Google quer acabar com abusos que estão a ser feitos na Navegação Anónima do Chrome

14 Comentários

A Navegação Anónima do Chrome garante aos utilizadores uma privacidade acima do esperado. Todos os sites que visitam não ficam registados e até estes não detetam toda a informação possível.

Parecendo tudo tão perfeito, a verdade é que não o é no Chrome. A Google vai por isso corrigir o seu browser e tornar a Navegação Anónima no Chrome mais segura e verdadeiramente privada.

Navegação Anónima Chrome Google browser

Há já algum tempo que a Navegação Anónima não tem funcionado da forma pretendida no Chrome. São vários os casos conhecidos de problemas com este modo e que impedem a privacidade do utilizador. Estes não deveriam acontecer e nem a informação dos utilizadores ser acedida.

A Navegação Anónima Chrome vai ser melhorada

Foi a própria Google que anunciou a novidade que está a preparar para muito breve. A gigante das pesquisas vai corrigir uma falha grave no seu browser, que permite que qualquer site detete o sistema de ficheiros do browser. A FileSystem API deveria estar bloqueada neste modo e aparentemente não está.

Esta correção vai surgir muito em breve. Será na versão 76 deste browser que problema será decerto sanado de forma definitiva e que a privacidade será reestabelecida. A Google espera sobretudo colocar esta nova versão na rua já no dia 30 de julho.

Navegação Anónima Chrome Google browser

Google vai criar novos roblemas com este browser

Se para a Google é importante esta mudança, para muitos outros não o é. Esta será uma transição complicada pela utilização que tinha. Muitos recorriam ao seu modo de funcionamento para garantir o funcionamento de conteúdos pagos. Havia ainda quem o usasse para impedir abusos em sistemas de paywalls.

A recomenda aos sites que se sintam lesionados com esta mudança que se adaptem. Devem optar por sistemas de controlo diferentes e repensar os seu modelos de monetização. É também decerto importante que considerem outros modelos de oferta de conteúdos.

Este pode ser eventualmente um ponto de fricção entre a Google e alguns dos grandes sites de conteúdos. Ao alterar a forma como estes sites se protegem contra abusos, a Google será criticada e irá certamente trazer novos problemas a quem agora não os tinha.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de arc
    arc

    Esta noticia vinda pelas mãos da Google é para Inglês ver?

    A ser VERDADE esta implementação, podemos ficar COMPLETAMENTE DESCANSADOS, que temos o “problema do Anonimato e da Privacidade TOTALMENTE RESOLVIDO, dentro em breve…

    Realmente, eu nem sei se comece a rir ou a chorar, com tanta Google fake news!!!!

  2. Avatar de Ze
    Ze

    A sério? Vão começar por desativar todos os tracking scripts da Google em modo privado? Hahaha, “privado” e “Google” na mesma frase é digno de clube de comédia!

  3. Avatar de Nuno Palma
    Nuno Palma

    Façam uma revisão do artigo. Erros ortográficos e palavras em falta.

    1. Avatar de zéparvo
      zéparvo

      são roblemas do oficio…

  4. Avatar de xpto
    xpto

    A digníssima chefe da matilha, zangada com os abusos perpetuados pelas raposas (add-ons) das outras matilhas, vem declarar que: pelo superior interesse e na salvaguarda do galinheiro, só ela terá acesso ao mesmo.
    Determina e manda publicar.
    Mais nada !

    1. Avatar de Camt
      Camt

      Ficaram com um roblema de consciência coitados

  5. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    De repente pensei que iam anunciar a integração da rede ONION (“TOR”) no modo privado, ou passar a incluir uma lista de operadores de VPN diferentes e de grupos empresariais e países diferentes incluindo alguns com modos gratuitos.

    Mas não, é só deixar de permitir aquilo que nunca deveria ter sido permitido em primeiro lugar.

    Sejamos sinceros, é ridículo que ainda hoje em dia os web sites recorram a javascript para tentar proteger os seus web sites. Com a tecnologia de autenticação já existente há anos, eles já poderiam ter resolvido o problema de raiz!
    Bastava obrigar cada um a se registar. Claro que nem todos estão para andar a dar a todos os web sites o e-mail, número de telefone, nome completo, morada, fotografia, data de nascimento, número de contribuinte, áreas de interesses, fotocopia do cartão de cidadão/ passaporte (para a mesma pessoa não poder fazer várias contas facilmente), quanto ganha a pessoa anualmente, quantos animais tem, cartão de crédito (para pagar para ver cada notícia), e tudo o mais que os web sites de notícias queiram saber.

  6. Avatar de Muloe
    Muloe

    O que é um “roblema”? Mania de não reverem os textos antes de publicarem. Custa assim tanto? em 5 segundos notam-se logo os erros.

    1. Avatar de Camt
      Camt

      Tens razão é um roblema quando isso acontece.

  7. Avatar de Ruben
    Ruben

    Duvido que tenha pernas para andar e concluir este processo. Tracking, é a fonte de negócio da empresa. Seria possível recolher dados e não os “vender” a terceiros? Se sim, o que fará a Google com esta recolha? Além de os analisar exaustivamente, seja voz, ou outros tipo de informação é o que permite sobreviver neste mundo para a empresa em causa. Duvido que melhor na óptica do cliente.

  8. Avatar de Diarreia
    Diarreia

    Joguem roblox crianças – Valentsss

  9. Avatar de Zeferino
    Zeferino

    Esta notícia está escrita em português, português da Guiné, aramaico?!

    1. Avatar de Fixo
      Fixo

      … está em “PT lesionado”

  10. Avatar de Renato
    Renato

    Queria saber se usando o modo anônimo, o fdp que me distribui a internet ainda assim ver meus acessos de páginas, alguém sabe?