Google Chrome 81 já está disponível e estas são as principais novidades

22 Comentários

O Google Chrome acabou de receber uma nova atualização, agora para a versão 81. Existem, assim, muitas novidades neste Chrome 81 que vêm trazer aos utilizadores ainda mais vantagens na sua utilização.

Atualize já o seu e conheça as novidades.


O Google Chrome está agora disponível para download numa nova versão para todas as plataformas suportadas (Windows, Mac, Linux, Android e iOS). Esta nova versão, chegou um pouco mais tarde do que era esperado, por causa do Coronavírus. Além disso, a versão 82 não chegará aos utilizadores, sendo que em meados de maio deverá ser lançada logo o Crhome 83.

Google Chrome 81 – as novidades

Hoje o foco vai para o Chrome 81 que traz com ele importantes correções de segurança e ainda alterações que pretendem melhorar ainda mais a experiência de utilização. Em primeiro lugar, esta nova versão representa o fim do suporte ao protocolo FTP.

A versão mobile recebe a novidade de Web NFC API. Assim, passa a ser possível a leitura de tags NFC através de Web apps, fazendo do Chrome um navegador ainda mais útil.

A Realidade Aumentada já existia no Google Chrome, mas agora vem com dois novos recursos Web: tipos de sessão de realidade aumentada e teste de impacto. A Google adicionou ainda suporte à API WebXR Hit Test, uma API para colocar objetos numa visão do mundo real.

A passagem de HTTP para HTTPS é um desejo da Google para todas as páginas abertas, assim, com o Chrome 81 as imagens mistas passam a ser agrupadas automaticamente em HTTPS. Se não conseguirem ser carregadas assim, então serão bloqueadas.

Por fim, esta nova versão melhora o agrupamento de separadores, um recurso que pretende facilitar a gestão dos mesmos no browser da Google.

Existem ainda outras novidades que podem ser consultadas aqui.

O Chrome já pode ser atualizado através das lojas de apps da Google e Apple, ou através do atualizador do browser na versão para PC, acedendo ao menu do Chrome (três pontos verticias), seguido de Ajuda e Acerca do Google Chrome.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de António Dias
    António Dias

    Como proceder para actualizar no PC?
    O link ‘atualizador do browser’ não funciona.
    Grato

    1. Avatar de Victor
      Victor

      Eu costumo clicar nos 3 pontos no canto superior direito > Ajuda > Acerca do Google e há-de aparecer a atualização

      1. Avatar de António Dias
        António Dias

        Obrigado!

        1. Avatar de António Dias
          António Dias

          Consegui, Victor, obrigado.

    2. Avatar de Vitor
      Vitor

      A melhor forma de utilizar o Chrome é utilizá-lo para instalar outro navegador…e desinstalar logo a seguir!

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Desde que não digas que é para instalar o Opera… Era o cúmulo.
        Ou o firefox…

        1. Avatar de jorge santos
          jorge santos

          Sim, eu uso o Firefox. E não uso mais nada.

      2. Avatar de Marques
        Marques

        Sim senhor, uma pessoa que sabe o que diz, uma pessoa que fazia melhor sem dúvida…por isso é que temos o melhor navegador de internet…feito por este senhor.

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Simply the best !! 🙂

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Se queres o melhor, Instala o Brave

    2. Avatar de Kurt
      Kurt

      Sim, tudo bem, mas para além do opera ou Firefox qual seria a sua sugestão? Obrigado

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Como disse acima tens o brave que para mim é um dos melhores. Outra opção equivalente ao Brave que ó Waterfox. Existe tambem um Russo que é o Yandex. Mas para mim como disse, o melhor é o Brave seguido do Waterfox

      2. Avatar de AJMS
        AJMS

        Para que gosta de segurança e simplicidade tem o Brave, para quem gostas de segurança e um browser cheio de ferramentas e personalizavél tem o Vivaldi Browser.
        https://www.youtube.com/watch?v=PedU3mNm-3Y

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Conheço também o Vivaldi e acho muito semelhante ao Opera por isso prefiro o Opera

          1. Avatar de AJMS
            AJMS

            Se viste o video tem lá boas explicações para não usar o Opera.

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          Depois de ler o teu comentário e ver o video, decidi tornar a experimentar o Vivaldi e acabei por mudar do Opera para ele. Não foi por causa do video que partilhaste, mas sim porque me pareceu que estava a consumir menos RAM. Ultimamente o meu Facebook andava a arrastar-se um pouco no Opera e com o Vivaldi o Face era mais rápido (com as mesmas extensões do que utilizo no Opera)
          Utilizo o Opera a muitos anos desde o tempo que ele era pago. Agora vou passar a usar o Vivaldi como o Browser principal, seguido do Brave/Waterfox como secundários para jogos online no Browser. Obrigado pela teu conselho AJMS

        3. Avatar de Pedro
          Pedro

          Estou a escrever-te outra vez porque descobri que com o Vivaldi não têns privacidade nenhuma. O Vivaldi faz telemetria.

          Quando instalas o Vivaldi, ele assume que lês os “terms of service” e concordas (geralmente ninguem lê e diz sim). Nos “terms of service” do vivaldi, no ponto 9, fazem alusão a um site onde fala acerca da privacidade do vivaldi e tu concordas quando instalas e provavelmente não lês.

          Nesse ponto, no site, é dito que o vivaldi cria para cada utilizador durante a Instalação um ID unico, que comunica a cada 24 horas com um site na islandia (iceland) dando informações sobre o teu computador, nomeadamente a configuração do mesmo, a tua resolução de ecra, o teu pais.
          https://vivaldi.com/pt-pt/privacy/browser/ podes ler aqui.

          Por isso recomendo, apagar o Vivaldi do PC. O Vivaldi é um navegador espião.
          Li inclusive que graças a esse ID unico que o vivaldi cria é possível recriar a tua navegação na internet porque os sites guardam esse ID, não sei se é verdade ou não, mas não quero um programa a enviar mensagens a cada 24 horas para a Islandia acerca do meu PC, por isso acho o Opera melhor que o Vivaldi.

          Recomendo usar o Brave, ou Firefox, ou o waterfox… Li que o palemoon é o melhor browser mas ainda não testei

  3. Avatar de Kurt
    Kurt

    De acordo, mas é em relação ao Microsoft edge chromium, o que acham ? Thanks

  4. Avatar de Kurt
    Kurt

    Ok, vou dar uma 2ª oportunidade ao Brave, já tinha testado antes…o opera tem algumas vantagens como VPN integrada, o firefox é muito bom noutras funcionalidades , nomeadamente ferramentas de programação e protecção de privacidade, e é muito customizável ! Isto tudo devido ao Chrome, mas o chrome tem gastos de cpu e ram que podem, dependendo do hardware, consumir vários recursos, vou testar também o waterfox. You have my Thanks.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      O Chrome têm outro problema a nível de privacidade porque esta associado a Google e se tu ligares a tua conta google, eles vão ficar com o registo da tua atividade na internet quando usas o Chrome.

      O Brave embora seja baseado no Chrome não esta ligado ao Google por isso é mais seguro em privacidade. É outra vantagem do Brave… Também o acho mais rápido que o Chrome, mas pode ser só impressão minha.

  5. Avatar de A.
    A.

    Acerca dos browser mais amigos da privacidade (baseados em chrome e o Estado devia dar o exemplo) Brave ; UR Browser (muito beta; mas interessante) Epic (têm sido criticavel mas foi o uníco que me escondeu efectivamente o fingerprinting; não uso muito por outros defeitos) e SR Ware iron

    Na unica vez que exprimentei o waterfox achei que estava muito dezacrtualizado face ao Mozzila firefox e fraco na Privacidade comprado com o Brave por exemplo…

  6. Avatar de informado
    informado

    Palemoon 🙂 Perfeito 🙂