Google não deixa apagar motores de pesquisa dos browsers e isso deixa utilizadores zangados

9 Comentários

Os motores de pesquisa são um ponto importante dos browsers. A Google tem uma mão importante nesta área com um dos mais relevantes e usado na maioria dos navegadores, além da base Chromium fazer parte de grande parte deles.

É precisamente este browser que está agora com uma mudança importante e que poderá mudar muito a sua utilização. O Chromium passou a não permitir apagar motores de pesquisa e assim obriga a que estes estejam sempre presente.

motores pesquisa browser Google Chrome

Os browsers modernos dão aos utilizadores a liberdade de escolher quais os motores de pesquisa a serem usados. Esta capacidade permite que haja uma grande capacidade de gestão, que pode assim decidir que escolha usar e mudar a qualquer momento.

Com a mais recente versão do Chromium, com o número de versão 97, algo mudou. A Google e os seus programadores decidiram que a possibilidade de eliminar os motores de pesquisa predefinidos deveria ser removida e assim desapareceu.

[deleted by user]
by inMicrosoftEdge

Uma vez que este browser está na base da maioria das propostas que existem hoje na Internet, esta opção acabou por se espalhar. Assim, e do que pode ser visto, esta mudança está já no Chrome, no Edge e em vários outros browsers.

Segundo os programadores, a possibilidade de eliminar os motores de pesquisa predefinidos pode ser demasiado destrutiva para os browsers. Estes podem ser recriados manualmente, mas muitos podem não o saber fazer ou deixar o browser com problemas.

motores pesquisa browser Google Chrome

Claro que esta mudança já começou a causar problemas junto dos utilizadores. As queixas já começaram a surgir e muitos questionam a decisão tomada. Querem saber porque esta opção foi removida e de preferência que esta seja trazida de volta para o Chrome e para o Edge, entre muitos outros.

Mais uma vez a Google toma uma decisão no seu browser que acaba por ter impacto negativo nos utilizadores. Claro que dado ser a base da quase totalidade das propostas para navegar na Internet, o impacto é muito maior e atinge muitos mais utilizadores.

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sapo
    Sapo

    Impacta os utilizadores em que aspeto? Se não querem como default não colocam e está o problema resolvido… A unica questão é não removerem do browser.

    1. Avatar de Vilna
      Vilna

      Se os utilizadores não querem torna-se lixo. Qual o objetivo de manter quando não se quer?

      1. Avatar de Ângelo
        Ângelo

        Qual lixo? Os motores de pesquisa são online, não está nada instalado no computador. É só uma opção no Chrome para este saber em que motor de pesquisa pesquisar, quando escrevem algo na barra de endereços.

        Não está no computador, não ocupa espaço, não vejo qual é o grande problema.

      2. Avatar de Imf
        Imf

        Nem percebo o problema….
        Acho muito mais problemático, nao poder apagar o edge, cortana, store, etc etc no Windows

        Que ter a opção de pesquisar permanentemente.

        Tens la a opção so isso, so usas se queres???
        Qual o problema?

        No Windows que vem com 40 programas que nao consegues eleminar ninguém se queixa lol

        1. Avatar de Zé Tuga
          Zé Tuga

          apaguei-os todos inclusive o EDGE, Cortana, telemetry, controle de apps and so on..

        2. Avatar de mlopes
          mlopes

          podes apagar (quase) tudo. precisas é de saber como e, em princípio, recorrer a powershell. mas também uns utilitários tivo “evo unninstall” que te dão uma mãozinha

          1. Avatar de Zé Tuga
            Zé Tuga

            1º desinstala-se; 2º vai-se às diretorias e toma-se o controlo das propriedades; 3º vai-se registry e delete em tudo o que é mato e só ficam no Edge 3 dll nos System32 que por voltas que dê não os consigo desbloquear nem à machadada; quanto ao resto há 1 programa Revo que incapacita tudo

  2. Avatar de Zorro
    Zorro

    Chama-se prepotência, e deve ser combatida para o bem de todos.

  3. Avatar de Discovery
    Discovery

    Mozilla aqui e nem sei do que falam…