A Google agora autentica automaticamente os utilizadores no Chrome?

36 Comentários

Foram muitas as novidades que a versão 69 do Chrome trouxe. A maioria delas são bem visíveis e maioritariamente estéticas, dando ao Chrome uma imagem muito mais moderna.

Há, no entanto, uma que poucos devem ter reparado, mas que começa a causar algum mal estar junto dos utilizadores. Nesta versão a Google está a autenticar automaticamente os utilizadores no Chrome, mesmo que estes não o façam de forma direta.

Chrome Google utilizadores autentica

Provavelmente a maioria dos utilizadores ainda não reparou, mas com a versão 69 do Chrome, e sempre que se autenticam num dos muitos serviços da Google, a autenticação no Chrome é automaticamente feita.

Até agora, nas versões anteriores do Chrome, este era um passo voluntário e que permitia que fosse feita a sincronização de dados entre o browser e os serviços da Google.

A Google está a argumentar que esta mudança serve apenas para garantir que é evitado um problema com utilizadores que utilizavam de forma partilhada um computador e o Chrome instalado.

Em concreto, serve para evitar que seja feita a confusão de fazer logout num serviço e achar que o estaria também a fazer no próprio browser. Assim, no novo cenário, esta situação acontece realmente.

Chrome Google utilizadores autentica

A Google revela ainda que nenhum dos dados que estão a ser gerados são enviados para si, ficando limitados ao próprio browser. Para que tal deve ser ativados os mecanismos de sincronização, algo que é feito à parte e noutra área.

Naturalmente que os utilizadores mais atentos detetaram esta situação e mostraram o seu desagrado pela mesma. A maioria não entende como esta alteração foi feita e não foi comunicada aos utilizadores.

Muitos queixam-se que a Google está a agir de forma errada e que está a tentar que a sincronização seja forçada, procurando que os utilizadores a coloquem ativa.

A verdade é que a Google não publicitou esta mudança e nem a detalhou aos utilizadores, explicando as implicações que a mesma teria. Tudo acabou por ficar de forma não clara e obscura para os utilizadores.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Já tinha reparado nisso, e considero chato. Deveria haver opção.

    1. Avatar de Pintor
      Pintor

      Existem várias opções:
      – Opera
      – FireFox

      São algumas delas

      1. Avatar de Xiba
        Xiba

        Opera: Tem poucos add-ons/extensões
        Firefox: É lerdo, não é do Google!

        1. Avatar de pia
          pia

          Alternativa ao Chrome = Ungoogled Chromium
          Alternativa ao Firefox = Waterfox

        2. Avatar de MR
          MR

          Ser do google = ser bom? Acho que cada vez mais o google está a caminhar para o passado da Microsoft (quero, posso e mando)

    2. Avatar de Luiz
      Luiz

      Entre na url: chrome://flags/#account-consistency e desative.

      Mas se tratando de google, mesmo desativando tudo que é possível, ele ainda deve enviar “estatísticas”.

      1. Avatar de Xiba
        Xiba

        Não muda em nada

        1. Avatar de pia
          pia

          Muda sim, mas a foto permanece linkada ao perfil infelizmente

    3. Avatar de Grandprix
      Grandprix

      É só para simplificar e agilizar os processos de autenticação. Sou a favor desta política e tb do envio de dados. Não tenho nada a esconder de dados informáticos e adopto uma navegação segura com VPN. Usem e abusem!

      1. Avatar de Tecnical
        Tecnical

        Os chicos-espertos que argumentam que não tem nada a esconder são sempre as primeiras vítimas. Já que não tens nada a esconder, não te importas de divulgar aqui o número do teu cartão de crédito? De que te serve mesmo a vpn?

  2. Avatar de Paulo
    Paulo

    Para quem não quer esse “automatismo”, basta ir a chrome://flags/#account-consistency e desactivar.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      o comum dos mortais não tem que ir fazer isso.
      Deve tomar conhecimento e de alguma forma aceitar ou não essa opção.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Boa dica Paulo. Muito obrigado.

  3. Avatar de LA
    LA

    Mais uma manobra para a Google recolher dados dos utilizadores, sem o seu consentimento, ou informação.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Achas mesmo? Eles até dizem que não… claro que não 🙂

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Google chrome? Não obrigado

        1. Avatar de Rúben Almeida
  5. Avatar de Jota
    Jota

    Mais uma falha de segurança e violação de privacidade! Depois de saber que os programadores da Google podem ler os e-mails dos utilizadores, nunca mais confio neles!

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Tudo é possível… olha só o caso do Benfica 🙂

  6. Avatar de Valter Silva
    Valter Silva

    Pssst… o Opera também faz 🙂

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Não faz nada.
      Tenho a última versão do Opera ( 57.0.3082.0), estou logado no Gmail mas o bonequinho do Opera Sync continua a dizer que estou desligado.

  7. Avatar de mik
    mik

    jota n queres n usas

  8. Avatar de Tiago
    Tiago

    Não tinha conhecimento, se isto é mesmo verdade, até que compreendo mas fico triste, deviam no mínimo ter feito um announcement a avisar todos os utilizadores do chrome e dando a possibilidade de activar essa funcionalidade ou não. Nem estou a falar da questão da privacidade, e de sermos ou não o produto. Mas sim poderem nos dar autorização para tomar decisões. Será que a única é deixar de usar o Chrome? questiono-me. Adoro o chrome, atenção, sempre usei e uso, há mais de 8 anos no mínimo…

  9. Avatar de Jose Lapao
    Jose Lapao

    Smartphone, PC, Consoloas, hoje em dia é sinónimo de falta de privacidade, para termos serviços, perdemos a privacidade e não é só na tecnologia, vamos na auto estrada e lá estão as cameras, vamos aos supermercados, igual, nos hospitais, etc, etc, por isso privacidade é coisa do passado aprendam a viver com isso ou então esqueçam, facebooks, gmails, netflix, amazon primes, autoestradas, supermercados, tudo, e vão viver para as abas da serra e cultivem a vossa propria comida e assim talvez tenham alguma privacidade.

    1. Avatar de Ólio
      Ólio

      Mas que perspectiva deprimente e de subjugação que para aí vai.

      1. Avatar de Jose Lapao
        Jose Lapao

        Não é nada deprimente, nem subjugação a nada, pura e dura realidade, desde o momento em que queremos serviços (personalizados ou não) perdemos a nossa privacidade, quando no smartphone se pede ao google ou outro qual o restaurante mais perto ha perda de privacidade pois ele terá de saber a nossa localização para fazer isso como a google é uma empresa com fins lucrativos e os serviços que oferece são grátis para nós de onde vêm o dinheiro da troca de esses dados todos com parceiros, que acedem a eles e te dão o que pertendes.

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Só não existe privacidade pra quem não sabe como tê-la.

  10. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Eu por acaso reparei logo nisso quando ele acabou de fazer o update e tinha o gmail aberto… fiquei boquiaberto… mas lá no fundo temos a opção de sincronização… e vamos ser realistas… mesmo que não tenhamos feito a sincronização, mal abrimo o youtube no smartphone aparece lá as nossas musicas… porquê? E ainda muito antes da versão 69…

    Mas se existe a opção de desactivar, era porreiro o pplware testar e ver a viabilidade disso 😉

  11. Avatar de Bruh
    Bruh

    Não só reparei, como fiz o favor à google de abandonar o browser deles e voltar para o bom velho firefox.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Não querendo ser desmancha-prazeres… Firefox continues to send telemetry to Mozilla even when explicitly disabled: https://www.reddit.com/r/linux/comments/9hh3gc/to_unsuspecting_admins_firefox_continues_to_send/ (para desactivar, tens de criar no about:config a opção “toolkit.telemetry.coverage.opt-out” e definir como “true”).

  12. Avatar de Duarte2121
    Duarte2121

    É por estas e outras que prefiro o edge, ao menos não me faz o login em nada sem o meu consentimento

  13. Avatar de Gleidson
    Gleidson

    Por isso que abandonei o Chrome e hoje utilizo sem nenhum arrependimento o Yandex Browser.

    1. Avatar de Xiba
      Xiba

      Vai ser espionado pela KGB russos comunistas

  14. Avatar de Fastfeet
    Fastfeet

    E que tal este (https://en.wikipedia.org/wiki/Dooble) alguém usa?
    Parece cumprir os requisitos de toda a gente, Privacidade, addons, é open source, etc