Hora de atualizar o browser! Chegou o Chrome 89 e a Google recheou-o com novidades

19 Comentários

A par com outros browsers, o Chrome tem crescido e recebido novidades a cada versão. Atualmente é o browser mais usado no mundo, sendo preferido por mais de 60% dos utilizadores da internet. Como tal, a Google está atenta e traz agora uma nova versão com melhorias para este navegador.

O Chrome 89 já está disponível e chega-nos com um conjunto de alterações muito interessantes.

Chrome Android browser novidades utilizadores

Novidades nos perfis dos utilizadores

Uma das maiores mudanças que o novo Chrome traz para os utilizadores está na parte da sua interface dedicada aos utilizadores. Esta é uma área onde a Google tem investido muito e onde tenta inovar de forma constante, para o tornar mais apelativo.

Assim, a grande alteração da versão 89 do Chrome está nos perfis de utilizador. Este browser já permitia ser usado de forma diferenciada por vários perfis, mas agora a novidade está maneira mais intuitiva que existe para gerir.

Chrome Android browser novidades utilizadores

Cresce a personalização do Chrome

Ao contrário do que tínhamos até agora, os perfis ganham maior destaque. Esta nova zona torna mais simples a atualização, bem como a mudança de perfil entre utilizadores. Assim, será mais simples cada um ter o seu Chrome dentro de uma única máquina.

A personalização destes mesmos perfis foi também alterada e não se limita ao simples ícone diferente. Há toda um novo conjunto de opções que podem ser usadas, para tornar o Chrome ainda mais personalizado. Esta personalização torna mais simples identificar o espaço do utilizador.

Chrome Android browser novidades utilizadores

Google tem mais melhorias para a sua proposta

Claro que há mais novidades nas diferentes versões do browser da Google. A versão Android, por exemplo, recebe finalmente o suporte para NFC e a versão para desktop tem também uma mudança na Lista de leitura e chega finalmente a pesquisa direta por separadores.

A Google tem já em andamento a disponibilização do Chrome 89, sendo um processo que deverá decorrer nas próximas semanas. Assim, é hora de atualizar o browser e ter acesso a todas as novidades que foram preparadas para esta nova versão.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cicrano
    Cicrano

    Nao consegui ler a parte de redução em 50% de utilização da RAM…

    1. Avatar de Vítor M.

      🙂 pois, mas não há volta andar, aquilo come ram como se não houvesse amanhã, assim como energia, é um campeão no consumo de energia. Só que tem muita coisa que outros não têm ou não têm a mesma qualidade.

      1. Avatar de claudio
        claudio

        Concordo com o seu comentário na parte do consumo de ram. Mas na parte que há muita coisa que os outros nao teem ou não teem qualidade, é por falta de conhecimento seu, desculpe dizer lhe mas o Opera ou Firefox são excelentes browsers, inclusive na privacidade até são melhores. Experimente o firefox ou opera a tempo inteiro depois diga se a qualidade nao é melhor que a do Chrome.

        1. Avatar de ff
          ff

          O Vivaldi para mim é melhor em tudo do que o Chrome.

    2. Avatar de Pirata das cabernas
      Pirata das cabernas

      Enquanto não reduzir o consumo de RAM não o utilizo

      1. Avatar de José Manuel
    3. Avatar de LG
      LG

      Em 2021 ainda se fala que o Chrome utiliza muita RAM?

      RAM vazia é RAM desperdiçada… Preferem um Chrome lento ou querem que o Hardware do PC faça o seu trabalho? Chrome e outras aplicações só utilizam RAM que o S.O. lhe dispoem. Não “rouba” RAM das outras apps, e se o faz é porque as outas apps não o precisam…

      Alguma vez o sistema encravou com erro a dizer: “RAM esgotou-se porque o Chrome consumiu-a toda!”

      1. Avatar de Vítor M.

        O consumo de energia reflete-se com o consumo de recursos. Além disso, muitas máquinas são afetadas pelo excessivo consumo de RAM do Chrome, máquinas mais antigas. Levando mesmo a que as aplicações deixem de responder. Por vezes o sistema até não “estoura”, mas o desempenho da máquina é imensamente prejudicado por esse tal consumo desmesurado. Abres o Task Manager e percebes o quando a máquina, nalguns casos, está com uma gestão sofrível.

        Basta trocares de navegador, mesmo usando o mesmo conteúdo que estavas a usar no Chrome, e as diferenças são, por vezes, abissais. Contudo, o Chrome é uma caixa de ferramentas enorme, que tem o que os outros não têm.

        1. Avatar de JM
          JM

          Vítor, neste momento o Vivaldi é o browser que tem mais recursos/utilidades que mais nenhum outro tem. Até fico espantado, é um verdadeiro canivete suíço.
          Além de gastar pouca energia.

          Dêem uma vista de olhos.

          1. Avatar de AJMS
            AJMS

            Sem duvida o Vivaldi é o browser mais inovador que existe, quando vejo uma novidades nestes browsers já o Vivaldi tem implementado à “seculos”. https://vivaldi.com/pt-pt/

          2. Avatar de ff
            ff

            Também uso o Vivaldi e gosto. Mas não posso dizer que é poupadinho a gastar recursos.

      2. Avatar de JP
        JP

        Tenho 8GB de RAM e quase todos os dias, a dada altura do dia, tenho de reiniciar o Chrome antes que coma a RAM toda disponível e deixar-me a máquina em freez

        1. Avatar de LG
          LG

          lol 8 GB de RAM e o Chrome dá-te freeze? Sim… deve ser mesmo do Chrome

      3. Avatar de Raposão do Ártico
        Raposão do Ártico

        Você usa apenas o Chrome no seu computador?

  2. Avatar de Jorge
    Jorge

    O pessoal está todo a falar de RAM e energia, mas já tentara abrir as mesmas tabs nos diferentes browsers? O Chrome não é o que gasta mais RAM nem mais CPU, principalmente quando, na verdade, até é dos mais poupados, só o edge é que é ligeiramente melhor, mas falamos do Chrome gastar 1.3GB o edge 1.2GB e o Firefox 1.5GB. E não Brave e Opera não são muito melhores. Mesmo assim mesmo usando mais recursos eu gosto do Firefox e da forma como renderiza as paginas, dá uma sensação de maior refinamento, só a forma como o edge e o chrome coloca os vídeos em full-screen tira-me do sério.

  3. Avatar de António
    António

    No trabalho é o Chrome, em casa é o Firefox! O Firefox é o browser com que uso há mais tempo de forma seguida. Há uma ou duas aplicações que me prendem a ele e, na gestão de senhas e sites, o firefox é imbatível!

  4. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    A falar da RAM por causa do chrome parece o programa do artur albarran… o terror, o medo, o drama…

    Deixem-se disso pah… computadores com 8, 16 e até 32gb de RAM e queixam-se…

  5. Avatar de António Pereira
    António Pereira

    Safari o browser que tenho usado nos últimos dias. E o Mac agradece.