Há uma mudança a caminho! Firefox já recuperou o seu lugar no mercado dos browsers

55 Comentários

Apesar de serem usados todos os dias, os browsers têm uma luta titânica e silenciosa para garantir o domínio. O vencedor habitual é já óbvio, mas a grande luta parece estar agora focada nas posições seguintes, com o Firefox e o Edge.

Apesar do Firefox ter estado a ocupar o segundo lugar por muito tempo, a verdade é que o Edge lhe roubou esta posição num passado recente. Agora, o browser da Mozilla parece estar a recuperar no mercado e volta a ser o número dois nas escolhas dos consumidores.

Firefox Edge Chrome browser mercado

O Chrome continua a dominar este mercado

O domínio do Chrome no mercado dos browsers é já uma certeza há muitos anos. A Google criou uma proposta única e que todos se habituaram a usar de forma natural. É hoje um padrão da indústria e define as regras e as novidades que outros vão seguindo ao longo do tempo.

O grande interesse parece estar na sua concorrência direta, que tem tentado acompanhar o líder. Falamos do Edge e do Firefox, que têm ombreado nos últimos meses. O Edge dominava desde que chegou, tendo tudo uma ascensão meteórica.

Firefox Edge Chrome browser mercado

Edge já terá sido ultrapassado pelo Firefox

O browser da Microsoft conseguiu ultrapassar o Firefox, tendo conseguido assumir a segunda posição. Os fatores são bem conhecidos e passam pelo destaque que a Microsoft deu ao Edge no Windows 10 e este ter-se tornado o browser padrão neste sistema.

Este cenário terá mudado agora, segundo os dados que surgiram pela StatCounter referentes ao mês de abril. O Firefox terá ultrapassado o Edge e recuperado uma posição que tem sido a sua ao longo dos últimos amos.

Firefox Edge Chrome browser mercado

Firefox está um browser cada vez melhor

A Mozilla tem conseguido melhorar o Firefox, com novas funcionalidades e principalmente com uma muito maior estabilidade neste browser. Este é um movimento que acontece depois de queixas dos utilizadores e que todos os meses tem visibilidade nas atualizações.

Será interessante ver como esta luta entre o Edge e o Firefox vai evoluir. O browser da Microsoft tem um apoio único e uma plataforma bem implantada no Windows 10, uma vantagem que o Firefox não tem. Ainda assim, este salto mostra como agrada aos utilizadores.

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    O Edge já foi ultrapassado pelo Firefox ?? Se há browser que é bom,mas muito bom é o Edge.Esta agora… 😐

    1. Avatar de kodiakshadows
      kodiakshadows

      ahahaha

    2. Avatar de Carlos Santos
      Carlos Santos

      deves usar sempre um browser 100% opensource

      1. Avatar de FAR
        FAR

        O povo não quer saber. A prova disso é o facto de um browser feito por uma empresa que literalmente faz $ com os dados das pessoas ser o mais usado!

        E, claro, quem fala as verdades (leia-se: soma 1 + 1) das duas uma ou é paranóico ou então tem algo a esconder. Clássico!

        Era capaz de apostar que se o facebook, mesmo com todas estas leaks e polémicas que têm surgido, lançasse um browser era um instantinho até estar no top 3.

      2. Avatar de Miguel Gomes
        Miguel Gomes

        Tenho pena do Brave Browser ainda não ter o reconhecimento merecido…

        Pelos comentários presumo que a maioria do pessoal ainda nem sequer equacionou testar o mesmo. Recomendo dar uma olhadela tanto no mobile como em desktop.

      3. Avatar de ZeDosBois
        ZeDosBois

        usar um browser open source mas que só me dá problemas e é mais lento em relação aos outros?
        não obrigado. fica lá tu com open source.

        1. Avatar de Miguel Gomes
          Miguel Gomes

          Que problemas diz lá? Ou nem tu sabes?

          Na maioria das vezes o problema não está no software, mas está sim entre o teclado e a cadeira.

          1. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            é o chamado erro picnic… Problem in Chair Not in Computer

          2. Avatar de ZeDosBois
            ZeDosBois

            Mas o problema está no software ó marmajão.
            Chico-esperto deves te achar a ultima bolacha do pacote.
            Eu não tenho culpa de um browser open source ser mais lento e incompatível com a maioria dos sites que visito.
            Quiseste te armar levaste foi no pacote. Para próxima fechas o bico e poem-te esperto ó Goma.

          3. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            ZeDosBois deixa mas é de ir sacar cracks para o teu software pirata!! O Firefox não tem problemas o problema é o teu computador e tu!!

          4. Avatar de Miguel Gomes
            Miguel Gomes

            A unica coisa lenta aqui é o teu cérebro…

        2. Avatar de usuario
          usuario

          Ao menos aqui onde trabalho (uma empresa no Brasil), o firefox é o browser que menos apresenta problemas no dia a dia. Apresenta pouca lentidão ao carregar os sites, mostra poucas propagandas, não quebra as páginas, não dá problema com certificado, entre outros motivos.

          E no meu trabalho, é preciso acessar sites do governo e de outras empresas. Por mais incrível que possa parecer, abrir esses sites no IE ou Firefox, dá menos problema que abrir em outros browser (eu foco em usar o firefox, por estar recebendo melhorias, o IE já foi depreciado).
          Já tive a paciência de ficar o dia inteiro acompanhando o trabalho de funcionários de diversos setores e o único motivo que leva eles a não usar o firefox, é porque ele não é do google.

    3. Avatar de Spoky
      Spoky

      O Firefox só não tem mais por duas razões MUITO SIMPLES de perceber, até uma pessoa que não tenha muitos conhecimentos, apenas básico consegue la chegar.

      a) A Microsoft como todo o mundo sabe, possui o Windows logo pode por o Edge como default, isso não significa que seja bom, porem vai ganhar um “boost” enorme, e há utilizadores que nem sequer sabem instalar outro. Logo por ai já é um enorme Boost.

      b) O Google Chrome, é da Google isto todos sabem, na altura foi feita publicidade no próprio motor de pesquisa e hoje em dia continua a ser feito nas primeiras pesquisas do Google quando se procura por browsers. Permitiu ao Chrome ganhar muito mas muito terreno nesses tempos.

      O que é que o Firefox tem contra estas grandes rivais?
      Nada! Como vão fazer um “boost” contra uma empresa que possui um Sistema Operativo, como vão lutar contra uma dos maiores motores de busca? O Google!?

      Não significa que o Firefox não tenha qualidade, não tem é como dar aquele enorme “boost” como essas empresas têm.

      Logo é diferente, não tem nada haver mesmo! Firefox ganha muito em Privacidade, não é ao acaso que o TOR o utiliza.

      E também não é ao acaso, que o Edge usa o motor do Chrome. Logo Chrome e Edge são iguais, com modificações a nível de optimização e design, no fundo no fundo.

      O Único que se diferencia é o Firefox no mesmo desses dois, por tanto o Firefox não é mau, e tu SANDOKAN és outro que só sabe dizer asneiras sem as saber.

      Firefox la por ter 3% e tal não significa que é mau, simplesmente os utilizadores não vão instalar um Browser só para ir as redes sociais. Logo só por ai começa. 😉

  2. Avatar de AJMS
    AJMS

    Felizmente alem desses ainda existem outros com muitas mais funcionalidades.

  3. Avatar de Blox
    Blox

    Samsung browser? Estes dados são de telemóveis ou computadores?

    1. Avatar de Miguel A.
      Miguel A.

      Acredito que seja geral. Porque está lá 18% de Safari, e o share do mercado de computadores Apple é bem mais baixo.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Desktop + Mobile + Tablet + Console
      @ Worldwide

    3. Avatar de Pedro Simões

      Tens versões mobile de todos esses browsers e por isso faz sentido avaliar de forma global e em todas as plataformas

  4. Avatar de Daniel Cardoso
    Daniel Cardoso

    Há já largos meses passei a usar o Edge de forma frequente e deixei o Chrome, sinceramente surpreende me a rapidez estabilidade e o consumo de recursos que o Chrome utiliza.

    1. Avatar de WILLIAM LOPES
      WILLIAM LOPES

      +1

    2. Avatar de Gomes
      Gomes

      Another one.

    3. Avatar de Alan Carvalho
      Alan Carvalho

      Eu também mudei de navegador. Até o momento o Microsoft Edge não tem me decepcionado. Estava farto do Chrome, o meu notebook tem processador Intel Core i7, 8GB de RAM e placa de vídeo Nvidia. Com tudo isso achando que jamais iria me decepcionar por lentidão usando o Chrome, porém, aconteceu o contrário. Mesmo com ótimos componentes no notebook e usando apenas serviços de NUVEM o Chrome me decepcionou e resolvi abandonar.

  5. Avatar de Pinguim
    Pinguim

    Chrome sempre! Edge e Firefox não dão nem pro cheiro.

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Não da? Ou tu não das? O Firefox abre páginas a mesma velocidade que o Chrome and guess what, não pertence a uma big data.

      No chrome estas sempre a ser constantemente monitorizado, tudo é enviado para a Google, pesquisas, websites favoritos, tempo que visitaste tudo tudo vai para a Google.

      E vais me perguntar para que eles querem isso? Fácil Tools de Marketing
      Ex: Google Ads.

      Não precisas de agradecer, ou criticar a mim, critica antes ao Google Chrome pois ele esta a absorver informação tua e a ganhar dinheiro com isso.

      O Chrome é tão bom, que o TOR usa como browser o Firefox.. O JonDo – the IP changer – JonDonym é outro 😉
      Felicidades.

      1. Avatar de Pinguim
        Pinguim

        E tu achas mesmo que a Firefox e a Microsoft ou seja lá quem for não fazem o mesmo? és um ingênuo…

        1. Avatar de Spoky
          Spoky

          Mas eu disse que usava Edge? Se tivesses que escolher um para recolher dados quais escolhias?

          Firefox
          Google Chrome
          Edge

          Qual destes é o mais mortífero? Vejo ai dois…
          É a mesma coisa que tiveres 3 caminhos, desses 3 caminhos qual é o melhor pelo qual deves ir!?

          A ver se entendes, nunca disse que a Microsoft não fazia o mesmo. Alias até dei entender que o faz. 😉

          Andas a ler ao inverso só pode!

    2. Avatar de FAR
      FAR

      Que bruta pancada esta cena de falar mal de browsers.

      O Sr não percebe que se só existisse um e não houvesse concorrência seria você, o utilizador, o prejudicado?

      Não seja pequenino…

  6. Avatar de Jota
    Jota

    É preciso uma lupa para entender este gráfico!

    1. Avatar de Pedro Simões

      Segues o link que está no texto e tens a imagem com dados frescos e que podes ler da forma que entenderes

  7. Avatar de andre
    andre

    E so ficar disponivel a 100% na xbox e fica em segundo.

    Continuo achar curioso a quantidade de noticias deste site a Playstation, nem uma acerca da xbox ou nintendo.
    Quanto é que vos pagam?

    1. Avatar de Vítor M.

      A nós não nos pagam nada, mas mesmo que pagassem, tu não precisavas saber, de certeza 😉 podia-te fazer mal. Mas falando de coisas sérias, as análises aos títulos com recurso às consolas da Sony são em maior quantidade porque a Sony disponibiliza as consolas para testes, os títulos para análise. A Microsoft não, e sem ovos, não há omeletes. Vão aparecendo de todas as plataformas, mas com maior incidência naquelas onde as marcas tiveram a atenção de disponibilizar o hardware e o software. Mas mesmo assim, fala-se de tudo um pouco. 😀

      Abraço jovem André.

    2. Avatar de Pedro Simões

      Repara que isso aconteceu quando chegou ao Windows 10, com todo o alcance que este tem. Rapidamente foi revertido e agora tens o Firefox a recuperar o que era dele.

      Quanto ao resto, estamos a falar de browsers e não de consolas logo não parece fazer sentido essa comparação.

  8. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Finalmente o meu browser favorito voltou a ocupar o ser lugar!!

  9. Avatar de jimmypt
    jimmypt

    Utilizo o Firefox há anos e não troco por nenhum outro.

      1. Avatar de leme
        leme

        também gosto muito, mas ultimamente tenho tido alguns problemas em alguns sites que visito regularmente. Entretanto experimentei o vivaldi para ter uma alternativa e gostei muito. Tem algumas funcionalidades que gostava de ver no ff (separadores agrupado p.e.)

  10. Avatar de Luis
    Luis

    Por aqui, Opera como principal e Firefox como secundário.
    No telemóvel, Opera.

    1. Avatar de AJMS
      AJMS

      Quem aprecia o Opera tem obrigatoriamente de experimentar o Vivaldi Browser e a mudança é quase certa, e basta saber quem criou o Opera o deixou pelos motivos que já sabemos e resolveu criar o Vivaldi que não para de surpreender em funcionalidades que possui em que mais nenhum browser o acompanha.

      1. Avatar de José Bacalhau
        José Bacalhau

        Vivaldi? Vou experimentar. Também usei Opera durante muito tempo.

        1. Avatar de leme
          leme

          uso o Vivaldi para alternativa ao FF. é do antigo dono do Opera.

  11. Avatar de Raul
    Raul

    Usei o Firefox durante muitos e muitos anos. Depois passei para o Google Chrome (era mais rápido), já usei o Brave Browser e o Vivaldi.
    Neste momento uso o Edge Canary em Windows 10 e no Android 11 e é surpreendente a rapidez em ambiente Windows e em Android.
    Muito rápido mesmo, estou a gostar bastante.
    Para mim neste momento é o melhor e mais rápido. De vez em quando vou ao Firefox e Chrome, mas viciei-me no Edge Canary build, com algumas flags alteradas.

  12. Avatar de scp
    scp

    Para além dos navegadores, seja chrome, firefox, edge, usem duckduckgo como página inicial e motor de busca. Porque não guarda/usa nem vende as informações pessoais, não apresenta anúncios com base nas tuas pesquisas porque não guarda nem rastreia o histórico, seja em modo normal ou privado.

    A nível de resultados indexados, apresenta as mesmas capacidades de pesquisa de sites e tópicos como o google. Mudei há pouco tempo e não sinto falta do google, apesar de ainda continuar a usar o gmail, o tradutor, drive, tenho-os na barra de favoritos.

    Para quem ainda quiser uma internet sem anúncios pode usar o DNS da adguard (com ou sem controlo parental) para deixar de ter anúncios, bloqueia ainda mais que o adblock. O dns com controlo parental bloqueia os websites de pornografia e também a caixa de comentários do youtube bem como vários tipos de conteúdos no youtube.

    1. Avatar de Raul
      Raul

      Uso o adguard pro em ambiente windows e Android.
      Não tenho problemas de publicidade e add-on I don’t care about cookies! Chateia-me cada vez que visito um site estar sempre a levar com o pop up dos cookies para aceitar. O adguard tem este filtro mas não funciona muito bem.
      Em Android YouTube Vanced, sem publicidade e funciona com o ecrã desligado.

    2. Avatar de Manuel
      Manuel

      scp, podes-me explicar como funciona esse assunto do dns?! gostaria de fazer isso que dizes, de bloquear a publicidade e tudo mais, porque já por várias vezes, tentei e nao consegui. obg

      1. Avatar de scp
        scp

        Segue o link que o Raul pôs, nem é preciso instalares o navegador da adguard, só tens de alterar o servidor DNS primário e alternativo. Podes fazê-lo no Windows, Mac, smartphone. Essa página tem instruções onde aceder dentro de qualquer dispositivo para alterar.

  13. Avatar de Rui Miguel
    Rui Miguel

    O Firefox, sincroniza bem os favoritos, palavras passe etc, como o chrome?
    AS palavras passe ficam seguras? Onde são guardadas?

    1. Avatar de Martin
      Martin

      Claro que sim. Sincroniza e a segurança é um dos pontos fortes do Firefox. Sincroniza também os addons. Experimenta antes de mudar que vais ficar surpreendido.

  14. Avatar de Jorge Costa
    Jorge Costa

    Uso o Edge num Mac m1 e não tenho razões de queixa, super rápido, com todos as extensões disponíveis do Chrome.
    User-friendly para definir que tipo de privacidade pretendemos
    Aconselho a colocar a cache em “read only”.

  15. Avatar de António
    António

    Uso o Firefox há anos, é muito rápido e a nível da gestão das senhas é também imbatível, para mim é o melhor, mas, como todos sabemos, no mundo digital ser um dos gigantes não significa ser o melhor, apenas o mais usado!

  16. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Sempre usei o firefox e nunca me deixou mal, no desktop. No mobile ha paginas que ficam lentas a abrir, mas uso na mesma.

  17. Avatar de Jorge Rosa
    Jorge Rosa

    Firefox sempre !!! (A não ser que se “venda” a outros interesses, claro. Até ver não é o caso)
    E não é por ser “fanboy”, mas sim, por “navegar” na “net” à muitos muitos muitos aninhos…
    Quem quiser usar os outros, é livre, claro. Mas comodidade, privacidade e a “moda”, tem preço… A conta chega sempre, mais cedo ou mais tarde… Bom proveito!

  18. Avatar de jack
    jack

    O seguidismo é algo lixado, para uma grande parte dos jovens parece mal não ser do comboio, então vai tudo ao mesmo. Que falta de personalidade.
    Façam os ajustes no firefox e depois comentem, não sejam maria vai com as outras.

  19. Avatar de José Bacalhau
    José Bacalhau

    Minha frequência de uso: 1 – Brave, 2 – Firefox, 3 – Edge.

  20. Avatar de informado
    informado

    palemoon