Firesay – Navegue na Internet usando a sua voz

34 Comentários

Uma das tecnologias que mais promete revolucionar (já há alguns anos) o interface entre utilizador e aplicações, é o reconhecimento de voz. Muitas são as investigações e projectos nesta área, mas até ao momento esta tecnologia ainda não foi adoptada massivamente, continuando o tradicional rato e teclado a serem os “veículos” credíveis no que se refere à interacção entre utilizador e aplicações.

No entanto, existem alguns projectos/aplicações interessantes, que já permitem um nível de independência do rato e teclado para navegar na Internet. Uma dessas aplicações é o Firesay.

firesay_03

Para quem não conhece, o Firesay é uma extensão para firefox que permite aos utilizadores navegarem pela Internet, recorrendo à sua própria voz. Para colocar em funcionamento esta excelente extensão, basta apenas instalá-la e começar  a dar instruções, como por exemplo “Go to Facebook” ou “ Go to gmail”.

Principais funcionalidades

  • “Fale” as suas pesquisas em vez de as escrever
  • Indique quais os sites que pretende visitar em vez de escrever o URL no browser
  • Guarde as pesquisas realizadas

Como instalar?

Para instalar, basta obter aqui a extensão, carregando no botão “Aceitar e instalar”.

Depois de instalado, basta aceder ao ícone do firesay junto à barra de endereços, na qual devemos aceder à opção “Speech Recognition Control Panel

firesay_00 Em seguida, escolhemos a opção “Set up microphone“, e seguimos as instruções para verificar se está tudo OK com o nosso microfone.

firesay_01

Para concluir, e de forma a que o serviço seja mais preciso, convém que o utilizador passe 2 ou 3 minutos em frente ao PC a ler alguns textos, para que o sistema tenha uma melhor reconhecimento da sua voz. Para tal deve aceder à opção “Train your computer to better understand you

firesay_02

Para mais facilmente perceberem como tudo funciona, aconselhamos os utilizadores a verem o seguinte vídeo.

Considerações finais: O Firesay é ainda uma aplicação beta, pelo que podem existir alguns bugs. Instalei numa primeira máquina (com Windows 7 Home) e simplesmente não funcionou (tive de desinstalar a extensão, iniciando o firefox em modo de segurança). Em seguida testei numa máquina com Windows 7 Pro e funcionou às mil maravilhas. Pessoalmente fiquei impressionado com a precisão, no que se refere ao reconhecimento de voz.

Download: FireSay
Homepage: Firesay

Partilhar:
Tags:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Festivaleiro
    2. Avatar de avlis rotiv
      avlis rotiv

      Como quem diz…
      Segundo a Opera:
      Opera with Voice only works on computers running Windows XP or 2000, and you also need the latest Opera version with Voice.
      Este funciona no Windows 7, ao que aprece… 😉

      1. Avatar de Gustavo
        Gustavo

        Voice funciona no vista (usava ainda qdo eu testei)… mas por ai tu vê o quão velho é essa coisa de navegação por voz (no opera pelo menos) :/

  1. Avatar de João Sousa
    João Sousa

    Go to playboy……

    ehehhhee

    Bem pelo andar da carruagem as pessoas vão deixar de aprender a escrever

    1. Avatar de kekes

      Para esse tipo de sites as pessoas vão sempre querer escrever 😀

  2. Avatar de EsPoNjOsO
    EsPoNjOsO

    Buenas,
    Acho que este tipo de ferramentas devem ser vistas como uma alternativa / facilidade para algumas pessoas que possam sofrer de alguma limitação.
    Inclusivé penso que devia haver um maior investimento por parte das empresas megalomanas a nivel de tecnologia para que realmente não houvesse excepção e todas as pessoas pudessem navegar na net qualquer que seja a limitação que possuam.
    cumps ;),

  3. Avatar de AndréD.
    AndréD.

    Boas…
    So vos digo uma coisa, esta ferramenta a mim ja meu deu mais trabalho do que eu estava a pensar, instalei-a, e disse que teria de reeniciar o firefox e eu tudo bem, o problema é que ele quando fechou ja nao abriu mais… Tive de reinstalar tudo de novo e perdi muitos dos meus favoritos… Ou seja, basicamente o que vos digo é o seguinte, nao experimentem sem antes fazerem backups tanto das vossas senhas como dos favoritos… A minha sorte e que tinha um backup relativamente recente e consegui recuperar 90% dos favoritos…

    Cumps
    AndréD.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas AndréD.
      Não precisavas de fazer isso tudo, podes entrar com o firefox em modo de segurança (por exemplo “C:\Program Files\Mozilla Firefox\firefox.exe” -safe-mode!”)
      e depois desactivar a extensão

      1. Avatar de AndréD.
        AndréD.

        Boas…

        Nao querendo descorar a tua ajuda obviamente, eu nao sou propriamente apenas um utilizador de um computador, digamos que sei mais alguma coisinhas, e até isso tentei e nao funcionou, simplesmente nao abria nem sequer aparecia nos processos…

        Mas o problema já está resolvido… Reinstalei tudo e pronto…

        CUmps
        AndréD.

        1. Avatar de JoãoReis
          JoãoReis

          A mim aconteceu exactamente o mesmo, abri em modo de segurança, desactivei os extras, e depois desinstalei. Easy.

          1. Avatar de Pedro Pinto

            É estranho acontecer só em alguns browsers, mas a solução também é fácil 🙂

      2. Avatar de 3runinho
        3runinho

        Mais valia tar quieto -.-

        Reiniciou nao abriu mais,, é o que dá estas aplicaçõezecas..

        Cumps

    2. Avatar de maxim

      instala o Xmarks no firefox, chrome, ie ou opera e tens sempre os teus favoritos e senhas sincronizados, e com backup na net, basta estrares na tua conta Xmarks e ele mete os favoritos e as senhas na linha, para mim o melhor addon, pois quando se tem varios pc dá muito jeito!!!

      1. Avatar de Uchiha
        Uchiha

        Mais uma coisa que não precisas de instalar no Opera… Tens o Opera Link, pré-instalado no próprio Opera:

        “Opera Link™ is a free service that enables data sharing between all your computers and devices. It can synchronize your bookmarks, Speed Dial, notes and other useful browser information, so they are available to you wherever you go.”

        Um novo bookmark no portátil, pegas no telemóvel e já lá está, chegas a casa e está lá também.

        Opera só não é forte no serviço de marketing, de resto, deixa tudo a milhas.

  4. Avatar de Marisa Pinto

    Já é um passo muito importante para pessoas com problemas na fala!

    Bom Artigo!

    1. Avatar de Silva
      Silva

      Com problemas na fala? então se têm deficiências na fala como e que vão utilizar o add-on?
      Penso que querias dizer problemas motores. 🙂

      Cumps!
      Silva

      1. Avatar de Marisa Pinto

        Exacto!
        Problemas em que seja difícil escrever, por exemplo! Como o tema é a Fala, enganei-me, eheh

        Cumprimentos e obrigada pelo reparo!

  5. Avatar de antonio
    antonio

    Boas, aconteceu-me a mesma coisa que o AndreD….e agora como recupero os favoritos???

    1. Avatar de antonio
      antonio

      ja consegui, reiniciei o pc em modo de segurança com rede, depois fiz uma pesquisa de ficheiros “.json” no meu computador e ele encontrou um backup precisamente de hoje. agora nao sei se o firefox criou este backup porque o faz de vez em quando ou se fez por ter instalado este extra… mas pronto… desinstalei o firefox e voltei a instalar e foi so carregar o ficheiro dos favoritos.
      va la safei-me… mas se esta extensao esta a causar problemas o melhor era tira-la do pplware….

    2. Avatar de Pedro Pinto

      entras via FIrefox (Modo de segurança) e desactivas o add-on

  6. Avatar de António Manuel Dias

    O controlo de comtputadores por voz é uma grande vantagem para pessoas com dificuldade de acesso usando os métodos convencionais. No entanto, nunca será uma tecnologia a adoptar massivamente, pois tem um grande inconveniente: imaginem um escritório com várias pessoas todas a “falar” para o computador 😉

  7. Avatar de Romeu
    Romeu

    A mim tb me aconteceu o mesmo que o AndreD. Enfim….

  8. Avatar de Romeu
    Romeu

    Obrigado ao Pedro Pinto pela dica. Aconteceu o mesmo a mim que o AndreD, mas fui ao menu Iniciar, digitei Mozilla Firefox (em modo de segurança), desactivei as extensões, continuei em Modo de Segurança, removi o indesejado firesay, e reiniciei o Mozilla em modo normal. Manteve os favoritos e o histórico.

  9. Avatar de Allan Robs
    Allan Robs

    Ola pessoal.
    Olha nunca mesmo gostei o Ie, sempre achei fraco e feio, quando conheci o firefox gostei da ideia de ele ser melhorado por usuários e ser muito bom, ainda não conhecia a ideia de software livre, na época, coisa de dois anos depois conheci o Opera, hj na versão 10.61 tem tantos recursos que daria um poste sobre, e são recursos muito bons, pena que as pessoas não deem seu verdadeiro valor, e esta ai uma grande pedido, meu, um poste falando do Opera e suas grandes funcionalidades.
    E viva a competição.

  10. Avatar de Snaker
    Snaker

    Às pessoas que bloqueia o firefox, como podem instalar? há alguma solução?

    Cumps

  11. Avatar de Miguel

    Aconteceu-me o mesmo que ao AndréD. mas depois entrei pelo modo de segurança do mozilla e lá deu para desinstalar isto

    1. Avatar de Mikelsd
      Mikelsd

      É de mim ou precisamos de ter o Windows em inglês para que se possa usar isto?

  12. Avatar de Nuno Soares
    Nuno Soares

    Já pensaram em instalar o Opera em vez do Firefox.
    Tem tudo… Interação por voz, sync de bookmarks, não é necessário o greasmonkey para correr userscripts, e mais n funcionalidades de raiz.

    Experimentem, leiam um pouco da documentação para perceberem as possibilidades do browser, e vão ver que não querem outra coisa.

  13. Avatar de Tavares
    Tavares

    Nao funciona no windows 7 ultimate. Quando pede para reiniciar o firefox, este nunca mais inicia. Tem que se entrar no firefox em modo de segurança e remover o firesay e ja fica ok.

  14. Avatar de Danilo Math
    Danilo Math

    The add-on does not work on Linux, Mac, or Windows XP.
    https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/214791/

    Ola pessoal, muito problema para um simples add-on!!!

  15. Avatar de Rick
    Rick

    Experimentado, Win7 Ultimate + Firefox 3.6.8
    Não funcionou. Erro de runtime.

    Pessoal com estes problemas, tão simples como:

    Abrir o executar -> firefox.exe -safe-mode

    Desactivar todas as extensões e reiniciar

    Desinstalar o FireSay e activar as extensões novamente.

    Até foi porreiro acontecer, assim sempre sabem resolver um problema deste tipo, pode sempre acontecer. Quanto aos favoritos como já foi dito, usem Xmarks, sempre online e sync em todos os PC’s.

    Abraço.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Nem mais :), É que se desinstalarem o firefox e voltarem a instalar, o problema que acontece a alguns utilizadores não desaparece. Quanto ao bookmarks…sempre Xmarks!

  16. Avatar de Pato
    Pato

    Eu tenho o Windows 7 PRO x64 e não funcou.. Tive q ir desactivar em modo de segurança..