Firefox volta a perder terreno para o Edge e Chrome mantém-se no topo

41 Comentários

A luta dos browsers tem sido feroz e deixa o Firefox numa péssima posição, dando um destaque muito grande ao Edge. Este novo browser da Microsoft agrada a muitos utilizadores e é já a escolha óbvia para muitos.

Os números parecem confirmar esta sua nova posição única e um crescimento muito relevante. Há mais uma fonte a garantir que o Firefox perdeu a sua posição e que agora é o Edge a assumir a sua posição no mercado dos browsers, ainda longe do Chrome.

Edge Firefox browser mercado Chrome

Firefox não para de perder terreno

Não é novidade nenhuma que o Edge se está a tornar num browser cada vez melhor. Este tem recebido novidades constantes e melhorias que o tornam numa proposta que cada vez mais cativa os utilizadores, e não apenas no Windows 10.

A sua prestação terá levado a que tenha ultrapassado já o Firefox, mas os dados estavam ainda só limitados a uma fonte confiável. Em meados do ano passado, a informação da NetApplications Market Share mostrava que esta ultrapassagem tinha sido já realizada.

Nova vitória da Microsoft! Edge passou Firefox e é o 2º browser mais usado da Internet

Outra prova que o Edge cresce no mercado

Com o passar dos meses esta posição foi ficando cada vez mais óbvia, fruto de algumas mudanças que a Microsoft tomou. Este é agora o browser padrão do Windows 10 e o substituto natural (e imposto) para o Internet Explorer e para o Edge original.

Agora, e segundo os dados da conhecida StatCounter, o Edge voltou a marcar uma posição. A nova proposta da Microsoft também já ultrapassou o Firefox nesta plataforma de estatísticas, assumindo a sua posição na tabela dos browsers.

Edge Firefox browser mercado Chrome

Chrome é ainda o browser que domina

A diferença é ainda marginal, mas mostra que o Firefox está mesmo a perder terreno e a sua posição de destaque. A sua segunda posição neste mercado está ameaçada e dificilmente a conseguirá recuperar. O peso do Windows 10 aqui será importante e o Edge é o padrão neste sistema.

Quanto ao Chrome, nada parece ter mudado ao longo dos últimos meses. Domina de forma única e a uma distância que dificilmente conseguirá se recuperada por qualquer um dos browsers concorrentes nos próximos anos.

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Marques
    Joao Marques

    Coincidentemente com a época em que declarou Donald Trump “culpado” pela invasão do Capitólio, que o Firefox teve uma queda mais acentuada.

      1. Avatar de Jorge Mathias
        Jorge Mathias

        Ele provavelmente quis dizer que, quando a Fundação Mozilla declarou publicamente o seu apoio para que as redes sociais censurassem Donald Trump, ela perdeu parte de seus utilizadores.

        1. Avatar de Felipe Cardoso
          Felipe Cardoso

          +1

        2. Avatar de AqueleAmigo
        3. Avatar de Filipe
          Filipe

          Acontece que a liberdade de expressão não faz as pessoas burras. A burrice é algo que já nasce com as pessoas. Quer as pessoas digam uma coisa sem sentido algum, não quer dizer que não tenham o direito de o dizer. Hoje em dia é tudo racismo, xenofobia, homofobia ou qualquer outra coisa que as pessoas que acham que “se acham mais que as outras” se lembram de inventar que é, e fazer birra por isso. E no caso deles, estragarem tudo no país à sua passagem, dizendo que é “protesto”.

        4. Avatar de jorgeg
          jorgeg

          +100% browser marxista nao obrigado!
          Ate agradeci ao marxistas do firefox pois descobri o Brave browser!

        5. Avatar de jorgeg
          jorgeg

          +1
          aqui existe muita sensibiladae marxista!
          Doi?!

    1. Avatar de Pedro Simões

      E as folhas caiam das árvores e o inverno aproximava-se… somamos a isso outra causa efeito?

      1. Avatar de FAR
        FAR

        Crítica de tom jocoso perfeitamente desnecessária.

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          Para mim é o teu comentário que é desnecessário

          1. Avatar de FAR
            FAR

            Que bom para si. Olhe, aqui tem mais um comentário desnecessário. :*

      2. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        não pode ser o verdadeiro Pedro Simões

      3. Avatar de Joel
        Joel

        Eu sei de muitas pessoas que começaram a boicotar o Firefox por a Mozilla apoiar a censura e de ser demasiado “woke e sjw”. E vão continuar a perder utilizadores. o Projeto Proton vai mudar o visual do Firefox (mais uma vez). A Mozilla está fazendo de tudo para destruir este browser que já foi pra mim o melhor. Neste momento estou utilizando o LibreWolf que é um fork do Firefox, mas sem telemetria e outras funcionalidades desnecessárias.

      4. Avatar de zequinha
        zequinha

        Bastava que o Firefox tivesse uma feature, acessivel, em que os users manifestassem aquilo que queriam que o browser tivesse. “By users for users” em vez de telemetria. Isso é que seria uma inovação, que ainda não vi nenhum fazer.

      5. Avatar de jack
        jack

        Boa comparação

    2. Avatar de Moderno
      Moderno

      Os seguidores do Trump nem sabem o que é o Firefox

      1. Avatar de zequinha
        zequinha

        Só conhecem o “que todos usam”, o “Google”, e sem querer o “Microsoft” quando o Windows os empurra.

  2. Avatar de AJMS
    AJMS

    São as plataformas que estão por detrás desses 2 browsers que fazem que sejam os mais usados, para mim felizmente existem browsers bem melhores só que não têm esse suporte aliado a uma marca tipo Google ou Microsoft. Aliás o Chrome sendo o mais usado é um dos mais limitadinhos que atualmente existe, daí começou agora a copiar funcionalidades dos browsers que nem aparecem nas estatísticas.

    1. Avatar de Rafilda
      Rafilda

      Ninguém quer saber dos teus browsers e desse choro.

      1. Avatar de AJMS
        AJMS

        Quiseste saber tu, eu quando não quero saber de algo, ignoro.

    2. Avatar de Ze Duarte
      Ze Duarte

      Só pelo facto de usares a palavra “aliás” perdeste toda a credibilidade.

      1. Avatar de AJMS
        AJMS

        Penso que tu nem sabes o significado das palavras, por isso vou dar um desconto.

    3. Avatar de Filipe
      Filipe

      O chrome é limitadinho? Esta malta fanática pelo firefox inventa com cada uma… A plataforma chromium é utilizada por tantos, não é por ser limitada.

      1. Avatar de AJMS
        AJMS

        Firefox? Tiram cada conclusão. Eu não falei mal da plataforma Chromium , misturam alhos com bugalhos. O Crhome sim para mim é limitado.

    4. Avatar de jack
      jack

      Sem,dúvida, chrome, edge , são sem dúvida os melhores, e muito seguros!!!. Não é por acaso que vêm instalados de raiz, no Parrot,kali,tails. Os seguidistas são cómicos até á medula.

  3. Avatar de Bruno
    Bruno

    Mas o Firefox não tem um sistema que impede o tracking do Google Analytics, StatCounter e afins? Logo é normal esse valor tão baixo.

    1. Avatar de :-)
      🙂

      O Firefox utiliza uma versão shimmed de alguns scripts (nomeadamente do Google Analytics) para impedir tracking, no entanto, o marketshare é medido através do User Agent o que não afeta esta contagem.

      E sim, eu sei que há pessoas que alteram o UA para o do Chrome para poder utilizar certos sites que bloqueiam o Firefox devido a “compatibilidade”.

  4. Avatar de :-)
    🙂

    Esta notícia não está correta, o Chrome é que perdeu marketshare para o Edge, não o Firefox.

    https://www.reddit.com/r/firefox/comments/mkig88/microsoft_edge_browser_now_is_the_third_most/gtg24ll

    1. Avatar de palerma
      palerma

      Muito bom!
      Obrigado pela partilha e pela reposição da verdade!

      1. Avatar de zequinha
        zequinha

        Quem usa o Chrome, não se importa de usar o Edge, pois é farinha do mesmo saco. O Windows está sempre a empurrar o Edge, por isso…

    2. Avatar de FAR
      FAR

      Os títulos dos artigos tendem a ser propositadamente “inflamatórios”. É assim 😛

      Disto isto é realmente de lamentar a info-exclusão que se reflete nestes números: o pessoal não tem noção do valor da sua privacidade. Está mais do que comprovado que o Edge recolhe ainda mais informação sobre o utilizador e pior agrega-a ao mesmo. Mas pronto, as coisas são como são /shrug

      1. Avatar de Blox
        Blox

        ” Está mais do que comprovado que o Edge recolhe ainda mais informação sobre o utilizador e pior agrega-a ao mesmo.”
        Mostra provas concretas do que dizes!

        1. Avatar de Joel
          Joel

          Há vários sites internacionais de tecnologia a reportarem isso. O Edge vai agregar vários dados sobre os usuários e a sua utilização no Windows 10 e enviar à casa mãe.

        2. Avatar de FAR
          FAR

          Basta escrever “edge privacy” em qualquer motor de busca, mas deixo aqui dois:

          www. zdnet. com/article/a-professor-says-edge-is-the-worst-for-privacy-microsoft-isnt-happy/

          www. reddit. com/r/sysadmin/comments/fgvyju/microsoft_edge_browser_is_more_privacyinvading/
          (este no fim tem uma ligação para um paper publicado pela Trinity College Dublin)

        3. Avatar de FAR
          FAR

          A seguir vai querer que lhe apresente também provas concretas de que a terra é redonda? 🙂

      2. Avatar de zequinha
        zequinha

        Não se importam com isso, mas depois são os primeiros a reclamar!

    3. Avatar de AqueleAmigo
      AqueleAmigo

      *clap clap clap*
      Obrigado

  5. Avatar de Carlos Santos
    Carlos Santos

    Topo: blink, blink e blink

  6. Avatar de Wagner Albuquerque
    Wagner Albuquerque

    Tudo é a mesma coisa: BLINK

    Firefox é o que mais pensa no usuário. Simples assim.

  7. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Pale Moon e está feito. 🙂