Google traz poupança de dados do Chrome para o Desktop

12 Comentários

O papel da Google no desenvolvimento de novas tecnologias e novos serviços é inegável. Sempre com o seu interesse corporativo presente, acaba por dar aos utilizadores ferramentas essenciais e que conseguem mudar a Internet para melhor.

Uma das áreas onde tem investido muito dos seus recursos é no seu browser, o Chrome, procurando torná-lo um padrão e o mais usado na Internet.

Algo que as versões móveis do Chrome têm já presente há algum tempo é a capacidade de ter poupança de dados. Esta função é muito interessante e chegou agora também às versões desktop do Chrome.

chrome_0

Ao contrário do que acontece nas versões móveis do Chrome, a poupança de dados não chegou ao desktop de forma nativa e integrada no browser.

Chegou através de uma extensão para o browser, garantindo assim que é transversal aos vários sistemas operativos onde o Chrome corre, no desktop.

O modo de poupança de dados, para quem não o conhece, é uma forma que a Google criou para conseguir optimizar os conteúdos que o browser serve, minimizando os dados que são transmitidos e assim poupando nos planos de dados que o utilizador tem nos seus dispositivos.

É um mecanismo que canaliza para os servidores da Google todos os conteúdos que vão ser vistos pelo utilizador, sendo ai comprimidos e optimizados.

chrome_2

Após a instalação da extensão Poupança de dados, que ainda está em beta, esta entra de imediato em acção, conseguindo poupar ao utilizador muito do seu tráfego.

Na janela (menu) dedicada a esta extensão o utilizador pode aceder de imediato a informação sobre a poupança efectiva que tem estado a ter, conseguindo assim ter uma ideia do que a Poupança de dados está a fazer sobre as suas navegações.

É também ai que o utilizador pode desligar e ligar a utilização da Poupança de dados, com um simples clique no botão associado.

chrome_3

Esta é uma forma extremamente útil para todos os que pretendem ter uma poupança sempre que estiverem a utilizar ligações com planos de dados mais reduzidos, conseguindo uma poupança efectiva, ou quando têm ligações mais lentas, e querem melhorar um pouco a velocidade do acesso à Internet.

É importante lembrar todos que os dados de navegação estão a ser recolhidos pela Google e que ligações a sites seguros (HTTPS) e páginas acedias em modo navegação anónimas não são transmitidas através da Poupança de dados e seguem o seu caminho normal até ao Chrome.

A presença da Poupança de dados, mesmo que na forma de uma extensão, mostra que a Google está a trabalhar nesta função do Chrome e que muito em breve esta funcionalidade estará presente, de forma nativa.

Download: Poupança de dados (Beta)

Preço: Gratuito

chrome_store

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ines Feliz
    Ines Feliz

    mas alguem ainda usa o chrome? Gasta quase 2gb de ram, a bateria desaparece..tanto o Internet explorer como o safari no mac sao de longe mais eficientes

    1. Avatar de Webix
      Webix

      Muda para um PC que deixas de ter esse problema. 😉

      1. Avatar de PSL
        PSL

        Internet Explorer implica que é um PC Windows…

    2. Avatar de ptpedropt
      ptpedropt

      se fosse só 2gb ram.. eu tenho sempre os 8gb ram a 100% e mais uns 4+ gb de page
      e mas é claro que ainda usamos o chrome, porque alem de ir ao facebook fazemos outras coisas com ele..

      no entanto ja ando a pensar em troca-lo pelo Opera (alguem trocou recentemente? melhorias? RAM?), pois ja possibilita instalar as webapps do chrome
      ..mas tambem estou na expectativa com o project spartan

  2. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    Na prática algo que OPERA faz mais de 10 anos.

  3. Avatar de JJ
    JJ

    Isto pode ser útil para o meu tablet…

    1. Avatar de Ines Feliz
      Ines Feliz

      usa internet explorer e tens 1h30 a mais na bateria no surface

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Para completar essa ideia:
        O próprio Surface já faz poupança em ligação por dados, basta indicar que é uma ligação por dados que ele muda o modo como gere as ligações, actualizações, etc.

  4. Avatar de Ines Feliz
    Ines Feliz

    o chrome gasta demasiados recursos, internet explorer melhor

    1. Avatar de Webix
      Webix

      Muda para PC que não terás esse problema.

  5. Avatar de silva
    silva

    opera já tem isso ah seculos
    Turbo mode

  6. Avatar de Kendimen

    Muito bom ter esta funcionalidade finalmente no Chrome! Já instalei 🙂