A Google declarou finalmente a morte ao Flash

34 Comentários

Há já muito que se fala da necessidade de acabar com os conteúdos Flash e com todos os problemas que estes trazem quer em termos de performance quer em termos de segurança.

A Google deu agora mais um passo nesse sentido e quer implementar medidas no Chrome para que o Flash deixe de ser usado. Até ao final do ano o seu browser irá passar a preferir o HTML5.

Chrome Flash

O HTML5 trouxe muitas novidades e melhorias para a Internet, sendo que a maior delas foi uma forma mais simples e mais eficiente de criar conteúdos que até agora eram apenas possíveis via Flash. A adesão tem sido lenta, mas o caminho está traçado e bem definido.

A Google desde cedo abraçou esta nova versão do HTML e quer a todo o custo que o Flash desapareça, por razões óbvias. A mais recente medida é ainda só uma proposta, mas irá dar ao Chrome as armas para eliminar de vez o Flash.

Até ao último trimestre de 2016 o Chrome irá passar a optar sempre pelo HTML5 em detrimento do Flash, não dando aos utilizadores a possibilidade de escolherem a tecnologia a ser usada, sempre que esta possibilidade exista.

Chrome Flash Browser

As futuras versões do Chrome vão apenas mostrar ao utilizador a possibilidade de escolha do Flash quando o HTML5 não estiver presente, havendo uma lista de 10 sites que vão dispensar esta necessidade de autorização. Esta lista irá ser eliminada ao fim de um ano e nessa altura o Flash passará apenas a ser apresentado contra a autorização do utilizador.

A presença dessa lista é apenas para evitar aos utilizadores estarem constantemente a autorizar e, se fosse implementada hoje, teria como elementos os seguintes sites: YouTube.com, Facebook.com, Yahoo.com, VK.com, Live.com, Yandex.ru, OK.ru, Twitch.tv, Amazon.com e Mail.ru.

Vão ainda ser dados aos utilizadores os controlos necessários para que possam definir quais os sites que podem ou não aceder ao Flash, da mesma forma que hoje existem controlos para outros elementos e tecnologias.

Chrome Flash Opções

Esta é mais uma medida que pretende eliminar de vez esta tecnologia que tantos problemas traz ou pelo menos torná-lo cada vez menos presente na Internet e nos browsers.

Mesmo depois de ter sido começado a ser removido da Internet há ainda muito trabalho a ser feito e estas tomadas de posição são necessárias para que quem cria conteúdos passe a olhar para o HTML5 como a tecnologia a usar.

A Google tem feito a sua parte, muito à custa do Chrome e este é mais um passo na direcção do fim do Flash.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marcio Rodrigues (BR)
    Marcio Rodrigues (BR)

    Passou da hora. Sites que ainda não se adequaram precisam mudar logo, pois o HTML5 pode ser acessado pelo smartphone, já o Flash não. O Firefox já bloqueia Flash há algum tempo, mas é possível habilitar.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Quando eu pensava que a ignorância não podia bater mais fundo vejo isto. rofl

      1. Avatar de Marcio Rodrigues (BR)
        Marcio Rodrigues (BR)

        E pra que ainda quer o Flash?? Qual vantagem ele oferece frente as tecnologias atuais?? A única ignorância que vejo aqui é alguém desejar a permanência de mais um forte vetor de falha de segurança que não oferece mais vantagens como antigamente.
        Recentemente fiz um treinamento online onde o player era em Flash, e por conta disso só era viável assistir as aulas pelo browser do PC. Fiz um outro treinamento em outra instituição de ensino e toda a navegação pôde ser feita pelo browser do smartphone, completamente responsivo e rápido.

        1. Avatar de john
          john

          O Flash não é utilizado só para vídeos. Será que ninguém consegue perceber isso ?

          Por outro lado, quem é a Google para me ditar o que devo usar ou deixar de usar ? Pessoalmente, nunca tive qualquer problema de segurança com o Flash. Tendo isso em conta, não vejo porque não continuarei a utiliza-lo.

          Entendo e concordo que, se se pode substituir algo como um player de vídeo do tipo plugin, por uma alternativa nativa no browser, faz sentido. A minha questão tem a ver com o que fazer com animações e/ou funcionalidades que são facilmente desenvolvidas em flash, que existem na web mas que não tem alternativa nativa no browser. Ou já alguém fez uma suite de desenvolvimento com timelines, objectos programáveis, etc para HTML5 ?

          Eu só peço é que a Google que tenha algum juízo antes de tomar decisões que proíbam ou deixem de suportar certos formatos por razões que não são mais do que atirar areia para os olhos. De contrário, alguém que me diga aqui se já teve algum problema de segurança com o plugin flash. Alguém ?

          1. Avatar de Henrique Mouta
            Henrique Mouta

            > Ou já alguém fez uma suite de desenvolvimento com timelines, objectos programáveis, etc para HTML5 ?

            Yup, já 😉 https://www.google.com/webdesigner/

          2. Avatar de Marcio Rodrigues (BR)
            Marcio Rodrigues (BR)

            Pois é, o Flash é usado pra muitas coisas e não somente vídeos, no caso que citei acima, toda a plataforma de treinamento era feita em Flash, e por causa disso não era possível acessar pelo smartphone.

        2. Avatar de john
          john

          Henrique, já conhecia mas ainda é um pouco limitado quando comparado com o flash mas o desenvolvimento de software é mesmo assim. No entanto, mesmo em versão beta é dos projectos que poderão vir a ser cruciais neste aspecto.

          Obrigado por me relembrares 🙂

    2. Avatar de dakara onii-chan
      dakara onii-chan

      Alguns browsers oferecem a opção de instalação de flash no smartphone.

      1. Avatar de Marcio Rodrigues (BR)
        Marcio Rodrigues (BR)

        No Android, o Firefox até fornece opção, mas é necessário realizar a instalação do Flash de modo separado, o que torna-se trabalhoso para usuários leigos. No iOS eu não sei se o Safari suporta Flash de alguma maneira sem ser via jailbreak e não é pelo browser nativo, já o Windows Mobile não dá suporte.

    3. Avatar de rui
      rui

      Desde quando é que o flash não pode ser acessado por smartphone? À mais 2 anos que tenho o flash instalado no android.

      1. Avatar de Antonio
        Antonio

        acessado ?
        O Marcio Rodrigues é brasileiro, mas o Rui não me parece.
        Em português de Portugal é “acedido” de aceder e não de acessar.
        E já agora: “À mais de 2 anos … ” é “Há mais de 2 anos … “.
        Utilizem também o computador para aprender a escrever português.

        1. Avatar de Marcio Rodrigues (BR)
          Marcio Rodrigues (BR)

          Antonio,

          “Aceder” e “Acessar” não é a mesma coisa?? Ambos significam “Entrar”, certo??

          Eu uso o dicionário Priberam pra me ajudar no entendimento de algumas palavras em português de Portugal, pois como comentei em outro post, tenho receio de ser mal compreendido e algo que eu diga acabar soando ofensivo.

          Vlw

      2. Avatar de Marcio Rodrigues (BR)
        Marcio Rodrigues (BR)

        Claro que pode ser instalado no Android (nele pode tudo), é uma instalação que precisa ser feita manualmente, e é algo que usuários leigos não se dão conta de que pode ser feito, mas no meu comentário me refiro aos smartphones no geral. Deve-se levar em consideração os problemas que fizeram o suporte ao Flash ser descontinuado pela própria Adobe.

  2. Avatar de Alisson
    Alisson

    Queria que o google declarasse guerra as paginas que infestam na web com falsoswares, pegadinhasware, e spywares, e paginas que vc entra e ja vem apk para baixar. Claro que se vc usa firefox, ou adblock no android esta parcialmente seguro. Tanta coisa para o google se preocupar.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      A minha preferência é o Firefox, e depois o Opera.. mas Alisson, o Chrome também tem a possibilidade de intalares bloqueadores de PUB (o AdBlock é um deles)

      1. Avatar de :O
        :O

        ainda continuam a usar o adblock? a um melhor que esse

          1. Avatar de Sudoapt
            Sudoapt

            adguard

          2. Avatar de dakara onii-chan
            dakara onii-chan

            Não recomendo adguard, já tive problemas com ele, bloqueia-te tudo mesmo que os sites sejam fiáveis. Neste momento eu utilizo o adblock do Opera é mutio bom, não necessitas de instalar nenuma extensão basta ativar a opção no browser.

          3. Avatar de Andreia
            Andreia

            ublock é o melhor, adguard é freemium logo levas com ads e adware

        1. Avatar de Cristiano Alves
          Cristiano Alves

          Boa… obrigado pela partilha…
          LOL

  3. Avatar de Bacalhau
    Bacalhau

    A Google quer agora “matar” o flash? Aquela coisa que a Apple matou com o iOS?

    Boa piada!

    Tanto o Windows como o OS X vêm com Edge e Safari sem Flash de origem, o Firefox também não!

    A Google ainda usa Flash para os seus sites, como o Google Play Music, e adiciona excepção a esse site!

    1. Avatar de André
      André

      YouTube também! Apesar de já ser possível usar HTML5 no YouTube, se o flash estiver instalado prefere o flash ao HTML5.

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Dos 3 grandes sou obrigado a usar o firefox.
    Quando deixar de funcionar no firefox vai ser um caos na justiça. O citius necessita de flash.

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Flash ou java ?

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        Seja o que for põem – se a jeito quando utilizam tecnologia proprietária em vez de opensource. E o tuga a pagar… É como o silverlight da ms; quem investiu neste produto ficou a ver navios.

  5. Avatar de tricampeão
    tricampeão

    flash e html5 são coisas completamente diferentes! flash é um formato proprietário, um codec como o avi, wmv, etc. o flash permite interactividade, é uma linguagem de programação dinâmica! o html5 apenas permite a incorporação de ficheiros video e áudio, independentemente dos formatos. o html5 não substitui o flash, nem o java nem outro qualquer, serve apenas de container para outras linguagens como o javascript, php, aspx e afins!

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Isso é algo tu e eu sabemos mas para 99.9 % dos utilizadores são a mesma coisa.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        E a razão da adesão ser lenta é essa mesma.
        Porque não começar a desenvolver-se em assembler – tudo é possível.

  6. Avatar de Hugo
    Hugo

    A Google declarou finalmente a morte ao Flash … pela milésima vez 🙂

  7. Avatar de Justiceiro
    Justiceiro

    Enquanto o HTML5 não der para fazer o mesmo que o Flash fazia sem teres de inserir códigos (quem é que gosta de introduzir códigos html??? NINGUÉM!), usarei sempre o Flash e explico:
    – A net é para ser acedida no computador, os que usam via tablet e telemóvel é só para urgências, quem não o faz é estúpido!
    – O html permite-te copiar ou guardar o conteúdo que estás a ver, por exemplo, posso fazer copy past de um texto ou guardar uma imagem, e isso eu não tolero, o meu conteúdo é APENAS meu, quem quiser reproduzir ou guardar só tem de me pagar e ponto.

    1. Avatar de boa onda
      boa onda

      Quem acha que a net só deve ser acedida no tablet ou telemóvel em caso de urgência, é “estúpido”.
      Quem acha que não se consegue retirar imagens ou texto de conteúdo flash… também é “estúpido”.

  8. Avatar de ric
    ric

    Alleluia era o Flash e o IE mas ambos já com a morte anunciada alguns ainda esperneiao mas a Macromedia já anunciou o fim do support e a Microsoft já matou o IE 🙂