Firefox tem novidade que muda a forma como usamos este browser! Descubra como ativar

15 Comentários

A Mozilla tem procurado dar um novo fôlego ao Firefox, procurando ganhar novos utilizadores. Tem trazido novidades e melhorias que elevam este browser e procuram voltar a colocá-lo na referência que foi no passado. Traz agora uma novidade para testes que irá mudar a forma como o usamos e torna-o mais arrumado, em especial no campo dos separadores e na sua organização numa barra lateral.

Firefox separadores barra lateral Mozilla

Mozilla tem novidade importante para o browser

Não é segredo que a Mozilla começou a trabalhar numa mudança nos separadores, que os vai colocar numa barra lateral deste browser. Aqui podemos incluir ainda outras novidades, como o agrupar de separadores, uma barra lateral e um novo sistema de gestão de perfis.

Esta é uma mudança interessante, dando ao Firefox uma arrumação diferente e libertando a zona superior, que fica assim guardada para outros elementos. Na verdade, já pode ser vista e usada noutros browsers, como o Edge da Microsoft, onde está acessível há algum tempo.

Firefox separadores barra lateral Mozilla

Firefox em testes com uma barra lateral

Estes trabalhos demoraram algum tempo, mas agora foram finalmente tornados públicos. Surgem na versão Nightly do Firefox, que qualquer utilizador pode usar para conhecer e testar as novidades que vão sendo criadas, antes de serem promovidas e acessíveis a todos de forma generalizada.

A Mozilla diz que os utilizadores do Firefox há muito que solicitam uma melhor gestão e organização de separadores. Esta atualização, oferecida no Firefox Nightly 131, promete entregar essa experiência. A barra lateral mostra apenas um pequeno ícone para um separador e exibe informações adicionais apenas quando o utilizador passa o rato sobre o ícone do separador.

Firefox separadores barra lateral Mozilla

Como ativar a localização dos separadores

Estas funcionalidades continuam em desenvolvimento ativo e precisam de ser ativadas manualmente nas definições. Para testar, deve ser instalada a versão mais recente do Firefox Nightly e ativada a barra lateral na secção “Firefox Labs”. Esta pode ser depois personalizada para exibir as ferramentas, alterar o alinhamento dos separadores ou mover a barra para o lado direito.

A barra lateral também tem um botão para iniciar chatbots de IA, sendo suportados os mais conhecidos. A Mozilla continua a trabalhar nos recursos para agrupar de separadores e a gestão de perfis, anunciados em conjunto com os separadores verticais.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Oi to the World
    Oi to the World

    As novidades já estão presentes no Opera

    1. Avatar de joao
      joao

      A matéria não é sobre Opera. É sobre o firefox e no FF é novidade.
      Fanboy é uma coisa trista.

      1. Avatar de Oi to the World
        Oi to the World

        Mas quem é que falou em fanboy? Apenas comentei que estava presente no Opera! Tira as pálas dos olhos!!

        Eu nem uso o opera como browser predefinido.

        1. Avatar de Edson
          Edson

          kkkk é que não tem nada com o Opera mesmo

  2. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    O Firefox foi e sempre será um dos meus browsers de eleição. No entanto a questão do consumo de RAM sempre foi algo que não cai bem com utilisadores que têm máquinas mais limitadas…. simplesmente isso..!!! De resto é um browser simpático.

  3. Avatar de Dude
    Dude

    Firefox?? Identifica-se agora como vivaldi? Sera para melhor? Vamos ver.

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Não faz sentido (na minha opinião) esta opção, sempre usei o firefox e prefiro ter as laterais livres do que ter aquela barra horrivel na lateral faz lembrar a barra do unity que tanta polémica causou, prefiro de longe ter as “laterais” livre de qualquer obstrução e ter os separadores no topo com algum texto para identificar o separador… https://ibb.co/PzdHcSx

    1. Avatar de Vortex
      Vortex

      Já ouviste falar numa coisa chamada escolha?!?

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Tens de reler o meu comentário…mas..tens a escolha de o fazer ou não 🙂

        1. Avatar de Vortex
          Vortex

          Dizer que uma opção não faz sentido porque não a vais usar estás a implicar que tal nem sequer devia existir.

          Para ti pode não fazer sentido utilizar, that’s fine, ninguém te obriga, mas para outros se calhar é a razão pela qual não usam o browser…

  5. Avatar de Nuno+José+Almeida
    Nuno+José+Almeida

    Dispenso.

  6. Avatar de Thiago+Marcondes
    Thiago+Marcondes

    A boa ideia de se ter uma barra lateral é justamente poupar espaço vertical na tela, mas pelo jeito (print) a barra superior continua aparente. Espero que eles arrumem isso na versão final da ferramenta.

  7. Avatar de kmlml
    kmlml

    O Vivaldi faz isto há… décadas!

    1. Avatar de Oi to the World
      Oi to the World

      Ainda te vão chamar fanboy como me chamaram por dizer que isso ja vinha no Opera há muito!

  8. Avatar de VapokaFP
    VapokaFP

    Pff, medida desnecessária.