Google quer diminuir consumos de bateria do Chrome e já sabe como fazê-lo

14 Comentários

Uma das maiores queixas que os utilizadores do Chrome têm no Windows 10 é associada aos consumos de recursos. Estes acabam por ter um impacto grande e diminuir a vida útil e a duração da bateria dos equipamentos.

Esta não é uma situação nova e a Google há muito que a quer resolver. Agora, e com uma novidade, a gigante das pesquisas pode ter encontrado a forma de diminuir consumos de bateria no Chrome. É um processo simples e que terá pouco impacto nos utilizadores, com grandes ganhos.

Chrome bateria Google poupança consumos

Google quer poupança de bateria nos computadores

Apesar de toda a informação e provocação que tem havido sobre os consumos de energia do Chrome, a Google parece não conseguir contornar este problema. O Edge tem um desempenho muito melhor nesta área e isso é um handicap face ao que a Google oferece no seu browser.

Uma novidade poderá chegar em breve e que vai mudar possivelmente este cenário. A mais recente versão de testes do Chrome traz uma novidade que poderá permitir a este browser poupar até 28% da bateria numa utilização normal.

O Chrome vai parar os processos de javascript

O conceito aplicado passa por desativar os processos de javascript para assim impedir a utilização de recursos. Do que é revelado, esta mudança consegue garantir uma poupança de cerca de 2 horas de bateria e assim tornar o Chrome mais comedido.

Chrome bateria Google poupança consumos

Claro que esta medida não será aplicada de forma aleatória nos separadores que estão a correr em fundo. Assim, surgirá efeito apenas ao final de 5 minutos, entrando assim num estado de poupança para esse separador.

Consumos vão baixar drasticamente

Ainda assim, e porque existem situações em que o javascript necessita de estar a correr, será possível desligar esta novidade. Os administradores de parques de máquinas e os utilizadores mais experientes vão poder controlar esta capacidade.

Esta novidade está a ser já testada no Chrome 86 e em breve será transposta para as versões de produção. Há ainda um longo caminho a percorrer até todos terem acesso a esta melhoria, mas o caminho e os planos estão traçados para que a poupança de bateria seja uma realidade.

Ninguém consegue competir com o Chrome? Já domina mais de 70% do mercado

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    Será que não vão usar a implementação da microsoft no Chromium?

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Claro que vão como têm feito com outras novidades que o Edge trouxe para o “mundo chromium”!Mas,claro,não o vão admitir…

    2. Avatar de leon
      leon

      claro que vão, a base é a mesma, simplesmente a Microsoft conseguiu foi logo afinar à 1ªa aquilo que a google anda à anos a enrolar, sempre o usei e não me queixo, mas foi preciso vir terceiros para abrirem os olhos a algumas coisas importantes.

  2. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    Então que o façam em vez de mandar postas para o ar! Só marketing da tanga.

  3. Avatar de Tiago
    Tiago

    Safari e o melhor, chrome em android nem adblock permite tao mauzinho.

  4. Avatar de Tiago
    Tiago

    Safari e o melhor, chrome em android nem add block permite tao limitado

    1. Avatar de leon
      leon

      não?, por isso é que eu tenho adblock e chrome num android, isso é mesmo só falar por falar. enfim…

  5. Avatar de António
    António

    Firefox! Limpo, rápido e independente. Com extras extraordinários! É a alternativa! Está melhor que o Edge, que por incompetência, juntou-se ao Chrome e tornaram-se iguais!

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Firefox e horrivel e gasta mais recursos que o chrome alem de encravar e não ter metade das extensoes. So os patos usam isso

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Sou pato.

      2. Avatar de leon
        leon

        fica lá co m o teu safari na Apple que esse é que é bom…

    2. Avatar de Diogo Rodrigues
      Diogo Rodrigues

      Concordo contigo António Firefox é o melhor até garante privacidade, deixa lá os fanáticos do Chrome ou do Edge falarem…
      Já tive a experimentar o novo Firefox do Android e está incrível, em breve sai para versão estavel.

  6. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    +1 com Firefox sem queixas

  7. Avatar de Alex
    Alex

    No geral o Firefox é melhor, mas em consumo de recursos se é essa a preocupação Edge tem se superado.