Até o Firefox já ultrapassou o Internet Explorer e o Edge

55 Comentários

O mercado dos browsers é feroz e os da Microsoft têm estado a perder quota de mercado de forma consistente. Depois de terem sido ultrapassados pelo Chrome, chegou agora a vez do Firefox ultrapassar o Internet Explorer e o Edge e alcançar o segundo lugar na lista de opções dos utilizadores.

Firefox

A luta pelo domínio no mundo dos browsers tem sido feroz e parece ter já um vencedor anunciado. O Chrome domina desde o princípio deste mês, relegando o Internet Explorer para segundo plano.

Mas o impensável voltou a acontecer e o Internet Explorer voltou a perder mais um lugar, tendo sido agora relegado para uma terceira posição, sendo ultrapassado pelo Firefox.

A diferença entre os 2 é, como se pode ver, mínima, mas importa notar que o Internet Explorer não está sozinho, tendo o apoio do Edge, o novo browser da Microsoft.

Firefox Quota

O lançamento do Edge prometia muito mais, com um browser inovador e que seguia as tendências do mercado, mas a verdade é que até agora ainda não é o browser que se esperava, mesmo estando a subir muito lentamente nas escolhas dos utilizadores.

Quanto ao Internet Explorer, o seu mercado está a diminuir. Com o crescimento do Windows 10 este browser deixa de ser visto, mas o que parece estar a acontecer é que as escolhas incidem sobre o Chrome e sobre o Firefox.

Há ainda muito espaço para o Edge crescer e a Microsoft promete um browser muito mais capaz, mas a verdade é que dificilmente conseguirá atingir aos valores que o Internet Explorer já teve.

E agora, onde vai parar o Internet Explorer?

StatCounter

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jose Jesus
    Jose Jesus

    Edge e internet explorer sao horriveis feitos para o pior SO da historia duma empresa qua tirando o office é de fugir. W10 mobile finalmente anunciado o seu fim a 20 agosto de 2016

    1. Avatar de zezito
      zezito

      W10 mobile acaba a 20 de agosto? só se for no teu mundo de fantasia, Microsoft só faz office? acorda pateta , és um grande Troll…

      1. Avatar de Gilberto
        Gilberto

        Kkkkk verdade

    2. Avatar de ppfoasld.1
      ppfoasld.1

      típicas palavras de quem nada percebe 😀

    3. Avatar de Paulo
      Paulo

      Tu és o maluquinho do Ferrari?

      1. Avatar de maxim
        maxim

        eu acho que é xD

    4. Avatar de Miguel
      Miguel

      O Edge é sem dúvida o melhor browser… já usei todos (Exceto o safari) e o Edge mesmo sem adblock ou addons é muito superior.

      1. Avatar de Trambulhao
        Trambulhao

        Melhor em que aspeto?

    5. Avatar de tilt
      tilt

      tonteira de comentário, o teu computador só deve de estar ligado ao FB.

  2. Avatar de Trambulhao
    Trambulhao

    Já não era sem tempo!

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Sim, esta é mesmo a melhor prespectiva que se pode ter da situação, o melhor é tirar mesmo todos os browsers do mercado porque a concorrência é destrutiva para qualquer mercado e é algo maligno. /s

  3. Avatar de Jorge
    Jorge

    …até o Firefox??? O Firefox é de longe o melhor browser! Se o Firefox viesse junto dos pacotes de instalação de (muitos) pequenos programas livres, como vem o Chrome, era de longe o mais utilizado.

    1. Avatar de Joana Silva
      Joana Silva

      Concordo

      1. Avatar de Asdrubal
    2. Avatar de Rudy
      Rudy

      Se o Firefox não fosse tão pesado, principalmente em telemóveis e tablets, teria bastante mais utilização.
      Continua a ser o meu preferido, mas quando tens uma boa alternativa em todas as plataformas como o Chrome, é normal que tenha uma maior parte do mercado.

      1. Avatar de J
        J

        tão pesado? comparado com quais?

    3. Avatar de darkvoid
      darkvoid

      +1 não consigo usar outra coisa senão o firefox especialmente a nível profissional devido a aplicações java

    4. Avatar de rui
      rui

      Se o firefox não tivesse problemas em vários sites podia ser mais utilizado do que é. Para vir ao pplware, ver sites de jornais e abrir o mail serve perfeitamente.
      Para youtubes, twitches, hitboxs e muitas outras páginas do género é uma autêntica bosta, visto que em versões antigas o desempenho era melhor (e o chrome dá 10 a zero ao firefox nesses sites em termos de fluidez e não preciso de uma máquina com mais de 16 gigas de ram e versão 64bits). Não sei o que é que os devs do firefox andam a fazer mas estão a fazer borrada cada vez maior. E já instalei tantos programas livres e nunca tive o chrome incluído.

    5. Avatar de maxim
      maxim

      exatamente. tenho sempre de retirar o “certo” da caixinha para n instalarem bosta desnecessária xD

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Entäo há dias:
    IE tinha 41.35% de share.
    Chrome 41.66%
    Firefox tinha 9.76% e estava em queda.

    E agora, sem mais nem menos:
    o IE + Edge está nos 15%?
    o FF nos 15% ?
    o Chromes nos 60%?

    Näo me parece que este e o anterior artigo estejam a comparar a mesma coisa.

    1. Avatar de Alguém
      Alguém

      Estava a pensar o mesmo…

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Provavelmente diferentes medidas. Podes medir por tráfego gerado, instalações individuais, horas de uso, entre outros.

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      +1

      Se bem que confio mais nos valores deste artigo do que os valores do outro.

  5. Avatar de Rudy
    Rudy

    Embora não seja nada de surpreendente, visto a má fama que o IE ganhou, seria bom ter neste tipo de notícias algum tipo de contexto sobre a utilização dos browsers.
    Quando noticiaram que o Chrome tinha ultrapassado o IE pela primeira vez, há pouco mais de um mês, o share do IE estava em 40%. Como é que agora está em apenas 16% no mesmo período ?!
    Parece-me que estes números estão bastante inflacionados por todos os aparelhos Android que também utilizam o Chrome como browser, mas serve apenas para acentuar o seu domínio no mercado.

    1. Avatar de Vítor M.

      Tem a ver com a tendência de utilização dos browsers, dos hábitos de navegação das pessoas actualmente. Tens razão, mas se pensarmos foi essa forma que permitiu ao IE ganhar o mercado que ganhou (e bem).

      Está a mudar o paradigma (mas já há uns anos).

      1. Avatar de Pedro Morais Pereira

        Não tem a ver com tendências… Estes valores são referentes a coisas diferentes! Dá para ver pelos gráficos que há 3 meses o chrome já tinha 60%, e também disseram que tinha 40% à dias. Ambos estão certos porque retratam coisas diferentes! E era bom que o pplware investigasse este tipo de coisas para não confundir os leitores…

        1. Avatar de Vítor M.

          E estão os dados bem diferenciamos. Sobre confundem se quiserem, além dos gráficos já estão os links e os dados explicados.

  6. Avatar de Crist N.
    Crist N.

    Não percebi o tom do título.

    1. Avatar de Rudy
      Rudy

      É aquela moda antiga de descarregar em cima da Microsoft, quer os produtos sejam bons ou não. Daí este título ter um tom de gozo, que não traz nada de positivo a qualquer tipo de notícia ou discussão.

      1. Avatar de Vítor M.

        Não. O tom é de constatação de um cenário que sabíamos que um dia aconteceria.

        Vários cenários levaram a este acontecimento, a falta de modernidade do IE (durante décadas), a pressão da UE para obrigar a MS colocar a opção de outros browsers no Windows, a promoção feita pela Google primeiro do Firefox, mais tarde do seu Google Chrome.

        E… a Microsoft reagiu tarde, com o Edge (o bom é que reagiu). Mas ao nível mobile o Android hoje já ordens Chrome ou Firefox e o paradigma da navegabilidade… mudou.

        O tom é esse e vocês, utilizadores compulsivos mobile, sabem disso.

        1. Avatar de ppfoasld.1
          ppfoasld.1

          acho que o que eles se estão a referir é aquele “ate”, que pode ser interpretado como estar a rebaixar o firefox, e por sua vez do IE

          “Até o arouca ganha ao benfica”
          “Arouca ganhou ao benfica”

          Dizem a mesma coisa, mas de maneira diferente :p

          1. Avatar de Crist N.
            Crist N.

            Exactamente.

          2. Avatar de rui
            rui

            “Até o tondela ganhou ao porto.” “Até sem treinador o benfica foi campeão.” “Até o sporting com o autointitulado melhor treinador e melhor equipa não ganhou nada novamente.” Satisfeito? Assim apanhei toda a gama de aziados como tu que usa comentários futebolísticos num site de informação sobre tecnologias.

        2. Avatar de Rudy
          Rudy

          Vítor, estávamos os dois a referir ao “tom” da notícia, e não ao conteúdo. A frase “até o [browser X] está acima do [browser Y]” rebaixa os dois em relação a um terceiro.
          Quanto à utilização em si, embora goste de utilizar o IE e Edge, o Chrome e Firefox são neste momentos bastante superiores em quase todos os aspectos.
          Mas desde o IE10 que se nota um grande melhoramento, diria que o IE11 é o mais estável de todos. O Edge é ainda muito novo e com um grande caminho pela frente.

        3. Avatar de maxim
          maxim

          nesse caso usa-se “finalmente”, mas como usas chrome dá nisto

  7. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    O IE continua a ser necessário em muitas organizações, onde ainda usam controlos ActiveX, intranets que apenas permitem acesso através de IE. No caso nacional, no final do ano a Mozilla vai tirar o suporte ao Java, daí que quem necessite de aceder ao SITIUS ou outros portais que necessitem Java, vai ter de usar o IE.

  8. Avatar de A.Ferreira
    A.Ferreira

    É possivel utilizar o Firefox , em computadores com o Windows XP ou o Vista ?

    1. Avatar de Crist N.
      Crist N.

      Claro que sim.

  9. Avatar de censo
    censo

    Para mim, o Edge chega. Simples, pratico e rápido..

  10. Avatar de Tiago Alex
    Tiago Alex

    What!? eu usei o chrome, tudo bem mas é pesado e puxa muito pelo sistema, passei para o firefox, leve não puxa tanto quanto o chrome e é mais simples, agora estou no edge, mais simples é impossível, é super fluído, super rápido, mas sinceramente não sei qual é o problema das pessoas “fugirem” do edge, é um excelente browser, até agora ainda não tive qualquer problema, até posso dizer que já não preciso de um browser alternativo. Este mundo está muito “agarrado ao passado” por assim dizer…

    1. Avatar de andre
      andre

      Apenas não uso o Edge por uma razão. Quando vier as extensões na próxima atualização de 29 de julho, ponderarei se passo para o Edge ou não.

  11. Avatar de PPrates
    PPrates

    É por causa do IRS

  12. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Objectivo concretizado!
    Finalmente ao fim de… quê?… 14 anos?!!!… o Firefox ultrapassa o internet explorer.

  13. Avatar de Guilherme Elias Gomes Nocera
    Guilherme Elias Gomes Nocera

    Infelizmente Muitos softwares de bancos e financeiros ainda são escravos do Internet Explorer. O que podemos fazer para melhorar isto, Pagar os desenvolvedores para atualizarem os seus cógidos?

    1. Avatar de j
      j

      Sempre se pode ir experimentado o extra “IE Tab” mas não é a solução ideal.

    2. Avatar de censo
      censo

      O Caixadireta funciona sem problemas no Edge.

      1. Avatar de Guilherme Elias Gomes Nocera
        Guilherme Elias Gomes Nocera

        No Brasil muitos sistemas ainda são escravos do Internet Explorer.

  14. Avatar de Paulo Pires
    Paulo Pires

    Qual é o melhor browser para Android?

    1. Avatar de j
      j

      É experimentar. Para mim o nativo chega. Existem vários artigos sobre isso por aqui….

    2. Avatar de maxim
      maxim

      uso firefox porque é muito completo e dá para instalar addons

  15. Avatar de Vanessinha de taubate de taubate
    Vanessinha de taubate de taubate

    A microsoft e otima em tudo que faz.’e o futuro da humanidade.nao tem invaSao de privacidade;seguro ,estavel, a setima marAvilha do mundo .bill gates para presidente do brasil.