Google volta a ser acusada de sabotar os outros browser e de proteger o seu Chrome

51 Comentários

As guerras entre o Firefox e o Chrome não são novas. São frequentes as acusações por parte da Mozilla de que o Google está a proteger o seu browser, em situações que prejudicam os utilizadores.

Esta situação voltou a acontecer, com um ex executivo da Mozilla a lançar novas acusações. Mais uma vez a Google está a ser acusada de sabotar os outros browser e de proteger o seu Chrome.

Google Chrome Mozilla Firefox browsers


Foi durante o último fim de semana que Jonathan Nightingale, um ex executivo da Mozilla, voltou a atacar a Google e o Chrome. Segundo as suas publicações no Twitter, a Google continua a manter uma posição protectora do Chrome e a prejudicar os outros browsers.

Nightingale descreveu várias situações em que a Google prejudicou não apenas o Firefox mas também outros browsers. Não são situações claras e de fácil deteção, mas sim pequenos problemas que vão surgindo ao longo dos tempos.

Descreveu um cenários em que a Google se manteve fiel aos planos e aos compromissos que antes tinha assumido com a Mozilla, mas que depois acabou por mudar, fruto da chegada do Chrome, o seu browser.

https://twitter.com/johnath/status/1116871240432660480

Desde essa altura que serviços como o Youtube, o Gmail e até o Google Docs passaram a apresentar problemas pontuais e que minam o desempenho dos outros browsers. De cada vez que a Mozilla apontava estes problemas, a Google resolvia-os, desculpando-se com pequenos erros.

Esta não é a primeira vez que este tema surge nos últimos meses. Já vários outros quadros de topo da Mozilla vieram a público relatar estas situações, sempre com provas concretas e bem visíveis.

É natural que a Google proteja o Chrome e os seus produtos, mas não o pode fazer criando problemas aos outros browsers. A mudança do Edge pra o Chromium foi a última de uma longa lista de alterações. Por isso, o Firefox está cada vez mais sozinho a lutar contra o Chrome e é normal que estas acusações surjam.

Não usa o Chrome? Saiba como tornar o YouTube mais rápido no Firefox ou Edge

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe
    Filipe

    Acho que já chega de teorias da conspiração. O firefox simplesmente não consegue correr conteúdos 4K num pc razoável com o desempenho que deveria ter. Assim como crashar com demasiadas tabs em html5. Lazy programming não é desculpado com estas teorias.

    1. Avatar de Emanuel Vitorino
      Emanuel Vitorino

      Eu uso o Firefox diariamente e em várias situações em que chego a ter 25 separadores abertos, nunca tive um crash. Quanto à reprodução de vídeos, nada a apontar aqui. Se calhar é melhor culpar antes o hardware que tens do que o browser, não?

      1. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        Eu tenho cerca de 90/100 tabs abertas neste momento…

        1. Avatar de miguel
          miguel

          Eu tenho 300 no chrome neste momento, tudo XXX.
          A minha pilinha é maior…

          1. Avatar de Amilcar Alho
            Amilcar Alho

            Mete-a no c*.

        2. Avatar de Miguel Goucha
          Miguel Goucha

          Só um aparte para dizer que nunca me revi nos seres humanos que conseguem ter carradas de separadores no navegador, programas abertos e ícones no ambiente de trabalho. Eu estou constantemente a fechar coisas para usar só o que preciso no momento, detesto confusão. 😀 A minha página inicial é uma página html local feita por mim com os links todos que uso mais frequentemente.

          1. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            Nem sempre é confusão, há gente que precisa de muitas tabs abertas

          2. Avatar de Miguel Goucha
            Miguel Goucha

            Certamente que sim, ervilhoid, eu não estou a falar das pessoas que não têm outra opção. E também há muita gente que pensa que precisa de ter muitas tabs abertas e, na verdade, não precisa.

          3. Avatar de Milton Sá
            Milton Sá

            Miguel Goucha, li a parte que dizes da tua página inicial, parei, fiquei pasmado a olhar para o ecrã durante uns bons segundos tipo *pokerface* e pensei “porque raio eu nunca tive essa ideia?!”.
            Já tenho coisa para me entreter logo ao serão hehe

          4. Avatar de Miguel Goucha
            Miguel Goucha

            É muito mais prático do que usar marcadores, barras de favoritos e essas coisas todas, Miton Sá 🙂

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Assisto a vídeos em 8K de buenas no meu Firefox, o problema é teu PC que é lixo.

  2. Avatar de miguel
    miguel

    Chorem menos e façam produtos melhores, é complicado perder cada vez mais terreno para o Chrome eu percebo.
    Mas o único remédio é produtos com melhor qualidade porque no final quem escolhe é o utilizador e neste momento o utilizador adora o chrome e os números não enganam tem mais de 60% de share.

    1. Avatar de Edexote
      Edexote

      Estes miúdos que não conhecem a história do Netscape (pai do Firefox) vs Internet Explorer…

      1. Avatar de Alvaro Campos
        Alvaro Campos

        São aqueles que se lhes tirarem o Chrome (Deus nos valha!!!) a Internet acaba…
        Mal sabem que há mail Internet para além da Google….

        1. Avatar de miguel
          miguel

          Falam, falam, falam mas no final quem decide é o utilizador e ele opta pelo chrome.
          Deve ser por ser menos seguro, mais lento, por consumir muitos recursos 😀

          1. Avatar de fak
            fak

            é mas é que o chrome é anunciado em tudo o que é sitio… eu lá vou usando o google para pesquisar, mal abro o google o que aparece? “instale o google chrome”… andas por sites que usam o ADSENSE (que é da google) com firefox, opera ou outro o que aparece maioria das vezes (pelo menos para mim)? “instale o google chrome, é mais rapido e seguro”…

            no firefox, opera e outros não acontece isso, a pub do seu browser comparado com a google é de 1%… o que revela muita coisa, especialmente o modelo da organização… a google quer lucro, os outros também, mas não são tão ambiciosos, o que revela que estão cá mais para ajudar a comunidade que fazer lucro.

            até ao dia de hoje, só vi 1 publicidade do firefox, e não era do tipo “é mais rapido, mais seguro, bla bla bla”, foi “firefox, a secure fast browser – try now”.

            olha só a diferença nas palavras… uma é honesta, não está a sobrevalorizar o seu produto como a outra.

            eu já testei diversos browsers mas o chrome foi o que me chamou menos à atenção, não tem nada inovador, nem uma area de definições avançadas tem onde podes mudar o funcionamento do motor ou da GUI… não é que seja mau, funciona e para muitos é o que chega… mas para mim é impensável.

          2. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            os utilizadores que escolhem o tanas, são “ensinados” a escolher o chrome…
            só uma pequena parte é que decide, o resto vai por aquilo que pensam que é a internet..

            já fazem lembrar aqueles que o simbolo do IE era a própria Internet

            “os números não enganam tem mais de 60% de share”.. numa ditadura o gajo que lá está tem quase 100% dos votos

          3. Avatar de João
            João

            Isso deve-se a 95% dos utilizadorem terem uma inteligência semelhante a uma porta mas terem a mania q sabem.

            No entanto são apenas mais um que vai atrás do rebanho.

            Hoje ninguém para para fazer uma análise verdadeira as tecnologias. Vai tudo atrás da manada!

            Bastaria unicamente uma análise em termos de privacidade para verem quem realmente e amigo…

            É q nem que o Firefox fosse 30x mais atrasado que o Chrome, só pelo respeito pelo utilizador ja ganha.

          4. Avatar de Fp
            Fp

            Chrome? nem ve-lo… Só o tenho instalado para usar como tester e despiste de erros. Em 4 computadores é o Browser que se comporta pior a nivel de processos.

          5. Avatar de Edexote
            Edexote

            Pois é rapazito, na tal altura do Netscape vs Internet Explorer o consumidor também optou pelo IE e graças a quê? Estuda lá um pouco. E estuda também os resultados desastrosos para a web que daí resultou.

        2. Avatar de João
          João

          Bem falado (edexote e Alvaro)

    2. Avatar de Sicrano
      Sicrano

      A parasitoid é assim. Nada de novo. Se for para bufar as falhas de outros, colocando em causa os utilizadores é logo. As suas práticas empresariais são um must. Mas é uma empresa pastora, o rebanho ė grande

  3. Avatar de Edexote
    Edexote

    Força Firefox! Continuo a usar desde a versão 1.2 ou qualquer coisa assim. Era antes da 2!

  4. Avatar de Chigano
    Chigano

    Um browser pertencente a uma marca que ganha dinheiro explorando os dados pessoais nao pode ser um bom browser! E mais nao preciso de dizer.

  5. Avatar de Samuel
    Samuel

    Eu confio mais no Firefox do que no Chrome.

  6. Avatar de Samuel
    Samuel

    Eu não confio no Chrome pois acho que a Google anda a gravar tudo o que fazemos no browser.

  7. Avatar de Alucard
    Alucard

    Já usei Opera, Edge e muitos outros mas acabo sempre por voltar ao Firefox. Mais que um browser, é uma marca de confiança.
    Chrome não uso nem nunca irei usar, não confio o suficiente na Google.

  8. Avatar de Miguel Goucha
    Miguel Goucha

    Podem ter os dois instalados. Aliás, devem. Usam o Chromium e derivados para aceder a produtos Google, e o Firefox para tudo o resto. No meu caso, Brave e Firefox.

  9. Avatar de Dudugz
    Dudugz

    Claro a Google não parece confiável quando se entra na questão de privacidade do usuário mas a culpa não é da Google se o Firefox não consegue acompanhar a evolução das aplicações, pode ter tags por exemplo que não funciona no Firefox mas a Google não é adivinha, ela só quer melhorar seus produtos

    1. Avatar de Fp
      Fp

      Incorreta forma de pensar. E a história mostra que se a F1 não partilhasse os desenvolvimentos dos seus carros hoje em dia não tinhas os bons carros que tens. Se o Windows não disponibiliza se aos diversos developers as ferramentas de integracao hoje em dia ainda usavas o IE…. No entanto ao contrário do Firefox que teve um crescimento sempre estável o Chrome não foi feito pela Google, o Chrome era baseado em WebKit originalmente desenvolvido pela Apple (UAU…) Já viram se a Apple tivesse fechado as portas a Google e dito “naaaaaa não levas nada daqui” talvez hoje não fosse o mais usado. No entanto e eu já sofri isso na pele, não gosto de usar um browser que não seja transversal que não possa usar as mesmas coisas em outros. Se a Google não deixa o direito a concorrência é porque tem medo. Já agora sobre as métricas…. Diz se que é o mais usado. E verdade. Mas quem o usa nem sabe que o usa porque mal instala o Adobe reader já lá está o tick para instalar aquele javardo e que automaticamente se coloca como default. Ao que ja me cheira mais a adware que software…. Quem é bom não precisa de impingir. Não sou fanboy mas a partir do momento que o Firefox suportou o backup online dos favoritos…. Só uso o Chrome para o betaflight…. Pq sou obrigado pq de resto…..

      1. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        Apenas um aparte, a Apple não podia fechar as portas ao Webkit, porque o motor de HTML e JS, são um fork do KHTML e KJS.

      2. Avatar de Dudugz
        Dudugz

        Só que aí entra a questão, a Google não vai parar de atualizar suas aplicações só porque os outros navegadores não tem o suporte do Chromium, ou eles se adaptam ou ficam para trás, de mesma maneira acho que ela não iria fazer sabotagem por pura concorrência, aliás sabotagem totalmente visível, ao menos ela tentaria esconder e quando reportam um erro para a empresa ela se desculpa e lança uma atualização de correção, não ganharia nada sabotar as próprias aplicações, quanto mais usuários melhor não?

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Quantos mais nas suas aplicações melhor não!?

        2. Avatar de Nuno V
          Nuno V

          “porque os outros navegadores não tem o suporte do Chromium”
          Ou seja, a tua solução é usar um único motor de renderização. Se for possível provar que a Google prejudicou o funcionamento das suas aplicações noutros browsers propositadamente, é motivo para esta ser acusada de abuso de posição dominante, tal como aconteceu com a Microsoft.

  10. Avatar de Tiago
    Tiago

    Eu há muito anos atrás usava o Firefox. Depois entrou nesta guerrinha com o Chorme e tornou-se lento, pesado e instável. Chegou um ponto em que me fartei e estava na altura de mudar de browser. Chorme nem pensar: é da Google, não inspira segurança. IE era horrível na altura. Virei-me para o Opera, que estava quieto na sua, e desde então nunca mais mudei.
    Se o Firefox não tivesse entrado na guerrinha de “cuspir versões” só para parecer que é mais moderno que o Chorme, a meter funcionalidades à pressa, talvez não estivesse no estado em que se encontra. Para alguns ainda funciona bem, para mim já é horrível há muito anos atrás.

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Olha que o Opera tem como base o Chromium (Chrome) …
      Quanto à rapidez a cuspir versões novas do FF, concordo em parte contigo, também me desagradou. Até que descobri a variante ESR e não quero outra coisa… 😉

  11. Avatar de Nuno
    Nuno

    Desde 1995 com o Netscape e depois com o Firefox desde a versão 1, e Thunderbird para e-mail profissional.
    Mozilla Foundation = Marca de confiança

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Além de que no mobile o Firefox dá para instalar extensões: AdblockPlus + I don´t care about cookies
      Navegação “limpinha”. Experimentem instalar extensões no chrome mobile, nomeadamente bloqueadores de publicidade.

      1. Avatar de João
        João

        Não dias isso!!!

        Mentir é feio!!!

        O Chrome é que é bom, pá!!!

        É a escolha de todos os super-[pseudo]-informaticos!!! E eles sabem mais que os outros (não é é de informatica, mas isso são detalhes)!!!

  12. Avatar de DrFrank
    DrFrank

    Firefox ou Chrome ou outro qualquer browser?

    Escolho o Chrome hoje e amanhã e até ao dia em que outro browser me der o que procuro. Neste momento apenas o Chrome me dá isso, tanto em pc como smartphone. Não me interessa qual é o mais rápido, o que gere melhor os recursos ou isto ou aquilo. Interessa-me é as funcionalidades que me dá “out of the box”.

    Da mesma forma que mcos ou qqer linux podem ser melhor que windows. O que interessa são as funcionalidades “out of the box”, prontas a usar sem ter de ter conhecimentos especificos ou pesquisar como colocar as funcionalidades que se quer a funcionar.

    E nisso, ninguém bate o Chrome e o Windows.

    ***haters in 10…9…8…7…***

    1. Avatar de João
      João

      LOL.

      e que funcionalidades seriam essas que não existem nos outros browsers???

      Spyware?!

      LOL

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        era o que ia perguntar

    2. Avatar de koelho
      koelho

      E para mais que hoje em todos os browsers tem todas as funcionalidades iguais, porque é tudo por extensões, plug-ins ou configurações in-browser.

      O que diferencia do Chrome para o Edge para o Firefox e para todos os outros é simplesmente como cada um gere\processa os dados que lhes pedimos ou damos, pouco mais que isso.

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      Essa do dá para fazer tudo em pc e mobile, é tanga no que se refere a mobile, mas no PC é ela por ela!
      Experimenta no teu “chrome mobile” entrar na “chrome web store” e instalar alguma extensão essencial nos dias que correm, tipo um “adblocker”. Depois conta-me como correu…

  13. Avatar de Falconet
    Falconet

    Usei Opera durante anos. Há umas semanas experimentei o Firefox 65 e achei muito mais rápido do que uns meses antes. Entretanto o Opera ficou pior com a última actualização e por isso agora uso o Firefox e estou bastante satisfeito.

  14. Avatar de Gil. Araujo
    Gil. Araujo

    Eu uso Edge, Firefox, Vivaldi, Brave, Epic, Chrome,Lijet e o Opera chinês, tudo junto. Mas o Opera, agora virou Chrome, colhe os nossos dados pra vender no mercado negro. Vou desinstalar.

  15. Avatar de Gil. Araujo
    Gil. Araujo

    Eu uso Edge, Firefox, Vivaldi, Brave, Epic, Chrome,Lijet e o Opera chinês, tudo junto. Mas o Opera, agora virou Chrome, colhe os nossos dados pra vender no mercado negro. Vou desinstalar.

  16. Avatar de Ana
    Ana

    Desde que saio Firefox sempre foi o que eu usei, mas de alguns anos atrás, tem dado problemas, e as extensões que uso não são compatíveis com as últimas versões, e por isso deixe de o usar, uso uma versão antiga ou Pale moon ou o Torch.
    Há uns dias resolvi dar uma oportunidade e instalei a versão 67 0b9. Cracho-me o PC, 2 vezes.
    Firefox já foi muito bom, mas agora é mau.

    1. Avatar de Falconet
      Falconet

      E qual a razão para escolher uma versão beta e não a estável?

    2. Avatar de mlopes
      mlopes

      em computadores com windows uso o firefox desde sempre. na empresa da minha esposa ela definiu que o firefox era o browser a ser usado como pré-definição para todos os users,
      ambos usamos sempre a versão ESR desde que conhecemos a sua existência já lá vão uns anos largos.
      até hoje zero crashes e zero problemas o que faz com que seja difícil de perceber o conceito de o browser provocar um crash no computador.
      agora quem usa versões de teste em vez de versões de produção, já devia saber que está sujeito a tudo…

  17. Avatar de Daniel
    Daniel

    Firefox é o melhor browser de respeito, e o único que se preocupa com a privacidade. A google só quer usar as pessoas, por isso a maioria dos produtos são de graça, porque o “dinheiro” é você, você é o produto de teste deles.
    Gmail nunca mais! Uso Protonmail e skw da DP.
    Segurança de ponta.