na melhoria do consumo de memória.

  12. Avatar de André
    André

    Se não puderem largar o ecossistema da google, sempre podem utilizar o Brave.

    1. Avatar de Sandro
      Sandro

      Brave foge disso! Tens isto:
      https://librewolf.net

      Limpo, sem bloatware e permitem usar extensões 🙂

    2. Avatar de helloworld
      helloworld

      Sim, também é o que uso diariamente, juntamente com o librewolf.

  13. Avatar de Carlos
    Carlos

    Firefox sempre!